Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 10/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 283 | 10/12/2020

Relatório de Situação nº 283 | 10/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 283 | 10/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Saúde, Direitos Humanos e COVID-19 – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Saúde, Direitos Humanos e COVID-19  - Dia Internacional dos Direitos Humanos 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada em 1948 pela Assembleia das Nações Unidas, que na edição deste ano tem como tema – Recover Better – Stand Up for Human Rights. A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza para a importância da promoção dos direitos humanos e prevenção da violência numa perspetiva de ciclo de vida em contextos de saúde.

Na primeira fase do estado de emergência e calamidade, a Rede Nacional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipas de Prevenção de Violência em Adultos do SNS, existente em cuidados de saúde primários e hospitalares, recebeu 2084 novas sinalizações (1625 crianças e 459 adultos/as) e manteve acompanhamento de 5466 situações, na sua maioria relacionadas com violência doméstica em contexto familiar e/ou de relações de intimidade (4435 crianças e 1031 adultos/as).

Ajustando a sua atividade às contingências da atual fase pandémica, também em matéria de recursos humanos e técnicos, a Rede estabeleceu articulação local com respostas no âmbito do Sistema Nacional de Promoção e Proteção de Crianças e JovensRede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência DomésticaRede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, Entidades Judiciárias, entre outras.

Mais informação: 

Consulte a infografia em anexo.

 

Agência Europeia de Medicamentos promove sessão pública de esclarecimento sobre vacinas COVID-19 – amanhã, 11/12, às 12h, hora de Lisboa (em inglês)

10 dez 2020

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) organiza, amanhã, dia 11, uma sessão pública virtual sobre vacinas COVID-19, na qual pretende dar a conhecer os processos de desenvolvimento, avaliação, aprovação e monitorização das vacinas COVID-19 na União Europeia, bem como o papel da EMA no seu decurso. A segunda parte desta sessão será dedicada a intervenções de representantes do público e outros stakeholders (previamente inscritos), que partilharão os seus comentários sobre este tema.

Subordinada ao tema “How safe and effective vacines are developed and authorised in the EU”, esta sessão decorrerá entre as 12h e as 15h30m (hora de Lisboa) e será transmitida online e disponível publicamente, sem necessidade de qualquer registo. Durante a sessão, que se desenrolará em inglês, o público poderá enviar comentários para uma inbox, cujos temas a EMA endereçará posteriormente.

Mais informação sobre este evento disponível no site da EMA.

Divulgação da sessão pública EMA vacinas COVID-19
 

Reforço de Profissionais de Saúde

10/12/2020

Mais 80 novos profissionais nos quadros do CHMT

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai integrar, até ao final do mês de dezembro, 66 novos profissionais de saúde, de diferentes categorias ligadas diretamente à prestação de cuidados.

Um reforço de pessoal que é mais um expressivo contributo para a continua melhoria da prestação de cuidados de saúde e atendimento à população abrangida pelo CHMT.

Estas contratações, conseguidas em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com integração no quadro de pessoal, só são possíveis devido à rapidez do reforço de Recursos Humanos que o CHMT, EPE, levou a cabo no início da pandemia, desde logo, a partir mês de março.

A entrada destes profissionais contribuiu, ao longo dos últimos nove meses, para a resposta na organização dos diferentes serviços face ao Plano de Contingência à Covid-19, e permite agora a possibilidade de vincular estes mesmos profissionais com inclusão nos quadros de pessoal do Centro Hospitalar, em diferentes categorias tais como enfermeiros, assistentes operacionais, técnicos de diagnóstico, entre outros grupos profissionais.

Além da vinculação destes 66 profissionais, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, no presente mês de dezembro, concluirá, ainda, os processos de contratação de cerca de 14 novos médicos, entre os quais dois especialistas de Pediatria (situação que há muito não acontecia), três especialistas de Medicina Interna, três especialistas de Cardiologia, dois especialistas de Psiquiatria, um especialista de Nefrologia, um especialista Oftalmologista e um especialista em Medicina no Trabalho, entre outras especialidades. Foi ainda possível contratar uma especialista em otorrinolaringologia, especialidade com particular relevo, pois até à data existiam no CHMT, apenas dois médicos com esta Especialidade.

Esta contratação possibilita a redução da lista de espera nesta Especialidade cirúrgica que é particularmente procurada por crianças e idosos.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Covid-19 | Inovação

10/12/2020

Sistema criado no Porto ajuda a definir estratégia de tratamento do doente

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) colaborou com os Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) no desenvolvimento de um sistema que identifica automaticamente as características radiológicas da Covid-19.

De acordo com os investigadores, o sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma “segunda opinião” para os radiologistas e outros clínicos não especialistas na análise de imagens de raio-x torácico.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do projeto CXR_AI4COVID-19 e em colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) a Administração Regional de Saúde do Norte e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA), no âmbito do programa de apoio especial “Research 4 COVID-19” da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Segundo Pedro Sousa, médico radiologista do CHVNGE, o projeto “tem o potencial de criar uma ferramenta de diagnóstico útil e poderosa na prática clínica”, refere o médico, acrescentando que neste momento está a ser avaliada a possibilidade de o sistema ser testado no CHVNGE, “onde poderá contribuir como uma segunda opinião de fácil interpretação” e ajudar no combate à Covid-19.

Visite:


Portal SNS | Reorganização

10/12/2020

Nova área «Vacinação Covid-19» e reorganização para melhor servir o cidadão

O Portal SNS dispõe de uma nova área, que acomoda toda a informação relativa à vacinação contra a Covid-19. A informação relativa aos tempos de espera passaram a estar integrados na área da monitorização.

Com o objetivo de tornar a navegação mais fácil e mais intuitiva, foram reorganizadas as áreas de acesso direto. Entre estas, foi criado um “botão” que direciona para a pesquisa de Prestadores de Cuidados de Saúde. Aqui, além da pesquisa por centro de saúde, também é possível pesquisar a Área Dedicada para Doentes Respiratórios bem como  Postos de Colheita Covid-19.

Cientes da necessidade de pesquisa de informação esclarecedora, devido à situação de pandemia que atravessamos, a reorganização visa aproximar o Portal SNS do cidadão.

Lançado em 1 de fevereiro de 2016, o Portal SNS centraliza os conteúdos relevantes da saúde e do Serviço Nacional de Saúde.


Recuperação da atividade assistencial

10/12/2020

CHULN vai operar 500 doentes em hospitais fora do centro hospitalar

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN) assinou protocolos com hospitais do sector privado e social, permitindo que os doentes sejam operados por cirurgiões do CHULN fora do centro hospitalar.

O plano é que até ao final de Janeiro possam ser operados cerca de 500 doentes que estão em lista de espera de várias especialidades. Esta quarta-feira realizaram-se já as primeiras cinco cirurgias.

“Mesmo em período de pandemia, o CHULN tem conseguido diminuir a lista de inscritos para cirurgia – no início do ano tínhamos 10 mil doentes em lista e agora temos 8 mil. O objetivo deste projeto é evitar que o tempo de espera para doentes menos graves não se alargue, indo ao encontro das suas expectativas e das expectativas das suas famílias”, sublinha o Presidente do Conselho de Administração do CHULN, Daniel Ferro.

O projeto envolve 12 equipas pertencentes a sete especialidades do CHULN: Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia cardíaca. Além das condições técnicas e funcionais a observar por esses hospitais e a disponibilidade das equipas, é condição absoluta a concordância prévia dos doentes.

Estes protocolos vigoram até final de Janeiro, altura em que faremos uma avaliação deste processo e das condições de retoma da atividade no CHULN, para efeitos da cessação ou eventual prorrogação. Em termos de custos, o CHULN teve como referência os valores que o SNS paga aos hospitais públicos pelos mesmos cuidados.

Recorde-se que todas as cirurgias prioritárias e urgentes continuam a ser realizadas no CHULN nesta fase da pandemia, assim como toda a atividade de ambulatório – cirurgias de ambulatório, consultas, hospitais de dia e exames.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte


Covid-19 |Vacinação começa em janeiro

10/12/2020

Primeiras vacinas administradas 1 a 2 dias após chegarem a Portugal

O coordenador do Plano Nacional de Vacinação antevê que, em princípio, as primeiras vacinas contra a covid-19 começarão a ser administradas à população de risco no início de janeiro, um ou dois dias após chegarem a Portugal.

Francisco Ramos, ex- Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, está convicto de que em 29 de dezembro a União Europeia dará parecer positivo para a distribuição de vacinas aos países-membros, admitindo que a «grande dúvida é a quantidade» de vacinas que chegarão a Portugal, havendo a previsão do acesso nacional da 1,5 milhões de vacinas da farmecêutica Pfizer, no primeiro trimestre de 2021.

Segundo explicou, em entrevista à RTP, está previsto que chegará um lote em janeiro e outro lote em fevereiro (todas das Pzifer), estimando-se que só em meados de janeiro deverá ser tomada uma decisão das autoridades de saúde sobre a avaliação final e aceitação da vacina da Moderna.

Se tudo correr bem, Francisco Ramos admitiu que ainda em janeiro será também possível ter acesso a vacinas dessas empresas farmacêuticas, alertando contudo que existe alguma «incerteza» citando que, por exemplo, ainda não há data para apreciação da vacina da AstraZeneca, embora exista “esperança” que haja uma decisão em janeiro ou fevereiro.

«É o melhor cenário, mas há ainda incerteza, nomeadamente quanto à quantidade de vacinas disponíveis», disse, reiterando ter confiança que em fevereiro se espera ter a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Perante a ansiedade ligada à chegada das vacinas, Francisco Ramos ressalvou que é importante primeiro obter «garantias de segurança» em todas as vacinas e reiterou que «ainda não se sabe quais as quantidades (de vacina) vão chegar nos primeiros lotes», apontando como prioridades prevenir a mortalidade, nomeadamente de idosos em lares, profissionais de saúde e de risco e a quem sofrer de «doença severa», associada a patologias como doença renal crónica.

O coordenador para o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 mencionou que 50% das mortes atingem pessoas «acima dos 50 anos» de idade, fundamentalmente quem tem patologias associadas.

950 mil pessoas serão vacinadas nesta primeira prioridade até fevereiro

Segundo Francisco Ramos, se tudo correr como planeado, 950 mil pessoas serão vacinadas nesta primeira prioridade até fevereiro e indicou que os idosos dos lares «não serão vacinados no mesmo dia», ou seja em simultâneo, mas à medida que as vacinas sejam distribuídas aos lares e aos hospitais, onde haverá marcação para as pessoas em risco «com local, data e hora».

Serão também os Centros de Saúde a convocar a vacinação das pessoas com declaração médica a atestar condição clínica que permita a vacinação na primeira fase do plano.

«O que é a capacidade de rotina são 50 mil inoculações por dia sem pôr em causa as outras atividades normais dos Centros de Saúde», garantiu Francisco Ramos, admitindo que nas cidades mais populosas poderão ser definidos outros espaços mais amplos par vacinar as pessoas com direito à inoculação contra o coronavírus.

«Nas grandes cidades será possível encontrar outros espaços onde as equipas dos centros de saúde operem» a vacinação, precisou.

Quanto à vacina da Pfizer disse que haverá apenas um ponto de entrega no continente, com distribuição a todo o restante território nacional, com exceção dos Açores e Madeira onde a logística de entrega será específica por serem ilhas.

Francisco Ramos mostrou-se confiante no plano traçado e apontou que «no melhor cenário» os peritos admitem que 50 a 70% da população possa estar vacinada até final da primavera, observando porém que a vacinação não é obrigatória.

Alertou porém que há que «esperar mais alguns meses par ver se as vacinas fazem aquilo que prometem», numa alusão à eficácia.

O antigo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde congratulou-se com o apoio e articulação da Direção-Geral de Saúde, Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde , SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e das Forças Armadas, dizendo que o suporte desta última lhe dá «uma enorme tranquilidade» tendo em conta o trabalho conjunto que já teve no passado com as Forças Armadas quando esteve no Instituto Português de Oncologia.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19