Dia Mundial da Prematuridade

17/11/2020

CHUC assinala efeméride, que se assinala dia 17, com vídeo alusivo à data.

Neste dia tão especial, em que se celebra o Dia Munidal da Prematuridade, as Maternidades do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), quiseram dar voz à prematuridade.

Em tempos de pandemia, em que as redes sociais fazem cada vez mais parte dos nossos dias, o CHUC divulga um vídeo alusivo à prematuridade nos seus canais oficiais de comunicação – portal, website, youtube e facebook.

Todos juntos conseguiremos sensibilizar para o mundo da prematuridade!

Para saber mais, consulte:

CHUC > Agenda de eventos


Dia Mundial da Prematuridade 2020

17/11/2020

CHTS assinala data com vídeo de homenagem a pais e profissionais

O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado a 17 de novembro e, para assinalar a data, a equipa do “Crescer com Afetos”, um projeto de apoio à parentalidade da Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), preparou um vídeo de tributo aos pais de prematuros e aos profissionais que fazem parte da vida destes pequenos-grandes heróis.

Hoje, 17 de setembro, o CHTS divulga um vídeo que aborda a vivência dos pais e profissionais na Unidade de Neonatologia e o desenvolvimento destes bebés, “pequenos demais para o colo, imensos para o coração”.

A estátua do Padre Américo foi também iluminada de roxo, a cor que simboliza a prematuridade.

Projeto “Crescer com afetos”

Este projeto surgiu da necessidade de humanizar ainda mais os cuidados neonatais, ajudando e acompanhando os bebés e famílias ao longo do internamento e mesmo após a alta.

Criado em 2015, o “Crescer com Afetos”, tem vindo a implementar-se e a crescer a cada dia, procurando não só melhorar os cuidados prestados aos recém-nascidos internados, mas também ajudar os pais durante este processo difícil, promovendo a vinculação e dando-lhes segurança e também ajudar os irmãos que muitas vezes sentem que são deixados para segundo plano durante todo o processo.

Este projeto pioneiro de apoio à parentalidade envolve uma equipa multidisciplinar que utiliza várias técnicas já implementadas em algumas unidades de cuidados intensivos neonatais Internacionais, mas segundo uma abordagem inovadora adaptada à Unidade de Neonatologia do CHTS.

Para saber mais, consulte:

CHTS > Notícias


Dia da Prematuridade

17/11/2020

CHVNG/E celebra data com criação de “cantinho de amamentação”

O Hospital de Vila Nova de Gaia, inserido no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), assinala o Dia Mundial da Prematuridade, que se celebra a 17 de novembro, com a criação de um “cantinho de amamentação” e uma sala lúdica para as crianças de cirurgia, ao abrigo de um protocolo que é assinado esta terça-feira.

De acordo com o comunicado do CHVNG/E, em causa está a renovação de duas salas da ala de pediatria da Unidade II do centro hospitalar.

O protocolo que é celebrado hoje, dia 17 de novembro, junta a Câmara de Vila Nova de Gaia e a Liga dos Amigos do CHVNG/E e tem como objetivo “criar condições cada vez melhores no apoio à prematuridade”, conforme refere o Presidente da Autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.

“A Unidade II desempenha um papel fundamental para o Município, pela importância que representa para as famílias gaienses e pela resposta em cuidados de saúde que temos obrigação de garantir às nossas crianças. No Dia da Prematuridade, assinalamos esta orientação para a melhoria das condições existentes para acolher os pais dos bebés e as crianças que realizam cirurgias em ambulatório”, acrescenta o governante.

A Unidade II do CHVNG/E, que se localiza no centro do concelho de Gaia, no distrito do Porto, presta cuidados de saúde hospitalar em todas as valências médicas e cirúrgicas, incluindo a prestação de cuidados em situações urgentes e/ou emergentes, de forma permanente, a todas as crianças e jovens provenientes de toda aquela zona de intervenção, em articulação com todos os prestadores de cuidados de saúde intra e extra hospitalares.

Visite:

Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho –https://www.chvng.min-saude.pt/