Nomeação da Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade – DGS

«Despacho n.º 2479/2021

Sumário: Designa em regime de substituição a Doutora Carla Sandra Martins Pereira no cargo de chefe de divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade.

Considerando que se encontra vago o cargo de Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade, do Departamento da Qualidade na Saúde, e que assume caráter urgente e imprescindível para a prossecução das atribuições da Direção-Geral da Saúde o desempenho destas funções, nos termos do artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente, aprovado pela Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, designo, em regime de substituição e com efeitos a 1 de março de 2021, a Doutora Carla Sandra Martins Pereira, técnica superior de diagnóstico e terapêutica do mapa de pessoal da Direção-Geral da Saúde, no cargo de Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade, por reunir as condições para o desempenho do cargo a prover, conforme decorre da súmula curricular anexa ao presente despacho.

22-02-2021. – A Diretora-Geral da Saúde, Maria da Graça Gregório de Freitas.

Súmula Curricular

Carla Sandra Martins Pereira

Licenciada em Fisioterapia, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão e Instituto Politécnico de Lisboa – Escola superior de Tecnologias da Saúde.

Especialista em Fisioterapia pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade de Aveiro.

Pós-Graduada em Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Médicas.

Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE.

Doutorada em Saúde Publica, na área científica de Política e Gestão e Administração de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Publica.

Formanda do Programa de formação em gestão pública 2020/21 (FORGEP) – Instituto Superior de Gestão.

Desde 2016, coordenadora técnica e cientifica de diversos processos no Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente na área de “Adequação de cuidados”, que integra a área dos circuitos e redes (Referencia Nacionais, Redes Europeias de Referência, Mobilidade Internacional), desenho de circuitos de cuidados de doenças crónicas complexas, com especial destaque nas doenças raras (Orphanet Portugal, Comissão Interministerial da Estratégia Nacional de Doenças Raras), implementação e acompanhamento de ferramentas que facilitam a prestação de cuidados de saúde centrados nas pessoas (Tabela Nacional de Funcionalidade, Centros Prescritores de Agentes Biológicos, Produtos de Apoio), entre outros, como apoio à Coordenação Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados Integrados.

De 1999 até 2016, atividade clínica assistencial exercida no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – Hospital D. Estefânia, em contexto equipa multidisciplinar em diversas áreas hospitalares, como Medicina Física e Reabilitação, Cuidados intensivos, Unidades Cuidados Diferenciados, Unidades de Cirurgia e Ortopedia, Unidade Móvel de Apoio Domiciliário e implementação e coordenadora dos cursos de preparação para o nascimento.

Desde 2004, Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

Desde 2018, Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde Alcoitão.

Desde 2016, docente convidada de cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento na área da gestão em Saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Orientadora e arguente de teses de mestrado.

Desde 2017, membro da Comissão de Acompanhamento da Unidade Piloto de Cuidados Pediátricos Integrados.

Participação em projetos de investigação multidisciplinares, enquanto investigadora do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) e Comprehensive Health Research Centre (CHRC) – Universidade Nova de Lisboa.

Autora e coautora de vários artigos e capítulos de livros e outras publicações científicas, revisora de revistas científicas, preletora e moderadora em várias conferências, de âmbito nacional e internacional.

Júri de concursos de ingresso e avaliação do período experimental em concursos da função publica.

Dirigente de entidades não governamentais.»