Notícias em 04/03/2021

Relatório de Situação nº 367 | 04/03/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 367 | 04/03/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho nº 007/2021 de 04/03/2021 – DGS

Despacho nº 007/2021 de 04/03/2021

Criação do Grupo de Trabalho de Mobilização Social, Perceção de Risco e da Mudança Comportamental.


Boletim Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral – Número 7 – INSA

imagem do post do Boletim Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral – Número 7

04-03-2021

Encontra-se disponível para consulta um novo Boletim Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral, divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, enquanto parceiro do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral (PVNPC). A edição número 7 apresenta indicadores sobre a forma como a pandemia de SARS-CoV2 tem vindo a afetar o dia-a-dia das pessoas com paralisia cerebral, condicionando apoios, confinamento e isolamento.

Os efeitos da pandemia COVID-19 afetam o dia-a-dia das pessoas que vivem com paralisia cerebral, tanto o próprio como a sua família e cuidadores, condicionando diretamente doença, confinamento ou isolamento e disrupção da atividade profissional, mas também a interrupção da prestação de serviços de apoio e de intervenção para as pessoas com paralisia cerebral, que implicam ainda alterações importantes no quotidiano de familiares e de cuidadores, amplificando o efeito familiar e social.

Uma proporção importante de familiares e cuidadores que responderam ao Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral referiu perturbações das condições habituais de trabalho, em alguns casos com repercussão no rendimento económico, podendo agravar condições já vulneráveis. Muitos familiares e cuidadores de pessoas com paralisia cerebral sentem-se “sobrecarregados”, referindo ansiedade, tristeza, desânimo, agitação e insónia.

O Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral é uma colaboração entre a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, o INSA e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), operacionalizado pelo PVNPC. Com este projeto, é feito o alargamento do Barómetro COVID-19 a toda a população que lida com a paralisia cerebral, nomeadamente as pessoas com paralisia cerebral, as suas famílias e todos aqueles que com eles trabalham.

Este projeto reverte-se de especial importância, tendo em conta que a COVD-19 pode representar para as pessoas com paralisia cerebral um risco acrescido de desenvolver uma forma grave desta infeção, com especial vulnerabilidade para os quadros clínicos mais graves desta deficiência.

A participação no Barómetro COVID-19 e Paralisia Cerebral é voluntária e aberta, bastando responder ao seguinte formulário. Devido ao carácter evolutivo da pandemia SARS-CoV2, é desejável ir participando ao longo do tempo, respondendo ao inquérito semanal ou mensalmente, na medida em que assim poder-se-á perceber-se como a evolução da pandemia vai afetando as pessoas que vivem com paralisia cerebral.

Consulte aqui o Boletim N.º 7.


Instituto Ricardo Jorge implementa segunda fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge implementa segunda fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19

04-03-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em parceria com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, Associação Portuguesa de Analistas Clínicos e 33 hospitais do Serviço Nacional de Saúde de todas as regiões de saúde, já se encontra a desenvolver o trabalho de campo da segunda fase do Inquérito Serológico Nacional à COVID-19 (ISN COVID-19), dando assim continuidade ao projeto iniciado em maio de 2020.

Desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, o ISN COVID-19 permitirá conhecer a distribuição dos anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 (IgM e IgG) na população residente em Portugal, por grupos etários e regiões de saúde, assim como monitorizar a sua evolução ao longo do tempo e estimar a fração de infeções por SARS-CoV-2 assintomáticas. Esta informação permitirá aferir a taxa de ataque desta infeção na população portuguesa e contribuir para, futuramente, estimar o impacto do atual programa de vacinação contra a COVID-19.

O trabalho de campo da segunda fase do ISN COVID-19, que deverá decorrer até ao final do mês, envolve 350 pontos de colheita e prevê o recrutamento de 8.189 indivíduos com idade superior a 12 meses que recorram a um hospital ou laboratório participante no estudo para realização de análises clínicas, sendo que até ao dia 2 de março já tinham sido recrutados 4.164 participantes, o que corresponde a um pouco mais de 50% da amostra total planeada. Os primeiros resultados da nova fase do ISN COVID-19 deverão ser conhecidos no início de maio de 2021.

A informação e as amostras recolhidas no âmbito do ISN COVID-19 são codificadas no momento da recolha de modo a que os dados partilhados e divulgados não permitam a identificação individual do participante. A participação no inquérito não tem qualquer custo para os participantes, que poderão ter acesso aos seus resultados individuais, caso assim o entendam. Todas as amostras encontram-se a ser processadas no Departamento de Doenças Infeciosas do INSA.

Os resultados da primeira fase do ISN COVID-19 indicaram uma seroprevalência global de 2,9% de infeção pelo novo coronavírus na população residente em Portugal, não tendo sido encontradas diferenças significativas entre regiões e grupos etários. O estudo analisou uma amostra não-probabilística de 2.301 pessoas residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 1 ano, recrutadas em 96 pontos de colheita, entre 21 de maio e 8 de julho de 2020.


Covid-19 | Balanço

04/03/2021

Hospital de Braga tratou 1.737 infetados desde o início da pandemia

O Hospital de Braga recebeu 1.737 doentes Covid-19 desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal.

De acordo com coordenador da área Covid-19 do Hospital de Braga, Alexandre Carvalho, o dia “mais complicado” terá sido a 1 de fevereiro, com um total de 189 doentes internados.

“Chegámos a ter cinco enfermarias completamente dedicadas à Covid”, refere Alexandre Carvalho, num balanço do primeiro ano de epidemia no Hospital de Braga. Atualmente, as coisas estão “bem mais calmas”, com 18 doentes em enfermaria e 22 em cuidados intensivos, até por força do confinamento imposto pelo Governo.

No entanto, Alexandre Carvalho apela a que não se baixe a guarda e a que o desconfinamento seja feito de forma planeada, com critérios “transparentes e claros”, para evitar surpresas desagradáveis, afirmou.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


IPO Coimbra | Referenciação hospitalar

04/03/2021

Reforço da colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria aumenta a capacidade de resposta

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra) reforça, a partir desta quinta-feira, dia 4 de março, a sua colaboração institucional com o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) na área da consulta externa de Dermatologia – Telerrastreio e de Urologia.

No âmbito desta colaboração com o CHL, já mantida na área da cirurgia, «o IPO de Coimbra assegura agora uma maior capacidade de resposta para a referenciação hospitalar a partir dos cuidados de saúde primários» destaca o IPO de Coimbra, em comunicado.

De acordo com o IPO, este aumento da capacidade de resposta de primeiras consultas visa, sobretudo, doentes provenientes da zona norte da região de Leiria com suspeita ou confirmação de doença oncológica.

Este apoio vem no seguimento da colaboração já existente entre o IPO de Coimbra e outras instituições da região Centro, designadamente para realização de atividade cirúrgica e de Hospital de Dia, «colaboração essa que tem sido particularmente relevante durante o atual contexto pandémico», revela ainda o IPO de Coimbra.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra > Notícias


Dia Mundial da Obesidade

04/03/2021

Data pretende sensibilizar para a doença e implicações na saúde

O tema escolhido pela World Obesity Federation ( Federação Mundial da Obesidade) para celebrar este dia em 2021 foi “ Every body needs everybody”, através do qual se destaca que a obesidade é uma doença e deve ser tratada como tal.

Todos nós temos um papel a desempenhar no apoio e defesa das pessoas que vivem com obesidade. Devemos reconhecer que todo corpo é importante se quisermos construir um mundo mais saudável para todos.

Neste contexto, neste dia, destacamos a importância da promoção da alimentação saudável e a prática de exercício físico regular, enquanto estratégias para a prevenção desta doença, em especial a infantil e juvenil.

Para saber mais, consulte:


DGS lança manual sobre a prevenção da obesidade “na barriga da mãe”

DGS lança manual sobre a prevenção da obesidade “na barriga da mãe”

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS publica esta quinta-feira, Dia Mundial da Obesidade, um manual dedicado à alimentação na gravidez, sob o mote a “prevenção da obesidade começa na barriga da mãe”.

Este manual inclui as mais recentes recomendações sobre macro e micronutrientes durante a gravidez e a lactação da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

Inclui também informação importante sobre o ganho de peso durante a gravidez, a ingestão de cafeína ou álcool e suplementação, questões frequentes nestas situações. Foram acrescentadas recomendações para casos específicos, como por exemplo para gestações múltiplas ou para mulheres que seguem um padrão alimentar vegetariano.

Esta nova edição do manual destaca também a obesidade na preconceção e na gravidez, e os cuidados de segurança alimentar a ter durante a gravidez. Por último, foram desenvolvidas algumas ferramentas de apoio que podem ser utilizadas na comunidade para a promoção da alimentação e nutrição adequadas a mulheres na gravidez e lactação.

Trata-se de um documento de cariz essencialmente técnico, mas no final de cada capítulo ou subcapítulo e´ apresentado um resumo, em linguagem acessível a todos, com a informação a reter e com interesse para a mulher grávida. Complementarmente, o manual apresenta também dois guias com informação clara, grafismo apelativo e orientado para o público em geral.

Com esta atualização, que utiliza a evidência científica mais recente, disponibilizamos um documento de referência para todos os profissionais e também para as famílias que estará disponível e acessível on-line gratuitamente.

Os hábitos alimentares e o estilo de vida antes, durante a gravidez e amamentação influenciam a saúde da criança, nomeadamente o risco de contrair doenças como a obesidade. Assim, otimizar o estado nutricional precocemente e corrigir alguns comportamentos alimentares ainda antes e durante a gravidez trará benefícios a curto e a longo prazo, pelo que e´ necessário que os profissionais de saúde e as mulheres grávidas tenham o melhor conhecimento sobre a alimentação e nutrição adequadas durante esta fase tão importante do ciclo da vida.

Promover a saúde materno-infantil é mesmo considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma oportunidade particular para a prevenção da obesidade e de outras doenças crónicas associadas.

Este manual foi elaborado em parceria com a ASAE, uma vez que apresenta um capítulo dedicado à importância da segurança alimentar durante a gravidez. Colaboraram ainda no manual reconhecidos especialistas da área da alimentação a nível nacional e a equipa técnica do PNPAS.

Saiba mais aqui.


CHL com nova estrutura

04/03/2021

Investimento no Hospital de Alcobaça permite o aumento de cirurgias

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) abriu, no dia 1 de março, a Unidade Funcional de Cirurgia Ambulatória da Mão e Artroscopia no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

«A criação desta Unidade traduz-se em ganhos a nível assistencial, com a previsão de um aumento de cerca de 410 cirurgias por ano, face ao atualmente realizado pelo Serviço de Ortopedia II, com benefícios científicos e orçamentais, e a rentabilização dos recursos físicos e humanos já existentes no centro hospitalar, nomeadamente no Bloco Operatório do HABLO», refere António Sá, Diretor do Serviço de Ortopedia II do CHL.

A implementação desta Unidade envolveu um investimento inicial de cerca de 76 mil euros, e funciona com a utilização do bloco operatório do HABLO de forma regular, com equipa cirúrgica, utilizando a técnica de anestesia local mais apropriada.

«Esta nova estrutura fomenta a produção cirúrgica em ambulatório, diminui gastos cirúrgicos e prestação de cuidados, e permite a libertação dos tempos operatórios no bloco para cirurgias mais complexas e cuja colaboração da Anestesia seja indispensável», salienta Licínio de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração do CHL.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Informação nº 001/2021 de 04/03/2021 – DGS

Informação nº 001/2021 de 04/03/2021

Candidatura para EPIET MS-Track C2021 fellows


Lançamento do Projeto-piloto de Submissão de Ensaios Clínicos – Infarmed

InfarmedImg

04 mar 2021

Para: Divulgação geral

Circular Informativa Conjunta N.º 003/CD/100.20.200, de 26/02/2021

Com o objetivo de se proceder à implementação em Portugal do Regulamento (UE) n.º 536/2014, de 16 de abril, relativo aos ensaios clínicos de medicamentos de uso humano, o Infarmed e a Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) desenvolveram uma metodologia de fase piloto do Procedimento de Avaliação Coordenada nacional entre ambas as entidades, em moldes semelhantes ao que acontecerá no futuro enquadramento regulamentar.

O principal objetivo do projeto-piloto é dar aos promotores e às entidades competentes envolvidas (Infarmed e CEIC) a possibilidade de se prepararem para os novos procedimentos e prazos de avaliação de novos pedidos de autorização de ensaio clínico e procederem aos respetivos ajustes necessários antes da entrada em vigor do Regulamento.

Os promotores e as entidades competentes participam no piloto de forma voluntária.

Para os efeitos de Submissão de Ensaios Clínicos no âmbito deste projeto piloto, deverão ser atendidas as orientações descritas no documento abaixo:
Projeto Piloto de Submissão de Ensaios Clínicos de acordo com o Regulamento (UE) nº 536/2014, de 16 de abril – Portugal Versão 1 datada de 30/12/2020.

Anexos:
Carta de Intenção
Estrutura de organização de pastas conforme Instruções ao requerente: Projeto Piloto_CTR-nºEudraCT.

Alertas_Notícias - Fabrico de medicamentos