Consumo de drogas em Portugal: SICAD disponibiliza dossier temático sobre o consumo, por região

16/11/2020

O Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) disponibiliza o «Dossier Temático Padrões e Problemas Ligados ao Uso de drogas, uma Análise Regional»

A informação tratada é relativa a dados de 2017, e está separada em quatro separadores/temas principais: região, padrões de consumo, consequências para a saúde e consequências sociais/legais.

Além da informação relativa a prevalências de consumo ou frequência de consumo de qualquer substância ilícita ou cannabis, o dossier destaca a análise relativa a utentes em tratamento por problemas relacionados com o uso de drogas, assim como dados relativos a mortes relacionadas com o consumo de drogas. Neste ponto, na região do Alentejo 100% dos óbitos (6) ocorreram em idades inferiores a 65 anos, sendo de 6% a proporção de óbitos da região no total de óbitos do país atribuídos a estas causas de morte.

Nos Açores, no ano de 2017, ocorreu um óbito relacionado com o consumo de drogas, e em idade inferior a 65 anos, representando 2% na proporção de óbitos da região no total de óbitos do país atribuídos a estas causas de morte.

No período analisado, a região Centro registou 9 óbitos relacionados com o consumo de drogas, Lisboa 19, a região Norte 11, a Madeira contabilizou 2 óbitos e o Algarve 5.

Entre as fontes utilizadas para a síntese da informação no dossier, destacam-se o Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral Portugal 2016/17 (15-74 anos), o Inquérito Nacional aos Participantes no Dia da Defesa Nacional 2017 (18 anos) e o Estudo sobre o Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e Outros Comportamentos Aditivos e Dependências 2015 (13-18 anos).

Para saber mais, consulte:

Visite:

SICAD – http://www.sicad.pt