Notícias em 06/07/2021

Relatório de Situação nº 491 | 06/07/2021

Relatório de Situação nº 491 | 06/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 491 | 06/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação 


Norma nº 001/2021 de 14/01/2021 atualizada a 06/07/2021 – DGS

Norma nº 001/2021 de 14/01/2021 atualizada a 06/07/2021

Campanha de Vacinação contra a COVID-19: Vacina SPIKEVAX® (anteriormente designada COVID-19 Vaccine Moderna®)


Norma nº 021/2020 de 23/12/2020 atualizada a 06/07/2021 – DGS

Norma nº 021/2020 de 23/12/2020 atualizada a 06/07/2021

Campanha de Vacinação contra a COVID-19: Vacina COMIRNATY®


Infogramas de apoio ao registo das estruturas de natureza extraordinária e temporariamente dedicadas à realização dos Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) e Centros de Vacinação

Considerando a obrigação de registo no Sistema de Registo de Estabelecimentos Regulados (SRER) da ERS das estruturas de natureza extraordinária e temporariamente dedicadas para a prestação de cuidados de saúde no âmbito da resposta à epidemia por SARS-CoV-2 e à doença COVID-19, nomeadamente que se dediquem à realização dos Testes Rápidos de Antigénio (TRAg), assim como, dos Centros de Vacinação, publicam-se os infogramas de apoio ao registo destas estruturas.

Infograma sobre registo de estabelecimentos no SRER de Centros de Vacinação

Infograma sobre registo de estabelecimentos no SRER dedicados à realização dos TRAg


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 06-07-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 06-07-2021

06-07-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 10.824 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 288 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, foram obtidas, até ao momento, 2022 sequências a partir de amostras colhidas em junho de 2021. De acordo com o relatório do INSA, esta amostragem envolveu laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo um total de 160 concelhos.

Entre as novas sequências analisadas, a variante Delta (B.1.617.2) é a variante mais prevalente em Portugal com uma frequência relativa de 89.1% na semana 25 (21-27 junho). Como esperado, a sua frequência tem aumentado em todas as regiões durante o mês de junho, destacando-se o forte incremento nas Regiões do Norte (de 17.7%, na semana 22, para 71.1%, na semana 25) e Regiões Autónomas da Madeira (de 12.5%, na semana 22, para 85.7%, na semana 25) e Açores (de 0.0%, na semana 22, para 64.7%, na semana 25).

Do total de sequências da variante Delta analisadas, 55 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1). A frequência relativa da sublinhagem Delta (B.1.617.2) AY.1 na amostragem nacional de junho não tem evidenciado uma tendência crescente, tendo sido detetada a uma frequência relativa inferior a 1% na semana 25.

A variante Alpha (B.1.1.7), associada inicialmente ao Reino Unido, continua com o seu forte decréscimo de frequência a nível nacional, apresentando uma frequência relativa de 9.8% na semana 25. Por outro lado, a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), respetivamente, mantém-se baixa e sem tendência crescente nas últimas amostragens a nível nacional.

Entre outras variantes de interesse já detetadas em Portugal, destaca-se a circulação da variante/linhagem B.1.621 (detetada inicialmente na Colômbia) a qual apresentou frequências relativas entre 1.0% e 0.4%, entre as semanas 22 e 25. A variante Lambda (C.37), com circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile, foi detetada em apenas dois casos em Portugal, desde abril de 2021.

partir de junho, o INSA adotou uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal, a qual assenta em amostragem semanais de amplitude nacional. Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Decreto-Lei n.º 56-A/2021 – Diário da República n.º 129/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-07-06

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Prorroga medidas extraordinárias de apoio aos trabalhadores e às empresas, no âmbito da pandemia da doença COVID-19


Nota à Comunicação Social

06/07/2021

Aplicações móveis de emissão e leitura do Certificado Digital já disponíveis nas “app stores”

A aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE “Passe COVID” já está disponível para descarregamento nas lojas de aplicações móveis (app stores) da Google, da Apple e da Huawei. Esta aplicação vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais COVID da União Europeia (UE), que entraram em vigor no passado dia 1 de julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida.

Desenvolvida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a app pode ser descarregada e utilizada por todos, nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados).

Apontando a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital COVID apresentado (em papel ou em formato digital), a aplicação irá validar automaticamente o certificado. A aplicação valida os três tipos de certificados: de vacinação, de teste, de recuperação, emitidos pelos países membros da UE.

O resultado pode ser positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o Certificado Digital COVID foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido.

Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação.

Todos os dados relativos à saúde do portador mantêm-se no Estado-Membro que emitiu o Certificado Digital COVID da UE e não são enviados para nenhuma entidade.

Aplicação móvel de Emissão – “SNS 24” – também já pode ser descarregada

Além da aplicação móvel de leitura do Certificado Digital da UE, a app SNS 24, que permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico, já está disponível nas app stores da Google e, em breve, da Apple. Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital COVID da UE.

Além da consulta aos certificados digitais COVID da UE, a nova app possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros.

Desenvolvida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), a aplicação móvel SNS 24 vem substituir a app MySNS Carteira.

6 de julho de 2021


Comparticipação de testes rápidos

06/07/2021

Testes rápidos de antigénio comparticipados | Entidades aderentes

Desde o dia 1 de julho, e no seguimento da entrada em vigor da Portaria n.º 138-B/2021, que é possível realizar testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos.

Conheça os locais onde pode realizar um teste rápido de antigénio (TRAg) comparticipado a 100%:

Infarmed, I.P. > Covid-19 > Entidades


Investimento para recuperar o SNS

06/07/2021

Ministra da Saúde destaca o trabalho feito fora do combate à pandemia

A Ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhou esta manhã o Primeiro-Ministro, António Costa, numa visita ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho onde destacou o trabalho efetuado nos últimos meses fora do combate à pandemia.

“Estivemos a recuperar e a melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), não estivemos só a combater uma pandemia. Estivemos também a repor camas de cuidados intensivos, nas quais o pais era altamente deficitário”, sublinhou Marta Temido.  

Ao longo dos últimos meses, destacou a governante, “presenciámos a inauguração de 101 camas”, o que “representa cerca de metade das intervenções em cuidados intensivos que estão previstas”. 

De acordo com a Ministra da Saúde, o SNS está também empenhado em “converter os recursos humanos” que foram entretanto admitidos “em pessoas efetivas que contribuem para as melhores respostas”.

“Não temos só que continuar a recuperar e lutar contra a pandemia que ainda está entre nós, mas temos de executar um plano de recuperação e resposta e de melhoria da resiliência do SNS”, acrescentou.

Acompanharam esta visita do Primeiro-Ministro e da Ministra da Saúde, o Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, e o Presidente do Conselho de Administração do CHVNG/E, Rui Guimarães.

Em declarações durante esta visita, o Primeiro-Ministro destacou o esforço que será feito nas próximas semanas para aumentar o ritmo de vacinação e apelou à compreensão de todos face aos constrangimentos que esse aumento possa provocar.

Dirigindo-se aos profissionais de saúde, António Costa sublinhou que “não podemos voltar a viver aquilo que vivemos em janeiro e fevereiro”. E voltou a apelar à população: “Nós também estamos cá para os poupar de terem de nos salvar” e isso “depende de todos nós, de fazermos este esforço nestas duas semanas, de nos vacinarmos em condições menos agradáveis”


Unidade de Saúde de Madalena

06/07/2021

António Costa e Marta Temido inauguram unidade em Vila Nova de Gaia

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, inauguraram esta tarde as novas instalações da Unidade de Saúde de Madalena, em Vila Nova de Gaia.

O valor global do investimento foi de 1.528.430,22€, sendo o financiamento da construção obtido através do Programa Norte 2020.

O novo edifício é constituído por um módulo de saúde familiar (com oito gabinetes médicos, seis gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, dois gabinetes de vacinas e injetáveis e uma sala de inaloterapia), zona de saúde materna (um gabinete médico, um gabinete de enfermagem e uma sala de espera), zona de saúde infantil (um gabinete médico, um gabinete de enfermagem e uma sala de espera).

O edifício tem ainda um consultório de Medicina Dentária e áreas de apoio para os vários módulos.

Futuramente, o edifício englobará também a Unidade de Saúde Familiar Boa Nova (constituída por dois polos), permitindo assim resposta para mais de 12 mil utentes.


Fazer o Bem está-lhe no Sangue

06/07/2021

Campanha de sessões de colheita a decorrer até dia 16 de julho

Encontra-se a decorrer, até dia 16 de julho, a 19.ª edição da campanha de sessões de colheita do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) em parceria com a Mundicentro, nos centros comerciais Braga Parque, Oeiras Parque, Amoreiras Shopping Center e Strada Outlet.

«Fazer o bem está-lhe no sangue» é o mote deste ano, uma mensagem que tem como objetivo reforçar a importância da dádiva de sangue e lembrar que todas as contribuições ajudam a salvar vidas.

Nos centros comerciais aderentes estão instalados stands com todas as condições para a dádiva, sendo o IPST responsável pela realização das sessões de colheita, que decorrem das 13h30 às 19h30, até dia 16 de julho (com exceção dos dias 10 e 11).

As pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos e com mais de 50 Kg estão convidadas a participar na recolha de sangue, juntando-se a esta causa.

Para saber mais, consulte:

IPST > 19.ª Edição da Campanha de Sessões de Colheita | Fazer o Bem está-lhe no Sangue


Suporte Básico de Vida

06/07/2021

INEM envia missão de apoio e formação para Guiné-Bissau

O Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) coordena, até 10 de julho, uma Missão de Apoio e Formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa na Guiné-Bissau.

A equipa, que se encontra em missão desde 3 de julho, é composta por cinco profissionais do INEM, designadamente um médico, um enfermeiro e três técnicos de emergência pré-hospitalar e tem por objetivo formar 40 profissionais de saúde em Bissau em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.

Esta missão surgiu no âmbito da cooperação do INEM com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fim de dar resposta ao apoio que o Alto Comissariado para a Saúde, a OMS, a União Europeia e outros doadores estão a realizar para implementar um sistema de resposta à emergência na Guiné-Bissau.

A missão está a ser trabalhada e articulada entre o INEM, através do seu PT EMT, a OMS, o Alto Comissariado para a Saúde e a Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Promoção da Saúde Mental

06/07/2021

Entidades da Cova da Beira celebram protocolo colaborativo

O Auditório do Hospital Pêro da Covilhã , inserido no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), acolhe esta amanhã a assinatura de um protocolo colaborativo, que tem como objetivo promover a Saúde Mental na Cova da Beira.

No âmbito deste protocolo é assumido o compromisso de desenvolver uma rede de intervenção célere, inclusiva e inovadora, baseada numa abordagem comunitária e biopsicossocial de prevenção, intervenção, tratamento e reabilitação da saúde mental, para dar a resposta a situações de exclusão e de vulnerabilidade social.

Subscrevem esta parceria, inédita a nível nacional, a Administração Regional de Saúde do Centro, o CHUCB, o Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira, a Câmara Municipal de Belmonte, a Câmara Municipal da Covilhã, a Câmara Municipal do Fundão e o Centro Académico Clínico das Beiras.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Santarém com projeto pioneiro

06/07/2021

HDS atribui «identidade digital» às unidades de sangue doadas

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) está a atribuir uma «identidade digital» às unidades de sangue que recebe, através de um equipamento que utiliza tecnologia por radiofrequência.

O diretor do Serviço de Imunohemoterapia do HDS, João Moura, explica que este projeto pioneiro «permite localizar, em tempo real, os componentes sanguíneos, assim como monitorizar ativamente os processos de transfusão».

O médico, que apresentou o projeto no início deste mês no congresso anual da International Society of Blood Transfusion, refere que esta tecnologia permite que as unidades de sangue do banco de sangue do hospital fiquem codificadas com as informações que são relevantes do ponto de vista imunohematológico.

«Fazemos o estudo da unidade de sangue, a quantificação de anticorpos e a identificação de compatibilidades ou incompatibilidades», menciona o diretor, comparando a informação que é gerada a uma espécie de «bilhete eletrónico digital» da unidade de sangue.

A informação gerada através desta tecnologia fica centralizada e disponível num software, o que permite um acompanhamento das disponibilidades, condições e características de cada unidade de sangue.

João Moura aponta como grande vantagem a minimização da intervenção humana, tornando os processos mais informatizados e automatizados. Além disso, é restringida a possibilidade de erro na escolha das unidades de sangue e, consequentemente, aumentada a segurança.

Também após a libertação da unidade de sangue para transfusão, e em conjunto com sistema de vigilância utilizado para monitorizar a cadeia transfusional, é possível acompanhar o seu trajeto e fazer a monitorização de todo o processo de transfusão.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias