Notícias em 10/03/2021

Relatório de Situação nº 373 | 10/03/2021

Relatório de Situação nº 373 | 10/03/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 373 | 10/03/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 10/03/2021 – DGS

Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 10/03/2021

Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 – Fase 1


Norma nº 003/2021 de 08/02/2021 atualizada a 10/03/2021 – DGS

Norma nº 003/2021 de 08/02/2021 atualizada a 10/03/2021

Campanha de Vacinação contra a COVID-19: COVID-19 Vaccine AstraZeneca®


DGS atualiza recomendações de utilização da vacina da Astrazeneca

DGS atualiza recomendações de utilização da vacina da Astrazeneca

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualiza hoje a Norma relativa à vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca, de forma a permitir a sua utilização sem reservas a partir dos 18 anos, dada a sua segurança, qualidade e eficácia comprovadas, tal como foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos.

Esta decisão tem suporte na divulgação de dados conhecidos nos últimos dias, que indicam que a vacina da AstraZeneca é eficaz em pessoas com mais de 65 anos.

Os novos estudos conhecidos mostraram agora, com base em metodologias científicas robustas, que a vacina da AstraZeneca é eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos, quer na prevenção da COVID-19, quer na redução das hospitalizações por esta doença, reforçando os dados iniciais de que esta vacina é capaz de produzir anticorpos eficazes no combate à infeção por SARS-CoV-2, mesmo em pessoas mais velhas.

Após análise destes novos dados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 da DGS e do parecer do INFARMED, IP, foi decidida a atualização da Norma n.º 003/2021 da DGS. Desta forma, passa a ser promovida a utilização desta vacina a partir dos 18 anos, sem reservas.

Para além da atualização das recomendações relativas à vacina da AstraZeneca é também atualizada a norma 2/2021, com a atualização dos grupos prioritários. São incluídas na fase 1 as pessoas com trissomia 21, pelo risco acrescido de evolução para COVID-19 grave.

No âmbito da resiliência do Estado, serão também vacinados o pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino e educação e das respostas sociais de apoio à infância dos setores público, privado e social e cooperativo, de acordo com o plano logístico que será implementado.

Consulte aqui a Norma nº 003/2021 de 08/02/2021 atualizada a 10/03/2021.


Atualização de informação – Vacina AstraZeneca – Infarmed

InfarmedImg

10 mar 2021

O INFARMED, I.P. tem vindo a acompanhar a informação científica emergente e estabelecido contactos com a Agência Europeia de Medicamentos, assegurando a disponibilização da melhor informação sobre as vacinas autorizadas.


Covid-19 | CHUC homenageia profissionais

10/03/2021

Resposta dos Hospitais de Coimbra à primeira vaga contada em livro

Um livro sobre a resposta do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) à primeira vaga da pandemia da Covid-19 vai ser apresentado, na sexta-feira, dia 12 de março, enquanto homenagem aos profissionais da instituição.

«Foram os profissionais do CHUC, com o seu saber e experiência, com o seu profissionalismo e sentido humano e de pertença, que fizeram acontecer a resposta pronta e adequada, que este livro reflete, no combate à Covid-19», afirma o coordenador da edição, Fernando Regateiro, na obra «CHUC e a pandemia covid-19».

Editado pela «Diário de Bordo», o livro, com 321 páginas, «congrega contributos de mais de 60 profissionais do CHUC e do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro que, no terreno, planearam e fizeram acontecer a resposta à primeira vaga», disse esta quarta-feira Fernando Regateiro à agência Lusa.

Na obra, o Professor Catedrático de Medicina e ex-Presidente do CHUC adianta que, «face às circunstâncias adversas provocadas pela pandemia, revelaram-se lideranças emergentes rapidamente reconhecidas que, seguramente, serão chamadas a assumir responsabilidades acrescidas».

«Foi um privilégio e uma distinção poder liderar, como presidente do conselho de administração, uma instituição (…) com profissionais que sabem honrar a sua história, acrescentando-lhe prestígio com a sua diferença, o mesmo é dizer com mais e melhor história, como aconteceu nesta primeira onda da pandemia», sublinha.

Para Fernando Regateiro, foi «competente, robusta, serena e pronta» a resposta do maior centro hospitalar do país «a uma situação única como a pandemia» que ainda assola o país e o mundo.

Publicação abrange o período de janeiro a junho de 2020

A publicação abrange o período de janeiro a junho de 2020 e foi «escrita pelo punho de alguns dos profissionais do CHUC que, no terreno, fizeram acontecer a resposta, nos termos em que aconteceu», refere.

Há um ano, logo após 30 de janeiro, «ficou ainda mais claro para os responsáveis pelo CHUC o que já antes se previa: havia um horizonte temporal muito breve e mandatório de um agir em antecipação até ao limite do possível, no que respeitava a identificação de necessidades, ao planeamento das intervenções e à organização da resposta à pandemia».

O CHUC admitiu os primeiros doentes por Covid-19 em 12 de março e o livro «CHUC e a pandemia Covid-19» é lançado um ano depois, na sexta-feira, com uma sessão virtual, das 18 horas às 18h30.

A obra tem prefácio da autoria de Carlos Santos, que em 2020, durante a pandemia, sucedeu a Fernando Regateiro na presidência do CHUC.

A sua apresentação inclui intervenções do Coordenador, do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), Carlos Robalo Cordeiro, do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

Visite:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


Atividade assistencial

10/03/2021

Cova da Beira retoma progressivamente a assistência normal

A situação de menor pressão que se vive atualmente no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), no que respeita à diminuição do número de internados nas alas destinadas a doentes com Covid-19, está a permitir a retoma gradual da atividade assistencial, ao nível das consultas e cirurgias.

De acordo com comunicado do CHUCB, das quatro enfermarias Covid convertidas para suprir as necessidades existentes, duas já foram reativadas na vertente de internamento não-Covid, médico e cirúrgico.

Até ao final desta semana, o hospital conta ainda reconverter mais uma, ficando assim com uma única enfermaria Covid para dar resposta aos doentes que continuam internados e para prevenir alguma situação de maior afluência que possa vir a acontecer.

O documento refere ainda que, no que diz respeito à Unidade de Cuidados Intensivos Covid, tem vindo a ocorrer um decréscimo sustentável das necessidades de internamento.

Pese embora a importância que a componente de teleconsulta tem vindo a assumir no CHUCB, para acompanhamento e apoio dos doentes ao longo de toda esta pandemia, tem havido um aumento progressivo das consultas presenciais, assim como das cirurgias programadas, sendo que o centro hospitalar conta, em breve, ter a atividade cirúrgica normalizada, incluindo a cirurgia de ambulatório.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Cuidados de Saúde Primários

10/03/2021

Governo define incentivo para recuperação de consultas presenciais

Foi publicada hoje, em Diário da República, a portaria que estabelece um incentivo excecional à recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários.

De acordo com o diploma, a necessidade de dar resposta aos doentes Covid-19 levou à suspensão da atividade assistencial não urgente, sendo que o Orçamento do Estado para 2021 veio estabelecer a adoção de medidas que permitam recuperar essa atividade nos cuidados de saúde primários, nomeadamente através da realização de consultas presenciais, acompanhamento de doentes crónicos e referenciação de doentes para os cuidados hospitalares.

A portaria hoje publicada visa proceder à regulamentação desta medida, referente à atribuição de um incentivo excecional à recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários, possibilitando o alargamento do horário de funcionamento das unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde em que se realizam tais consultas e potenciando a efetiva recuperação da atividade assistencial não realizada por força do atual contexto pandémico.

O incentivo aplica-se às unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde e abrange a intervenção de profissionais de outras unidades funcionais, no âmbito da colaboração necessária em equipas multiprofissionais.

A identificação da atividade a recuperar e a fixação das regras aplicáveis à sua concretização cabem às Administrações Regionais de Saúde e às Unidades Locais de Saúde, mediante acompanhamento e monitorização pela Administração Central do Sistema de Saúde.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 2702-A/2021 – Diário da República n.º 48/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-03-10
Saúde – Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde
Determina as condições e regras que deve observar a avaliação final do processo formativo dos médicos que concluam a respetiva formação na 1.ª época de 2021


Protocolo entre o CHULC e a GNR

10/03/2021

CHULC vai realizar 400 cirurgias no Centro Clínico da GNR em 2021

Cirurgiões do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) vão realizar até ao final do ano 400 cirurgias no Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana (GNR), em Lisboa, através de um protocolo assinado entre as duas entidades.

As intervenções serão sobretudo na área da cirurgia geral e da ortopedia, disse a Presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, na assinatura do protocolo, que decorreu no Centro Clínico, no dia 9 de março, e que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e do Comandante-Geral da GNR.

Estas intervenções somam-se às mais de 150 cirurgias que são realizadas diariamente no centro hospitalar, que integra os hospitais São José, Curry Cabral, Santa Marta, Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa.

Apesar do esforço exigido pela pandemia, o centro hospitalar manteve-se sempre focado e preparado para «tratar todos os doentes» e foi nesse contexto que surgiu esta oportunidade de parceria com a GNR, disse Rosa Valente de Matos.

Para o Secretário de Estado-Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o protocolo evidencia a «extraordinária colaboração entre setores» ao longo de um «período tão difícil de epidemia» e «é extremamente importante» para recuperar a atividade assistencial dos doentes não-Covid.

António Lacerda Sales adiantou que o Ministério da Saúde pretende fazer este ano um acréscimo de 22% de cirurgias (83 mil cirurgias) em relação a 2020, mais 9,5% de consultas externas (cerca de 950 mil consultas).

Também já foi estendido para 2021 o regime excecional de incentivos à realização da atividade assistencial não realizada, aumentando a remuneração dos profissionais, estendendo os horários de trabalho, bem como um acréscimo da atividade para tratamento de doentes crónicos, HIV/sida, hepatite C, entre outros.

Segundo o governante, os hospitais do SNS estão a retomar a atividade que ficou suspensa durante o pico de incidência de Covid-19 à medida que diminui o número de doentes internados em enfermarias e cuidados intensivos.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a cerimónia de hoje «marca publicamente aquilo que é um ano de pleno compromisso com o serviço aos portugueses».

De acordo com o Comandante-Geral da GNR, Rui Clero, o Centro Clínico da GNR disponibilizará meios e infraestruturas, traduzindo-se num apoio que possibilita «a utilização de uma sala de bloco operatório, pessoal e equipamentos para a realização de intervenções cirúrgicas e de tratamento em regime de ambulatório ou pernoita» e que «seguramente contribuirá para o esforço nacional comum».

Visite:

CHULC – http://www.chlc.min-saude.pt/


Hospital de Braga distinguido

10/03/2021

Serviço de Otorrinolaringologia recebe prémio internacional

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga foi distinguido pela Sociedade Europeia de Otorrinolaringologia Pediátrica (ESPO – European Society of Pediatric Otorhinolaryngology) com o primeiro lugar no E-Film Contest pelo vídeo desenvolvido sobre a técnica cirúrgica para a correção da Estenose Congénita do Orifício Piriforme.

Este prémio conquistado no passado mês de fevereiro, tem como autora principal Cátia Azevedo, médica interna do Serviço de Otorrinolaringologia, e o mesmo traduzir-se-á na participação no Congresso Europeu da ESPO que se vai realizar em Marselha, em França, em novembro de 2021.

A intenção deste trabalho assenta na descrição pormenorizada da abordagem diagnóstica, técnica cirúrgica e cuidados pós-operatórios da Estenose Congénita do Orifício Piriforme, em formato multimédia.

Esta malformação congénita rara acarreta, sobretudo, uma diminuição do diâmetro das narinas e condiciona uma obstrução nasal do recém-nascido, que poderá levar a dificuldades respiratórias e alimentares. Nos casos mais graves, a cirurgia é geralmente necessária.

Este prémio é o reflexo do trabalho que o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga tem vindo a desenvolver, procurando uma atualização científica constante de modo a identificar e adotar práticas e técnicas cirúrgicas diferenciadas e, assim, assegurar uma melhor resposta aos cuidados de saúde prestados.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Descentralização de competências

10/03/2021

Diogo Serras Lopes participa em cerimónia de transferência de competências

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, participou esta manhã em duas cerimónias virtuais de assinatura de autos de transferência, que visam a descentralização de competências no domínio da saúde. A primeira destas cerimónias foi com a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e com as autarquias de Alcobaça, Cascais, Torres Vedras.

Também as autarquias de Batalha, Belmonte, Tábua, Miranda do Corvo, Penalva do Castelo e a Administração Regional de Saúde do Centro celebraram hoje o protocolo de descentralização de competências na área da saúde.

“É importante a coragem de ser pioneiro nestes temas e a capacidade de o fazer mesmo com as dúvidas que existem sempre e com a ideia de ser um processo novo”, realçou Diogo Serras Lopes, acrescentando que o dia de hoje “é um marco relevante”, mas também “a formalização de uma colaboração que já existia e que já estava muito presente” entre a Saúde e o Poder Local.

Para o governante, “a proximidade dos cidadãos aos serviços que lhe são prestados pelo Estado é algo de absolutamente essencial e nada é mais próximo dos cidadãos do que o Poder Local”, acreditando ser “evidente de que a participação dos municípios nos cuidados de saúde primários é algo que vai trazer valor” para os cidadãos, para a saúde e para as autarquias envolvidas.

Com a descentralização de competências no domínio da saúde reconhecem-se ganhos de eficiência próprios de uma gestão mais próxima das pessoas e concretizam-se os princípios da descentralização administrativa e da autonomia do poder local.


Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre ética e comunicação em ciência

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre ética e comunicação em ciência

10-03-2021

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 6 de abril (10:30), um webinar subordinado ao tema “Ética e Comunicação em Ciência: a incerteza e a complexidade”. O evento, que será gravado com vista à sua reprodução, é de assistência livre através da plataforma online Teams, sendo que o acesso à reunião pressupõe consentimento para efeitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

“A comunicação em si é um exercício desafiante. Transmitir o conhecimento científico de modo compreensível e apreensível por todos, requer ainda a habilidade de transformar o complexo em simples, mantendo o tom apelativo e o fascínio pela descoberta, mas tem também a responsabilidade do impacte dessa informação nas diversas dimensões da nossa sociedade”, sublinha Nina Sousa Santos, presidente da Comissão de Ética do INSA.

“Porque a Bioética exalta a boa ciência, o objetivo do nosso próximo webinar é refletir sobre a comunicação da ciência num mundo dinâmico, em que a informação circula em cenários de incerteza e de complexidade”, explica ainda Nina Sousa Santos, que realça também a necessidade do emissor “fazer corresponder a mensagem a critérios de transparência, rigor e credibilidade, e de gerar a confiança na sociedade ou público-alvo a que se destina, respeitando os princípios da Bioética”.

programa do evento prevê a apresentação de duas comunicações intituladas “A mensagem técnica em modo simples” e “Comunicar o contributo cívico da ciência” da autoria, respetivamente, de Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, e António Granado, jornalista e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A participação no webinar, que será moderado por Peter Jordan, presidente do Conselho Científico do INSA, não carece de inscrição, bastando para tal aceder à seguinte ligação.