Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 18/11/2020: Relatório de Situação DGS, despachos DGS, DR, Infarmed, Notícias

Relatório de Situação nº 261 | 18/11/2020

Relatório de Situação nº 261 | 18/11/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 261 | 18/11/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho nº 012/2020 de 04/11/2020 – DGS

Despacho nº 012/2020 de 04/11/2020

Criação da Comissão Técnica de Vacinação contra COVID-19


Despacho nº 013/2020 de 09/11/2020 – DGS

Despacho nº 013/2020 de 09/11/2020

Nomeação do grupo de trabalho “Trace-COVID-19 – STAYAWAY COVID”


Despacho n.º 11418-A/2020 – Diário da República n.º 225/2020, 1º Suplemento, Série II de 2020-11-18

Administração Interna, Modernização do Estado e da Administração Pública, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e das Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde

Determina a operacionalização do reforço da capacidade de rastreio das autoridades e serviços de saúde pública para realização de inquéritos epidemiológicos, para rastreio de contactos de doentes com COVID-19 e seguimento de pessoas em vigilância ativa


Rastreabilidade de stocks de medicamentos para COVID-19 – formato de reporte – atualização da lista de medicamentos (17/11/2020)

18 nov 2020

Para: Distribuidores por Grosso de Medicamentos, Associações de Distribuidores por Grosso, Ordem dos Farmacêuticos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

circular informativa N.º 175/CD/100.20.200 Data: 17/11/2020

Cumpre informar que, na sequência da Circular Informativa n.º 161/CD/100.20.200 de 16/10/2020, referente à atualização da lista de medicamentos (N.º de registo), para os quais deverá ser efetuado o reporte, no âmbito do Despacho da Ministra da Saúde n.º 8057/2020 de 19 de agosto de 2020 e das Circulares Informativas n.º 062/CD/100.20.200 de 05/03/2020 e n.º 068/CD/100.20.200 de 13/03/2020, e por se ter detetado uma incorrecção na identificação dos medicamentos em causa, o Infarmed atualizou a referida lista. A mesma encontra-se disponível, para download, na plataforma SIEXP.

Recorda-se que:

  • O reporte da informação acima referida deverá ser efetuado na plataforma SIEXP;
  • A submissão da informação será feita com recurso a um ficheiro CSV;
  • A periodicidade do reporte será semanal, devendo conter, num único ficheiro, todos os dados correspondentes à semana anterior (segunda-feira a domingo);
  • A submissão do ficheiro com os dados ocorrerá entre as 00:00 de 2.ª feira e as 23:59 de 3.ª feira. Durante este período poderá realizar o reporte várias vezes sendo apenas considerada a última submissão do ficheiro.

Os dados a reportar são:

Dados a recolher Descrição
N_REGISTO_MEDICAMENTO N.º de registo do medicamento
N_UNIDADES_STOCK N.º de unidades existente em stock à data do reporte
N_UNIDADES_ADQUIRIDAS N.º de unidades adquiridas à data do reporte
N_UNIDADES_VENDIDAS_HOSPITAIS_SNS N.º de unidades vendidas para o canal Hospitais SNS
N_VENDAS_HOSPITAIS_SNS N.º de vendas para o canal Hospitais SNS
N_UNIDADES_VENDIDAS_HOSPITAIS_PRIVADOS N.º de unidades vendidas para o canal Hospitais SNS
N_VENDAS_HOSPITAIS_PRIVADOS N.º de vendas para o canal Hospitais Privados
N_UNIDADES_VENDIDAS_FARMACIAS N.º de unidades vendidas para o canal Farmácias
N_VENDAS_FARMACIAS N.º de vendas para o canal Farmácias
N_UNIDADES_VENDIDAS_DISTRIBUIDORES N.º de unidades vendidas para o canal Distribuição
N_VENDAS_DISTRIBUIDORES N.º de vendas para o canal Distribuição
N_UNIDADES_VENDIDAS_INTRACOMUNITARIO_EXPORTACAO N.º de unidades vendidas para o canal Intracomunitário/Exportação
N_VENDAS_INTRACOMUNITARIO_EXPORTACAO N.º de vendas para o canal Intracomunitário/Exportação

O ficheiro CSV terá que obedecer aos seguintes requisitos:

  1. Um registo por linha;
  2. Os campos devem ser separados por ponto e vírgula (;);
  3. A sequência dos dados, em cada linha, terá que obedecer à ordem apresentada na tabela anterior;
  4. Apenas deverá enviar os campos pedidos.

O não cumprimento dos requisitos implica a não aceitação, pelo sistema, do ficheiro.

Para reportar a informação necessária deverá proceder da seguinte forma:

  1. Criar ficheiro com dados para reporte, tendo por base o template do ficheiro CSV, disponível no SIEXP;
  2. Aceder à plataforma SIEXP;
  3. Aceder ao separador “Reporte COVID-19”;
  4. Proceder à submissão do ficheiro previamente criado.

O Presidente do Conselho Diretivo

(Rui Santos Ivo)

Alertas_Notícias - Armazém

Testes à Covid-19

18/11/2020

Serviço de Patologia Clínica do CHTAD já processou mais de 35 mil testes para o despiste de infeção por SARS-CoV-2

O Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) processou, desde o início da pandemia (março a novembro), mais de 35 mil amostras para despiste à Covid-19, estando, atualmente, a processar uma média de 350 testes/dia.

Este Serviço é responsável pelo processamento, estudo e disponibilização dos resultados analíticos e dos dados epidemiológicos essenciais para o despiste de infeção por SARS-CoV-2 (coronavírus causador da doença Covi-19).

Para poder dar resposta às necessidades do centro hospitalar, o Serviço reorganizou o espaço físico nas suas diferentes unidades hospitalares integradas no CHTMAD, preparando circuitos distintos com uma área dedicada para receção, verificação, integração e posterior análise efetiva das referidas amostras.

De acordo com o CHTMAD, foi, também, necessário fazer um reforço da equipa, diferenciada e multidisciplinar, nomeadamente com a contratação de mais 6 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 5 técnicos superiores e 1 assistente técnico.

«Estas contratações tornaram possível processar amostras desta doença durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo encurtar o tempo de resposta na disponibilização dos resultados» revela o centro hospitalar.

Aumento da capacidade de testagem nas três unidades do CHTMAD

No que se refere a doentes urgentes/emergentes existe, desde maio, a possibilidade de realização de testes rápidos, «que vieram permitir a redução no tempo de resposta, cerca de 45 minutos desde a entrada no equipamento até à saída do resultado».

Com esta inovação, «crucial num contexto de pandemia ainda em crescendo», é possível processar no CHTMAD (Vila Real, Chaves e Lamego) 62 amostras de pesquisa de SARS-CoV-2, em simultâneo ou em diferentes ciclos, além de permitir efetuar outras análises/rastreios.

Para a responsável do Serviço, Eliana Costa, «a reorganização da Patologia Clínica do CHTMAD, quer em termos humanos, de espaço e equipamento, foi fundamental para uma rápida e eficaz resposta no diagnóstico à Covid-19. Aumentámos a nossa capacidade de testagem nas três Unidades Laboratoriais, o que permite detetar a infeção e responder, de forma célere, a esta doença».

Acrescentou, ainda, que paralelamente ao despiste da Covid-19, o Serviço processou mais de dois milhões de estudos laboratoriais neste mesmo período.

O Conselho de Administração reitera que estes indicadores de atividade devem-se, sobretudo, à dedicação e empenho de todos os profissionais deste Serviço, que têm sido fundamentais para o despiste rápido desta doença, sem descurar o processamento de todas as outras amostras de doentes não-Covid.

Para saber mais, consulte:

CHTMAD > Notícias


Covid-19 | Conferência de imprensa

18/11/2020

Ministra da Saúde relembra que doença não atinge apenas os idosos

A Ministra da Saúde, Marta Temido, relembrou esta quarta-feira, na conferência de imprensa de atualização de dados da pandemia em Portugal, que o novo coronavírus não atinge apenas pessoas de idade avançada, mas também faixas etárias mais jovens.

Marta Temido destacou as idades dos doentes de Covid-19 que estão internados: “4% têm menos de 40 anos, 33% entre os 40 e os 60 anos e 63% de pessoas com mais de 70 anos”. Ainda sobre este tema, a responsável frisou que “mais de 1.000 pessoas infetadas nas últimas 24 horas no país têm entre 40 a 49 anos”.

“Referimos estes dados para que todos percebam com clareza que não são só as pessoas que contraem a doença numa idade mais avançada que originam situações de internamento”, salientou a Ministra da Saúde.

Marta Temido acrescentou ainda que a “preocupação neste momento é exatamente a elevada incidência com que a doença está a tocar o país”.

De acordo com a governante, “o risco de transmissão parece estar a baixar muito ligeiramente, o que é um sinal encorajador e que nos deve levar a continuar a fazer esforços no sentido de continuar a quebrar cadeias de transmissão e a adotar os comportamentos corretos. Mas não podemos deixar que o risco de transmissão, o RT, estabilize a um nível de novos casos diários que seja da ordem destes números que temos tido”, concluiu.

Vacina contra a Covid-19 em Portugal

Sobre a distribuição de uma vacina contra a Covid-19 em Portugal, Marta Temido esclareceu que o processo decorre no quadro da União Europeia, através do Infarmed, e que segundo os calendários de distribuição a nível comunitário, a vacina poderá chegar em janeiro a Portugal.

Marta Temido afirmou ainda que o Governo pretende estar preparado para, logo que as vacinas contra a Covid-19 possam ser comercializadas, ter a distribuição dessas vacinas a funcionar, “com todos os inerentes acompanhamentos logísticos e de administração rápida”.

Para saber mais, consulte:

Facebook SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa


Covid-19 | Rastreio de contactos

18/11/2020

Hospital de Ovar apoia Autoridade Local de Saúde Pública no rastreio de infetados

Profissionais do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (Hospital de Ovar) apoiam as equipas multidisciplinares, que atuam no território, no rastreio dos contactos das pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

«Este apoio que passámos a prestar à Autoridade Local de Saúde Pública de Ovar na tarefa de rastreio de contactos no âmbito da pandemia, insere-se numa lógica de cooperação que vem ocorrendo de forma cada vez mais profunda ao longo desta fase difícil na nossa vida coletiva», afirma o Presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira, elogiando «a disponibilidade, o esforço e a dedicação por parte dos profissionais envolvidos nesta tarefa que a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como essencial para travar a transmissão da pandemia».

«A vida num hospital nunca é calma porque os desafios são permanentes e a superação dos nossos profissionais é sempre uma realidade, para além de uma necessidade. E este é mais um exemplo», adianta o responsável, referindo ainda que o Hospital de Ovar vai continuar a «trabalhar em estreita cooperação com as estruturas locais neste período difícil».

Deteção precoce de casos e limitação da propagação da Covid-19

O rastreio de contactos (identificação, avaliação do risco e implementação de medidas) é um dos elementos-chave para a deteção precoce de casos e limitação da propagação da Covid-19.

O rastreio consiste na identificação de todas as pessoas (contactos) que estiveram expostas a gotículas respiratórias ou secreções de um caso de Covid-19; na avaliação dos contactos no que diz respeito, entre outros, à estratificação de risco de exposição, e na implementação de medidas, incluindo o isolamento profilático e a vigilância (seguimento e a monitorização regular dos contactos relativamente à sua sintomatologia).

Após a identificação de um caso, deve ser assegurada a investigação epidemiológica detalhada pela Autoridade de Saúde, apoiada pela Unidade de Saúde Pública. Com base na avaliação de risco, deve ser aplicado o conjunto de medidas considerado apropriado. Isto deve ser feito o mais precocemente possível, após a identificação do caso.

Também a Organização Mundial da Saúde define o rastreio de contactos «contact tracing» essencial para travar a transmissão da pandemia.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícias