Notícias em 05/05/2021

Relatório de Situação nº 429 | 05/05/2021

Relatório de Situação nº 429 | 05/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 429 | 05/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 05-05-2021

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 05-05-2021

05-05-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 7.325 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 278 concelhos de Portugal.

Desde o último relatório (02-04-2021), foram analisadas mais 1.569 sequências, incluindo 1.426 sequências obtidas no âmbito da vigilância de periodicidade mensal com amostragem nacional que o INSA está a coordenar, provenientes de laboratórios distribuídos por 18 distritos de Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, abrangendo um total de 153 concelhos. A amostragem de abril cobriu 18,8% das amostras positivas reportadas durante o período em análise em Portugal, pelo que os dados apresentados refletem de forma robusta o peso das variantes em circulação no atual curso da epidemia no país.

Entre as novas sequências analisadas, a variante associada ao Reino Unido foi detetada por sequenciação com uma frequência relativa de 91.2% na amostragem nacional de abril, continuando numa trajetória de frequência ascendente. Em relação à variante 501Y.V2 (linhagem B.1.351), associada à África do Sul, o mais recente relatório de situação destaca a diminuição da sua frequência relativa de 2.5% (março) para 1.3% (abril), o que sugere que a sua transmissão na comunidade tem sido limitada, embora já tenha sido detetada em 10 distritos e 34 concelhos.

Por outro lado, a frequência relativa da variante P.1 (501Y.V3, associada ao Brasil, Manaus) é agora de 4.3%, o que evidencia um aumento considerável em relação à amostragem de março (0.4%), indicando a análise filogeográfica que esta variante foi introduzida várias vezes de forma independente em Portugal, tendo sido já detetada em 15 distritos e 40 concelhos.

O relatório do INSA dá ainda conta de que foram identificados por sequenciação os primeiros sete casos da variante B.1.617.1 (associada à Índia), sendo que seis destes casos foram detetados na amostragem nacional de abril, abrangendo 5 concelhos. Esta variante é portadora de várias mutações na proteína Spike potencialmente mediadoras de maior capacidade de transmissão e/ou evasão ao sistema imunitário.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver, em colaboração com o Instituto de Gulbenkian de Ciência (IGC), o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal.

Os resultados deste trabalho, que conta também com a colaboração de outros institutos parceiros no consórcio GenomePT, nomeadamente Institute of Biomedicine (iBiMED, Univ. Aveiro), BioSystems & Integrative Sciences Institute (BioISI, Univ. Lisboa), Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO, Univ. Porto) e Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S, Univ. Porto), podem ser consultados aqui.


Covid-19 | Visita à Região Norte

05/05/2021

SEAS reúne-se em Fafe para analisar situação epidemiológica no Norte do país

O Secretario de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, reuniu-se hoje com o presidente da Câmara Municipal de Fafe e com os responsáveis da área da saúde pública, para discutir a situação epidemiológica local, num âmbito de uma visita efetuada à Região Norte.

Entre os temas abordados, foi avaliada a incidência no concelho, assim como as medidas implementadas, entre as quais se destaca a testagem em massa.

No decurso desta visita, o governante teve oportunidade de explicar que as administrações dos centros hospitalares têm autonomia para indicar os enfermeiros com direito a receberem o subsídio de risco ‘covid’. “O subsídio de risco está muito bem regulamentado, portanto, qualquer ajuste que tenha de ser feito será feito a nível local e não de regulamentação. Os centros hospitalares têm autonomia para designar quem são as pessoas que estão na linha da frente para receberem o subsídio de risco”, explicou António Lacerda Sales.

“Nós tentamos sempre melhorar. O subsídio de risco é atribuído bimestralmente a pessoas que estejam em contacto direto na área covid, é isso que tem estado a ser feito” acrescentou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.


Dia Internacional da Parteira

05/05/2021

Data salienta importância da prestação deste cuidado às mulheres

O Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO) / Parteira – comemorado todos os anos em 5 de Maio – foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1991, para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), através do Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia, assinala hoje a data comemorativa, através da realização de uma palestra, em simultâneo, no auditório da Unidade de Faro e na Biblioteca da Unidade de Portimão, entre as 14 e as 18 horas.

O evento, que terá como tema «Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica: a Esfera do Cuidar em Contexto Hospitalar», tem como objetivo dar relevância ao contributo diário do Enfermeiro ESMO no CHUA e partilhar experiências dos diferentes serviços das Unidades de Faro e Portimão, destacando a importância que têm na prestação de cuidados especializados à população.

De acordo com a organização, pretende-se com o evento «assinalar o Dia Internacional da Parteira e do Enfermeiro ESMO e evidenciar a intervenção deste especialista na sua praxis em contexto hospitalar». A ideia é homenagear todos os Enfermeiros ESMO, destacando a sua importância na prestação de cuidados especializados à população.

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Dia da Higiene das Mãos | 5 de maio

05/05/2021

DGS assinala efeméride com mensagem «20 segundos que salvam vidas»

No Dia Mundial da Higiene das Mãos, hoje assinalado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que a Covid-19 aumentou a cultura da higiene das mãos nos profissionais de saúde e pretende que os portugueses mantenham esta prática «essencial para reduzir infeções e o uso de antibióticos após a pandemia».

«A criação de uma cultura de higiene das mãos é algo que demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas. Quantos mais fizermos isso na comunidade, mais vidas conseguimos salvar», sublinhou o Diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA) da DGS.

O médico José Artur Paiva salientou, em declarações à Lusa, que se tem registado um aumento da adesão a esta prática por parte dos profissionais de saúde desde que se iniciou a sua monitorização em 2009.

«Este aumento foi muito marcado e alavancado pela questão da Covid-19», salientou o responsável do PPCIRA, acrescentando que se verificou um crescimento de 76% para 83% de adesão ao cumprimento total do procedimento de higiene das mãos nos profissionais de saúde.

Esta evolução, de acordo com o especialista de medicina intensiva, deve-se a uma estratégia multimodal desenhada para o estabelecimento de uma «cultura de segurança máxima» contra infeções nas unidades de saúde.

Higiene das mãos: prática é capaz de salvar 8 milhões de vidas por ano

«O enfoque que estamos a dar este ano é na mensagem ao cidadão, fazendo lembrar que é um elo fundamental desta estratégia, que a higiene das mãos é algo que extravasa para fora das unidades de saúde e é uma prática cultural de todos nós», avançou José Artur Paiva.

O programa de prevenção e controlo de infeções focou a sua mensagem especialmente nas crianças e jovens, porque «funcionam como educadores e mobilizadores dentro das próprias famílias» destas práticas preventivas de infeções, disse o diretor do PPCIRA.

«Esta prática simples de fazer a higiene das mãos é capaz de salvar oito milhões de vidas por ano» a nível mundial, evitando infeções e reduzindo a transmissão de micróbios de pessoa para pessoa, explicou.

Sendo uma das medidas preventivas da transmissão da Covid-19, José Artur Paiva considerou que a pandemia «vai ajudar a fazer prevalecer esta metodologia» na sociedade portuguesa, mas reconheceu a necessidade de reiterar a importância deste comportamento para além do período pandémico.

«Como tudo na vida, se não repetirmos esta mensagem, vai havendo um desaparecimento na cabeça das pessoas, daí que seja muito importante lembrarmos esta mensagem aos cidadãos. A aposta nas crianças e nos jovens é muito nesse sentido», sublinhou.

A adoção destes comportamentos preventivos é um dos «legados positivos» da pandemia que resultou, por exemplo, no facto de o consumo de antibióticos na comunidade ter «reduzido marcadamente» em 2020 quando comparado com o ano anterior, disse José Artur Paiva.

«Reduziu-se porque as pessoas tiveram menos infeções e precisaram de tomar menos antibióticos, por causa desta prática melhorada de etiqueta respiratória e higiene das mãos», assegurou o médico, ao salientar que isso tem ainda o efeito benéfico acrescido de tornar as bactérias menos resistentes.

«Há uma série de comportamentos, tanto ao nível dos profissionais de saúde, como ao nível da cidadania, que faz sentido fazer perdurar. E este [higiene das mãos] não tem nenhum efeito adverso, toma-nos muito pouco tempo e protege-nos a todos», assegurou.

Segundos salvam vidas – Lave as mãos!

Promovido anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, as comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos decorrem sob o mote Segundos salvam vidas – Lave as mãos! (Seconds save lives – clean your hands!)

Para assinalar a data, decorrem hoje diversas iniciativas nas escolas, numa parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

Em 2008, Portugal aderiu à estratégia multimodal para a melhoria da higiene das mãos pelos profissionais de saúde e, desde então, as unidades de saúde aderiram a esta monitorização realizada por profissionais treinados, segundo a metodologia da Organização Mundial da Saúde.

CHBM organiza exposição

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos e assinala a data através da realização de uma exposição, organizada pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA).

Hospital de Guimarães assinala a data com vídeo de sensibilização

Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (Hospital de Guimarães), assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, através de um vídeo de sensibilização, realizado com a participação solidária dos jogadores do Victoria Sport Clube, que juntamente com a Resinorte se juntaram a esta campanha.

CH de Setúbal assinala a data com materiais informativos

O Centro Hospitalar (CH) de Setúbal, através do Grupo Coordenador Local de Controlo de Infeção e Prevenção de Resistência aos Antimicrobianos, assinala, esta quarta-feira, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, com vários materiais informativos a alertar para a importância da lavagem das mãos.

CHUCB assinala a data com iniciativa inclusiva e pedagógica

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala hoje, o Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a promover uma campanha de sensibilização e promoção de boas práticas, a adotar por todos os profissionais envolvidos na prestação de cuidados de saúde, tendo em vista minimizar o risco de infeção e a transmissão cruzada.

Para saber mais, consulte:


Lavagem das mãos contribuiu para reduzir uso de antibióticos – DGS

Lavagem das mãos contribuiu para reduzir uso de antibióticos

As unidades de saúde melhoraram o cumprimento da higiene das mãos em 2020, em relação a 2019, acentuando a trajetória de contínuo e sustentado aumento de adesão ao longo da última década e ficando perto do objetivo definido pela Organização Mundial de Saúde. De 2019 para 2020, triplicou a utilização de solução alcoólica para as mãos. Estas medidas, que concorrem para prevenir as infeções e a transmissão de microrganismos, contribuíram para reduzir o consumo de antibióticos no último ano e para manter a sua eficácia.

No que se refere à vigilância das infeções, houve uma redução importante de múltiplas infeções associadas a cuidados de saúde entre 2018 e 2019, por exemplo nas infeções após cirurgia ortopédica, após cesariana ou em serviços de medicina intensiva.

No que se refere ao consumo de antibióticos, Portugal situa-se muito próximo da média europeia em termos de consumo global de antibióticos em ambulatório e, entre janeiro e setembro de 2020, face ao período homólogo de 2019, a dispensa destes medicamentos nas farmácias comunitárias desceu 20%. O consumo de classes de antibióticos mais indutoras de seleção de bactérias resistentes a estes fármacos, nomeadamente quinolonas e carbapenemes, tem também diminuído progressivamente em Portugal.

Estes dados são revelados no Dia Mundial da Higiene das Mãos e demonstram a importância de alguns dos hábitos reforçados ao longo da pandemia por COVID-19. Este dia é assinalado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE).

Este ano foi preparada uma ampla campanha de sensibilização para a importância da higiene das mãos, associada à Campanha da Organização Mundial da Saúde, que tem como mote “Higiene das Mãos: segundos que salvam vidas”.

Além da higiene das mãos, que aumentou 21% desde 2009, ano a partir do qual se iniciou a monitorização do cumprimento a nível nacional, existem outros indicadores com evolução muito positiva entre 2019 e 2020, nomeadamente ao nível da higienização de superfícies (3,9%), cumprimento de medidas de etiqueta respiratória (5,1%) ou o consumo de solução alcoólica. O somatório destas medidas contribuiu para reduzir o consumo de antibióticos na comunidade.

Este ano, a DGS e a DGE colocaram o foco nos cidadãos e, em particular nas crianças e jovens, como executores desta boa prática e também como transmissores da mensagem nos seus vários âmbitos (familiar, escolar, redes de amigos), de modo ativo e através de diversas gerações.

Salientamos as mensagens principais para esta Comemoração:

  • Ao mote da OMS para 2021, associou-se o mote “Queremos que a COVID-19 desapareça, mas que a higiene das mãos permaneça”, tendo em conta que 20 segundos bastam para evitar infeções e salvar vidas, não só associadas à COVID-19, mas a outras infeções transmissíveis na comunidade.
  • Quem salva vidas: os profissionais de saúde e todos aqueles que trabalham ou colaboram com as unidades de saúde, mas também os Cidadãos em geral, porque se trata de uma responsabilidade partilhada.

Neste 5 de maio de 2021, serão realizadas atividades alusivas ao tema nas escolas, numa parceria entre o Ministério da Saúde (DGS) e o Ministério da Educação (DGE), das quais destacamos:

  • Concurso para alunos do 1.º ciclo sobre o tema da higiene das mãos;
  • Aplicação de questionário e formação customizada sobre higiene das mãos para alunos do 2.º e 3.º ciclos;
  • Campanha de comunicação com spots de vídeo e materiais para as redes sociais.
  • Ações diversas nas escolas e presenças em meios de comunicação social.

Para o efeito, foram convidados docentes e alunos das escolas para que participassem ativamente em ações de promoção da higiene das mãos, abordando a sua relevância na saúde global dos Cidadãos.

Os cidadãos são convidados a juntar-se a esta iniciativa promovendo a higiene das mãos, nomeadamente usando as vossas redes e as Hashtags: #segundosquesalvamvidas #higienedasmãos

Para os profissionais de saúde foram produzidos diversos materiais promocionais, bem como um dashboard com principais resultados da Estratégia Multimodal das Precauções Básicas do Controlo da Infeção nos últimos 10 anos.

A higiene das mãos é um compromisso individual e uma responsabilidade partilhada por todos.


Fórum de Saúde Mental

05/05/2021

Debate sobre a partilha de boas práticas no contexto laboral pós covid

A Associação Nacional para a Saúde Mental– AlertaMente, com o patrocínio do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, organiza o Fórum de Saúde Mental em Contexto Laboral: Desafios Atuais e Novas Respostas, com o principal objetivo de promover o debate e a partilha de boas práticas nesta temática.

Este terá lugar no dia 6 de maio de 2021, pelas 9h30 no ISCTE- IUL, contando com a participação de diversos oradores, entre os quais a Secretária-Geral Adjunta da Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros, Catarina Romão Gonçalves e a Subinspetora Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho, Maria Fernanda Campos, entre outros especialistas.

Para mais informações, consulte:

Programa – https://www.alertamente.org/forumsaudementalcontextolaboral


Sistema de Vigilância ÍCARO de novo em atividade – INSA

imagem do post do Sistema de Vigilância ÍCARO de novo em atividade

05-05-2021

O Sistema de Monitorização e Vigilância ÍCARO, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), encontra-se de novo em atividade. O sistema ÍCARO é ativado todos os anos, entre maio e setembro, através da produção diária de um boletim, partilhado com Autoridades de Saúde e outras entidades responsáveis pela decisão e prestação de cuidados à população.

Este instrumento de observação, no âmbito do qual se estuda o efeito de fatores climáticos na saúde humana, permite estimar o possível efeito do calor na mortalidade e identificar períodos em que se espera um efeito negativo das temperaturas na população, possibilitando a implementação de medidas de proteção. Além do efeito do calor na mortalidade, o boletim apresenta também informações sobre o Índice ÍCARO, uma medida numérica do risco potencial que as temperaturas ambientais elevadas têm para a saúde da população.

O sistema ÍCARO começou a ser desenvolvido, em 1999, pelo INSA, em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e conta com a participação da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Desde 2004, faz parte integrante do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, agora incluído na plataforma Saúde Sazonal e designado “Plano Verão e Saúde”.

Este sistema tem permitido antecipar os efeitos de temperaturas extremas na mortalidade da população portuguesa, contribuindo decisivamente para a preparação que as autoridades de saúde promovem junto da população com o objetivo de a proteger e de minimizar os efeitos do calor na população mais vulnerável, em especial os idosos, as pessoas com doenças crónicas e as crianças. As situações de alerta, as medidas de contingência e a respetiva informação à população são disponibilizadas pela DGS e Administrações Regionais de Saúde.