Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 05/11/2020: Relatório de Situação DGS, DR, Notícias

Relatório de Situação nº 247 | 04/11/2020

Relatório de Situação nº 248 | 05/11/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 248 | 05/11/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto Legislativo Regional n.º 14-A/2020/M – Diário da República n.º 216/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-11-05

Região Autónoma da Madeira – Assembleia Legislativa

Adapta e regula na Região Autónoma da Madeira a Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro, que estabelece o regime de imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos


Projeto “Autoreport e Trace COVID-19” distinguida com menção honrosa – DGS

Projeto “Autoreport e Trace COVID-19” distinguida com menção honrosa

O projeto “Autoreport & Trace COVID-19”, desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), recebeu a segunda menção honrosa na 7ª edição de Prémios Healthcare Excellence.

Implementado em março de 2020, a solução “Autoreport & Trace Covid-19” tem sido imprescindível no apoio à intervenção por parte do corpo clínico e das autoridades de saúde, no atual contexto de pandemia de COVID-19.

Este modelo inovador, assente na telemedicina, foi elaborado com base na norma 004/2020 da DGS, que estabelece os procedimentos a adotar na abordagem ao doente com suspeita ou infeção por SARS-CoV-2.

Neste sentido, o serviço permite o acompanhamento de sintomas, vigilância e monitorização de doentes e suspeitos de COVID-19, bem como dos seus contactos, sem necessidade de presença física nos serviços de saúde.

Através da funcionalidade Autoreport COVID-19, o serviço permite aos utentes auto-reportar os seus sintomas, diariamente ou noutra periodicidade definida, de acordo com os critérios de qualidade e segurança definidos pela Norma 004/2020.

Esta solução permite, assim, um acompanhamento continuo, remoto e em grande escala aos utentes suspeitos ou diagnosticados com COVID-19, que se encontram em vigilância no domicilio.

O projeto constitui uma aposta inovadora de telemonitorização e telemedicina, implementada em tempo recorde durante uma Emergência de Saúde Pública.

Desde abril, foram registados no sistema mais de 1,5 milhões de utentes Até ao momento, contabilizam-se mais de 2,8 milhões de vigilâncias por telefone.

Na 7ª edição de Prémios Healthcare Excellence, desenvolvida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em parceria com a biofarmacêutica AbbVie, distinguiram-se projetos no âmbito de resposta à pandemia de COVID-19.

O Prémio Healthcare Excellence foi atribuído ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro Sul, pela criação da «APLar», uma equipa multidisciplinar de atuação preventiva em estruturas residenciais para idosos.

A primeira menção honrosa foi atribuída ao Centro Hospitalar Universitário de São João, que desenvolveu uma plataforma de monitorização em tempo real das infeções por COVID-19, com caraterização pelas diferentes áreas.


Campanha da DGS distinguida no Festival da Criatividade

Campanha da DGS distinguida no Festival da Criatividade

A campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS) “Somos todos uma só voz”, desenvolvida pela agência Lola Normajean e pela Criactivos, foi distinguida com o Grande Prémio para o Bem, no XXII Festival da Criatividade.

Organizada pelo Clube Criativos Portugal, a gala virtual para apresentação dos vencedores decorreu no dia 29 de outubro, com transmissão em streaming no site do Clube.

O objetivo da campanha foi explicar à população em geral como deveria proceder se fosse um caso suspeito de COVID-19. Para isso, numa ação inédita, os pivots da RTP, SIC, TVI e CMTV entraram em direto nos canais da concorrência, durante o horário nobre, para dizer aos portugueses quais os cenários possíveis, desde um caso suspeito sem sintomas até ao caso mais grave, que tem de ser avaliado num serviço de urgência.

A campanha “Somos todos uma só voz” constituiu um momento único no jornalismo do país, tendo sido assistido em direto por 3,6 milhões de portugueses.


Experiências na era COVID-19 Resiliência, Singularidade e Determinação – DGS

Experiências na era COVID-19 Resiliência, Singularidade e Determinação

Encontra-se disponível a lista das experiências Finalistas à iniciativa “Experiências na era COVID-19 Resiliência, Singularidade e Determinação” iniciativa da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).

Consulte a lista aqui.


SNS | Reforço recursos humanos

05/11/2020

No parlamento, Marta Temido destacou a abertura de 1.385 postos de trabalho para a carreira médica

A contratação de 287 especialistas de medicina geral e familiar vai permitir que mais 341 mil portugueses passem a ter médico de família, afirmou hoje a ministra da Saúde.

Na sua intervenção inicial na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021, no parlamento, Marta Temido destacou a abertura de 1.385 postos de trabalho para a carreira médica, que já permitiram a celebração de 287 contratos com especialistas de medicina geral e familiar.

Realçou ainda o “reforço de profissionais de saúde no SNS com a previsão de um regime excecional de contratação a termo e a posterior possibilidade de conversão de 2.999 desses vínculos em contratos sem termo” e o investimento na aquisição de medicamentos e de vacinas para a covid-19 que representam uma despesa estimada de cerca de 155 milhões de euros.

Marta Temido salientou “a capacidade de resiliência que o SNS tem tido” e o facto de em setembro “os níveis de atividade assistencial já estarem alinhados com os primeiros meses do ano e de se ter conseguido recuperar 6.000 cirurgias e 12 mil consultas em atividade adicional”.

Na audição conjunta da Comissão da Saúde e da Comissão de Orçamento e Finanças, a governante admitiu que o Orçamento do Estado para 2021 acontece “no momento mais difícil” da história do Serviço Nacional de Saúde.

Marta Temido lembrou que o orçamento do Serviço Nacional de Saúde aumenta 1.210 milhões de euros face ao orçamento inicial de 2020 ou 805 milhões de euros face ao orçamento suplementar sendo que destes 468 milhões de euros são aumento da receita de impostos.

“Este é o quadro financeiro no qual desenvolveremos dois eixos de ação relativamente aos quais é necessário continuar a prosseguir o melhor equilíbrio possível: o da resposta à pandemia da covid-19 e o da resposta às demais necessidades assistenciais da população. O da resposta à emergência e o da resposta a tudo o resto”, sublinhou.

Segundo Marta Temido, a criação de uma reserva estratégica de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual que nos primeiros meses da pandemia garantiu a disponibilidade destes artigos ao SNS e a outras áreas governamentais, tendo recebido até à data cerca de um milhão de batas, 1,4 milhões de fatos de proteção integral, 1,7 milhões de toucas, 20 milhões de luvas, 58 milhões de máscaras tipo 2, 13 milhões de respiradores e FFP2 e FFP3.


800 mil vacinas para a gripe em stock

05/11/2020

O Ministério da Saúde reforçou a aquisição de vacinas este ano em 39%

A Ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou hoje que existem ainda 800 mil vacinas para a gripe em stock, apesar de notícias de rutura nas farmácias, defendendo que já houve um milhão de portugueses a terem acesso à vacina.

“À data de 3 de novembro foram entregues ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 1,8 milhões de vacinas. Estão em entrega 270 mil vacinas na semana 30 de novembro a 06 de dezembro, uma data que poderá ser antecipada. Até à data foram vacinados um milhão de portugueses, havendo 800 mil vacinas em stock”, afirmou a Ministra da Saúde durante uma audição conjunta nas comissões parlamentares de Saúde e de Orçamento e Finanças, para apreciação na especialidade do OE2021.

Marta Temido lembrou ainda que o Ministério da Saúde “reforçou a aquisição de vacinas este ano em 39%”, para um total de 2,070 milhões de doses, e que avançou com a antecipação do programa de vacinação.

“Do milhão de portugueses que foram vacinados, 770 mil foram com doses registadas como administradas e 260 mil com doses entregues para administração em instituições diversas”, explicou, sublinhando que além da disponibilização de 200 mil doses às farmácias de venda ao público, estes estabelecimentos “terão adquirido 500 mil vacinas”.

A governante reiterou também que o país continua a “procurar reforçar pontualmente” a aquisição de vacinas para a gripe e que “os portugueses em risco e com critério para administração da vacina terão acesso”, mas não deixou de assinalar as “quantidades limitadas” disponíveis no mercado mundial.


CHTS | Urgência ampliada

05/11/2020

O Hospital de Penafiel vai ter um drive-thru para a realização de testes à covid-19

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai aumentar a atual urgência em 500 metros quadrados através de uma “estrutura exterior de apoio”.

“Entra em funcionamento, a partir deste fim de semana, uma estrutura exterior de apoio à urgência, com cerca de 500 metros quadrados, que ficará de modo definitivo ali instalada para auxiliar permanentemente o já habitual grande movimento na segunda maior urgência do Norte do país”, descreve o CHTS em comunicado, referindo-se ao hospital Padre Américo, no concelho de Penafiel, distrito do Porto.

Além da ampliação da urgência, o CHTS refere que está a ser instalado, em terreno cedido pela câmara de Penafiel, à entrada do hospital, um ‘drive-thru’ para a realização de testes covid-19.

O hospital aponta que “essa estrutura permitirá um serviço adicional à população e ao mesmo tempo reduzir de modo significativo o afluxo inapropriado aos serviços de urgência, libertando este serviço para o atendimento dos doentes verdadeiramente urgentes”.

No mesmo comunicado, assinado pelo conselho de administração do CHTS, é referido que foram contratados mais de 150 pessoas dos diversos grupos profissionais.

Com unidades em Penafiel e em Amarante, o CHTS presta apoio a cerca de 520 mil pessoas de uma região que inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras


Covid-19 | Área Metropolitana de Lisboa

05/11/2020

Mais de 19.110 pessoas contactadas pelas equipas multidisciplinares

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 4 de novembro, um total de 19.119 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 4 de novembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 19.119 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias