Notícias em 22/06/2021

Relatório de Situação nº 477 | 22/06/2021

Relatório de Situação nº 477 | 22/06/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 477 | 22/06/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 019/2020 de 26/10/2020 atualizada a 22/06/2021 – DGS

Norma nº 019/2020 de 26/10/2020 atualizada a 22/06/2021

COVID-19: Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2


Covid-19 | Reporte de autotestes

22/06/2021

Mais de 4.300 utentes já reportaram os resultados na plataforma eletrónica

Mais de 4.300 utentes já reportaram os resultados de autotestes à Covid-19 na plataforma eletrónica criada há um mês e 2.425 ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24.

Segundo dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, até segunda-feira, foram reportados 4.365 resultados de autotestes SARS-CoV-2 na plataforma eletrónica para reporte de resultados de autotestes SARS-CoV-2, que entrou em funcionamento no dia 20 de maio, no âmbito do regime excecional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio por não profissionais.

Também o SNS 24 (808 24 24 24) registou, desde o dia 5 de abril, 2.425 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo ou inconclusivo.

Recorde-se que os autotestes à Covid-19 passaram a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, sendo a notificação dos seus resultados importante para monitorizar a atividade nacional de testagem, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Desde que foi autorizada a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias, os distribuidores farmacêuticos já distribuíram mais de 500 mil autotestes.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Autoteste | Formulário


Covid-19 | Agendamento da vacina

22/06/2021

Marcação online da vacina já disponível para maiores de 37 anos

Já se encontra disponível, na plataforma da Direção-Geral da Saúde, a possibilidade de autoagendamento da toma da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 37 anos.

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

O portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de abril, ficando agora aberto a pessoas a partir dos 37 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, mais recentemente, de 40 anos.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Pedido de agendamento da vacina


Parceria na área da Enfermagem

22/06/2021
CHUC

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o CHUC assinam acordo

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estabeleceram uma parceria no âmbito académico e clínico com vista a maximizar recursos e criar novas oportunidades.

“Trata-se de uma parceria para promover a utilização da evidência científica disponível, permitindo melhorar a informação para a tomada de decisão nos cuidados de saúde, concorrendo, também, para alcançar melhores resultados para os cidadãos”, de acordo com comunicado divulgado hoje pelo CHUC.

O mesmo comunicado explica que “é com base na constatação desta necessidade de acrescentar valor aos resultados em saúde, através duma abordagem integrada”, que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Centro Hospitalar se comprometem a uma “colaboração estreita entre investigadores” e enfermeiros, médicos, outros profissionais de saúde e utentes, “para selecionar tópicos de investigação primária e secundária, promover investigação clínica e implementar a melhor evidência disponível”.

No âmbito desta parceria, prevê-se, este ano, a realização de várias iniciativas, incluindo um evento científico.


Rastreio visual infantil 2021

22/06/2021

ACES Alentejo Central promove rastreios durante o mês de julho

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alentejo Central vai dar continuidade, no mês de julho, aos rastreios de saúde visual infantil destinados a crianças nascidas em 2019 e que estejam inscritas nos centros de saúde da sua área de influência.

Este programa de rastreio baseia-se em um exame aos olhos da criança, que permite detetar precocemente alterações da visão.

Consiste na realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva, utilizando uma tecnologia inovadora, que permite identificar os fatores de risco capazes de provocar ambliopia («olho preguiçoso»), mesmo antes de ela se instalar, ou então numa fase muito precoce do seu desenvolvimento.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias


CHBV recebe distinção

22/06/2021

Unidade de Osteoporose distinguida por fundação internacional

A Unidade Coordenadora Funcional da Osteoporose, inserida no Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), foi distinguida com a Estrela de Bronze pela Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation), uma das mais importantes instituições mundiais dessa área.

Em comunicado, o CHBV refere que esta importante distinção reflete o reconhecimento internacional do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este serviço, «que passa a ser o 4º serviço a nível nacional a obter esta certificação, sendo que as primeiras estrelas de bronze foram atribuídas em Lisboa (2) e em Coimbra (1)».

A Diretora do Serviço de Reumatologia, Anabela Barcelos, afirma que «o objetivo passa por, nos próximos anos, alcançar a excelência, ou seja, atingir a estrela de ouro e isto é realmente importante na medida em que significa que conseguimos dar os melhores cuidados aos nossos doentes na prevenção das fraturas de fragilidade primárias e secundárias».

A Presidente do Conselho de Administração, Margarida França, evoca a importância da distinção por parte de tão prestigiada instituição e garante que a administração continuará a colaborar e incentivar a direção do Serviço de Reumatologia no seu desenvolvimento e melhoria contínua.

Para saber mais, consulte:

CHBV – https://www.chbv.min-saude.pt/


Consulta de sexologia clínica

22/06/2021

CHBM passa a ter consulta multidisciplinar a partir de 24 de junho

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vai passar a disponibilizar, a partir de dia 24 de junho, uma nova consulta de sexologia clínica feita por uma equipa multidisciplinar.

Esta consulta era realizada em exclusivo pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, contando agora com a colaboração das especialidades de Ginecologia, Urologia e Psicologia.

A consulta tem como objetivo possibilitar o tratamento especializado das disfunções sexuais, primárias ou secundárias ao tratamento psiquiátrico, através de técnicos com formação específica em sexologia clínica.

Destina-se a utentes de ambos os sexos, referenciados pelos serviços de Psiquiatria, Ginecologia, Urologia ou Psicologia, com disfunções sexuais, perturbações da identidade de género, perturbações da preferência sexual ou outras dificuldades da vivência da sexualidade e conjugalidade, que, após avaliação clínica, apresentem motivação para melhorar a sua vida sexual.

De acordo com a Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Gláucia Lima, «as perturbações/disfunções sexuais são frequentes, subdiagnosticadas, multifatoriais e podem ser desencadeadas por causas orgânicas, iatrogénicas e/ou psicológicas, acompanhadas de sofrimento significativo».

A responsável acrescenta ainda que «A sexualidade é parte integrante da vida do indivíduo, contribui para a construção da sua identidade e de forma determinante para o seu bem-estar físico e psicológico».

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques


Cirurgia ortopédica

22/06/2021

CHUCB aposta em técnica inovadora para colocação de prótese da anca

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) superou o patamar das vinte cirurgias consecutivas, no âmbito da artroplastia total da anca, através da implementação de Superpath, uma técnica mini-invasiva para colocação de prótese da anca, desenvolvida nos Estados Unidos da América e apenas realizada em alguns hospitais portugueses.

O pioneiro desta técnica inovadora no CHUCB é o ortopedista Diogo Pascoal, que realizou a primeira Superpath neste hospital em novembro de 2019, uma intervenção que nos últimos meses ganhou uma maior expressão, visível no número de doentes intervencionados.

Entre as principais vantagens desta técnica está o facto de não promover a agressão muscular ou tendinosa da região da anca, o que resulta numa melhor recuperação funcional do doente e na cicatrização mais rápida dos tecidos, e ainda uma acentuada diminuição do risco de complicações e efeitos colaterais.

Com a utilização desta técnica, o doente começa a andar nas primeiras 24 horas e o tempo de internamento é de 2 a 3 dias. No período pós-operatório, os doentes referem sentir menos dor e maior conforto, não sendo necessária a limitação de movimentos pelo risco de luxação da prótese. Na fase de convalescença, que é também mais rápida, verifica-se uma menor dependência do doente relativamente aos seus cuidadores e a cicatriz resultante do procedimento é mais estética.

A cirurgia destina-se, sobretudo, a doentes até aos 70 anos, ativos e com perspetivas de reinício da atividade laboral precoce. Não têm indicação para esta cirurgia, doentes com grandes deformidades da anca, com múltiplas comorbilidades, ou com índice de massa corporal muito elevado.

Para o Diretor do Serviço de Ortopedia do CHUCB, António Figueiredo, «esta é uma cirurgia inovadora, com claros benefícios para o doente. Contudo, tratando-se de uma técnica nova, temos avançado neste domínio com muita cautela, selecionando criteriosamente os doentes com indicação para a mesma, uma vez que em qualquer curva de aprendizagem e sobretudo numa técnica nova, o risco de complicações é naturalmente maior».

Brevemente a equipa de Ortopedia do CHUCB será reforçada com outro cirurgião experiente em Superpath, o que deixará esta unidade de saúde numa posição privilegiada neste tipo de cirurgia em Portugal.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Nova unidade de saúde

22/06/2021

Marta Temido inaugurou hoje a Unidade de Saúde da Alta de Lisboa

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, inauguram esta manhã a Unidade de Saúde da Alta de Lisboa.

“O Ministério da Saúde é um património de todos”, salientou Marta Temido, reconhecendo o investimento feito pela Câmara Municipal de Lisboa e acrescentando que a obra hoje inaugurada constitui “uma prova do que é o envolvimento das autarquias neste processo de construção de novas unidades de Cuidados de Saúde Primários”.

Esta nova unidade, que resulta do esforço conjunto entre o município de Lisboa e o Ministério da Saúde vai melhorar o acesso à prestação de cuidados de saúde primários à população do concelho de Lisboa, beneficiando cerca de 30.400 utentes.

Conforme salientou a Ministra da Saúde na sua intervenção, estamos perante uma estrutura que permite prestar assistência a um maior número de utentes e ser mais efetiva na captação de recursos humanos.

Com um investimento superior a 3 milhões de euros, esta unidade, localizada na Avenida Nuno Kruz Abecassis, dispõe de 20 gabinetes de consulta médica, oito gabinetes de enfermagem, quatro salas de tratamento, seis gabinetes de exames/polivalentes, um gabinete de saúde oral e uma sala de movimento.

O novo edifício vai integrar a nova Unidade de Saúde Familiar Alta de Lisboa, a Unidade de Cuidados na Comunidade Lumiar +, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Santa Clara e parte da atual UCSP Lumiar, bem como alguns espaços para o funcionamento da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte.


Conferência sobre combate à obesidade é no dia 29 de junho – DGS

Conferência sobre combate à obesidade é no dia 29 de junho

Estão abertas as inscrições para a Conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policy and actions”, que se irá realizar no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Este evento é coorganizado pelo Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde e pelo Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa. Vai decorrer em formato online no próximo dia 29 de junho e tem como principal objetivo refletir sobre os desafios e as oportunidades que o mundo digital coloca na luta contra a obesidade.

Para consultar o programa e efetuar a inscrição aceda ao site da conferência: www.tackleobesity.pt.

Inscreva-se já!