Notícias em 15/07/2021

Relatório de Situação nº 500| 15/07/2021

Relatório de Situação nº 500| 15/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 500| 15/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto-Lei n.º 60-A/2021

Presidência do Conselho de Ministros

Admite a disponibilização de testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste em supermercados e hipermercados

Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2021

Presidência do Conselho de Ministros

Altera as medidas aplicáveis a determinados municípios no âmbito da situação de calamidade

Despacho n.º 7046-B/2021 – Diário da República n.º 136/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-07-15
Economia e Transição Digital – Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital
Reabertura dos parques aquáticos


Consulte as listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio comparticipados – Infarmed

Imagem alusiva às Lista de farmácias e lista de laboratórios que fazem testes COVID-19

15 jul 2021

A área Testes COVID-19 disponibiliza agora, a par da lista de farmácias de oficina, a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.

Estas listas estão em constante atualização e nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade.

Adicionalmente, e no que respeita às farmácias, pode também recorrer ao mapa interativo que as localiza via georeferenciação.


Atualizada lista de farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio comparticipados – INSA

imagem do post do Atualizada lista de farmácias e laboratórios que disponibilizam testes rápidos de antigénio comparticipados

14-07-2021

Foi hoje atualizada a listagem de farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas que, desde o dia 1 de julho, aderiram à disponibilização de testes rápidos de antigénio (TRAg) comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Esta listagem encontra-se disponível no Portal do SNS e no site do Infarmed.

À data, os TRAg de uso profissional comparticipados podem ser realizados em 218 farmácias e 87 laboratórios aderentes, uma lista dinâmica, que se encontra em expansão à medida que mais estabelecimentos mostram disponibilidade para esta prestação, para a qual é requisito a inscrição na Entidade Reguladora da Saúde.

O pagamento destes testes às farmácias e laboratórios processa-se com base nas regras definidas para a comparticipação de medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica, com as necessárias adaptações. A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já concluiu o desenvolvimento de uma solução tecnológica de suporte ao sistema de monitorização e controlo e está agora em curso a adaptação pelas farmácias e laboratórios dos seus softwares de dispensa. Até lá, vigora uma norma transitória que prevê que a comparticipação dos testes é realizada, desde que a farmácia ou o laboratório estejam registados no SINAVElab.


Portugal já administrou 10 milhões de doses de vacinas

15/07/2021

85% da população com mais de 50 anos já tem a vacinação completa

Portugal Continental ultrapassou a marca 10 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 administradas à população, das quais cerca de 6 milhões correspondem a primeiras doses e cerca de 4 milhões a pessoas com o esquema vacinal completo.

Neste momento, cerca de 95% da população com mais de 50 anos residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 85% tem a vacinação completa. Importa ainda salientar que, da população adulta residente no continente, 74% já tem uma dose da vacina e 55% tem o esquema vacinal completo.

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, sublinha o esforço conjunto que tem sido desenvolvido para se conseguir atingir esta meta: “Agradecemos a todos os envolvidos neste processo de vacinação – profissionais de saúde, entidades da saúde, das forças armadas, das forças de segurança, e poder local, entre tantos outros – o enorme espírito de compromisso e de diálogo que tem sido demonstrado para que o nosso objetivo principal, traçado desde o início, continue a ser atingido: que cada vacina, entregue em Portugal, chegue, o mais depressa possível, às pessoas”.

15 de julho de 2021


Controlar a pandemia de Covid-19

15/07/2021

Há 90 concelhos em risco elevado ou muito elevado

O Conselho de Ministros esteve reunido esta quinta-feira para atualizar as medidas relativas à pandemia de Covid-19. Com 90 concelhos em risco elevado ou muito elevado, passou a ser obrigatória a apresentação de teste negativo ou certificado para entrar em restaurantes e vigora o recolher obrigatório a partir das 23 horas nestes concelhos.

Apesar do número de novos casos continuar a aumentar, a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, salientou que o número de testes realizados cresceu 28% em relação à semana passada e garantiu que o Serviço Nacional de Saúde não está em risco.

Mariana Vieira da Silva destacou, ainda, o ritmo de vacinação “muitíssimo elevado” e garantiu que “todos os esforços têm sido utilizados para que país faça utilização plena das vacinas que recebe”.

O Governo também anunciou hoje que foi aprovado o decreto-lei que permite a venda de autotestes em supermercados.

Os concelhos que estão em risco muito elevado de incidência da Covid-19 ficam sujeitos às seguintes regras:

  • Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam
  • Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo) Espetáculos culturais até às 22h30
  • Casamentos e batizados com 25% da lotação
  • Ginásios sem aulas de grupo; Modalidades desportivas de baixo e médio risco
  • Comércio a retalho durante a semana: até às 21h; Ao fim-de-semana e feriados:retalho alimentar até às 19h e não-alimentar até às 15h30
  • Limitação da circulação na via pública a partir das 23h nos concelhos de risco elevado e muito elevado

Para saber mais, consulte:

Controlar a pandemia – Conselho de Ministros 15 de julho de 2021


Covid-19 | Vacina da Janssen

15/07/2021

Infarmed analisa suspeitas de reações adversas à vacina

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde anunciou hoje que está investigar a qualidade das vacinas Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra, depois de alguns utentes terem notificado casos de reações adversas após a toma da vacina.

“O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas”, refere a autoridade através de comunicado.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde explica ainda que as medidas surgem “no seguimento dos casos de reações adversas, notificados com a vacina da Janssen, no centro de vacinação de Mafra”.

Segundo o Infarmed, “não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado”.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Comunicados de Imprensa


Covid-19 | Vacinação sem agendamento

15/07/2021

Modalidade «casa aberta» suspensa temporariamente

A modalidade “casa aberta” para a vacinação foi suspensa devido à redução da disponibilidade de vacinas, na sequência da interrupção de um lote da marca Janssen, anunciou esta quinta-feira a Task Force.

De acordo com a Task Force, “tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen (…) e a consequente redução na disponibilidade de vacinas, foi decidido suspender, de imediato, a modalidade ‘casa aberta’”, lê-se no comunicado.

A Task Force, responsável pela execução do Plano de Vacinação, salienta que a modalidade “casa aberta” será retomada “logo que possível”.


Doação de órgãos e transplantação

15/07/2021

1500 transplantes hepáticos realizados no CHUC

No mês em que se comemora o “Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação”, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou o transplante hepático nº 1500, a um doente do sexo masculino, de 64 anos, que se encontra internado em período de pós-operatório.

Destes 1500 transplantes, 1220 foram realizados em receptores adultos e 280 em receptores pediátricos; e destes, 32 foram realizados com recurso a um dador vivo. Refira-se que o CHUC é, no País, o único centro de transplantação hepática em idade pediátrica.

A história de sucesso dos transplantes hepáticos iniciou-se no CHUC há 29 anos, em outubro de 1992, com o primeiro transplante hepático a ser realizado com êxito pelo Prof. A. Linhares Furtado.

Desde então, foram introduzidas com sucesso técnicas diferenciadas na área da transplantação hepática, como: transplante sequencial, transplante com dador vivo, transplante com fígado reduzido e dividido, transplante hepático auxiliar, resseção hepática ex-vivo com auto-transplante, entre outras.

A atividade da transplantação resulta do trabalho de uma vasta equipa multidisciplinar, congregando diferentes especialidades médicas, cirúrgicas e laboratoriais, apoiada por um amplo leque de serviços clínicos e não clínicos e também por entidades externas ao CHUC.

O CHUC é Centro de Referência em Transplante Hepático desde 2015, com acreditação pelo Departamento de Qualidade da Direção Geral da Saúde desde 2020.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/


Nova técnica cirúrgica

15/07/2021

CHUC realiza tratamento HIPEC em doente com carcinomatose peritoneal

O Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), liderado por José Guilherme Tralhão, realizou mais um novo tratamento cirúrgico com “HIPEC”, quimioterapia intraperitoneal hipertérmica, numa doente com carcinomatose peritoneal por hepatocarcinoma.

De acordo com o CHUC, “a HIPEC pode constituir-se como um tratamento de eleição para o tratamento de diversos tumores peritoneais, permitindo aumentar a sobrevida dos doentes”.

O Serviço de Cirurgia iniciou em maio esta nova técnica num doente com diagnóstico de carcinoma gástrico com metastização peritoneal, o qual foi submetido a gastrectomia subtotal radical e peritonectomia com HIPEC.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/