Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 04/01/2021: Notícias

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 03-01-2021

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 03-01-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 03-01-2021

03-01-2021

A mais recente atualização do Relatório de situação sobre a diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, refere que foi identificada a circular em Portugal Continental a nova variante detetada recentemente no Reino Unido.

No âmbito do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, desenvolvido e coordenado pelo INSA, em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), foram analisadas, até à data, 2287 sequências do genoma do novo coronavírus SARS-CoV-2, obtidas de amostras colhidas em mais de 65 laboratórios, hospitais e instituições, representando 199 concelhos de Portugal.

Nesta nova atualização, foram inseridas mais 19 sequências com o objetivo de pesquisar a presença da nova variante recentemente identificada no Reino Unido em amostras suspeitas, incluindo amostras associadas a casos positivos de COVID-19 com historial de viagem e amostras com falha de deteção do gene S nos testes de diagnóstico de RT-PCR.

Entre as novas sequências agora analisadas, as quais são referentes a 10 amostras colhidas no aeroporto de Lisboa e a 6 amostras provenientes de outros locais de Portugal Continental, destaca-se a deteção de 16 sequências da nova variante. Juntamente com os 18 casos previamente detetados na Região Autónoma da Madeira (ver relatório de 28 de dezembro), foram detetadas no território português até agora um total de 34 casos de infeção associados à nova variante.

A diversidade genética desta variante nos 34 casos é concordante com a ocorrência de múltiplas introduções independentes. Caso se venha a verificar que algumas dessas sequências estão associadas a casos para os quais foi reportada a inexistência de viagem ao estrangeiro, os mesmos poderão configurar transmissão comunitária, requerendo particular investigação de contactos por parte das autoridades de Saúde Pública.

O INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, desde o passado mês de abril, através da análise do genoma do novo coronavírus. Este trabalho de âmbito nacional tem como objetivo principal determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal.

Os resultados deste trabalho, que conta com a participação de uma rede de mais de 65 hospitais e laboratórios de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores para o envio de amostras positivas, são revistos continuamente e atualizados à medida que são obtidos mais dados. Mais informações sobre este estudo podem ser obtidas aqui.


Covid-19 | Taxa de incidência

04/01/2021

25 concelhos em risco extremo devido ao elevado número de casos

Vinte e cinco concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 14 e 27 de dezembro, menos um em relação aos dados anteriores.

Estes 25 concelhos estão em risco extremo devido ao elevado número de casos de infeção.

Entre os concelhos com maior número de infeções pelo novo coronavírus está Mourão, com 3.388 casos por 100 mil habitantes, seguido de Mora com 2.683/100 mil habitantes, Vidigueira com 1.942/100 mil habitantes e Nisa com 1.815.

No boletim de 28 de dezembro (o último com estes dados revelados semanalmente), Mourão já se destacava por uma elevada taxa de incidência de casos, tendo agora registado uma subida ao passar de 2.286 casos acumulados para 3.388.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa «corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada».

Com zero casos de infeção estão nove concelhos: Alcoutim, Lajes das Flores, Lages do Pico, Santa Cruz das Flores, Barrancos, Arronches, Nordeste, S. Roque do Pico e Corvo.

Vinte e nove concelhos registaram menos de 119 ocorrências por 100 mil habitantes. No boletim de 28 de dezembro eram 41 concelhos com estes valores.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Relatório de situação | 04/01/2021


Covid-19 | Vacinação

04/01/2021

Vacinação nos lares de idosos começou com uma utente de 100 anos

A vacinação contra a Covid-19 nos lares de idosos no continente arrancou hoje em Mação, tendo sido uma utente de 100 anos a receber a primeira das 112 vacinas a administrar em duas instituições do concelho de Santarém.

O arranque da vacinação decorreu na Casa de Idosos de São José das Matas perante a presença de vários membros do Governo, entre os quais o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, Ana Mendes Godinho, a Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, e o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador da região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.

A primeira utente vacinada, cerca das 15:10, foi Celeste Heleno, de 100 anos, seguindo-se um homem de 94 e uma mulher de 90, num total de 56 na Casa de Idosos de São José das Matas, a que se somarão outros 61, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos.


OMS | Combate à pandemia

04/01/2021

2021 é o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que 2021 será o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, para reconhecer a “dedicação e sacríficios” dos profissionais de saúde.

A decisão de dedicar 2021 ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores havia sido tomada em novembro, no decurso da 73.ª Assembleia Mundial da Saúde realizada por videoconferência a partir de Genebra.

Para a OMS, os trabalhadores de saúde têm um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para a população. Desde o início da pandemia da Covid-19, estes profissionais têm demonstrado dedicação, sacrifício e compromisso extremos não só para fazer este trabalho, mas também para vencer a doença.

Na ocasião, os estados-membros da Assembleia apelaram ainda ao reforço da aplicação do código global sobre o recrutamento internacional dos profissionais de saúde, reconhecendo o aumento da migração de trabalhadores da área da saúde.


Vacinação contra a Covid-19

04/01/2021

São João com “cerca de 4.000” profissionais vacinados até fim da semana

O Hospital de São João, no Porto, recebeu hoje mais 1.500 vacinas contra a Covid-19 destinadas a médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica de serviços, referenciados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como prioritários.

Desta forma, o Hospital de São João conta vacinar contra a covid-19 “mais 1.500” profissionais de saúde esta semana, chegando a “cerca de 4.000” vacinados, disse hoje, em declarações à Lusa, o Diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva.

“[Com este lote] ficam todos os profissionais de saúde identificados nos grupos prioritários dentro das regras que foram definidas. Mas os profissionais de saúde que contactam doentes, como um todo, são em si mesmo um grupo prioritário. O nosso objetivo é poder chegar rapidamente a todos. A nossa ambição é fazê-lo o mais rápido possível para proteger os nossos profissionais, porque protegendo os nossos profissionais, protegemos os nossos doentes”, afirmou Nelson Pereira.

Recorde-se que no dia 27 de dezembro, numa operação que durou 10 horas e que envolveu mais de 100 profissionais de vários serviços, o Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) vacinou mais de 2.000 profissionais de saúde.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, deu início à implementação do Plano de Vacinação contra a Covid-19 naquele dia, no CHUSJ, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Ana Isabel Ribeiro a primeira dose da vacina.

Atualmente foram vacinados no Hospital de São João cerca de 2.500 profissionais. De acordo com o CHUSJ, todos os colaboradores que manifestarem interesse na vacinação terão acesso, num processo que se pretende contínuo e sequencial, de acordo com as prioridades definidas pela DGS.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Vacinação nos lares de idosos

04/01/2021
idoso651

Secretário de Estado da Saúde vai acompanhar arranque da vacinação

A vacinação nos lares de idosos arranca hoje em Portugal continental com mais de 110 pessoas de duas instituições de Mação (Santarém) a receberem a vacina.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança, Ana Mendes Godinho, a Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, e o Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador da região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, vão marcar presença no arranque da vacinação, que terá início às 15 horas, na Casa de Idosos de São José das Matas, onde serão vacinadas 51 pessoas, entre utentes e funcionários.

Pelas 16 horas, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos, está prevista a vacinação de mais 61 pessoas.

Depois de se ter iniciado o processo no dia 27 de dezembro com a administração da primeira dose da vacina a profissionais de saúde, a Ministra da Saúde, Marta Temido, tinha assegurado que a primeira fase da campanha de vacinação iria alargar-se aos lares situados nos 25 concelhos em risco extremo de incidência da Covid-19, de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em causa estão, assim, os municípios com uma taxa de incidência superior a 980 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, numa lista que deverá ser novamente atualizada hoje pela DGS.

De acordo com Marta Temido, 11 concelhos estão integrados na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, oito na ARS do Alentejo, cinco na ARS do Centro e um na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, explicando ainda que «são cerca de 150 estruturas residenciais para idosos e da rede de cuidados continuados» que vão ser abrangidas nesta nova etapa.

Para a próxima semana está já prevista a extensão da vacinação em lares de idosos dos outros concelhos.


Covid-19 | Atividade do INEM

04/01/2021

INEM faz balanço das estratégias e atividades no âmbito da pandemia

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) apresentou, no seu site, o balanço das estratégias e atividades desenvolvidas durante os últimos meses que, direta ou indiretamente, procuraram ajudar a travar a pandemia por Covid-19 no país.

No início de março, o INEM implementou ambulâncias especializadas dedicadas ao transporte de casos suspeitos validados ou confirmados de infeção por SARS-CoV-2 e ativou a Sala de Situação Nacional – um recurso disponível 24 horas por dia e que garantiu a gestão, acionamento e acompanhamento dos transportes especializados de casos suspeitos ou validados e das equipas de colheitas de material biológico, bem como os contactos institucionais com outras entidades envolvidas na resposta à pandemia.

Até 27 de dezembro, o INEM e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) realizaram 88.656 transportes de utentes com suspeita de infeção por Covid-19.

Também em março, o INEM criou Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária para proceder à colheita, acondicionamento e transporte de amostras biológicas necessárias ao diagnóstico de COVID-19 em locais específicos.

No total, as equipas de colheita de amostras biológicas realizaram, até 27 de dezembro, 34.325 colheitas.

Em meados de outubro o INEM introduziu, na ferramenta de registo clínico, uma opção que permite às tripulações dos meios de emergência médica pré-hospitalar reportar situações em que tenham identificado risco de saúde pública, de forma a que o INEM possa alertar as entidades competentes para intervir adequadamente em cada situação.

O INEM foi ainda chamado a intervir em contextos específicos, como por exemplo, para avaliar casos suspeitos de passageiros que chegavam aos aeroportos, num total de 1.598 passageiros monitorizados e 10 casos suspeitos confirmados. Foram igualmente controlados pelos trabalhadores do INEM 1.916 passageiros do navio cruzeiro MSC Fantasia, aportado em Lisboa.

Adicionalmente, o INEM operacionalizou estruturas de apoio para unidade hospitalares, por exemplo, tendas de triagem nos Hospitais de São João, no Porto, e Dona Estefânia, em Lisboa, tendo ainda apoiado a montagem de “hospitais de campanha” em Ovar e Penafiel e apoiado a realização de testes Covid-19 na Região Metropolitana de Lisboa e em Paços de Ferreira.

O INEM sublinha que, apesar do contexto atípico, foi possível manter os padrões habituais da atividade assistencial do INEM e dos seus parceiros do SIEM. Entre janeiro e novembro, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM atenderam 1.194.839 chamadas de emergência, o que representa, em média, 3.566 chamadas de emergência por dia. Quanto ao acionamento de meios, nos meses em análise foram ativados 1.069.173 meios de emergência.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias