Nomeação da diretora de Gestão de Recursos Financeiros do INSA

«Despacho (extrato) n.º 10799/2020

Sumário: Designação, em regime de substituição, da licenciada Lúcia Maria Ramos de Jesus Marques, no cargo de direção intermédia de 1.º grau, diretora de Gestão de Recursos Financeiros.

Verificando-se a vacatura do cargo de diretor intermédio de 1.º grau – Diretor de Gestão de Recursos Financeiros deste Instituto, por deliberação de 12 de outubro de 2020, nos termos do artigo 27.º da Lei n.º 2/2004 de 15 de janeiro, na sua redação atual, designa-se, em regime de substituição, a licenciada Lúcia Maria Ramos de Jesus Marques, para o mesmo cargo, por ser detentora do perfil, da experiência profissional, dos conhecimentos e da formação adequados ao desempenho do cargo conforme nota curricular anexa ao presente despacho e que dele faz parte integrante.

A presente designação produz efeitos à data de 16 de outubro de 2020.

12 de outubro de 2020. – O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P., Fernando de Almeida.

Nota Curricular

I – Identificação:

Lúcia Maria Ramos de Jesus Marques.

II – Habilitações literárias:

Licenciatura em Contabilidade e Administração Pública, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa;

III – Carreira profissional e cargos exercidos:

Desde setembro 2019 – Responsável pela Área de Planeamento e Desenvolvimento Estratégico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA);

Entre junho e setembro de 2019 – técnico superior no Núcleo de Projetos do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL);

De novembro de 2012 a maio de 2019 – Chefe de Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Superior (ANQEP), substituindo o Diretor do Departamento de Administração Geral, nas ausências ou impedimentos;

De março a novembro de 2012-Coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da Agência Nacional de Qualificação, I. P. (ANQ), cargo dirigente intermédio de 2.º grau;

De outubro de 2010 a março de 2012 – Coordenadora dos Serviços Financeiros do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL);

De setembro de 2007 a outubro de 2010 – Responsável do Núcleo de Tesouraria do ISEL;

Entre junho de 2003 e setembro de 2007- funções técnicas no Gabinete de Planeamento e Gestão do INSA;

Entre março de 2002 e junho de 2003 – Funções técnicas na Secção de Contabilidade do INSA;

IV – Formação Profissional (cursos e seminários)

Curso FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública, Instituto Nacional de Administração (INA);

Contabilidade e Gestão, Contabilidade Geral e Introdução à Contabilidade Informatizada; Seminário Internacional “Gestão das Pessoas na Administração Pública”; Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas;

Regime da contratação pública no âmbito do FSE; Regime de Emprego na Administração Pública – Dirigentes e Chefias; SIADAP: Liderança e Motivação; Gestão Estratégica para a Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2000); Norma NP EN ISO9001; Gestão por Processos.

V – Outras atividades relevantes:

Assessoria ao Conselho Diretivo, no âmbito Avaliação Externa Internacional – IANPHI (peer-to-peer review), ao INSA;

Assessoria ao Conselho Diretivo do INSA, no âmbito da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial Nacional para diagnóstico de SARS-CoV-2;

Ponto Focal do INSA na Rede Interministerial de Modernização Administrativa (RIMA) do Programa SIMPLEX 2020;

Responsável pela Diagnóstico sobre o controlo interno nas áreas da Direção dos Serviços Administrativos do INSA;

Responsável pela Verificação documental dos processos de despesa da Seção de Aprovisionamento e Património da Direção dos Serviços Administrativos do INSA;

Responsável pela implementação de medidas de controlo interno nas áreas da Tesouraria do ISEL;

De outubro 2014 a abril de 2019, coadjuvou a Direção do Departamento de Administração Geral da ANQEP, na elaboração das propostas de Orçamento, Conta de Gerência e análise dos Relatórios Trimestrais e Anuais produzidos pelo Fiscal Único;

Membro do Conselho Coordenador de Avaliação da ANQEP de 2012 a 2019;

Representante da Administração na Comissão Paritária da ANQEP- 2017/2020 (até 30 de maio de 2019);

Membro de júri ou de comissão de diversos processos de aquisição de bens e serviços;

Colaborou em fases de candidaturas de projetos a financiamento comunitário, bem como em sede de prestações de contas.»