Notícias em 16/07/2021

Relatório de Situação nº 501 | 16/07/2021

Relatório de Situação nº 501 | 16/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 501 | 16/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Saiba quais as farmácias e laboratórios com testes rápidos comparticipados A listagem de farmácias

Saiba quais as farmácias e laboratórios com testes rápidos comparticipados  A listagem de farmácias

A listagem de farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas que disponibilizam testes rápidos de antigénio (TRAg) comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, foi atualizada. Pode consultá-la em https://www.sns.gov.pt/testes-covid-19/ ou https://www.infarmed.pt/web/infarmed/lista-de-farmacias-de-oficina-que-realizam-testes-rapidos-antigenio-trag-de-uso-profissional.

Os TRAg de uso profissional comparticipados podem ser realizados em mais de 200 farmácias e 80 laboratórios aderentes. A lista encontra-se em expansão à medida que mais estabelecimentos mostram disponibilidade para esta prestação, tendo para isso de inscrever-se na Entidade Reguladora da Saúde.

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde já concluiu o desenvolvimento de uma solução tecnológica de suporte ao sistema de monitorização e controlo e está em curso a adaptação pelas farmácias e laboratórios dos seus softwares de dispensa.

Até lá, vigora uma norma transitória que prevê que a comparticipação dos testes seja realizada desde que a farmácia ou o laboratório estejam registados no SINAVElab.


60% da população iniciou a vacinação contra a COVID-19

60% da população iniciou a vacinação contra a COVID-19

O mais recente Relatório de Vacinação indica que 6.213.798 portugueses já iniciaram o processo de vacinação contra a COVID-19, o que corresponde a cerca de 60% da população. Este grupo abrange as pessoas com vacinação iniciada e pessoas com o esquema vacinal completo.

O relatório demonstra que 4.337.479 pessoas (42%) finalizaram a vacinação.

Desde o dia 27 de dezembro de 2020, Portugal continental e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores receberam mais de 11,5 milhões de doses de vacinas e distribuíram quase 10.700.

Iniciou ou terminou a vacinação 99% (672.911 pessoas) da população com 80 ou mais anos e 95% (644.821) tem a vacinação completa.

De acordo com o Relatório de Vacinação, 99% (1.612.579) dos portugueses com idades compreendidas entre os 65 e os 79 anos já iniciaram o processo de vacinação e 88% (1.427.655) concluíram-no.

No grupo populacional entre os 50 e os 64 anos, têm pelo menos a primeira dose 90% (1.963.383) e o processo está concluído em 71% (1.538.586).

Entre os 25 e 49 anos, 57% (1.899.241) receberam a primeira dose ou têm a vacinação completa e 20% (681.588) estão totalmente vacinados.

Já têm pelo menos a primeira dose da vacina 8% das pessoas entre os 18 e 24 anos (62.589) e 5% (42.491) têm as duas.

Iniciaram a vacinação 3.090 pessoas com idade até 17 anos e nesta faixa etária 2.037 já têm a vacinação completa.


Mais de 10 milhões de doses de vacinas administradas em Portugal

Mais de 10 milhões de doses de vacinas administradas em Portugal

O Ministério da Saúde anunciou que já foram administradas 10 milhões de doses contra a COVID-19, das quais cerca de 6 milhões correspondem a primeiras doses e cerca de 4 milhões a pessoas com o esquema vacinal completo.

Em Portugal Continental, aproximadamente 95% da população com mais de 50 anos já tem uma dose da vacina e 85% a vacinação completa.

“Agradecemos a todos os envolvidos neste processo de vacinação – profissionais de saúde, entidades da saúde, das forças armadas, das forças de segurança, e poder local, entre tantos outros – o enorme espírito de compromisso e de diálogo que tem sido demonstrado para que o nosso objetivo principal, traçado desde o início, continue a ser atingido: que cada vacina, entregue em Portugal, chegue, o mais depressa possível, às pessoas”, salientou o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.


Covid-19 | Vacina da Janssen

16/07/2021

Infarmed assegura que vacinas podem ser voltar a ser usadas

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde garante a conformidade das vacinas da Janssen em distribuição em Portugal com as especificações do regulador europeu e anuncia que o lote suspenso na quarta-feira pode ser utilizado nos centros de vacinação.

Em comunicado, o Infarmed revela que «foram realizados ensaios relativos às características físico-químicas da vacina, que comprovam a conformidade de todos os lotes que se encontram no circuito de distribuição, de acordo com as especificações aprovadas em sede de avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos».

Segundo o Infarmed, na sequência das investigações realizadas, foi revogada a suspensão de utilização do lote XE393, «podendo neste sentido ser utilizado pelos Centros de Vacinação, tendo em conta o previsto no Resumo das Características do Medicamento desta vacina, relativamente às suas condições de conservação, uma vez que não foi detetado qualquer defeito de qualidade com o mesmo».

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Comunicado | Atualização da informação sobre reação adversa com vacina Janssen


Sangue | Apelo à dádiva

16/07/2021

IPST apela aos portugueses para doarem sangue antes de ir de férias

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou hoje à população para dar sangue antes de ir férias, salientando a importância deste gesto ser realizado ao longo do ano porque são necessárias diariamente 1.000 unidades de sangue.

De acordo com declarações da Presidente do IPST, Maria Antónia Escoval, à agência Lusa “a situação neste momento está estável com as reservas características desta altura do ano” e que sentem “já a recuperação da atividade dos hospitais”.

Porém, acrescentou Maria Antónia Escoval, o apelo é para que a dádiva de sangue seja realizada de “forma faseada ao longo do ano”, porque durante todo o ano existe necessidade de sangue e componentes sanguíneos. “São necessárias cerca de 1.000 unidades de sangue todos os dias nos hospitais portugueses e, por isso, todos os dias temos necessidade de que haja doadores”, salientou a responsável.

Por outro lado, os componentes sanguíneos têm um prazo de armazenamento, nomeadamente os concentrados eritrócitários, que perdem a validade ao fim de 35 a 42 dias, e as plaquetas, ao fim de cinco a sete dias.

Neste sentido, a Presidente do ISPST sublinhou que “seria bom” que as pessoas se ausentam de férias que fizessem a sua dádiva “antes de partirem para o gozo das merecidas férias”. “Aqueles que nunca fizeram, é uma ótima oportunidade de fazer a dádiva pela primeira vez”, disse Maria Antónia Escoval, salientando que no ano passado houve cerca de 27 mil novos dadores, mais 2% do que em 2019, o que disse ter sido “muitíssimo bom para a dádiva de sangue em Portugal”.

Para reforçar as reservas de sangue e componentes sanguíneos antes deste período de férias, o IPST realiza sempre nesta altura do ano campanhas em parceria com outras entidades.

Para saber mais, consulte:


APP CHUPorto

16/07/2021

Centro Hospitalar do Porto com novo canal de comunicação

O Centro Hospitalar Universitário do Porto já tem disponível uma aplicação móvel – APP CHUPorto – com o objetivo melhorar a acessibilidade e o processo de comunicação com os utentes.

Com acesso a partir do telemóvel, computador ou tablet, a APP CHUPorto é de registo unipessoal e disponibiliza diversas funcionalidades, tais como consultar a agenda de exames e consultas, solicitar remarcações, receber notificações sobre marcações futuras, consultar taxas moderadoras em dívida, entre outros.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário do Porto – https://www.chporto.pt/


Conferência de Alto Nível da UE

16/07/2021

Ministra da Saúde participa no encontro sobre soluções inovadoras para sistemas de saúde resilientes

A Ministra da Saúde participou esta sexta-feira na Conferência de Alto Nível sobre a implementação de soluções inovadoras para sistemas de saúde resilientes (High-level Conference Implementing Innovative Solutions for Resillient Health Systems), promovida pela Presidência Eslovénia do Conselho da União Europeia (UE), que agora se iniciou, e que terminará no final de 2021.

Marta Temido interveio numa mesa redonda ministerial, intitulada “The Way Forward”, onde destacou que “a alfabetização em saúde deve estar na vanguarda de nossa formulação de políticas, a fim de evitar a disseminação de desinformação, como a que experimentamos durante as fases mais difíceis da pandemia de Covid-19”.

Na sua intervenção, a governante defendeu ainda que “o investimento de longo prazo e contínuo na modernização dos sistemas de informação realmente compensa”. A título de exemplo, Marta Temido destacou que “quando a pandemia começou, Portugal já tinha um registo digital de vacinação e vigilância laboratorial que se revelaram fundamentais para ter informação quase em tempo real”.

Para saber mais:

Conferência de Alto Nível sobre a implementação de soluções inovadoras para sistemas de saúde resilientes > Programa (em inglês)


Trio de Presidências da União Europeia

16/07/2021

Reunião de Ministros da Saúde de Portugal, Alemanha e Eslovénia

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participou hoje, dia 16 de julho, na reunião de Trio de Presidências do Conselho da União Europeia (UE) juntamente com o Ministro da Saúde Alemão, Jens Spahn e o Ministro da Saúde Esloveno, Janez Poklular, que decorreu em formato digital.

Na sua intervenção, a Ministra da Saúde aproveitou para desejar sorte e sucesso para os próximos meses da Presidência eslovena.

Dirigindo-se ao Ministro da Saúde Esloveno, afirmou que “a Eslovénia pode contar com o apoio de Portugal para fazer face aos desafios que a Europa continua a enfrentar devido à pandemia Covid-19”.

Marta Temido reforçou ainda a necessidade de continuidade dentro do Trio de Presidências, realçando que “Portugal está pronto para cooperar com a Eslovénia nos próximos meses”.


Recolha voluntária de lote do medicamento Losartan Ratiopharm, 50 mg – Infarmed

InfarmedImg

Circular Informativa N.º 085/CD/550.20.001 Data: 13/07/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

16 jul 2021

A empresa Ratiopharm – Comércio e Indústria de Produtos Farmacêuticos, Lda. irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 0450820, com a validade 31/08/2023, do medicamento Losartan Ratiopharm (Losartan), 50 mg, comprimido revestido por película, com o número de registo 5089602, devido à deteção de uma impureza na substância ativa utilizada para o fabrico deste lote de medicamento acima do limite aceitável.

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização deste lote.

Face ao exposto:

  • As entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
  • Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou contactar o médico para substituir por um medicamento alternativo.

O Presidente do Conselho Diretivo

Rui Santos Ivo