Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 18/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 291 | 18/12/2020

Relatório de Situação nº 291 | 18/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 291 | 18/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Projeto Gripenet recruta participantes para vigilância da gripe e COVID-19 – INSA

imagem do post do Projeto Gripenet recruta participantes para vigilância da gripe e COVID-19

18-12-2020

O sistema Gripenet, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a recrutar participantes para acompanhar a epidemia sazonal de gripe e a pandemia por COVID-19 através da Internet. Podem colaborar nesta iniciativa de ciência, cujo sucesso depende da participação ativa dos cidadãos, todos os residentes em Portugal, bastando para tal o preenchimento um simples questionário on-line, comunicando o seu estado de saúde.

Monitorizar em tempo real a curva de incidência da epidemia sazonal da síndrome gripal, bem como a sua distribuição etária e regional são alguns dos objetivos do projeto Gripenet. Para tal, os participantes são convidados a preencher semanalmente um questionário a reportar os seus sintomas (ou ausência deles), sendo que, este ano, com a pandemia por COVID-19 em curso, o projeto pretende também identificar padrões de sintomatologia compatível com esta doença, para identificar tendências na evolução no número de casos.

O projeto Gripenet teve início em 2005, fundado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo sido transferido para o INSA em 2015 e nele já participaram mais de 25 mil voluntários. Ao longo dos anos, os dados recolhidos têm permitido entender melhor a dinâmica de transmissão dos vírus Influenza, incluindo quais os fatores de risco associados à síndrome gripal, assim como o recurso aos sistemas de saúde ou os comportamentos face à doença.

Um dos ‘segredos’ do sucesso do Gripenet é sua simplicidade de uso e rapidez no preenchimento dos sintomas, bem como a transparência no tratamento dos dados, sabendo os participantes como o sistema interpretou o seu caso particular. Os dados, anonimizados, são disponibilizados numa plataforma pública on-line, tornando o Gripenet, simultaneamente, um projeto de comunicação de ciência e um dos maiores repositórios sobre a gripe em língua portuguesa.

A informação disponibilizada pelos cidadãos no Gripenet não concorre com a que é obtida pelo Programa Nacional de Vigilância da Gripe, coordenado pelo INSA em articulação com a Direção-Geral da Saúde, tratando-se de metodologias e amostras diferentes, complementares, contribuindo para um melhor retrato da gripe em Portugal. Devido às suas características, o sistema Gripenet possibilita uma deteção precoce de eventuais anomalias, e uma captação de pessoas que recuperam da gripe sem recorrer aos serviços de saúde, com uma assinalável economia de recursos.

O Gripenet foi um dos fundadores da rede europeia Influenzanet, que conta já com dez países participantes. Sistemas semelhantes de monitorização participativa da gripe através da internet foram posteriormente adotados no México, Estados Unidos e Austrália, evidenciando a importância destes sistemas para a monitorização da saúde pública ao nível nacional e internacional.


Covid-19 | Vacinação

18/12/2020

Até 1,2 milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech no primeiro trimestre de 2021

A ministra da Saúde revelou hoje que Portugal espera receber cerca de 1,2 milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 entre este mês e o primeiro trimestre de 2021.

“Desconhecemos ainda com certeza se acontecerão num único momento ou em várias semanas destes meses. São 312.975 (doses) no acumulado de dezembro e janeiro, 429 mil doses em fevereiro e 487.500 em março, ou seja, um total de 1,2 milhões de doses, se se confirmarem as entregas da Pfizer ao longo do primeiro trimestre. Mas insisto que depende da produção e distribuição de entidades terceiras e temos de acompanhar”, sublinhou Marta Temido no decorrer da audição conjunta da comissão parlamentar de Saúde com a comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Quanto ao arranque da vacinação, a governante reiterou que a chegada das primeiras doses “está prevista para 26 de dezembro e o que o país está preparado para começar a vacinar no dia 27”, lembrando que as datas acompanham os outros estados-membros da União Europeia e que a decisão de lançar a vacinação contra a covid-19 entre os dias 27 e 29 representa um “sinal importante de capacidade dos vários países de trabalharem em conjunto”.

Marta Temido assegurou que o país tem uma capacidade “muito significativa” ao nível da administração de vacinas e realçou também que o Centro Hospitalar Lisboa Central e o Hospital de São João, no Porto, poderão não ser os únicos a receberem vacinas do primeiro lote previsto para este mês. “São dois hospitais que estarão neste primeiro lote, mas não quer dizer que sejam os únicos. A vacinação será facultativa. Além da identificação dos profissionais de saúde que trabalhem nesses hospitais e sejam elegíveis, a vacinação depende do interesse que os próprios tenham em ser vacinados ou não nesse primeiro momento, que é o primeiro de um processo que vai ser exigente”, concluiu.


StayAway Covid supera os 2,8 milhões de utilizadores

18/12/2020

StayAway Covid com mais de 2,8 milhões de downloads, testes de diagnóstico ao novo coronavírus superam os 5 milhões

A aplicação de telemóvel StayAway Covid para rastreamento de contactos já foi descarregada por 2,8 milhões de vezes, adiantou hoje a Ministra da Saúde, Marta Temido, que reconheceu, porém, que a geração de códigos está aquém das expectativas.

«A aplicação StayAway Covid teve mais de 2,8 milhões de downloads e vários códigos inseridos, mas não tantos quanto gostaríamos», afirmou a governante na audição conjunta da comissão da Saúde com a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Entre os números destacados pela Ministra da Saúde está também a realização de testes de diagnóstico ao novo coronavírus (Sars-Cov-2, causador da doença Covid-19), nos quais Portugal já ultrapassou os cinco milhões desde o início da pandemia, em março.

«Mais de 5,1 milhões de testes foram já realizados no sistema de saúde português, numa intensa colaboração das áreas que o compõem. Uma rede que hoje conta com 128 pontos de realização de testes laboratoriais e que foi completada com testes rápidos de antigénio. Hoje temos um total de 81 pontos de realização de testes rápidos de antigénio», observou.

Consultas e reserva estratégica Nacional

Paralelamente, Marta Temido vincou que o número de consultas em cuidados de saúde primários até outubro era de 26,3 milhões, em linha com as estatísticas do período homólogo de 2019: 26,5 milhões. «É muito encorajador, na medida em que mostra a resiliência dos cuidados de saúde primários», notou.

A governante sublinhou a realização de 9,2 milhões de consultas em cuidados hospitalares até outubro, quando tinham sido feitas 10,3 milhões no mesmo período em 2019, e cerca de 474 mil intervenções cirúrgicas, menos 100 mil em relação ao ano passado.

Já sobre a reserva estratégica nacional, a ministra da Saúde assegurou que o país assegurou «58 milhões de máscaras cirúrgicas, das quais 14 milhões de FFP2 e FFP3 e 22 milhões de luvas cirúrgicas», além de outros equipamentos de proteção individual.


Vigilância da gripe e Covid-19

18/12/2020

Projeto coordenado pelo INSA recruta participantes

O sistema Gripenet, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a recrutar participantes para acompanhar a epidemia sazonal de gripe e a pandemia por Covid-19 através da Internet.

Podem colaborar nesta iniciativa de ciência, cujo sucesso depende da participação ativa dos cidadãos, todos os residentes em Portugal, bastando para tal o preenchimento um simples questionário online, comunicando o seu estado de saúde.

Monitorizar em tempo real a curva de incidência da epidemia sazonal da síndrome gripal, bem como a sua distribuição etária e regional são alguns dos objetivos do projeto Gripenet Para tal, os participantes são convidados a preencher semanalmente um questionário um a reportar os seus sintomas (ou ausência deles), sendo que, este ano, com a pandemia por Covid-19 em curso, o projeto pretende também identificar padrões de sintomatologia compatível com esta doença, para identificar tendências na evolução no número de casos.

Sobre o projeto

O projeto Gripenet teve início em 2005, fundado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo sido transferido para o INSA em 2015 e nele já participaram mais de 25 mil voluntários. Ao longo dos anos, os dados recolhidos têm permitido entender melhor a dinâmica de transmissão dos vírus Influenza, incluindo quais os fatores de risco associados à síndrome gripal, assim como o recurso aos sistemas de saúde ou os comportamentos face à doença.

De acordo com o INSA, «a informação disponibilizada pelos cidadãos no Gripenet não concorre com a que é obtida pelo Programa Nacional de Vigilância da Gripe, coordenado pelo INSA em articulação com a Direção-Geral da Saúde, tratando-se de metodologias e amostras diferentes, complementares, contribuindo para um melhor retrato da gripe em Portugal».

Devido às suas características, o sistema Gripenet possibilita uma deteção precoce de eventuais anomalias, e uma captação de pessoas que recuperam da gripe sem recorrer aos serviços de saúde, com uma «assinalável economia de recursos», destaca o INSA.

O Gripenet foi um dos fundadores da rede europeia Influenzanet, que conta já com dez países participantes.

Para saber mais, consulte:

Para saber INSA > Projeto Gripenet recruta participantes


Covid-19 | Natal

18/12/2020

OMS recomenda ficar em casa e evitar reuniões familiares no Natal

O Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa defendeu hoje que o mais seguro em termos de saúde é não visitar familiares nas férias de Natal e ficar em casa.

«Há uma diferença entre o que as autoridades permitem e o que é suposto fazer. O mais seguro agora é ficar em casa», recomendou em comunicado o diretor da OMS Europa, Hans Kluge, com sede em Copenhaga.

Kluge apela ao «espírito coletivo» na época natalícia para ajudar a ultrapassar os desafios trazidos pela pandemia e pelas restrições na saúde mental das comunidades, que sofreram com o medo de transmissão do vírus, o isolamento, o desemprego, as preocupações financeiras e a exclusão social.

«Reconhece que, embora separado dos teus entes queridos, não estás sozinho. Reacende o espírito coletivo que existe durante a crise: comunica, conecta-te, apoia-te. Lembra-te que o mais seguro é estar em casa», aconselha Kluge.

«Quando olharmos para trás, para esses tempos sem precedentes, espero que todos sintamos que agimos com um espírito de humanidade compartilhada para proteger os necessitados», disse o Diretor da OMS Europa, sublinhando que ainda vai haver mais alguns meses de «sacrifício pela frente».

Num comunicado, a organização pediu às famílias para praticarem o distanciamento e usarem máscara dentro de casa durante as festividades porque «pode ser incómodo, mas contribui de forma significativa para que todos estejam seguros e saudáveis». Recomendava ainda que se evitem as aglomerações nas viagens para reuniões familiares.

Kluge recordou hoje os mais de 23 milhões de casos no continente e mais de meio milhão de mortes «trágica», numa altura em que o número diário de fatalidades por Covid-19 permanece com «as taxas mais altas desde o início do ano» e a transmissão continua «intensa e generalizada».

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fonte: Lusa

Para saber mais, consulte:

OMS Europa – https://www.euro.who.int/en


Covid-19 | Atividade semanal do INEM

18/12/2020

Mais de 3.300 transportes de casos suspeitos entre 7 e 13 de dezembro

Entre os dias 7 e 13 de dezembro, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica realizaram um total de 3.370 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2.

A Delegação Regional do Norte (DRN) continua a ser a que realizou o maior número de transportes, mais concretamente 1.346 utentes com sintomatologia compatível com Covid-19, seguida da Delegação Regional do Sul (DRS), que realizou 1.250 transportes. Os meios afetos à Delegação Regional do Centro (DRC) transportaram 673 casos e os da DRS – Algarve, 101.

No que diz respeito a colheitas de amostras biológicas, verificou-se uma redução da atividade relativamente à semana transata. As equipas do INEM realizaram um total de 513 serviços, sendo que a equipa da DRN recolheu 369 amostras, a da DRS 87, a da DRC 16 e a DRS-Algarve 16.

O INEM possui atualmente quatro Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária, que foram criadas a 10 de março para proceder à colheita, acondicionamento e transporte de amostras biológicas necessárias ao diagnóstico de Covid-19 em alguns locais, como por exemplo estruturas residenciais para idosos ou estabelecimentos prisionais, para onde frequentemente são mobilizadas. Estas equipas realizaram, até à data, 33.656 colheitas.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Comemorações de Natal

18/12/2020

Super-Heróis visitam crianças internadas no Hospital de Braga

Na passada quinta-feira, 17 de dezembro, as crianças internadas no Hospital de Braga, receberam a visita de três «super-heróis».

A cerca de 25 metros do chão, pendurados no lado de fora do edifício, ao nível das janelas da ala da pediatria, os super-heróis Homem Aranha, Batman e Wonder Woman surpreenderam pais e filhos e interagiram com as crianças através dos vidros.

Através da mímica, desenho e expressão facial levaram alegria e uma comemoração de Natal diferente a estas crianças.

Devido à situação atual da pandemia de Covid-19, não foi possível haver contacto direto entre super-heróis e crianças, mas foi entregue na mesma, pelas mãos dos profissionais, um presente de natal às crianças.

Em comunicado, o Hospital de Braga refere que, apesar da pandemia, e mantendo todas as regras de segurança, foi possível aquecer os corações de todas as crianças que se encontram internadas numa época festiva tão especial.

Esta foi uma atividade promovida em parceria com o Braga Retail Center.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Estado de Emergência | Natal e Ano Novo

18/12/2020

Renovação por mais 15 dias, até 7 de janeiro. Conheça as medidas

Dando seguimento à renovação do Estado de Emergência, o Conselho de Ministros aprovou o decreto que regulamenta as medidas a adotar, em todo o território continental, no período entre as 0 horas do dia 24 de dezembro de 2020 e as 23h59 do dia 7 de janeiro.

O Governo, reunido em Conselho de Ministros, no dia 17 de dezembro, reavaliou a situação epidemiológica de cada concelho, atualizou a lista dos concelhos de risco, manteve as regras anteriormente definidas para o período do Natal e procedeu ao agravamento das medidas para o período do Ano Novo. Assim, foi decidido:

  • Manter em vigor as regras vigentes, bem como o escalonamento da sua aplicação em função do risco de transmissão da Covid-19 de cada município – moderado, elevado, muito elevado e extremo.
  • Atualizar a lista de concelhos de risco e a sua distribuição pelos diferentes níveis.

Para o período do Natal

  • Circulação entre concelhos:
    • Permitida.
  • Circulação na via pública:
    • Noite de 23 para 24: permitida apenas para quem se encontre em viagem;
    • Dias 24 e 25: permitida até às 02h00 do dia seguinte;
    • Dia 26: permitida até às 23h00.
  • Horários de funcionamento:
    • Nas noites de 24 e 25, funcionamento dos restaurantes permitido até à 01 hora.
    • No dia 26, funcionamento dos restaurantes permitido até às 15h30 nos concelhos de risco muito elevado e extremo.
    • Nos dias 24 e 25 os horários de encerramento não se aplicam aos estabelecimentos culturais.

Para o período do Ano Novo

  • Circulação entre concelhos:
    • Proibida entre as 00h00 de 31/12 e as 05h00 de 4/01.
  • Circulação na via pública:
    • Para todo o território continental:
      • No dia 31/12, proibida a partir das 23h00;
      • Nos dias 1, 2 e 3/01, proibida a partir das 13h00.
  • Horários de funcionamento em todo o território continental:
    • No dia 31/12, funcionamento dos restaurantes permitido até às 22h30.
    • Nos dias 1, 2 e 3/01, funcionamento dos restaurantes permitido até às 13h00, exceto para entregas ao domicílio.
  • Proibidas festas públicas ou abertas ao público.
  • Proibir ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas.

O Governo reforça ainda o apelo para que se evite:

  • Juntar muita gente;
  • Estar muito tempo sem máscara;
  • Espaços fechados, pequenos e pouco arejados.

Para saber mais, consulte:

Veja também:

Decreto do Presidente da República n.º 66-A/2020 – Diário da República n.º 244/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-12-17
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

Resolução da Assembleia da República n.º 90-A/2020 – Diário da República n.º 244/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-12-17
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Autorização da renovação do estado de emergência