Notícias em 31/03/2021

Relatório de Vacinação nº 7 | 27/12/2020 a 28/03/2021

Relatório de Situação nº 394 | 31/03/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 394 | 31/03/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de Vacinação nº 7 | 27/12/2020 a 28/03/2021 – DGS

Relatório de Vacinação nº 7 | 27/12/2020 a 28/03/2021

COVID-19: Plano de Vacinação | Relatório de Vacinação | Portugal Continental | Semana 12 | 27/12/2020 a 28/03/2021


Decreto Regulamentar Regional n.º 2-C/2021/A – Diário da República n.º 63/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-03-31
Região Autónoma dos Açores – Presidência do Governo
Regulamenta a aplicação, na Região Autónoma dos Açores, do Decreto do Presidente da República n.º 31-A/2021, de 25 de março

Despacho n.º 3436-A/2021 – Diário da República n.º 62/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-03-30
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais


Covid-19 | Vacinação

31/03/2021

Vacinação em massa prevê autoagendamento de forma digital

A vacinação em massa contra a Covid-19 prevê que as próprias pessoas a vacinar possam agendar a toma da vacina com a sua inscrição numa plataforma digital, adiantou a task force que coordena o processo.

«Além do processo de agendamento por mensagem SMS, chamadas telefónicas e cartas atualmente em uso, está previsto implementar-se um procedimento de auto agendamento, através de uma plataforma digital, onde as pessoas podem marcar diretamente a sua vacinação», referiu a task force.

Segundo a estrutura liderada pelo Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, os 150 Centros de Vacinação Covid-19 (CVC), que deverão estar em funcionamento no segundo trimestre, estão a ser projetados para «um mais fácil acesso das pessoas», com a sua localização a ser definida em articulação entre as administrações regionais de saúde, os agrupamentos de centros de

Para concretizar o plano de vacinação em massa, a task force prevê que sejam necessários cerca de 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 auxiliares, num total de cerca de 5.200 profissionais a distribuir pelos 150 centros espalhados pelo país.

Este processo dos recursos humanos para o CVC «está a decorrer, em articulação com o Ministério da Saúde, a task force, as autoridades regionais de saúde e as autarquias».

Sobre as metas a atingir com os CVC, alguns dos quais já em funcionamento, a task force reitera que está dependente do número de vacinas que Portugal receber, tendo sido definido o objetivo de vacinar cerca de 100 mil pessoas por dia.

«Havendo mais vacinas disponíveis, estima-se chegar, no próximo trimestre, a um ritmo de vacinação que poderá vir a atingir, em alturas de pico, as 150 mil inoculações num só dia», adiantou a estrutura.

No sábado, o coordenador da task force estimou que em abril seja possível vacinar 100 mil pessoas por dia, atendendo às remessas de vacinas que Portugal deverá receber no segundo trimestre.

«Temos o objetivo de vacinar todos os dias 100 mil pessoas e, se vierem mais vacinas, não vamos acumular vacinas, porque isso antecipa o processo de vacinação e a proteção das pessoas, e, podemos chegar às 150 mil vacinas/dia, o que é uma operação logística gigantesca», afirmou Gouveia e Melo.

Se neste primeiro trimestre Portugal recebeu menos de dois milhões de vacinas, a previsão para o segundo trimestre é de nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em abril e as restantes nos dois meses seguintes.

Além das vacinas da Pfizer, da Moderna e da AstraZeneca que já estão a ser administradas, Portugal deve receber na segunda metade de abril as primeiras vacinas da Janssen de toma única de um lote de cerca de 1,25 milhões que está previsto chegar ao longo do segundo trimestre.

Já esta manhã, numa audição na comissão parlamentar de Saúde, Henrique Gouveia e Melo, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 dos principais grupos prioritários vai estar concluída até 11 de abril.

«Previmos fechar (completar a vacinação) a 100% as ERPI (estabelecimentos residenciais para idosos), os mais de 80 anos e [o grupo] dos 50 até aos 80 anos com comorbilidades tipo 1 até dia 11 de abril. Naturalmente, poderão ficar pequenas bolsas que não conseguimos contactar, mas a grande maioria desta comunidade, que tem a ver com salvar vidas, estará fechada até 11 de abril», afirmou o responsável pelo plano de vacinação.


Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar – Recomendações da Direção-Geral da Saúde

Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar – Recomendações da Direção-Geral da Saúde

Está a ocorrer uma situação de fraca qualidade do ar no continente, prevendo-se que a mesma se mantenha durante o dia de hoje, 31 de março. Esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, podendo o seu efeito ser enfraquecido com a ocorrência da chuva prevista para algumas zonas do país, reduzindo dessa forma as concentrações de partículas no ar.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, nomeadamente nas crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente ou a App QualAr.


Dia Nacional do Doente com AVC

31/03/2021

Efeméride tem como objetivo sensibilizar a população para a doença

Comemorado a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi instituído no ano de 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal, promover as medidas preventivas e a melhoria das práticas clínicas nesta área.

Comemorações

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

A Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais, do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC),  junta-se às celebrações do “Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral”, com uma mensagem de encorajamento a todos os lutadores e sobreviventes, honrando também aqueles cujas vidas foram interrompidas ou condicionadas por um AVC.

O AVC não é um acontecimento inevitável. Ao invés, é uma doença que pode ser prevenida através das nossas escolhas e dos nossos hábitos quotidianos. Privilegiar uma dieta sem sal, com menos açúcares e gorduras, limitar o consumo de álcool, dizer não ao tabaco, praticar exercício físico pelo menos três dias por semana e tomar a medicação prescrita por médicos de forma rigorosa são estratégias comprovadas que reduzem a probabilidade do futuro nos reservar um AVC.

Hospital de Braga

No ano de 2020, no Hospital de Braga estiveram internados mais de 850 doentes por suspeita e posterior diagnóstico efetivo de AVC.

Englobam-se, neste número total, todos os doentes encaminhados pelo INEM, através da Via Verde de AVC e todos os outros episódios com o mesmo diagnóstico admitidos pelo Serviço de Urgência ou outros Serviços do Hospital.

Segundo a Responsável da Unidade de AVC (UAVC) do Hospital de Braga, Dr.ª Carla Ferreira: “ Mesmo em tempo de pandemia, é fundamental a prevenção primária. A doença vascular cerebral continua a ser a principal causa de morte em Portugal. Torna-se muito importante mantermo-nos atentos aos sinais da doença, tomando medidas no nosso dia-a-dia que ajudem a prevenir a mesma ou, pelo menos, que diminuam a possibilidade dela surgir”.

Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) assinala o Dia Nacional do Doente com AVC com um conjunto de iniciativas promovidas pelas equipas multidisciplinares nas várias unidades hospitalares.

Em Faro, os profissionais de saúde promovem uma exposição que tem como objetivo falar sobre a temática e dar a conhecer o dia-a-dia numa Unidade de AVC. A exposição vai estar patente até ao dia 7 de abril na entrada principal da Unidade Hospitalar de Faro.

Paralelamente, a equipa multidisciplinar da Unidade vai ainda participar, no dia 31, numa sessão de esclarecimento sobre AVC através da Qlinic, uma plataforma digital criada por alunos de Medicina da Universidade do Algarve para responder gratuitamente a todas as dúvidas de saúde.

Também em Portimão vai estar patente, até 5 de abril, uma exposição alusiva ao trabalho desenvolvido pela equipa de Medicina Física e de Reabilitação (Fisioterapia, Terapia da Fala, e Terapia Ocupacional) da Unidade Hospitalar de Portimão / Lagos.

Os profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMFR Sul), através do Serviço de Nutrição, vão assinalar a efeméride com uma ação de sensibilização direcionada para os utentes através da distribuição de folhetos informativos sobre «A Alimentação e o AVC».

Para saber mais, consulte:


Dia Nacional do Doente com AVC

31/03/2021

INEM encaminhou perto de 5 mil doentes com suspeita de AVC

No Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado anualmente em 31 de março, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta para os principais sintomas desta doença súbita: falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar.

Em caso de sintomas, o INEM aconselha a ligar para o o Número Europeu de Emergência – 112 e transmitir as informações de forma clara é o procedimento correto para que o doente possa receber o tratamento mais adequado.

Em 2020, o INEM encaminhou 4.939 doentes com suspeita de AVC para os hospitais mais adequados, através da Via Verde do AVC, o que representa uma média de 14 casos diários, mais dois relativamente a 2019.

De acordo com os dados, o distrito do Porto continua a ser aquele que regista um maior número de casos, com 1.102 doentes encaminhados através da Via Verde do AVC, seguido de Lisboa e Braga, com 990 e 406 casos, respetivamente.

Os números referentes a 2020 indicam que o Hospital de Braga foi o que mais casos suspeitos de AVC recebeu através da Via Verde do AVC, com 380 registos.

Seguem-se o Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o Centro Hospitalar e Universitário São João, no Porto, com 335 e 330 casos, respetivamente.

Já este ano, 2021, até ao dia 29 de março, o INEM encaminhou 1.450 casos de AVC, ou seja, uma média de 16 casos diários.

Sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal

O Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral foi instituído no ano de 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes.

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro e continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

As primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos. Por esse motivo, a colaboração com os profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) do INEM é fundamental para uma correta triagem e encaminhamento de todas as situações suspeitas de AVC.

Para prevenir um AVC, deve-se adotar hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


SNS24 Balcão

31/03/2021

Inauguração de mais duas novas unidades no país

São hoje inauguradas mais duas unidades do SNS24 Balcão, um espaço que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As primeiras oito unidades foram inauguradas em dezembro, seguindo-se a abertura de mais 23 já em 2021, todas inseridas na área de abrangência da Administração Regional de Saúde do Norte.

Com a abertura de duas novas unidades nas freguesias de Loureiro e na União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã, regista-se um total de 33 balcões a funcionar em 33 juntas de freguesia de nove municípios, designadamente de Vila Real, Guimarães, Alijó, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Murça, Sabrosa, Fafe e Peso da Régua.

O SNS24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, entre municípios, juntas de freguesia, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Administrações Regionais de Saúde (ARS). Com colaboradores devidamente habilitados, os balcões SNS24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, de forma eficiente e mais próxima dos cidadãos.

Esta iniciativa veio melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais, evitando deslocações às unidades de saúde e permitindo que as pessoas possam, de uma forma segura e rápida, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta através da RSE Live, a plataforma de telessaúde do SNS, disponibilizada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de servir melhor o cidadão, facilitar a prestação de serviços de forma remota e promover a literacia digital em saúde, traduz-se numa mais-valia para os utentes.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, realça que este “é um serviço que se enquadra nas prioridades da SPMS no que respeita à promoção da telessaúde”, salientando a importância de existirem mais unidades.


Requalificação da unidade de AVC

31/03/2021

CHTV requalifica espaço para dar melhores condições aos utentes

O Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) mudou a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para o sexto piso, medida que permite aumentar o número de camas e a «melhoria na vigilância» aos doentes, anunciou hoje a coordenadora do espaço.

«Inicialmente [em 2008] tínhamos quatro camas, agora foi duplicada para oito camas para doentes agudos e temos mais duas camas que também podem ser monitorizadas. E depois temos um total de 26 camas para os doentes que já não estão numa fase tão crítica», contabilizou Ana Gomes.

«Esta requalificação e ampliação da unidade, para termos mais camas monitorizadas, vem melhorar a vigilância nos doentes e o cuidado ao AVC», destacou a coordenadora.

A coordenadora referiu que «o reconhecimento de sinais de AVC é fundamental, porque o tratamento precoce é determinante» para a recuperação do doente e as possíveis sequelas.

«O diagnóstico é conhecido como os três efes: “F” de fala, alteração na fala; “F” de face, desvio da face; e “F” de força, perda de força num membro», destacou a médica.

Nestas circunstâncias, alertou, «não se deve esperar que passe, deve ligar-se de imediato o 112, porque o AVC é uma emergência, tem tratamento e se o AVC não for tratado podem surgir danos que podem ser irreparáveis e mesmo a morte».

«É importante não esquecer que o AVC em Portugal é a principal causa de incapacidade e de mortalidade», recordou Ana Gomes, realçando que «por cada três doentes com AVC há um que morre, um que fica com sequelas e um que recupera», um paradigma que «é determinante mudar».

O AVC «é prevenível», ainda assim «tem vindo a aumentar devido à prevalência dos fatores de risco e ao envelhecimento da população, porque apesar de o AVC atingir todas as idades é mais prevalente nos idosos», destacou.

«Mas cerca de 10% dos doentes AVC têm menos de 50 anos», disse ainda Ana Gomes, apelando à «importância de controlar os fatores de risco, que são vários, mas têm à cabeça a hipertensão arterial, o inimigo público número um em Portugal».

Outros fatores, acrescentou, são «a diabetes, a obesidade, a fibrilhação auricular que é uma arritmia muito prevalente e que muitas vezes passa despercebida e pode causar AVC, o colesterol elevado, o tabagismo e o excesso de consumo de álcool».

Visite:

CHTV – http://www.chtv.min-saude.pt/


CHUSJ renova certificação

31/03/2021
CHSJ_Porto651

Certificado do Serviço de Ortopedia como AO Spine Center renovado

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) viu recentemente ser revalidado o seu certificado como AO Spine Center, pela AO Foundation.

«Este certificado tem permitido ao Serviço de Ortopedia desenvolver uma importante e prestigiante atividade de ensino e formação pós-graduada, dirigida a cirurgiões da coluna vertebral de todos os continentes, nos últimos três anos e assim continuará. Esta renovação traduz o reconhecimento internacional da elevada qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Unidade de Patologia da Coluna Vertebral, no âmbito do tratamento, mas também do ensino e investigação científica», explica o diretor do Serviço de Ortopedia do CHUSJ, António Sousa.

A Fundação AO é uma organização sem fins lucrativos, dirigida por médicos, liderada por um grupo internacional de cirurgiões especializados no tratamento de traumas e distúrbios do sistema musculoesquelético. Fundada em 1958 por 13 cirurgiões visionários, a AO constitui, hoje, uma das redes mais extensas de mais de 16.000 cirurgiões de cerca de 100 países.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Requalificação do Hospital de Abrantes

31/03/2021

Obras no Serviço de Urgência com um investimento de 2,9M€

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) apresentou o projeto da obra de requalificação e expansão do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Abrantes, uma intervenção que terá um investimento de 2,9 milhões de euros (M€).

Na cerimónia de apresentação do projeto, Carlos Andrade Costa, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, sublinhou a importância deste projeto e que «dentro de pouco tempo estará na rua o concurso público para a empreitada de construção. A nossa expectativa é que em novembro estaremos a fazer a adjudicação da obra, eventualmente em dezembro começar a instalar o estaleiro e que a obra decorra até ao primeiro trimestre de 2023».

O dirigente salientou que «este não é um investimento único no CHMT» e que «ao mesmo tempo estamos a concretizar o investimento do TAC em Torres Novas e a investir no seu bloco operatório e na criação do Centro de Reabilitação Cardio-Respiratória.»

Carlos Andrade Costa referiu que «estamos, também, a continuar a investir no laboratório, em Tomar, estamos a iniciar o processo de instalação fotovoltaica para a eficiência energética em Tomar, estamos a preparar uma nova valência com internamento em Tomar e, portanto, estamos a fazer uma frente de investimentos, que já vínhamos preparando ao longo de 2020. E 2021 e 2022 e 2023 serão anos importantes para o centro hospitalar num conjunto vasto de investimentos», concluiu.

A engenheira responsável pelo projeto, Ilda Rocha, afirmou que este projeto visa «requalificar a área atualmente ocupada pelo Serviço de Urgência e ampliar essa área para a área que era ocupada pelo Serviço de Consulta Externa» o que representa «um grande benefício de crescimento do Serviço de Urgência e ainda vai incorporar outras valências nomeadamente na área da cirurgia».

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, este é «um dia importante para Abrantes», referindo que «a Câmara acompanhará estas obras de perto, no sentido de colaborar e ajudar a concretizar estas obras tão importantes para o nosso Hospital de Abrantes, mas numa lógica maior do CHMT e para a afirmação deste mesmo centro hospitalar».

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Conferência sobre “Acesso aos Medicamentos e Dispositivos Médicos” decorre nos próximos dias 29 e 30 de abril

30 mar 2021

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), o Ministério da Saúde e o Infarmed organizam a Conferência “Acesso aos Medicamentos e Dispositivos Médicos”, que se realiza nos próximos dias 29 e 30 de abril de 2021.

A Conferência sobre os “3As” (Availability, Accessibility and Affordability) é um dos eventos emblemáticos do setor da Saúde durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Esta Conferência irá promover temas centrais da agenda da Presidência Portuguesa, nomeadamente, os três pilares principais: Disponibilidade, Acessibilidade e Sustentabilidade. O objetivo é definir prioridades e opções políticas que, consequentemente, se traduzirão em ações concretas relativas ao acesso a medicamentos e dispositivos médicos em toda a UE.

Mais informações sobre a Agenda do evento e inscrições brevemente no microsite do Infarmed dedicado à PPUE.

Save the date Conferência 3As - PPUE2021