Notícias em 11/06/2021

Relatório de Situação nº 466 | 11/06/2021

Relatório de Situação nº 466 | 11/06/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 466 | 11/06/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


direção-geral da administração e do emprego público

11-06-2021 COVID-19 – Atualização de perguntas frequentes (FAQ)

A DGAEP atualizou o conjunto de FAQ disponíveis no mini site dedicado à COVID-19.

Consultar FAQ


Sangue | Dia Mundial do Dador 2021

11/06/2021

IPST agradece aos dadores. «Dê Sangue e mantenha o mundo a pulsar»

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) assinala, no próximo dia 14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue, agradecendo a todos aqueles que com este gesto solidário ajudam a salvar vidas.

Além deste agradecimento, o objetivo é aumentar a consciência global para a necessidade de sangue seguro e componentes sanguíneos e a importância vital da dádiva voluntária feita por dadores não remunerados para os sistemas de saúde mundiais.

Em 2021, o slogan para o Dia Mundial do Dador de Sangue é: «Dê Sangue e mantenha o mundo a pulsar» e reforça um pedido global para que mais pessoas em todo o mundo deem sangue e contribuam para melhorar o estado de saúde daqueles que precisam da administração de componentes sanguíneos e derivados do plasma.

O destaque especial da campanha deste ano será o papel dos jovens em garantir o fornecimento de sangue seguro, apelando ao seu altruísmo, entusiasmo e criatividade. Nomeadamente, encorajando-os a aderirem aos pedidos de dádivas de sangue e inspirar outros jovens a fazerem este gesto humanitário; e o reconhecimento do seu potencial enquanto parceiros na promoção da Saúde.

Ir ao encontro de dadores e potenciais dadores

Assim, para corporizar este agradecimento público aos dadores de sangue, o IPST pretende ir ao encontro de dadores e potenciais dadores, realizando ações promocionais nos centros urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra.

Na data, unidades móveis do IPST vão exibir o «Obrigado» e promotores da dádiva vão informar e convidar para a dádiva de sangue.

Acresce a este agradecimento público, a iluminação alusiva à data comemorativa de vários monumentos icónicos nestas cidades. Em Lisboa, o santuário do Cristo Rei, Estátua D. Pedro no Terreiro do Paço e Capela de Santo Amaro (Alcântara). No Porto, Palacete Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto. E em Coimbra, a Sé Velha, Sé Nova e Mosteiro de Santa Cruz.

Os interessados poderão acompanhar as iniciativas nas redes sociais do IPST

Factos

O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2005. A escolha da data da efeméride, 14 de junho, tem por objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data.

Karl Landsteiner foi um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e descobridor do fator RH.

Imagem: Imagem ilustrativa recolhida do vídeo da campanha

Para saber mais, consulte:

IPST – www.ipst.pt
IPST > Sessões de colheita de sangue
OMS > Dia Mundial do Dador de Sangue – em inglês, francês, russo e espanhol


Rastreio do cancro da mama

11/06/2021

ARS algarve promove rastreio, para mulheres dos 50 aos 69, em Alcoutim

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve inicia no dia 14 de junho o rastreio do cancro da mama, dirigido a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas em unidades de Saúde do Concelho de Alcoutim.

O rastreio é realizado numa unidade móvel que se encontra instalada junto do Centro de Saúde de Alcoutim, das 10 às 13 horas e das 13h30 às 16 horas (dias úteis).

As utentes inscritas no centro de saúde são contactadas, através de carta, com indicação dos contactos para proceder à marcação do rastreio, devendo o agendamento ser efetuado posteriormente pela utente.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, teve inicio em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta.

A convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa é efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Rastreio do cancro da mama em Alcoutim


CHOeste | Hospitalização Domiciliária

11/06/2021
Equipa HD CHOeste

Mais de 500 doentes assistidos no domicílio em dois anos de atividade

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste prestou cuidados de saúde no domicílio a um total de 533 doentes, libertando 5.455 dias de internamento convencional no hospital.  Foram realizadas 9.749 visitas, tendo sido percorridos 164.273 quilómetrospelos concelhos da área de influência do CHOeste.

Em dois anos de atividade, dos 533 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,5 dias no internamento, informa o centro hospitalar, em comunicado.

São referenciados para a UHD doentes internados no CHOeste, ou provenientes do Serviço de Urgência e da Consulta Externa, assim como dos cuidados de saúde primários.

Do universo de doentes que usufruíram do apoio das equipas de Hospitalização Domiciliária do CHOeste, 99% classificaram como «muito satisfeitos», enquanto que 1% classificou como «satisfeito».

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste «enaltece uma vez mais o profissionalismo, o empenho e a dedicação das equipas da Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHOeste. Após dois anos de atividade, o reconhecimento e o grau de satisfação por parte dos utentes e familiares são demonstrativos da relevância deste projeto na prestação de cuidados de saúde de proximidade aos Utentes da região Oeste».

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas: uma na Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de 5 camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Visite:

CHOeste – http://www.choeste.min-saude.pt


Humanizar o processo da higienização

11/06/2021

CHUCB testa dispositivo inovador para doentes acamados

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai participar, ao longo das próximas semanas, num estudo clínico promovido pela IHCare – Innovation Hospital Care, no âmbito da prestação de cuidados de higiene a doentes acamados, com grau de dependência moderado a elevado, através de uma solução inovadora, o Showercare.

Com o objetivo de humanizar o processo da higienização no leito, esta solução que estará disponível em três serviços piloto do CHUCB, já a partir desta sexta-feira, dia 11 de junho, visa proporcionar aos doentes acamados, independentemente da idade, um banho com privacidade e conforto, assente em altos padrões de qualidade, higiene e segurança.

De acordo com o CHUCB, estará também em avaliação neste estudo piloto, a garantia avançada pela IHCare, de que a implementação do Showercare permitirá reduzir o risco de acidentes de trabalho para os profissionais de saúde, que intervêm nos cuidados de higiene dos doentes, uma vez que menos esforço físico para realizar o banho no leito, se traduz em mais conforto, menos hipóteses de lesões ou acidentes de trabalho e menos tempo gasto nestas tarefas.

O Showercare é composto por uma forra têxtil multi-camada que é hidrofóbica, antibacteriana e antiviral, que substitui o lençol inferior / capa do colchão do leito de cada doente, e também por uma máquina SAGH – dispositivo semelhante a um carrinho que permite a realização de um banho de água corrente estéril, sob supervisão eletrónica e ainda a respetiva Docking Station – mecanismo que realiza a limpeza automática da máquina SAGH.

Para saber mais, consulte:

CHUCB > Notícias


Ampliação | Hospital São Bernardo

11/06/2021

Governo libertou 1,8 M€ para ampliação da unidade do CHS

O Governo libertou a primeira tranche, de 1,8 milhões de euros (M€), para as obras de ampliação do Hospital São Bernardo, integrado no Centro Hospitalar de Setúbal (CHS).

A construção de um novo edifício, no atual parque de estacionamento do Hospital de São Bernardo, deverá custar 17,2 milhões de euros, valor inscrito no Orçamento de Estado de 2021.

De acordo com o comunicado do  CHS, a libertação desta primeira tranche do investimento, no valor de 1,8 milhões de euros, deverá permitir o arranque da construção do novo edifício, que terá de ser previamente submetida a concurso público internacional.

«O novo edifício terá uma área bruta de construção de 13.350 metros quadrados e 4.730 metros quadrados de exteriores», informa o CHS, salientando ainda que, «além de um piso de estacionamento, está prevista, para já, a construção de mais três pisos sem prejuízo de, no futuro, se poder equacionar a possibilidade, já viabilizada nas atuais estruturas, de ampliação em altura do imóvel».

Para saber mais, consulte:

CHS > Notícias


Instituto Ricardo Jorge desenvolve projeto “A Fada dos Dentes 2020”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge desenvolve projeto “A Fada dos Dentes 2020”

11-06-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tem vindo a desenvolver, através do seu Departamento de Genética Humana (DGH) no Porto, um projeto denominado “A Fada dos Dentes 2020”. O objetivo passa por estabelecer linhas celulares neuronais a partir de células estaminais da polpa dentária de doentes com Mucopolissacaridose de tipo III (MPS III), ou síndrome de Sanfilippo, uma Doença Lisossomal de Sobrecarga (DLS) de apresentação neurológica.

“A Fada dos Dentes 2020”, que pretende também estabelecer linhas celulares neuronais de indivíduos saudáveis da mesma faixa etária (controlos), através do mesmo método, teve início com uma fase de recrutamento de voluntários. Foram elegíveis todas as crianças saudáveis que estivessem em fase de transição entre a dentição decídua (dentes de leite) e a dentição permanente (dentes definitivos), cujas famílias se disponibilizassem a ceder um dente de leite (canino ou incisivo) para que o mesmo pudesse ser incluído no estudo em questão.

Às famílias, foi pedido que, ao ocorrer a queda natural de um dente de leite, o recolhessem e preservassem numa solução adequada, facultada aquando da assinatura da Declaração de Consentimento Informado e Esclarecido por parte do representante do participante. Inicialmente, estava prevista a inclusão de 10 voluntários, mas a adesão das famílias portuguesas foi tal que o grupo de controlo acabou por ser alargado para um total de 50 voluntários, pelo que o INSA já não está a aceitar mais participantes

Sendo a MPS III uma doença considerada extremamente rara, com poucos doentes conhecidos a nível nacional, importava garantir todas as condições para otimizar o método e, assim, garantir uma maior probabilidade de sucesso no estabelecimento de linhas neuronais derivadas de doentes. Foi então necessário estabelecer a realização de controlos, não apenas para posterior monitorização das experiências, mas também para otimização do protocolo em questão.

O estabelecimento de linhas neuronais, quer de doentes quer de controlos, embora seja um passo importante, não é um fim em si mesmo. Estas células serão posteriormente utilizadas para testar alguns tratamentos inovadores que vêm sendo desenvolvidos no DGH, tendo em vista a melhoria dos sintomas neurológicos associados a esta patologia. As DLS são um dos grupos mais abrangentes e devastadores de entre as chamadas Doenças Raras, e para o qual não existe terapia disponível.