Notícias em 02/06/2021

Relatório de Situação nº 457 | 02/06/2021

Relatório de Situação nº 457 | 02/06/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 457 | 02/06/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Ninguém fica para trás

02/06/2021

Task Force anuncia «casa aberta» da vacinação para quem escapou ao processo

O Coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 anunciou hoje que vai ser criada uma «casa aberta» para que pessoas acima dos 70 anos que ficaram fora do processo possam ser vacinadas sem marcação.

«Estamos a estruturar uma casa aberta da vacinação para pessoas acima dos 70 anos. Qualquer pessoa acima dos 70 anos que se dirija a um posto de vacinação não precisa de marcação e é imediatamente vacinado», disse hoje o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo a jornalistas no final da sua participação no Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que decorre em Coimbra.

Gouveia e Melo disse que a equipa está a fazer «um trabalho mais minucioso» de tentar encontrar as pessoas «que escaparam ao processo de vacinação», nomeadamente através de trabalho junto dos bombeiros, juntas de freguesia e forças policiais, sendo esta nova medida «mais um passo» nesse sentido.

«Depois de todas as outras tentativas e para garantir que não fica ninguém para trás, vamos fazer mais um esforço. Desde que a pessoa prove que tem mais do que uma determinada idade é vacinada sem sequer ser agendada. Como são muito poucas essas pessoas, não têm que fazer fila à entrada de um posto de vacinação», afirmou o responsável.

Consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


Covid-19 | Tratamento do Doente Crítico

02/06/2021

Portugal envia equipas médicas para dar formação em Cabo Verde

O Governo vai enviar duas equipas de profissionais de saúde para Cabo Verde, entre os dias 4 e 11 de junho, para complementarem presencialmente a formação relativa à Abordagem e Tratamento do Doente Crítico Covid-19.

Cada equipa é composta por uma médica e uma enfermeira com experiência em cuidados intensivos, e as formações terão lugar, simultaneamente, no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e no Hospital Dr. Baptista de Sousa, no Mindelo.

A formação deverá abranger 10 médicos e 22 enfermeiros e componente presencial, que terá a duração de 48 horas, foi antecedida por uma teórica ministrada «online».

Gestão e organização de circuitos, avaliação de doentes críticos, práticas de ventilação mecânica, oxigenioterapia e transporte de doentes críticos serão algumas das componentes da formação.

A operacionalização da iniciativa resulta da assinatura de um Acordo de Parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos e o Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde.

A ação de formação integra o Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

As novas equipas chegam a Cabo Verde depois de, em maio, médicos e enfermeiros portugueses terem estado no país no âmbito de uma missão do Instituto Nacional de Emergência Médica para apoiar as autoridades de saúde cabo-verdianas no combate à pandemia.

Consulte:

Portal do Governo > Notícia


Nota à Comunicação Social

02/06/2021
Comunicado

20% dos portugueses com esquema vacinal completo

Neste momento, quase 5,7 milhões de vacinas foram administradas, tendo permitido inocular com pelo menos uma dose de vacina quase 3,8 milhões de pessoas, das quais mais de 2 milhões têm já o esquema vacinal completo. Olhando para a vacinação das faixas etárias de maior risco associado à doença de Covid-19, neste momento, em Portugal Continental, 77% dos maiores de 50 anos têm pelo menos uma dose de vacina e 39% têm o esquema vacinal completo.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, salienta a importância do processo de vacinação: “Sempre dissemos que o nosso objetivo era vacinar o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo, no caminho para uma maior proteção coletiva. Nesta altura em que quase 40% da população portuguesa já tem pelo menos algum nível de proteção e que 20% está já vacinada, estas são boas notícias para todos, uma vez que cada pessoa que é vacinada não se está a proteger apenas a si, mas também aos outros. Obviamente que ainda é demasiado cedo para pensarmos que esta pandemia acabou, mas estes dados vêm dar-nos uma força redobrada para podermos prosseguir os nossos esforços no sentido de proteção de toda a população.”

Confirmando-se o calendário de receção de vacinas previsto, até ao final de junho Portugal deverá receber cerca de 4,5 milhões de vacinas.

2 de junho de 2021


Controlar a Pandemia | Novas Regras

02/06/2021

Governo anunciou um novo plano de desconfinamento em duas fases

Após reunião do Conselho de Ministros, o Governo apresentou esta quarta-feira, dia 2 de junho, um conjunto de alterações às regras ainda em vigor. Para já, foi decidido manter a matriz de risco, que passa a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado.

A situação de calamidade vai manter-se em vigor depois de dia 13 de junho, com o Primeiro-Ministro a justificar que a “pandemia ainda não desapareceu”.

“Estamos em condições de prosseguir o processo de desconfinamento, o faremos em duas fases”, anunciou António Costa, na conferência de imprensa. Assim, as alterações serão feitas em dois momentos: nos dias 14 e 28 de junho.

Na primeira fase, a iniciar em 14 de junho, o teletrabalho passa a ser recomendado nas atividades que o permitam, os restaurantes, cafés e pastelarias com as regras de lotação atuais, até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento; o comércio fica aberto com o horário normal e no caso dos transportes públicos em que só existem lugares sentados a lotação passa a ser completa, nos transportes em que há lugares sentados e de pé, a lotação é de 2/3.

No caso dos espetáculos culturais, o horário é alargado até à meia-noite com a lotação a 50%, para eventos interiores. Fora das salas de espetáculo só com lugares marcados e cumprindo as regras de distanciamento definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

No desporto, para os escalões de formação e modalidades amadoras com lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Nos recintos desportivos com 33% da lotação. Fora de recintos aplicam-se regras a definir pela DGS.

A partir do dia 28 de junho, entram em vigor novas regras para a prática desportiva dos escalões profissionais ou equiparados com outras regras a definir pela DGS. As Lojas de Cidadão já funcionarão sem marcação prévia e os transportes públicos sem restrição de lotação.

Os bares e discotecas continuam encerradas, bem como se mantêm suspensas as festas e romarias populares. Os casamentos podem realizar-se com lotação superior a 50%.

Para saber mais, consulte:

Controlar a Pandemia – Conselho de Ministros – 2 de junho de 2021
Aplicação territorial


Vacinação em Bragança

02/06/2021

ULS do Nordeste está a administrar a vacina contra a Covid-19 aos doentes alérgicos

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a administrar a vacina contra a Covid-19 aos doentes alérgicos do distrito de Bragança em contexto hospitalar, nas melhores condições de segurança, qualidade, conforto e eficácia.

Estes doentes, com alergia conhecida a alimentos ou medicamentos, entre outras, são referenciados, em articulação com os Cuidados de Saúde Primários, através do médico de família, para administração da vacina na Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Bragança.

Neste âmbito, de acordo com a ULS do Nordeste, foram administradas, até ao dia 28 de maio, 142 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 70 doentes alérgicos do distrito de Bragança tinham já, nessa data, a vacinação completa (com segunda dose).

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste > Notícias


Vacinação contra a Covid-19

02/06/2021

Cerca de 63 mil jovens entre os 16 e 24 anos já foram vacinados em Portugal

Cerca de 63 mil jovens com idades entre os 16 e os 24 anos já foram vacinados contra a Covid-19 em Portugal, onde 19% da população já está imunizada com as duas doses, segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com relatório semanal da vacinação divulgado pela DGS, foram vacinados 1.099 jovens entre os 16 e os 17 anos com a primeira dose e 323 têm a vacinação completa.

“A classe de pessoas com idade inferior a 18 anos contempla jovens entre os 16 e os 17 anos que têm indicação de vacinação segundo a Norma 2/2021 da DGS e a quem foi administrada vacina Comirnaty (Pfizer-BioNTech)”, refere a DGS. Os dados indicam também que já estão vacinados com a primeira dose 38.276 jovens entre os 18 e os 24 anos com a primeira dose e 23.158 (3%) com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Segundo o relatório da DGS, a vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais anos, aplica-se a quem tenham doenças com risco acrescido de Covid-19 grave ou morte, como a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais.

O documento refere que, 3.757.395 pessoas já estão vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 37% da população, e 1.979.425 têm a vacinação completa (19%).

Desde que se iniciou a vacinação contra a covid-19, a 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu 6.254.220 vacinas, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do território continental e pelas regiões autónomas 5.644.760 doses.

Para saber mais, consulte:

DGS > Relatórios de Vacinação


CHL | Pediatria

02/06/2021

Centro hospitalar cria novas valências na consulta e alarga Hospital de Dia

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai ter novas valências na consulta externa e vai garantir um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico, com o crescimento de subespecialidades, num investimento superior a meio milhão de euros.

«Esta é a primeira alteração estrutural da Pediatria desde a abertura do Hospital de Santo André – Leiria (integrado no CHL) em 1995», disse à agência Lusa o Presidente do Conselho de Administração, Licínio de Carvalho, ao referir que a empreitada resulta de um investimento total de cerca de 665 mil euros, «que inclui o custo de cerca de 590 mil euros em obras e cerca de 73 mil euros em equipamentos».

A Diretora do serviço de Pediatria, Lina Winckler, acrescentou à Lusa que, «sendo o espaço maior do que aquele que está disponível até este momento, irá permitir a criação de novas valências na Consulta Externa, um alargamento do Hospital de Dia Pediátrico e o crescimento das áreas relativas ao Desenvolvimento e Neuropediatria».

A remodelação, que deverá estar concluída em setembro, contempla a «construção de um novo espaço de ambulatório, com a conversão da área de pais/familiares e parte da enfermaria», informou Licínio de Carvalho.

Resposta pediátrica

O objetivo será concentrar num único espaço parte da resposta pediátrica, cujo serviço se situa no piso 1 da Torre Poente no Hospital de Santo André – Leiria, onde estão as enfermarias de Pediatria e a Unidade de Cuidados Especiais Pediátricos.

A empreitada de reorganização estrutural do Serviço de Pediatria, que teve início em 14 de dezembro de 2020, «resultará na disponibilização de 18 gabinetes médicos, sala de pessoal, três salas de enfermagem, uma sala de registos, sujos e limpos, espaço para resíduos, quatro arrumos, uma sala de espera, três quartos de pais, uma zona infantil, secretaria e instalações sanitárias».

«Este novo espaço, além de uma maior proximidade com os profissionais da área da Pediatria que trabalham nos outros setores, junta também num mesmo piso a maioria dos setores de cuidados à criança», destacou Lina Winckler.

Além do Hospital de Santo André – Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria integra o Hospital Distrital de Pombal e o Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, que dá resposta a cerca de 400 mil habitantes, incluindo, pela sua proximidade, utentes do concelho de Ourém, no distrito de Santarém.

Visite:

CHL > Notícias


Projeto Reviver

02/06/2021

Lançamento do projeto na Unidade de Peniche do CHOeste

A equipa de Serviço Social da Unidade de Peniche do Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) lançou esta semana o projeto «Reviver» que visa melhorar o estado de espírito dos utentes internados, diminuir as rotinas sedentárias, promover dinâmicas que estimulem, ativem e motivem os utentes internados, assim como promover a humanização dos cuidados nesta Unidade Hospitalar.

De acordo com o CHOeste, este projeto consiste na realização de um conjunto de atividades práticas com os utentes internados por parte do grupo de voluntários, tais como conversas e elaboração das biografias de cada utente participante, leitura de livros e revistas, e a elaboração de um jornal de parede.

Participam ativamente neste projeto um total de quatro voluntários, que receberam formação em infeção hospitalar e em comunicação, que contam com o apoio da equipa de saúde hospitalar. O projeto funciona numa sala externa à enfermaria de internamento, e terá frequência diária nos dias úteis.

O Centro Hospitalar do Oeste pretende com a implementação deste novo projeto continuar a promover a humanização dos cuidados hospitalares aos utentes da região Oeste, e alcançar resultados positivos que motivem e estimulem, didaticamente, os utentes internados.

Para saber mais, consulte:

CHOeste > Notícias


Novo TAC em funcionamento

02/06/2021

Hospital de Braga tem novo equipamento no Serviço de Urgência

O Hospital de Braga adquiriu, recentemente, um novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computadorizada), num investimento que rondou cerca de 307 mil euros.

De acordo com um comunicado do Hospital, o novo equipamento, a ser instalado no Serviço de Urgência (SU), possuiu características de maior precisão, permitindo agilizar a realização de TAC’s, nomeadamente de doentes politraumatizados que se encontrem neste Serviço.

Este novo aparelho dispõe de um sistema moderno e de fácil utilização, permitindo ganhos em tempo e produtividade. “Reforça-se, assim, a oferta diferenciada de meios técnicos de diagnóstico deste hospital com melhoria da resposta de cuidados prestados nesta área”.

“Para o manuseamento deste novo equipamento, iniciar-se-á um processo de formação dos profissionais que trabalhem diretamente com o mesmo para que adquiram a experiência necessária”, salienta o hospital no comunicado divulgado.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


HSOG | Serviço de oftalmologia

02/06/2021

Hospital de Guimarães sem lista de espera aumenta produção

O Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG) deixou de ter lista de espera no serviço de oftalmologia e ainda aumentou produção, conseguindo ter capacidade de operar doentes de outras unidades da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com um comunicado do HSOG, o Serviço de Oftalmologia aumentou significativamente a sua produção, de tal forma que não só deixou de ter lista de espera, como passou a ter capacidade de operar doentes fora da sua área de influência, como do Algarve e do Alentejo, por exemplo, que recorrem a este hospital por estarem (no seu hospital) em lista de espera para além do tempo máximo de resposta garantida (TMRG).

Para saber mais, consulte:

Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias


Investigação em Saúde Mental

Ministra adianta a criação de 15 Centros de Responsabilidade Integrados

A Ministra da Saúde, Marta Temido, salientou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência tem previsto uma verba de 85 milhões de euros para aplicar, entre outros investimentos, na criação de residências na comunidade que permitam retirar doentes residentes em hospitais psiquiátricos, na construção de quatro unidades de internamento em hospitais gerais e na criação de 15 Centros de Responsabilidade Integrados.

A governante, que falava na sessão de abertura da cerimónia de atribuição do “Science Award Mental Health” da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), lembrou que o Orçamento do Estado para 2021 tem como uma das suas prioridades a saúde mental, apostando na criação de equipas de saúde mental comunitárias de adultos e para a infância e adolescência, em serviços locais de saúde mental em cada uma das administrações regionais de saúde, tendo em vista o reforço das respostas de proximidade.

Marta  Temido destacou ainda o desenvolvimento de projetos-piloto direcionados à melhoria da resolutividade dos cuidados de saúde primários, no contexto de situações de depressão e perturbações da ansiedade e a continuidade do processo de transferência das respostas de internamento de psiquiatria e saúde mental de agudos dos hospitais psiquiátricos para hospitais gerais.

O vencedor desta primeira edição é Pedro Morgado, investigador do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho e Psiquiatria no Hospital de Braga, com um projeto focado na melhoria do diagnóstico e tratamento da doença obsessivo-compulsiva.