Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 09/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 282 | 09/12/2020

Relatório de Situação nº 282 | 09/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 282 | 09/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Equipas multidisciplinares

09/12/2020

Mais de 23.200 pessoas contactadas na Área Metropolitana de Lisboa

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 07 de dezembro, um total de 23.238 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 07 de dezembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 23.238 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da Covid – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


ULSNE | Doentes respiratórios

09/12/2020

ULS disponibiliza área dedicada a doentes respiratórios

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, disponibiliza áreas de atendimento específicas para doentes com sintomas de doença respiratória, denominadas ADR-Comunidade, nos 14 Centros de Saúde do distrito de Bragança.

Estes espaços destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, que pela gravidade dos sintomas necessitem de avaliação médica presencial, sendo o encaminhamento para estas áreas efetuado mediante avaliação prévia da Linha SNS 24 ou do Centro de Saúde.

As ADR-Comunidade, criadas no âmbito do Plano da Saúde para o Outono-Inverno do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, são mais uma medida para dar resposta ao previsível aumento de afluência de utentes com queixas do foro respiratório, salvaguardando todas as condições de segurança para utentes e profissionais.

Trata-se de estruturas de atendimento organizadas, que permitem dar resposta às necessidades da população do distrito de Bragança, numa ótica de proximidade e em segurança.

As ADR-Comunidade funcionam em estreita articulação com os serviços de colheita para a deteção da infeção por SARS-CoV-2, o vírus que provoca a COVID-19, disponíveis, igualmente, em todos os concelhos do distrito de Bragança.

O Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste reforça assim os cuidados de saúde prestados à população do distrito de Bragança, através dos Centros de Saúde, garantindo o acompanhamento dos utentes, de acordo com as suas necessidades, o mais próximo possível da sua área de residência.

Atendendo à atual situação epidemiológica, foram implementadas boas práticas no acesso aos Serviços de Saúde com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde, que incluem a correta  utilização de equipamentos de proteção individual, a definição de circuitos e o cumprimento de regras de higiene e segurança, designadamente ao nível da higienização das mãos, de espaços, do material clínico utilizado e das superfícies de apoio, bem como do distanciamento físico e da etiqueta respiratória.

A ULS do Nordeste pauta assim a sua atuação pelo estrito cumprimento das regras de Saúde Pública, prestando cuidados de saúde de qualidade e em segurança, no âmbito daquela que é a sua missão, à população do distrito de Bragança.

Para saber mais, consulte:

ULSNE > Notícias


Recuperação listas de espera

09/12/2020

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca recupera listas em cirurgia

A equipa de cirurgiões do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) está a fazer dez cirurgias de ambulatório por dia numa unidade de saúde privada para recuperar as listas de espera cirúrgicas. Foram contratualizadas 625 intervenções até ao final do ano, tendo já sido realizadas cerca de metade desse número.

Esta iniciativa surge na sequência da necessidade em adaptar a atividade assistencial do Hospital à resposta à pandemia de Covid-19.

De acordo com a administração do HFF, foi necessário afetar profissionais de saúde às enfermarias dedicadas em exclusivo aos doentes infetados com esta doença, bem como aumentar a capacidade de resposta em Unidades de Cuidados Intensivos exclusivas a estes doentes. Deste modo, parte das cirurgias programadas não puderam ser realizadas.

Ainda assim, duas salas do bloco operatório do HFF mantiveram-se sempre em funcionamento para as cirurgias oncológicas, bem como uma sala para doentes de trauma e uma outra sala para toda a cirurgia de urgência.

“Esta recuperação das cirurgias que não puderam ser realizadas devido à pandemia é um objetivo muito importante, pois servimos uma população de cerca de 550 mil pessoas que continuam a necessitar de resposta na área cirúrgica”, refere Alexandra Ferreira, vogal do Conselho de Administração do HFF.

Neste contexto, o hospital escolheu para realizar as cirurgias no exterior as especialidades com maior lista de espera, nomeadamente cirurgia geral e otorrino, bem como as que possam ser feitas em ambulatório.

“Aquando da elaboração do plano de contingência para a Covid-19 e plano de inverno, o HFF definiu como prioritário aumentar a resposta na área cirúrgica”, indica a referida responsável. Cirurgiões do hospital realizam diariamente cinco cirurgias de manhã e outras tantas no período da tarde, cedendo a unidade provada contratada as instalações e os recursos de enfermagem e anestesia.

Esta iniciativa deverá ter continuidade em 2021, estando já em preparação um caderno de encargos para contratação de cirurgia de ambulatório com pernoita e cirurgias com internamento para dar resposta à atividade assistencial não urgente, uma vez que as intervenções prioritárias continuarão a ser realizadas no HFF.

“Esta iniciativa tem sido muito bem acolhidas pelos doentes, que demonstram grande satisfação por a Instituição continuar a dar resposta às suas necessidades mesmo neste contexto pandémico que afetou a normalidade na área da saúde e nas vidas de todos nós”, conclui Alexandra Ferreira.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Hospital de Ovar com cirurgias ao sábado

08/12/2020

A medida permitirá recuperar parte da lista de inscritos para cirurgias em diferentes especialidades

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) iniciou a realização de atividade cirúrgica ao fim de semana para recuperar as listas de espera desta unidade.

O programa de produção adicional interna – que já arrancou dia 5 de dezembro – permitirá recuperar parte da lista de inscritos para cirurgias em diferentes especialidades, como urologia, ortopedia, otorrinolaringologia ou oftalmologia, depois da atividade assistencial não urgente ter sido suspensa por força da pandemia de Covid-19.

“Este programa é muito importante para podermos recuperar a lista de espera cirúrgica que, fruto da suspensão da atividade que ocorreu por um largo período, acabou, naturalmente, por se agravar”, sublinha o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

“A atividade vai ser desenvolvida aos sábados, de manhã e de tarde, pelos profissionais do nosso hospital, pelo que importa aqui uma palavra de agradecimento pela disponibilidade das equipas em contribuir para aumentarmos a nossa capacidade de resposta, precisamente nos seus dias de descanso semanal”, salienta o responsável.

Para saber mais consulte:

Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar