Notícias em 15/06/2021

Relatório de Situação nº 470 | 15/06/2021

Relatório de Situação nº 470 | 15/06/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 470 | 15/06/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


COVID-19 Vaccine Janssen – Autoridades na UE adotam medidas para salvaguardar a qualidade da vacina – Infarmed

15 jun 2021

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular informativa N.º 072/CD/550.20.001 Data: 14/06/2021

As autoridades na União Europeia (UE) tomaram conhecimento que um lote da substância ativa usada no fabrico da vacina COVID-19 Vaccine Janssen foi contaminado com material de outra vacina produzida no mesmo local de fabrico.
A contaminação ocorreu no local de fabrico da substância ativa da vacina sito em Maryland nos Estados Unidos da América, propriedade da Emergent Biosolutions. O lote em causa não foi utilizado no fabrico de vacinas para o mercado da UE.
Com base na informação disponível, os lotes de vacina libertados para o mercado da UE não foram afetados por esta situação de contaminação cruzada. No entanto, por medida de precaução e de salvaguarda da qualidade das vacinas, as autoridades supervisoras(1) que se encontram a avaliar esta situação recomendaram a não colocação no mercado da UE das vacinas COVID-19 Vaccine Janssen que contêm substância ativa que tenha sido produzida no período coincidente ao fabrico que deu origem à contaminação cruzada.
As autoridades da UE estão a fazer o máximo possível para salvaguardar os fornecimentos com esta vacina e mitigar os efeitos de qualquer atraso no fornecimento da mesma.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) e as autoridades nacionais têm conhecimento que será realizada uma inspeção ao local de fabrico da Emergent Biosolutions pela Food and Drug Administration (FDA). As autoridades vão continuar a trabalhar com a FDA e outros parceiros internacionais por forma a assegurar que estas vacinas possuem os mais elevados padrões de qualidade no mercado da UE.
Os problemas de fabrico na Emergene Biosolutions não estão relacionados com a recente revisão pela EMA de casos muito raros de formação de coágulos sanguineos e baixa de plaquetas no sangue.

O Presidente do Conselho Diretivo

(Rui santos Ivo)

(1) As autoridades supervisoras são as autoridades do medicamento da Bélgica e da Holanda, as responsáveis pela libertação dos lotes desta vacinas para o mercado da UE.


Vacinação Covid-19 | Autoagendamento

15/06/2021

Maiores de 40 anos já podem fazer pedido de marcação da toma da vacina

As pessoas com 40 ou mais anos de idade já podem fazer o pedido de marcação para tomar a vacina contra a covid-19 na plataforma de autoagendamento criada para o efeito.

O portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, contemplando agora as pessoas acima dos 40 anos, depois de ter sido aberto para maiores de 43, 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Pedido de Agendamento (opens in a new tab)”>Vacinação > Pedido de Agendamento


Conferência Sustentabilidade em Saúde

15/06/2021

Secretário de Estado da Saúde alerta para necessidade do foco no interesse público

“O caminho para a sustentabilidade da saúde em Portugal implica um equilíbrio necessário entre acesso e inovação, investimento e retorno, entre o querer tratar o maior número de pessoas e o não deixar ninguém para trás. Este é um caminho que deve ser pautado pelo interesse público, sem distrações de outros aspetos mais mediáticos”, sublinhou hoje o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, na 9.ª edição da Conferência Sustentabilidade em Saúde, promovida pelo Diário de Notícias, a TSF e a AbbVie, que se encontra a decorrer esta terça-feira, 15 de junho, no Grande Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa.

“Não se pode equilibrar as contas através do corte cego, com risco de consequências gravíssimas na saúde das pessoas. Não queremos reduzir, mas sim, face ao aumento de recursos a que temos vindo a assistir na saúde desde 2014, aumentar a eficiência, a atividade assistencial e a qualidade dos serviços de saúde”, continuou o Secretário de Estado da Saúde. Diogo Serras Lopes salientou, ainda, o peso que os medicamentos têm nos orçamentos da saúde, pedindo que seja continuado o trabalho no sentido de “uma maior transparência no preço dos medicamentos”.

Uma vez mais, a iniciativa pretende promover a discussão em torno da sustentabilidade da saúde em Portugal, estendendo o debate ao futuro dos cuidados de saúde no pós-pandemia Covid-19.


ULS Matosinhos | Connecting Healthcare

15/06/2021

3.ª edição da conferência internacional no Porto de Leixões

A terceira edição da conferência internacional Connecting Healthcare realiza-se esta terça-feira, a partir das 14h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, e conta com a participação de figuras de referência mundial.

De acordo com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), vai contar com a ativista pelos direitos das mulheres, Leymah Gbowee, distinguida com Prémio Nobel da Paz, o presidente do The Emotional Brain Institute da Universidade de Nova Iorque, Joseph Ledoux, e a atleta olímpica Patrícia Mamona.

Pelo terceiro ano consecutivo, a ULSM e o Seal Group organizam esta iniciativa, nesta edição sob o lema “Moving Forward: à descoberta de um novo mundo”, num convite à reflexão sobre a resposta da Humanidade neste contexto de pós pandemia, ao mesmo tempo que pretende lançar o debate sobre os desafios que se colocam à Saúde, como determinante para o bem-estar das populações, através de um painel de convidados nacionais e estrangeiros, protagonistas de áreas tão distintas como a Saúde, a Economia, a Ciência, a Tecnologia, o Desporto e a Arte.

Esta conferência integra o Global Health Forum que tem como objetivo a humanização da saúde através da preparação dos seus profissionais para as novas competências no contexto da transformação digital.

Para saber mais:

Conferência “Moving Forward: à descoberta de um novo mundo” – https://www.connectinghealthcare.pt/


Reunião EPSCO no Luxemburgo

15/06/2021

Ministra da Saúde preside o Conselho de Ministros da Saúde

A Ministra da Saúde, Marta Temido, preside esta terça-feira ao Conselho de Ministros da Saúde da União Europeia (EPSCO – Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores), a partir do Luxemburgo.

“A reunião de hoje tem uma agenda extensa e reveladora daquilo do que foi o trabalho conjunto realizado ao longo destes meses”, afirmou a Ministra da Saúde, na declaração inicial do encontro.

“Entre os tópicos da agenda, gostava de sublinhar sobretudo o ponto de situação Covid, que contará com intervenções e pontos de situação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e da Agência Europeia do Medicamento e no qual será enquadrada também uma troca de pontos de vista dos estados-membros sobre o aquilo que são ainda os desafios da implementação do Certificado Digital COVID da União Europeia”, destacou Marta Temido.

Após uma troca de informação relativa também ao estado atual da pandemia e evolução dos planos de vacinação nos vários Estados-Membros, seguiu-se a discussão sobre o pacote “União Europeia da Saúde”, começando pelo reforço do papel da Agência Europeia do Medicamento em matéria de preparação e gestão de crises.

“Esta proposta visa contribuir para que haja um quadro mais claro para as atividades a desenvolver pela Agência na fase de preparação e durante as emergências de saúde pública e outros eventos importantes, a fim de reforçar a capacidade da União para reagir de forma rápida, eficiente e coordenada a essas emergências”, sublinhou a Ministra da Saúde.

“Saudamos o trabalho feito neste dossier pela presidência portuguesa”, enalteceu ainda Stella Kyriakides, Comissária Europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos.

Ministra da Saúde, Marta Temido, com os Ministros da Saúde espanhola, Carolina Darias, e o Ministro da Saúde alemão, Jens Spahn

A Presidência fará, também, um ponto da situação das negociações interinstitucionais sobre a proposta relativa à avaliação das tecnologias da saúde, antes de passar à aprovação das Conclusões do Conselho relativas ao acesso a medicamentos e dispositivos médicos.

Para saber mais, consulte:

Conselho da União Europeia > Conselho (Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores) 15 de junho


Reunião EPSCO

15/06/2021

Marta Temido encerra reunião do Conselho de Ministros da Saúde da UE

Na sessão da tarde da reunião do Conselho de Ministros da Saúde da União Europeia (EPSCO – Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores) a Ministra da Saúde, Marta Temido, apresentou o “Relatório sobre a saúde global: reforçar o papel da União Europeia (UE) na saúde a nível gobal.

“Este relatório analisa o resultado de todos os trabalhos relacionados com o papel da UE no domínio da saúde a nível mundial conduzidos pela Presidência portuguesa”, afirmou a Ministra da Saúde detalhando que “tem em conta os resultados de vários eventos que decorreram no primeiro semestre de 2021, incluindo a Conferência de Alto Nível, o Grupo da Saúde Mundial – uma iniciativa multipresidências lançada durante a Presidência finlandesa –, a Conferência do G20 sobre a Saúde Mundial e a sua declaração de Roma e, por último, os debates inspiradores realizados no Grupo de Alto Nível da Saúde Pública”.

O último ponto da ordem do dia centrou-se na partilha de informações pela próxima Presidência sobre o seu programa de trabalho. Ao ministro da saúde esloveno, Janez Poklukar, e a toda a equipa da futura Presidência eslovena, Marta Temido desejou “o melhor para a Presidência” que arrancará em julho.

No final da sessão, como gesto simbólico, o Ministro da Saúde da Eslóvenia entregou um ramo de flores a Marta Temido, antecipando deste modo a passagem do testemunho para a Presidência Eslovena.


Cardiologia | Técnica inovadora

15/06/2021

CHMT implanta pela primeira vez micro-dispositivos para monitorização cardíaca

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) implanta pela primeira vez micro-dispositivos para monitorização cardíaca e inicia consulta de Insuficiência Cardíaca Avançada.

Foram já implantados quatro micro dispositivos para monitorização cardíaca pelo Serviço de Cardiologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Uma técnica diferenciada e inovadora, que está a ser realizada por profissionais do Departamento de Arritmologia do Serviço de Cardiologia do CHMT.

De acordo com o CHMT, o implante destes micro dispositivos para monitorização cardíaca é ideal para doentes com problemas cardíacos que originam síncopes e que por isso precisam de monitorização de longo prazo e contínua por parte do médico assistente.

David Durão, Diretor do Serviço de Cardiologia, refere que “a implantação destes “devices” realizada por profissionais do Serviço é uma mais valia, que representa um acréscimo de diferenciação do próprio Serviço de Cardiologia, mas é, sobretudo, uma mais valia para os doentes cardíacos, que desta forma, ao estarem monitorizados e acompanhados evitam deslocações às urgências hospitalares”.

Estes dispositivos são implantados debaixo da pele através de uma pequena incisão de menos de 1 cm no lado superior esquerdo do tórax e, quando implantados, são frequentemente quase impercetíveis a olho nu.
Este aparelho permite uma vigilância diária do ritmo cardíaco até um período de 3 anos (detetor de eventos sub-cutâneo). Estes dispositivos comunicam com um aparelho (via wireless) que é ligado à corrente elétrica de casa e que transmite informação diretamente ao médico ou para a equipa do hospital (monitorização remota), sempre que se verifica uma ocorrência importante.

Estes aparelhos são, também, um auxiliar diagnóstico de grande valia no esclarecimento da causa da síncope, nomeadamente quando surge com grandes intervalos de tempo entre os episódios, mas que pode estar associada a potencial risco de vida.

O primeiro micro dispositivo foi colocada no Centro Hospitalar do Médio Tejo a 22 de março e, desde então, já foram implantados com sucesso 4 dispositivos, estando já marcada mais uma intervenção para o dia 24 de junho.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


“Refugee Week” quer despertar consciências para a condição dos refugiados – DGS

“Refugee Week” quer despertar consciências para a condição dos refugiados

Refugee Week” decorre de hoje (14 de junho) até dia 20 de junho, enquanto movimento no qual vários países se unem para aumentar a consciência de todos sobre as pessoas refugiadas.

Em Portugal, o programa é promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), estando previstas várias iniciativas ao longo dos próximos dias. No próximo sábado, dia 18 de junho, vai decorrer o webinar “Observatório das Migrações – Acolhimento e Integração de Refugiados Em Portugal”, que contará, na sessão de abertura, com uma intervenção da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Nesta ocasião será lançado o Relatório Estatístico do Asilo 2021 – Requerentes e Beneficiários de Proteção Internacional em Portugal. A participação é livre, requerendo inscrição através deste link.

Este ano, o tema escolhido é “We cannot walk alone” (“Não conseguimos caminhar sozinhos”), sendo possível aderir a vários eventos e atividades propostas, nomeadamente um Concurso de Fotografia de crianças e jovens refugiados, um workshop online para a confeção de um prato típico da Síria ou a apresentação das histórias de seis mulheres refugiadas em Portugal e respetivos caminhos e fronteiras que atravessaram.

Os eventos da “Refugee Week” acontecem em diversos espaços e países e vão desde festivais de artes, exposições, concursos, partilha de experiências, exibição de filmes e visitas a museus até torneios de futebol, palestras públicas e atividades escolares.

Para mais informações sobre o movimento global “Refugee Week”, pode seguir este evento nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram e/ou partilhar publicações com as hashtags:#refugeeweek #AWholeNewWorld #WeCannotWalkAlone em https://refugeeweek.org.uk/simple-acts/.

Consulte aqui o programa.


Infarmed Newsletter

14 jun 2021

Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter.

Infarmed Newsletter – Edições anteriores.