Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 02/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 275 | 02/12/2020

Relatório de Situação nº 275 | 02/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 275 | 02/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto Regulamentar Regional n.º 27-A/2020/A – Diário da República n.º 234/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-12-02
Região Autónoma dos Açores – Presidência do Governo
Regulamenta, na Região Autónoma dos Açores, a aplicação do Decreto do Presidente da República n.º 59-A/2020, de 20 de novembro, que renova o estado de emergência

COVID-19: Criada task force para elaboração de plano de vacinação

imagem do post do COVID-19: Criada task force para elaboração de plano de vacinação

02-12-2020

O Governo determinou a constituição de uma task force para a elaboração do “Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal”. Este grupo de trabalho tem como objetivos definir a estratégia de vacinação, com a definição dos grupos prioritários, assegurar a logística do armazenamento e distribuição das vacinas, garantir o registo eletrónico da respetiva administração e da vigilância de eventuais reações adversas e ainda promover uma comunicação transparente com a população sobre a importância da vacinação.

Coordenada por Francisco Ventura Ramos, a task force integra representantes do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério da Administração Interna, da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). O Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais são as entidades de apoio técnico.

De acordo com o Despacho n.º 11737/2020, assinado pelos Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, e pela Ministra da Saúde, a task force deve produzir documentos que reflitam os objetivos para os quais foi criada no prazo de 30 dias. Este grupo de trabalho tem a duração de seis meses, renovável em função do progresso da operacionalização da vacinação contra a COVID-19.

Segundo o diploma publicado, o INSA será responsável, juntamente com a DGS e o Infarmed, pela definição da “estratégia de vacinação contra a COVID-19, nomeadamente quanto à identificação das populações-alvo prioritárias, à administração da vacina contra a COVID-19 e à identificação dos parâmetros para o adequado seguimento clínico”, assim como pela “elaboração de um plano de comunicação com a população sobre a vacinação contra a COVID-19, tendo em vista a disponibilização de informação, de forma objetiva, clara e transparente sobre o processo”.


Covid-19 | Área Metropolitana de Lisboa

02/12/2020

Mais de 22.500 pessoas contactadas pelas equipas multidisciplinares

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 27 de novembro, um total de 22.546 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 27 de novembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 22.546 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


Covid-19 | Estrutura de retaguarda

02/12/2020

Estrutura de apoio em Braga pode vir a acompanhar até 70 doentes

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde do distrito de Braga (Guimarães, Famalicão, Barcelos e Braga) já dispõem de uma estrutura de Apoio de Retaguarda, para doentes Covi-19, sedeada no Hotel João Paulo II – Sameiro, Braga.

De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, esta nova Estrutura, está dotada de todos os meios e recursos, capaz de poder receber e acompanhar, numa primeira fase, 30 doentes portadores da doença Covid-19, podendo, em caso de necessidade, ser ampliada para 70.

Tal como as que anteriormente já tinham entrado em funcionamento (Bom Pastor – Ermesinde e Paços de Ferreira) a nova estrutura acolhe doentes que clinicamente já não têm necessidade de continuar em regime de internamento hospitalar mas, por dificuldades estruturais no seu domicílio, contam com esta resposta, destaca a ARS do Norte.

A cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento do referido equipamento, no dia 27 de novembro de 2020, contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade e Ação Climática, Eduardo Pinheiro, com o Presidente e Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes e Paula Duarte, entre outras entidades regionais e locais.

Para saber mais, consulte:

ARS Norte > Notícias


Acompanhamento de doentes HIV/Sida

01/12/2020

Hospital de Braga mantém atendimento prioritário apesar da covid-19

O Hospital de Braga manteve “na íntegra” o atendimento prioritário a doentes HIV/Sida, apesar da pandemia de covid-19, tendo realizado, desde março, 1.748 consultas de acompanhamento, de acordo com comunicado divulgado pela instituição.

O Hospital de Braga especifica que, daquele total, 54 foram primeiras consultas e as restantes 1.694 consultas subsequentes.

“Nesta altura de pandemia pelo vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, o Hospital de Braga manteve na íntegra o atendimento prioritário a estes doentes, sendo que a tipologia da consulta teve de ser adaptada às restrições da pandemia”, sublinha a instituição em comunicado.

Este ano, o Hospital de Braga já acompanhou 788 doentes em tratamento de HIV.

No Dia Mundial da Luta contra a Sida, que hoje se assinala, a equipa médica da consulta de Doenças Infecciosas do Hospital de Braga alerta que é “fundamental continuar a chamar a atenção para esta data, com o objetivo de sensibilizar, informar e diminuir o estigma e discriminação relativamente aos doentes que vivem com HIV e Sida”.

Reitera, igualmente, “a importância de comportamentos sexuais seguros”, reforçando a existência do programa de troca de seringas e a profilaxia pré e pós exposição. Citada no comunicado, Joana Alves, infecciologista do Hospital de Braga, lembra que o rastreio da infeção está indicado a todos.
“Um diagnóstico atempado garante o tratamento adequado, fundamental para uma melhor qualidade de vida e diminuição da transmissão a terceiros”, afirma.