Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 13/11/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 256 | 13/11/2020

Relatório de Situação nº 256 | 13/11/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 256 | 13/11/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


COVID-19: Atualizadas medidas de combate à pandemia

imagem do post do COVID-19: Atualizadas medidas de combate à pandemia

13-11-2020

A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da COVID-19, sujeitos a medidas mais restritivas como a proibição de circulação na via pública em determinados horários, vai aumentar dia 16 de novembro para 191, anunciou, dia 12 de novembro, o primeiro-ministro, António Costa, após uma reunião do Conselho de Ministros. A atualização da lista, atualmente com 121 concelhos, retira sete municípios e inclui 77 novos concelhos a partir das 00:00 da próxima segunda-feira.

Para os 191 concelhos são ainda criadas novas regras, nos próximos dois fins de semana, que incidem, essencialmente, sobre o funcionamento de determinados estabelecimentos fora do período compreendido entre as 08:00 e as 13:00 aos sábados e domingos.

A partir das 13:00, estão suspensas as atividades em estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, com exceção de farmácias, clínicas e consultórios, ou estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

São também exceção as atividades funerárias, os postos de abastecimento de combustíveis, os estabelecimentos de prestação de serviços de aluguer de veículos de mercadorias sem condutor e de aluguer de veículos de passageiros sem condutor, os estabelecimentos que prestem serviços de alojamento e os estabelecimentos situados no interior de aeroportos, situados em território nacional continental, após o controlo de segurança dos passageiros.

Os estabelecimentos de restauração e similares, são considerados exceção, desde que a prestação de serviços seja exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio.

Para ajudar a fazer frente às dificuldades criadas pelas limitações à circulação, o Governo aprovou ainda um apoio à restauração, tendo determinado uma compensação de 20% da perda de receita nos dois fins de semana (14/15 e 21/22 de novembro) face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro de 2020). Mais informações sobre as novas medidas de combate à pandemia de COVID-19, podem ser consultadas aqui.


Covid-19 | Gerir a pressão

13/11/2020

Ampliação da capacidade de resposta dos hospitais públicos à covid-19

A ministra da saúde afirmou hoje que a tutela continua a tentar “garantir todos os dias a ampliação da capacidade de resposta” dos hospitais públicos à covid-19.

“Vamos abrir 28 camas de cuidados intensivos no centro hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho até ao final do mês, no início do mês que vem vamos abrir camas de cuidados intensivos no hospital Fernando da Fonseca [Amadora] e até ao fim do ano no hospital Espírito Santo, de Évora, e, esperamos, em outros hospitais do país”, enumerou a Ministra da Saúde na conferência de imprensa de atualização dos dados da covid-19 em Portugal.

Marta Temido adiantou que “muitos hospitais do SNS estão a enviar doentes não-covid para outros setores” e que na próxima semana serão anunciados mais programas de colaboração.

Na região Norte, estão já disponíveis 45 camas para doentes com covid-19 na Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, 40 no Hospital das Forças Armadas, oito no hospital CUF Porto e a Administração Regional de Saúde do Porto está a fechar acordos com o grupo Trofa para mais 20 camas e mais 80 na Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso.

O ministério fez também acordos com 19 misericórdias do Norte para atenderem doentes que não têm covid-19 no valor de 33 milhões de euros e está a fazer protocolos com instituições da zona de Lisboa e Vale do Tejo, indicou.

A interrupção da atividade programada nos hospitais dependerá da avaliação feita pelas administrações dos hospitais em conjunto com as autoridades de saúde locais e de acordo com as diferentes situações epidemiológicas.

“Os hospitais têm estado a tomar essas decisões de forma muito adequada e muito em função do que é a efetiva necessidade regional e local”, explicou

Há hospitais do Serviço Nacional de Saúde que “felizmente, têm uma situação epidemiológica bastante controlada e não estão a cancelar atividade ou a suspendê-la”, referiu.

Desde o início da pandemia, os cuidados aos doentes melhoraram e “as demoras médias de internamento por covid-19 são mais baixas, o que permite um conjunto de outras opções que são feitas na governação clínica de cada instituição”.


Covid-19 | Conferência de imprensa

13/11/2020

Ministra da Saúde apela a cumprimento de regras estabelecidas

A Ministra da Saúde apelou hoje aos portugueses que ajudem evitar a propagação da Covid-19, cumprindo as normas e medidas já anunciadas para os vários concelhos, principalmente, por respeito aos profissionais de saúde que continuam a combater a pandemia na linha da frente.

“Contamos com todos para conseguir ultrapassar esta fase que a todos nos convoca da qual ninguém está mesmo dispensado” sublinhou Marta Temido, reiterando a importância do cumprimento das novas restrições que estão estabelecidas nos vários concelhos para conter a propagação da pandemia.

“Os nossos profissionais de saúde estão cansados, mas garanto-vos que estão a postos e podemos contar com eles, contudo, é nosso dever fazer um maior esforço de parar a transmissão da doença, afirmou a governante.

Sobre a pressão no sistema de saúde, a Ministra da Saúde lembrou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem sido reforçado, através de equipamentos, infraestruturas e recursos humanos. De acordo com a governante, “os ventiladores passaram de 1142 para 1939 e as camas em unidades de cuidados intensivos passaram de 433 para 704, com uma capacidade de expansão que ultrapassa as 900”. Relativamente ao recursos humanos, também “foram contratados mais de 6800 profissionais de saúde”, acrescentou.

“Por trás de todo este esforço, estão profissionais de saúde aos quais devemos a nossa admiração, respeito e o melhor cumprimento possível das regras básicas” concluiu Marta Temido.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 14/11/2020


Covid-19 | Estruturas de apoio

13/11/2020

Hotel em Portimão vai acolher doentes sem necessidade de internamento

Um hotel em Portimão com 550 quartos vai começar a funcionar em breve como estrutura de apoio de retaguarda, para acolher pessoas com Covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de lares.

A estrutura, que já está a ser utilizada por pessoas com resultados negativos nos testes mas que ainda não podem ir para casa, terá agora uma «qualificação diferente», passando a acolher também doentes cujos testes ainda são positivos, disse o coordenador regional do combate à pandemia, Jorge Botelho.

O equipamento está em fase de instalação e deverá entrar em funcionamento «nos próximos dias», estimou o Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, durante a conferência de imprensa quinzenal da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve.

«Nos próximos meses essa será a estrutura residencial de retaguarda para doentes Covid que já não necessitem de cuidados hospitalares, mas que não têm condições nem de ir para casa, nem para ir para as ERPI (estruturas residenciais para pessoas idosas) porque não têm critério, isto é, ainda estão positivos», sublinhou.

De acordo com a agência Lusa, a nova estrutura, criada ao abrigo de um diploma que prevê a instalação de uma rede de estruturas de apoio de retaguarda em todo o país, contribuirá para aliviar a sobrecarga no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, no sentido de tentar «evitar que a atividade programada possa ser afetada».

Segundo Jorge Botelho, podem também ser acolhidas «aquelas pessoas que, estando no hospital e estando positivos – havendo falta de vagas e sem critério para estar em cuidados mais intensivos -, possam ser deslocados também pelo hospital para essa estrutura».

De acordo com o coordenador, neste momento está a decorrer a contratação de pessoal por parte da Segurança Social e a constituição das equipas.

A parte médica e de enfermagem é assegurada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, a direção técnica e assistência operacional pela Segurança Social, e a parte logística pela Proteção Civil Distrital.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 10942-A/2020 – Diário da República n.º 217/2020, 2º Suplemento, Série II de 2020-11-06
Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e das Ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde
Cria estruturas de apoio de retaguarda (EAR), em todos os distritos do território continental, para acolher pessoas infetadas com SARS-CoV-2 e utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), infetados com SARS-CoV-2, que careçam de apoio específico, sem necessidade de internamento hospitalar


Covid-19 | Reforço da capacidade

13/11/2020

Centro Hospitalar do Oeste vai ter mais 21 camas para internamento

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) vai reforçar, durante o mês de dezembro, o internamento referente aos seus três hospitais, com mais 21 camas que vão criadas numa ala até agora desocupada no hospital de Peniche.

Em declarações à agência Lusa, a Presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, referiu que tiveram inicio esta semana as obras de remodelação numa ala desocupada há vários anos no hospital de Peniche, no distrito de Leiria, devendo a intervenção estar concluída «em meados do mês que vem».

A dirigente adiantou que, após o fim das obras, vão ser instaladas 21 camas com o objetivo de «reforçar o internamento nos três hospitais».

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, e detém uma área de influência constituída, a par destes três concelhos, pelas populações de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e de parte dos municípios de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).

Para saber mais, consulte:

CHO – http://www.choeste.min-saude.pt/


Covid-19 | Atividade semanal do INEM

13/11/2020

Mais de três mil transportes de casos suspeitos de 2 a 8 de novembro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou, entre 2 e 8 de novembro, 3.032 transporte de utentes com suspeita de infeção com SARS- CoV-2.

Os meios da Delegação Regional do Norte transportaram 1.381 utentes e os meios da Delegação Regional do Sul, 1.043. Na Delegação Regional do Centro foram transportados 499 utentes e no Delegação Regional do Sul – Algarve 109.

Desde o dia 1 de março os meios de emergência pré-hospitalar do INEM transportaram 65.366 utentes com suspeitos de terem contraído Covid-19. A definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor¸ qualquer situação de falta de ar triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

Na mesma semana foram realizadas pelas equipas de colheita de amostras 1.028 colheitas para análise ao novo coronavírus. Desde que estas equipas especializadas foram criadas no INEM, em 10 de março, foram realizadas 27.995 colheitas de amostra. O trabalho destas equipas é coordenado pela Sala de Situação Nacional do INEM após os pedidos efetuados pelas Autoridades de Saúde.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias