Louva a Força Especial de Proteção Civil

«Louvor n.º 15/2021

Sumário: Louva a Força Especial de Proteção Civil.

Louvo a Força Especial de Proteção Civil, herdeira da história, tradições e capacidades da antiga Força Especial de Bombeiros. Na qualidade de uma força especial de proteção civil, dotada de estrutura e comando próprio, organizada e inserida no dispositivo operacional da Autoridade, permanentemente pautou a sua atuação pelos mais elevados critérios de profissionalismo, abnegação e aptidão técnica, sendo em todas as ocasiões uma força extraordinária e diferenciada, atingindo sempre elevadíssimos padrões de qualidade, e prontidão na resposta a emergências, em prol da segurança de todos os cidadãos, nas áreas onde atuou, quer em Portugal, quer fora do território nacional.

Tendo na sua base a aplicação de uma estratégia de combate aos incêndios rurais, quer com equipas helitransportadas, quer com forças terrestres de ataque inicial e de ataque ampliado, o seu efetivo caraterizou-se continuamente pela total disponibilidade dos operacionais, associado ao forte compromisso destes para com o serviço público.

A Força Especial de Proteção Civil agrega em si os valores intrínsecos de disponibilidade permanente para a missão, trabalho em equipa multidisciplinar, elevada competência técnica nos mais variados setores da resposta às emergências, cultura de exigência, qualidade e eficácia na intervenção, rigor, disciplina e ética profissional.

Ao longo da sua história pautou a sua conduta por um exemplar desempenho e níveis de motivação elevados, ao serviço das atividades de proteção e socorro, com uma atuação caraterizada pela abnegação e solidariedade para com as populações mais vulneráveis, características por diversas vezes reconhecidas pelas entidades competentes.

Entre as inúmeras missões que diariamente desenvolve de forma altruísta, destacam-se a missão de apoio a situação meteorológica adversa na Região Autónoma da Madeira, em 2012; a missão de apoio aos efeitos do sismo no Haiti, em 2012; a missão de combate a incêndios florestais em Espanha, em 2015; as missões de combate a incêndios florestais na Região Autónoma da Madeira, em 2016; a missão de combate a incêndios florestais no Chile, em 2017; a missão de socorro às populações afetadas pela tempestade tropical Leslie no território nacional, em 2018; a missão de apoio às populações afetadas pelo ciclone tropical Idai em Moçambique, em 2019, bem como a sua atuação nos mais complexos incêndios ocorridos em território nacional.

Salientam-se ainda os inúmeros exercícios nacionais e internacionais que integrou, destacando-se em 2019 a participação ativa no exercício CASCADE19, sem a qual não teria sido possível desenvolver de forma pronta, eficaz e permanente, o conjunto de tarefas logísticas e de treino operacional que este exercício exigiu.

Nos últimos três anos acrescentou às suas múltiplas valências conhecimentos na área dos sistemas de apoio à decisão, contribuindo de modo expressivo para a análise do comportamento dos incêndios florestais e estudo das formas mais adequadas de os suprimir.

A Força Especial de Proteção Civil, pelo seu irrepreensível comportamento, pela eficiência e eficácia das suas atuações nos diferentes Teatros de Operações, evidenciadas ao longo de 13 anos de atividade, em muito contribuiu para a segurança dos cidadãos no que à proteção e socorro refere, carreando prestígio e mais-valia para o cumprimento da missão da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Assim, por tudo o que foi referido, os serviços prestados pela FEPC a Portugal, merecem ser considerados, relevantes, extraordinários e muito distintos.

23 de novembro de 2020. – O Presidente, Carlos Mourato Nunes, Tenente-General.»