Notícias em 14/06/2021

Relatório de Situação nº 469 | 14/06/2021

Relatório de Situação nº 469 | 14/06/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 469 | 14/06/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Lei n.º 36-A/2021 – Diário da República n.º 113/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-06-14
Assembleia da República
Renova a imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, prorrogando a vigência da Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro

Despacho n.º 5848-B/2021 – Diário da República n.º 113/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-06-14
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Aprova as listas dos países e das competições desportivas internacionais a que se aplicam as regras em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras terrestres, marítimas e fluviais

Despacho n.º 5848-A/2021 – Diário da República n.º 113/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-06-14
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a permissão do embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental, com exceção de passageiros cuja origem ou destino sejam países para os quais só se admite a realização de viagens essenciais


Covid-19 | Saúde Mental

14/06/2021

Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza nova consulta de psiquiatria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) está a disponibilizar uma consulta de psiquiatria para acompanhamento de doentes que estiveram internados com a infeção SARS-CoV-2 e que possam sofrer de patologia mental.

A funcionar desde sexta-feira, a nova consulta semanal permite a avaliação diagnóstica e respetivo tratamento de doentes que tiveram alta de internamento em serviços do CHL por Covid-19 e nos quais se suspeite de eventual patologia psiquiátrica decorrente dessa infeção.

“Tendo o serviço de Medicina Interna organizado uma resposta de seguimento aos doentes covid-19 internados, rapidamente se aperceberam das importantes complicações psiquiátricas presentes numa percentagem significativa desses doentes, o que desafiou o nosso serviço a estruturar a melhor intervenção junto desta população”, adianta o Diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHL, Cláudio Laureano, através de comunicado.

De acordo com Cláudio Laureano, “dado o impacto negativo da doença Covid-19 na saúde mental dos doentes, é importante um rastreio para identificar doentes acometidos por doença mental pós-Covid e a adequada intervenção e seguimento da área da Psiquiatria e Saúde Mental”.

Além das complicações médicas (respiratórias, trombóticas, neurológicas e outras) que a Covid-19 provoca, verifica-se também o desenvolvimento de “patologia mental causadora de disfunção, perda de autonomia e sofrimento psíquico muito significativo”.

Segundo o CHL, vários estudos com diferentes populações mostram que uma percentagem significativa de doentes internados por Covid-19 desenvolvem “o que pode ser designado por síndrome pós-covid”, que se caracteriza por ansiedade, depressão, perturbações do sono e quadros do tipo Perturbação de Stress Pós-Traumático, a que acrescem a fadiga e a perda de autonomia.

Visite:

CHL > Notícias


Deliberações concluídas durante o primeiro trimestre de 2021

14/06/2021

Publica-se a versão não confidencial das deliberações concluídas durante o o primeiro trimestre de 2021.

Consultar listagem.


Emergência médica no verão

14/06/2021

INEM reforça dispositivo de meios para garantir uma resposta eficaz

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional durante os próximos meses, para acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita. Este reforço traduz-se no acréscimo de 11 meios de emergência médica.

Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.

Apesar da pandemia por Covid-19, que conduziu a um decréscimo generalizado de turistas, a atual fase de desconfinamento e os movimentos sazonais que tradicionalmente se verificam durante os meses estivais fazem prever um aumento da atividade do SIEM em determinadas áreas geográficas.

Deste modo, o INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 11 meios, a operar entre junho e setembro consoante as áreas geográficas e previsões de procura da população.

No norte do país, o concelho de Terras de Bouro passará a contar com dois Postos de Emergência Médica (PEM) localizados nos Bombeiros Voluntários (BV) de Terras de Bouro e na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Rio Caldo.

Na região centro, estará em funcionamento um PEM na delegação da CVP de Vilar Formoso. Montijo, Grândola e Odemira terão igualmente um reforço da atividade de assistência pré-hospitalar, através de PEM colocados nos BV Canha, BV de Grândola e BV Vila Nova de Mil Fontes.

A região algarvia terá ao dispor cinco meios de emergência adicionais, através de PEM localizados em Ferreiras (CVP Silves), Fuseta (CVP Olhão), Almancil (CVP Faro-Loulé) e Albufeira (BV Albufeira), para além da abertura de uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) em Tavira.

Ainda no Algarve, o INEM vai disponibilizar aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa aos BV de Tavira e aos Bombeiros Municipais de Olhão para utilização nas Ilhas Barreira (Tavira e Armona).

Tal como nos restantes meses do ano, o INEM irá acompanhar de forma permanente o número de ocorrências e acionamentos, por forma a identificar possíveis ajustamentos no referido dispositivo, em função da procura dos serviços, num ano caracterizado por uma elevada incerteza, tanto ao nível da evolução da COVID-19 como dos efeitos do plano de desconfinamento.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Asma | Guia de Prática Clínica

14/06/2021

CHEDV participa em manual de referência mundial sobre a doença

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) participa em manual de referência mundial para a doença, criado com o intuito de melhorar o controlo e a qualidade de vida das pessoas com asma, aumentando a formação técnica dos profissionais de saúde, em especial nos aspetos relacionados com a prevenção e avaliação diagnóstico-terapêutica da doença.

O Diretor do Serviço de Pneumologia do CHEDV, Jorge Ferreira, participou no Comité Executivo do Guia Espanhol para o Manuseamento da Asma (GEMA 5.1), que é um Guia de Prática Clínica com o objectivo de disponibilizar conhecimento da Asma, destinado a profissionais de saúde, tornando-se uma ferramenta de trabalho útil para o aprimorar da actividade clínica independentemente da especialidade e do ambiente onde é desenvolvida a actividade.

Este manual, surge da aliança entre a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR) e de 16 sociedades científicas de Espanha, Portugal e América Latina, que participaram na elaboração do Guia, nas quais se inclui a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). Trata-se de um documento independente, produzido por 17 sociedades científicas, considerado por muitos profissionais como “o manual de referência mundial para a doença em língua espanhola” e que nesta edição as novidades mais relevantes podem ser encontradas nos capítulos de “tratamento de manutenção da asma grave, “asma pediátrica” e “asma e COVID-19”.

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, estando presente um pouco por todo o mundo. Calcula-se que, no total, existam mais de 340 milhões de pessoas com asma, estando a sua prevalência a aumentar em muitos países, particularmente entre as faixas etárias mais jovens. Em Portugal, atinge aproximadamente 6,8% da população, o que corresponde a cerca de 700.000 doentes.

A asma é habitualmente definida como uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias, influenciada em parte por fatores genéticos e caracterizada por uma história de sintomas respiratórios como pieira, falta de ar, sensação de aperto no peito e tosse, que variam ao longo do tempo e em intensidade.


Viajantes vacinados e recuperados

14/06/2021

Conselho da União Europeia recomenda alívio de restrições

O Conselho da União Europeia (UE) adotou esta segunda-feira, uma recomendação para abordagem coordenada relativamente às viagens, propondo que vacinados com pelo menos uma dose e recuperados da Covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.

Atualmente presidido por Portugal, o Conselho da UE informa através de comunicado que a atualização hoje adotada “responde à evolução da situação epidemiológica, às campanhas de vacinação em curso e à adoção do certificado digital covid da UE”.

Em causa está o certificado digital Covid-19, comprovativo da testagem (negativa), vacinação ou recuperação do vírus SARS-CoV-2, que entrará em vigor na UE a 1 de julho e que foi hoje oficializado numa cerimónia de assinatura do regulamento em Bruxelas.

Para as pessoas vacinadas e recuperadas, o Conselho recomenda que “os detentores de certificados de vacinação emitidos em conformidade com o regulamento da UE sobre certificados digitais covid-19 não devem ser sujeitos a testes ou quarentena/auto-isolamento se estiverem totalmente vacinados com uma vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e tiverem decorrido pelo menos 14 dias desde a vacinação completa”.

No documento, o Conselho da UE afirma também que “os Estados-membros poderiam também levantar tais restrições após a primeira dose de uma série de duas doses”, sendo que a última palavra é sempre dos países.

Relativamente aos que já estiveram infetados, “as pessoas recuperadas detentoras de um certificado indicando que passaram menos de 180 dias desde a data do resultado positivo de um teste não devem ser sujeitas a testes ou quarentena/auto-isolamento”, defende o Conselho.

Além disso, “os menores não devem ser sujeitos a quarentena/auto-isolamento se a pessoa que os acompanha não for obrigada, por exemplo, por serem pessoas vacinadas ou recuperadas”, acrescenta.

No entanto, para o Conselho, as restrições à livre circulação ainda devem permanecer para territórios no espaço comunitário onde a situação epidemiológica seja de risco.


Semana Mundial da Alergia

14/06/2021

Iniciativa visa alertar para a importância das sobre doenças alérgicas

Teve início este domingo, dia 13 de junho, a Semana Mundial da Alergia. Até dia 19 de junho de 2021 decorre a iniciativa anual promovida pela Organização Mundial da Alergia que, este ano, tem como tema: “Anafilaxia”.

A Semana Mundial de Alergia é uma iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO) que visa sensibilizar para a importância das sobre doenças alérgicas e distúrbios relacionados, bem como o tratamento e prevenção destas doenças, cuja prevalência está a aumentar a nível mundial.

Para saber mais:

Semana Mundial da Alergia – https://www.worldallergy.org– em inglês


Dê sangue no IPO Lisboa

14/06/2021

Cada gota conta. Dadores já podem agendar dádiva no site

No Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebra esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) lança uma nova funcionalidade no seu site. É rápido, é simples e prático agendar a dádiva de sangue.

Ao entrar no site do IPO Lisboa, o dador responde a um breve questionário e se preencher todos os critérios para realizar a dádiva de sangue será reencaminhado para o calendário de agendamentos. Aqui só terá de escolher o dia e hora que mais lhe convém para se deslocar ao Serviço de Imunohemoterapia (SIH) do IPO Lisboa para fazer a sua dádiva de sangue. Se por algum motivo tiver de alterar esta data, também é simples reagendar a data, basta seguir o link que se encontra no email que recebeu com a confirmação do agendamento.

No atual contexto pandémico é importante agilizar todo o processo da dádiva de sangue, evitando assim que os dadores se concentrem no serviço, e por isso esta ferramenta é uma mais-valia que vem facilitar todo este processo e ao mesmo tempo permite ao dador gerir a deslocação para a sua dádiva de acordo com a sua disponibilidade.

«No Dia Mundial do Dador de Sangue queremos realçar mais uma vez a importância da doação de sangue total e de componentes por aférese na nossa Instituição, com o objetivo ultrapassar as 20 doações por dia. Queremos aumentar o número de dadores e de dádivas para podermos fazer face às necessidades crescentes: cerca de 1700 doentes, 9 mil concentrados de eritrócitos e entre 15 a 20 mil concentrados de plaquetas», afirma Dialina Brilhante, Diretora do SIH do IPO Lisboa.

Com a pandemia COVID-19, o SIH adaptou-se para continuar a receber os dadores em segurança. Em 2020, o serviço recebeu 3631 dadores sendo que, destes, 1696 foram novos dadores, e registou 4312 dádivas.

Para a médica, a mensagem do IPO Lisboa é clara: «Queremos continuar a contar com os dadores regulares e lembrar os mais jovens que a dádiva de sangue ou de componentes é um dever de cidadania e um gesto de generosidade e de solidariedade que permite salvar vidas».

No IPO Lisboa, pode dar sangue total e componentes por aférese e, ao fazer a sua dádiva, também pode inscrever-se como dador de medula.

O SIH do IPO Lisboa funciona de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 16h00, e ao sábado, das 9h00 às 11h00, no piso 2, do Pavilhão de Rádio.

O IPO Lisboa tem estacionamento reservado e gratuito para os dadores.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Dádiva de Sangue