Hospitalização Domiciliária: Unidade do Hospital de Évora iniciou atividade no dia 14 de dezembro

15/12/2020

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital do Espírito Santo de Évora iniciou ontem, dia 14 de dezembro, a sua atividade.

Esta nova unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente por profissionais de saúde do hospital e apresenta diversas vantagens, nomeadamente o tratamento hospitalar com maior conforto e bem-estar para o doente, bem como a promoção da autonomia dos doentes e maior envolvimento dos familiares. Pode permitir também um menor tempo de internamento e a diminuição das infeções em ambiente hospitalar.

A equipa da unidade é composta por três médicos especialistas, cinco enfermeiros, uma assistente social, um farmacêutico e uma assistente técnica, e iniciará a sua atividade com capacidade para seis camas no domicílio. Os doentes poderão ser referenciados a partir do Serviço de Urgência do hospital, dos serviços de internamento ou do Hospital de Dia.

De acordo com a responsável pela UHDP, Ireneia Lino, «os doentes que cumpram os critérios clínicos, sociais e geográficos para admissão pela unidade, nomeadamente, um cuidador reconhecido como idóneo e condições de habitabilidade do domicílio, poderão ter hospitalização domiciliária. Para já, a unidade destina-se a doentes sem patologia Covid e contemplará os doentes com domicílio na zona de Évora, cidade e arredores».

A Presidente do Conselho de Administração, Maria Filomena Mendes, realça que «a criação desta unidade era um dos objetivos deste Conselho de Administração e é com enorme satisfação que vemos iniciar hoje a atividade da equipa de Hospitalização Domiciliária, uma equipa jovem, motivada, competente e empenhada numa missão exigente mas com o objetivo de fazer uma grande diferença para os nossos doentes, pois vai permitir que o doente permaneça no seu domicílio, junto da sua família, e no conforto do lar, enquanto lhes são assegurados os cuidados hospitalares de que necessita».

Para a dirigente «é ainda mais vantajoso para os doentes, principalmente nestes tempos de pandemia, porque passam a poder contar com o apoio dos nossos profissionais de saúde para recuperar da sua doença em casa, sem necessidade de internamento hospitalar».

Para saber mais, consulte:

Hospital do Espírito Santo de Évora > Notícias