Notícias em 12/05/2021

Relatório de Situação nº 436 | 12/05/2021

Relatório de Situação nº 436 | 12/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 436 | 12/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Vacinação contra a Covid-19

12/05/2021

Trabalhadores de limpeza do SUCH começaram a ser vacinados

O Vice-Almirante Gouveia e Melo anunciou hoje que começaram a ser vacinados os trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), sublinhando que é o risco da tarefa e não o estatuto profissional que deve prevalecer.

No decorrer da Comissão Parlamentar de Saúde, o coordenador da task-force para o plano de vacinação contra a Covid-19 disse ainda que este grupo de trabalho está disponível «para que os hospitais identifiquem os funcionários» que fazem a limpeza das unidades hospitalares, pois estão incluídos nas prioridades da fase 2 do plano.

«É o risco e não o estatuto profissional que deve prevalecer. Já estão a ser vacinados operadores dos SUCH, que fornece a limpeza aos hospitais, que não estavam a ser», afirmou.

Assim que os hospitais identificarem estes trabalhadores – acrescentou -, «forneceremos vacinas para serem vacinados através dos próprios hospitais. Não há qualquer restrição».


12 de maio – Dia Internacional do Enfermeiro – DGS

12 de maio – Dia Internacional do Enfermeiro

Enalteço mais um ano de trabalho, de dedicação, de orgulho em ser Enfermeiro, em Portugal ou fora dele. 

Olhando para o futuro, reforço o valoroso contributo na promoção da saúde e na qualidade de vida dos portugueses através da prestação de cuidados de saúde acessíveis e de proximidade, com dedicação, suporte científico e empenho profissional. 

O papel dos enfermeiros é, reconhecidamente, essencial para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quer nas respostas humanas que carecem de maior complexidade, quer na integração multidisciplinar e pluriprofissional da prestação de cuidados de saúde, em complementaridade estreita com os diversos atores da saúde. 

Relembrando Florence Nightingale, importa concentrar-nos nas raízes históricas da Enfermagem, nos seus valores, princípios e saberes de experiência feitos para assegurar maior proximidade e acessibilidade aos utentes. Assim, contribuímos para a redução das desigualdades, no respeito pela dignidade humana com promoção da saúde e prevenção da doença. Estes princípios são também garantia da qualidade e segurança dos cuidados de saúde. 

Colegas, não se demitam dos Vossos direitos e deveres, olhem para o amanhã e não somente para hoje. 

Mesmo no atual contexto de pandemia COVID-19, temos o dever de continuar a dar mais credibilidade e transparência às nossas intervenções, geradora de maior confiança. Já vencemos crises no passado, saindo enriquecidos, com coragem e visão. 

Mas também temos o direito a exigir que a Enfermagem não faça parte somente dos discursos mas seja uma profissão acarinhada nos contextos de trabalho, a par das outras profissões da saúde, nomeadamente do ponto de vista sócio-económico e político. 

Vamos converter o esforço já desenvolvido num caminho mobilizador e consistente de futuro porque a Saúde dos portugueses precisa, também, de todos nós. 

Faço votos que 2021 tenha “Mais Informação, Melhor Saúde” e que Todos os enfermeiros realizem os sonhos, partilhados em família e com os concidadãos. 

Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer


Dia Internacional do Enfermeiro

12/05/2021

SNS presta homenagem a todos os profissionais de enfermagem

Assinala-se esta quarta-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, que tem como objetivo afirmar e reforçar a importância destes profissionais na prestação dos cuidados de saúde à população.

Em 2021, o tema escolhido para a comemoração desta efeméride pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros foi “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar”, com o subtema “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.

Para assinalar esta data, várias instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) promovem iniciativas:

• O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura uma exposição fotográfica intitulada “Vivências dos Enfermeiros” que integra fotografias e frases extraídas de relatos feitos pelos enfermeiros do CHUC que evidenciam o seu papel diferenciador na vida das pessoas, sobretudo em tempos de pandemia.

Pelas 11horas, decorrerá no auditório do Centro de Congressos dos HUC-CHUC, uma sessão solene que contará com uma homenagem a todos os que completaram 35 anos a cuidar com entrega de placas comemorativas e ainda um momento musical.

• A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco assinala a data com um retrato de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna, que se encontra espelhada na entrada principal do Hospital.

• O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) elaborou um anuário produzido pela direção de enfermagem do hospital, que narra a história de um percurso pandémico com registos fotográficos e documentais, durante este período. A cerimónia contará com a presença de várias individualidades e terá lugar no auditório do HSOG às 12h, com a duração aproximada de uma hora.

• O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) comemora esta efeméride com um programa que destaca a vivência e os testemunhos dos enfermeiros, em particular no último ano. Destaque, ainda, para o webinar que vai realizar-se esta noite, pelas 21 horas e que terá emissão em direto através do canal de youtube do CHMT.

Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, no dia 12 de maio, o CHMT terá patente duas exposições, nas três Unidades Hospitalares, em Abrantes, Tomar e Torres Novas: “Fardamentos: …de Hospital Distrital a Centro Hospitalar” e “Momentos de 2020”.

• O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou um encontro científico online que contou com mais de 300 participantes. Sob o lema “Enfermeiros: Uma Voz para Liderar – Uma Visão para o Futuro da Saúde”, o encontro contou com vários oradores do CHTS e de outras instituições como, por exemplo, Afaf Meleis da Universidade de Pensilvânia.

Para saber mais, consulte:



SNS | Cardiologia

12/05/2021

HFF realiza a angioplastia coronária número 10 mil

A Unidade de Cardiologia de Intervenção do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), realizou a angioplastia coronária número 10 mil.

São 10.000 corações de pacientes salvos ao longo dos últimos 25 anos – uma média de mais de uma angioplastia por dia nas últimas duas décadas e meia se considerarmos que a unidade trabalha 365 dias por ano em regime presencial e prevenção –, através de um procedimento minimamente invasivo, que permite desbloquear uma artéria que está total ou parcialmente obstruída, e repor o fluxo normal de sangue na zona afetada do coração.

A angiografia coronária diagnóstica (‘cateterismo’) e a angioplastia coronária (‘intervenção’) são procedimentos que estão particularmente indicados em doentes com enfarte agudo do miocárdio. A atuação da “Via Verde Coronária”, em próxima parceria com o INEM e a VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação do HFF, é um dos principais pilares de assistência e resposta do Hospital à população dos concelhos da Amadora e de Sintra, devido à cada vez maior prevalência de problemas cardíacos na sociedade portuguesa.

De acordo com o HFF, em 2019, foi realizado um investimento que ascendeu a mais de €758.000 (financiado a 50% pelo POR Lisboa 2020), para atualização de equipamentos de angiografia. Atualmente, a Unidade de Cardiologia de Intervenção está equipada com um angiógrafo topo de gama e um ecrã que permite a integração de imagens adquiridas nas salas de TAC.

Marco Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do HFF, refere que a angioplastia 10.000 do HFF é “um marco simbólico, que revela o enorme trabalho que a Unidade de Cardiologia de Intervenção do HFF dedica à sua população, sempre com o objetivo de prestar cuidados de saúde de qualidade e altamente diferenciados”.

Pedro Abreu, responsável pela Unidade de Cardiologia de Intervenção do HFF, acrescenta: “Estamos certos que a atividade clínica e assistencial da Unidade de Cardiologia de Intervenção é um dos fatores de orgulho da Instituição pelos cuidados de grande qualidade prestados a um elevado número de doentes”.

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias


Cancro do Cólon e Reto

12/05/2021

ARSLVT lança campanha de promoção de rastreios

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) lançou esta semana uma campanha de promoção de Rastreio do Cancro do Cólon e Reto, dirigida a profissionais de saúde e a utentes.

Esta campanha tem como objetivo aumentar o número de rastreios na região, através da divulgação de conteúdos audiovisuais informativos.

O rastreio consiste na realização de um teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes e destina-se a pessoas com idades compreendidas entre os 50 e 74 anos.

Para realizar o rastreio será enviada uma carta convite acompanhada de folheto informativo.

A neoplasia do cólon e do reto é o cancro mais frequentemente diagnosticado e a segunda principal causa de morte por neoplasia na Europa, considerado como um importante problema de saúde pública na União Europeia.

Em Portugal, em 2015, figurava como a terceira neoplasia mais frequente, sendo a terceira mais frequente nos homens e a segunda nas mulheres. 

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Rastreio do Cancro do Cólon e do Reto


Plataforma online disponibilizada pela ERS, 1 de junho de 2021, 10 horas – 11 horas e 15 minutos

Plataforma online disponibilizada pela ERS, 14 de junho de 2021, 10 horas – 11 horas e 15 minutos

No âmbito das suas atribuições e competências, a ERS, a pedido ou com o consentimento das partes, pode intervir na mediação ou conciliação de conflitos entre estabelecimentos do SNS ou entre os mesmos e prestadores do setor privado e social ou ainda no âmbito de contratos de concessão, ou de relações contratuais afins no setor da saúde, ou ainda entre prestadores de cuidados de saúde e utentes.

Neste contexto, e com o procedimento de resolução de conflitos, a ERS pretende constituir uma alternativa aos meios tradicionais da resolução de conflitos (os meios judiciais), fomentar uma cultura de diálogo, de escuta ativa e de melhoria contínua das relações interpessoais entre os diversos intervenientes no setor da saúde, contribuindo assim para a diminuição da litigiosidade/conflitualidade no setor da saúde em Portugal.

Na sessão de esclarecimentos sobre a “Mediação de Conflitos na ERS”, a ter lugar no próximo dia 1 de junho de 2021, a ERS como Entidade Mediadora irá apresentar as vantagens do recurso ao procedimento de resolução de conflitos, bem como explanar o procedimento em causa, havendo ainda a oportunidade para o esclarecimento de dúvidas que possam subsistir.

Devido ao elevado número de inscrições (entretanto encerradas) no evento de 1 de junho de 2021, a ERS decidiu abrir uma nova data. 

Para participar na sessão do dia 14 de junho de 2021, preencha este formulário de inscrição.