Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 07/12/2020: Relatório de Situação DGS, DR – Regulamentação do Estado de Emergência, Notícias

Relatório de Situação nº 280 | 07/12/2020

Relatório de Situação nº 280 | 07/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 280 | 07/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto n.º 11/2020 – Diário da República n.º 236-A/2020, Série I de 2020-12-06

Presidência do Conselho de Ministros

Regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República


Medidas para o Natal e Ano Novo

Governo apresenta regras para a quadra festiva

A circulação entre concelhos será permitida entre 23 e 26 de dezembro, e na véspera e no dia de Natal poderá circular-se na via pública até às 02h00. Já no período da passagem de ano, a circulação entre concelhos vai estar proibida, sendo permitida a circulação na via pública na noite de passagem de ano até às 02h00, sem ajuntamentos.

O Primeiro-Ministro anunciou hoje em conferência de imprensa, no Palácio Nacional de Ajuda, em Lisboa, as medidas que vão vigorar até ao próximo dia 23 no quadro do estado de emergência.

A estratégia do Governo passa por prolongar as medidas de restrição até ao Natal, havendo depois uma menor intensidade nos dias 24, 25 de dezembro e 01 de janeiro, retomando depois o nível de limitações.

Os concelhos com risco de transmissão de covid-19 muito elevado e extremo voltarão a ter proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 nos fins de semana de 12 e 13 e de 19 e 20 de dezembro.

“É fundamental manter o esforço para que se possa atingir o objetivo de chegar ao Natal com o menor número de infetados possível” uma vez que “quanto menos infetados, menor o risco de transmissão”, sublinhou António Costa.

Os horários da restauração que o Governo definiu para o período de Natal e da passagem de ano serão uma exceção face aos que terão de ser observados nestes próximos dois fins de semana em que a ordem de encerramento continuará a ser às 13:00 nos concelhos com risco extremo e muito elevado.


Covid-19 | Call center para vigilância

07/12/2020
teleconsulta_650

O projeto resulta de uma parceria entre o ACES do Douro Norte e os municípios

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Douro Norte, em parceria com as sete câmaras municipais da sua área de influência, vai inaugurar, na próxima quarta-feira, um call center para a vigilância ativa de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Em declarações à agência Lusa, a instituição sublinhou que esta estrutura tem como “objetivo a realização de tarefas de vigilância ativa de casos”, é “supervisionada pela unidade de saúde pública” e “realizada em estreita articulação com as restantes unidades de saúde”.

O objetivo do ‘call center’ passa por acelerar “os processos de contacto telefónico com utentes positivos e suspeitos, agilizar os isolamentos e a realização de inquéritos epidemiológicos, promover atempadamente as altas e a verificação de desfechos, permitindo, deste modo, incrementar a eficácia na interrupção de cadeias de transmissão de covid-19 na comunidade”.

Nesta fase, esta estrutura funcionará apenas para realização de contactos telefónicos com utentes, sendo que, no futuro, poderá também receber chamadas para o esclarecimento de dúvidas por parte da comunidade.

Para a concretização deste projeto, o agrupamento de centros de saúde contou com a colaboração da empresa Randstad, que cedeu parte das instalações do seu ‘call center’, instalado no pavilhão de acolhimento empresarial do município de Vila Real, recentemente inaugurado.