Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 17/11/2020: Relatório de Situação DGS, Norma DGS – Operacionalização da utilização dos Testes Rápidos de Antigénio (TRAg), Notícias

Relatório de Situação nº 260 | 17/11/2020

Relatório de Situação nº 260 | 17/11/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 260 | 17/11/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Circular Informativa Conjunta DGS/INFARMED/INSA nº 005/CD/100.20.200 de 13/11/2020

Circular Informativa Conjunta DGS/INFARMED/INSA nº 005/CD/100.20.200 de 13/11/2020

COVID-19 – Operacionalização da utilização dos Testes Rápidos de Antigénio (TRAg)


Covid-19 | Nova sala para rastreios

17/11/2020

A Ministra da Saúde visita o novo projeto da ARS Norte

A Ministra da Saúde, Marta Temido, visitou esta segunda-feira a sala de rastreios de contactos da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, um espaço que foi adaptado para conseguir isolar os casos confirmados de Covid-19 e os respetivos contactos de alto risco em tempo útil.

O projeto da iniciativa da Administração Regional de Saúde do Norte, em articulação com o Ministério da Saúde, visa a interrupção precoce de cadeias de transmissão. Num processo realizado em três fases, pretende-se que casos confirmados e respetivos contactos de alto-risco sejam colocados em isolamento até 48 horas desde a receção do resultado positivo do teste. Para que este método seja cumprido pede-se à população que colabore com os profissionais envolvidos no projeto.

Nas diversas fases do processo, esta iniciativa conta com apoio das Forças Armadas, Câmaras Municipais e Unidades de Saúde Pública dos diversos ACeS e ULS onde a iniciativa está já a atuar.


Covid-19 | Testes rápidos

17/11/2020

ARS Norte recebeu 13.600 testes rápidos e já utilizou 132

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte recebeu 13.600 testes rápidos e utilizou 132 na primeira semana em lares e Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios (ADR), tendo registado 55 resultados positivos à Covid-19.

A ARS especifica que recebeu 13.600 testes rápidos provenientes da Reserva Estratégica Nacional. «Neste momento já efetuámos testes rápidos em ADR e em lares. Fizemos na primeira semana, ainda em fase de teste, 132 testes, tendo 55 sido positivos (41,67%) e 77 negativos».

Sobre os testes negativos, adianta que foi repetida a colheita por RT-PCR (testes moleculares) e informa que prevê «nesta semana aumentar de forma significativa os testes realizados».

Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2

Recorda-se que em 5 de novembro, a Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que a utilização dos testes rápidos de antigénio para diagnóstico do novo coronavírus arrancaria na semana seguinte, junto das administrações regionais de saúde.

Ao final da noite, depois de uma audição de quase sete horas e concluída com as respostas às questões de 80 deputados, a governante esclareceu a estratégia de utilização destes testes rápidos no combate à pandemia de Covid-19 e salientou que o assunto foi trabalhado pela SPMS- Serviços Partilhados do Ministério e pela Direção-Geral da Saúde.

«Precisávamos de garantir que alguns aspetos relacionados com o registo destes casos como casos positivos – sendo que a definição internacional de caso ainda está associada à realização de um teste PCR [a metodologia de referência] – eram respeitados», assegurou a governante.

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, publicada em 26 de outubro, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar «rapidamente as medidas adequadas de saúde pública».

«Em situação de surto (como, por exemplo, escolas, estabelecimentos de ensino, Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPIs) e instituições similares/fechadas) devem ser utilizados, preferencialmente, testes rápidos de antigénio (TRAg)», refere a estratégia divulgada pela Direção-Geral da Saúde.


Covid-19 | Resposta à pandemia

17/11/2020

Hospital de Santarém reforça equipas com mais 57 profissionais

O Hospital de Santarém contratou 57 profissionais, entre os quais enfermeiros e assistentes operacionais, que já estão ao serviço, para reforçar as equipas na resposta à pandemia de Covid-19.

A contratação visa reforçar as equipas em tempos de pandemia e, segundo a Vogal Executiva do hospital, Sónia Sanfona, «os novos profissionais vão contribuir definitivamente para a continuidade e constante melhoria da resposta à população» servida pelo hospital.

Por sua vez, o Enfermeiro Diretor, João Formiga, lembra que o hospital «tem, desde a primeira hora, assumido o compromisso de lutar contra a pandemia e simultaneamente garantir a prestação de cuidados de saúde a todos quantos deles necessitam, em condições de segurança, e com a qualidade que lhe tem sido reconhecida».

Porém, acrescenta, «esta tarefa revela-se extremamente difícil, tal como noutras instituições hospitalares, designadamente pela carência de recursos humanos, nas várias categorias profissionais».

O Conselho de Administração do Hospital de Santarém informa ainda que não estão esgotadas as possibilidades de novas contratações, dada a «crescente necessidade de dotação dos serviços face ao também expectável crescimento da pandemia». Nesse sentido garante continuar a promover todos os esforços para contratar profissionais, assegurando uma resposta qualificada.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/


Atendimento a doentes respiratórios

17/11/2020

Baixo Alentejo cria Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) criou Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR) nos Centros de Saúde de Beja, Castro Verde e Cuba, que entraram em funcionamento a 16 de novembro.

Trata-se de uma estrutura de atendimento organizada que pretende dar resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados, nomeadamente nos concelhos de Beja e Serpa (ADR-Beja); nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique (ADR-C Castro Verde); e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira (ADR-C Cuba).

Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência são criadas as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura).

As ADR destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus.

O encaminhamento do doente suspeito para as ADR é feito mediante a avaliação do Centro de Contacto SNS24 ou pelo médico de família do Centro de Saúde. Além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, caso seja necessário, e os pedidos pelo Centro de Contacto SNS24.

O utente também poderá dirigir-se a estas ADR se apresentar os seguintes sintomas: tosse ou alteração da sua tosse habitual; tosse e dores de cabeça; tosse e dores musculares; febre (38ºC); dificuldade respiratória; diminuição súbita do olfato (cheiro) e/ou do paladar (gosto).

Para saber mais, consulte:

ULBA > Notícias


Covid-19 | Sistemas de comunicação

17/11/2020

SPMS já enviaram 10 mil telemóveis para os centros de saúde

Já foram enviados cerca de 10 mil dos 30 mil telemóveis prometidos aos centros de saúde, os restantes deverão ser entregues durante as próximas semanas, informou o Presidente da SPMS-Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro.

«Foram já distribuídos às administrações regionais de saúde (ARS) 10.248 telemóveis», precisou o responsável durante a conferência de imprensa sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal, ocorrida no dia 16 de novembro.

No sábado, dia 14 de novembro, o jornal Público noticiou que até ao final daquela semana só tinham chegado aos agrupamentos de centros de saúde menos de cinco mil dos 30 mil telemóveis anunciados em setembro pelo Ministério da Saúde.

Questionado sobre este número, o Presidente do SMPS esclareceu que já tinham sido enviados mais de 10 mil telemóveis, referindo que os equipamentos estão a ser distribuídos aos profissionais de saúde de acordo com as necessidades.

«Tanto quanto sabemos, os telemóveis têm sido entregues consoante o grau de necessidade. Tem sido dada prioridade aos profissionais de saúde que carecem de forma mais urgente de um meio de contacto com os utentes», explicou.

Luís Goes Pinheiro adiantou ainda que os restantes telemóveis, cerca de 20 mil, deverão ser entregues às ARS durante as próximas semanas.

Renovação do sistema de comunicações dos centros de saúde

A distribuição destes equipamentos vai permitir aos centros de saúde melhorar o atendimento de chamadas, um problema que o Presidente da SPMS reconhece ser antigo, mas que se acentuou com a pandemia da Covid-19, uma vez que agora os enfermeiros têm também de assegurar consultas não presenciais e acompanhar a maioria os doentes com Covid-19 que estão a recuperar em casa.

«Há muito que há um problema de atendimento dos telefones nos centros de saúde mas estamos no caminho de poder reduzir este problema e num futuro próximo reduzi-lo definitivamente», sublinhou.

Para isso está também em curso renovação do sistema de comunicações dos centros de saúde, com projetos-piloto para testar novos modelos de centrais telefónicas digitais.

O primeiro, na ARS do Norte, já foi concluído e os novos modelos estão agora a ser alargados a todas as unidades de saúde primária da região com o objetivo de «introduzir um conjunto de automatismos que agilizem o atendimento dos utentes que liguem para os centros de saúde».

Atualmente, está em curso um outro projeto-piloto no Centro e durante a próxima semana vai avançar outro na ARS de Lisboa e Vale do Tejo.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 16/11/2020