Dia da Pessoa com Esclerose Múltipla

04/12/2020

Importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença

Celebra-se esta sexta-feira, 4 de dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens.

Instituída pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 119/2006, de 21 de setembro, a data visa chamar a atenção da população para a doença, nomeadamente para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.

Os sintomas mais comuns são: fadiga, alterações na marcha, dormência, espasticidade (sensação de rigidez e espasmos musculares), fraqueza, problemas de visão, tonturas, problemas de bexiga, disfunção sexual, problemas intestinais, dor, dificuldades cognitivas, alterações emocionais, depressão, alterações na fala, alterações na deglutinação, tremor, convulsões, problemas respiratórios, perda de audição e disfunção da bexiga.

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000.

Para saber mais, consulte: