Notícias em 09/03/2021

Relatório de Situação nº 372 | 09/03/2021

Relatório de Situação nº 372 | 09/03/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 372 | 09/03/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Circular Normativa n.º 5/2021 – ACSS
Programa de Financiamento Centralizado para reforço da resposta de medicina intensiva no âmbito da pandemia Covid-19 – infraestruturas


Portugal tem o índice de transmissibilidade mais baixo da Europa – DGS

Portugal tem o índice de transmissibilidade mais baixo da Europa

Portugal apresenta atualmente o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais baixo da Europa, com um valor estimado para os últimos cinco dias de 0,74 para o território nacional, revelou ontem o investigador do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Baltazar Nunes.

Na reunião que juntou especialistas e políticos para a análise e avaliação da situação epidemiológica do país, o epidemiologista afirmou que «continuamos a apresentar o Rt mais baixo da Europa e com uma incidência já perto dos 120 [novos casos] por 100 mil habitantes».

O investigador do INSA, que integra o grupo de peritos que presta apoio ao Governo na tomada de decisões no âmbito da pandemia de COVID-19, sublinhou que a «tendência de decréscimo [da incidência] tem vindo a desacelerar» e alertou que o índice de transmissibilidade está «abaixo de 1 em todo o continente, mas superior a 1 nas regiões autónomas» da Madeira e dos Açores.

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/03/08/covid-19-indice-de-transmissibilidade/


DSIA organiza mais um webinar “Experiência de uma pandemia” – DGS

DSIA organiza mais um webinar “Experiência de uma pandemia”

A Direção-Geral da Saúde, através da Direção de Direção de Serviços de Informação e Análise (DSIA) e da Divisão de Epidemiologia e Estatística (DEE), organizou mais um Webinar “COVID-19: Experiência de uma pandemia”, no dia 5 de março, desta vez com o médico Luís Alves de Sousa, que tem desenvolvido o seu trabalho na Dinamarca.

A iniciativa integra-se num conjunto de webinar, nos quais a DGS convida personalidades de reconhecido mérito no combate à pandemia da COVID-19, com o objetivo de partilharem as experiências e desafios que têm encontrado na gestão da epidemia.

Desde 2019 que o convidado desenvolve o seu trabalho em Copenhaga, na Dinamarca, mais concretamente no European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) EU-track European Programme for Intervention Epidemiology Training (EPIET) Fellow, Statens Serum Institut.

Atualmente, trabalha na investigação de surtos de doenças transmitidas por água e alimentos e na análise de dados para a vigilância epidemiológica de doenças transmitidas por água e alimentos, doenças evitáveis pela vacinação e de SARS-CoV-2.

Luís Alves de Sousa concluiu o Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto (2010). É mestre em Saúde Pública, tendo concluído o Masters of Public Health do Imperial College London (2013), diploma de Mérito.

É Médico Assistente da carreira de Saúde Pública, no Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. (2019), atualmente em licença sem remuneração.


Covid-19 | Mobilização Social

09/03/2021

Projeto da DGS forma “agentes de saúde pública” de proximidade

O contexto da atual pandemia veio sublinhar a importância da disseminação de informação fidedigna e válida pelo maior número de pessoas possível. A ativação das pessoas deve visar a promoção de mudanças comportamentais bem-sucedidas e mantidas ao longo do tempo.

É com este objetivo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Escola Nacional de Bombeiros vão realizar uma formação de agentes de Saúde Pública para os Formadores desta Escola no dia 11 de março, pelas 18 horas.

Esta iniciativa integra o Projeto de Mobilização Social, que a DGS tem vindo a desenvolver desde março de 2020, e que pretende garantir a formação de Microinfluenciadores sociais (elementos “chave” da comunidade) para que, posteriormente, transmitam informação relevante e capacitem a comunidade nos diferentes settings e oportunidades de atuação.

O projeto conta com o apoio de inúmeras organizações parceiras (GNR, PSP, ANEPC, Cruz Vermelha, Academia, Associações Académicas, Associações de Voluntariado, Escuteiros ou Municípios) e são agora mais de 3 mil os Agentes de Saúde Pública que, espalhados por todo o país, realizam atividades junto das suas comunidades, para que a informação e o conhecimento dos comportamentos a adotar chegue a todos, não deixando ninguém para trás.

Para mais informações, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Notícias


Vacinação contra a Covid-19

09/03/2021

Centros de Penafiel e Paredes podem vacinar até 750 pessoas dia

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega II – Vale do Sousa Sul abriu esta terça-feira os centros de vacinação para a Covid-19 de Penafiel e Paredes, cada um com capacidade para vacinar até 750 pessoas por dia.

De acordo com o Diretor do ACES, Fernando Malheiro, os dois centros de vacinação contam com quatro postos de vacinação, zona de recobro, zona de acolhimento e espera e gabinete médico.

Fernando Malheiro previu que a dimensão dos centros de vacinação montados em Penafiel e Paredes, hoje inaugurados, complementados pelo centro de saúde de Castelo de Paiva, que também integra o ACES e tem capacidade para administrar a vacina a 200 pessoas por dia, serão capazes de, até setembro, abrangerem 90% dos cerca de 180 mil habitantes dos três concelhos.

Segundo o responsável, até ao momento, já foram inoculados cerca de 5.000 cidadãos, no conjunto dos três concelhos, número que, acentuou, está em linha com a média nacional.


Tratamento de cálculos pancreáticos

09/03/2021

São João inicia nova técnica para tratamento de casos complexos

A partir do dia 10 de março, o Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) irá começar a realizar litotrícia extracorporal (LEC) para o tratamento de cálculos pancreáticos.

«Esta abordagem irá permitir novas soluções para casos complexos, proporcionando uma melhoria no controlo da dor nas situações de pancreatite crónica, diminuição do uso de analgésicos e redução do número de dias de hospitalização», explica o diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHUSJ, Guilherme Macedo.

O uso da LEC no tratamento de pessoas com pancreatite crónica e litíase pancreática é considerado como o mais avançado nos centros de referência de todo o mundo, para os casos com cálculos pancreáticos de grandes dimensões.

A utilização desta técnica pelo CHUSJ irá permitir também dar resposta aos hospitais da região norte.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


SNS 24 Balcão

09/03/2021

Teleconsultas nas juntas de freguesia evitam deslocações às unidades de saúde

No âmbito do SNS 24 Balcão, vários utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a ter teleconsultas na Junta de Freguesia da Cumieira, Santa Marta de Penaguião, o que se traduz numa mais-valia para os utentes, sobretudo no atual contexto de pandemia.

“Foi muito fácil. Foram cinco minutos para por os dados pessoais e, depois, o médico de família está ali, não houve qualquer problema em termos de som, de imagem, conseguiu ouvir-me perfeitamente e ver-me e consegui resolver o que precisava”, afirmou Daniela Mourão, de 22 anos, em declarações à agência Lusa.

No edifício foi construída uma pequena sala onde foi colocado o equipamento, computador, ecrã e colunas, e ali os utentes ficam com privacidade para conversarem com o médico, neste caso, do Centro de Saúde de Santa Marta de Penaguião.

O SNS 24 Balcão funciona há um mês na Cumieira e aqui é possível marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento ou realizar uma teleconsulta com o médico de família.

As primeiras oito unidades do SNS 24 Balcão foram inauguradas em dezembro de 2020, prevendo-se a abertura de mais 23 no decorrer deste ano.

Neste momento, contabiliza-se um total de 31 balcões do SNS 24 a funcionar em 31 juntas de freguesia de oito municípios, designadamente de Vila Verde, Guimarães, Alijó, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Murça, Sabrosa e Fafe, inseridos na área da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Recorde-se que SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, envolvendo, para já, municípios, juntas de freguesia e agrupamentos de centros de saúde (ACES). Estas entidades parceiras passam a disponibilizar, nas suas instalações, um SNS24 Balcão com colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão. Tornando-se assim, mais uma porta de entrada para o SNS para aqueles que têm pouca literacia digital, não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, que, em muitos casos, já se encontram disponíveis na Área do Cidadão do Registo de Saúde Eletrónico.

O SNS 24 Balcão permite marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras.