Notícias em 28/07/2021

Relatório de Situação nº 513 | 28/07/2021

Relatório de Situação nº 513 | 28/07/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 513 | 28/07/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Vacinação Covid-19 | Autoagendamento

28/07/2021

Maiores de 18 anos já podem fazer pedido de marcação da vacina

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou hoje disponível no portal da Direção-Geral da Saúde destinado a estas marcações.

A possibilidade de as pessoas a partir dos 18 anos poderem autoagendar a toma da primeira dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2 decorre mais de três semanas depois de, no início de junho, ter sido aberta a vacinação para a faixa etária entre os 18 e os 29 anos por ordem decrescente de idade.

Esta modalidade permite que as pessoas selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinadas, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Pedido de Agendamento


Vacinação contra a Covid-19

28/07/2021

Mais de metade da população com vacinação completa

Mais de metade da população (52%) residente em Portugal tem a vacinação completa contra a Covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o documento, 5.389.935 pessoas (52%) concluíram o esquema vacinal e 6.865.047 (67%) tomaram pelo menos uma dose.

Segundo o relatório, as regiões do Alentejo e do Centro continuam a ser as que estão mais avançadas no processo de vacinação, tendo respetivamente 58% e 56% da população com o ciclo vacinal completo. Todas as restantes regiões apresentam entre 50% e 53% da população com a vacinação concluída.

Na semana em análise, entre 19 e 25 de julho, as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte foram as que mais vacinaram, respetivamente mais 242.414 e mais 238.345 pessoas.

Portugal recebeu a 12.886.770 doses e distribuiu 12.043.017.

As pessoas mais velhas, que começaram a ser vacinadas mais cedo, são as que percentualmente têm a vacinação mais completa, entre 94% (65-79 anos) e 96% (a partir dos 80 anos). Na faixa etária dos 50-64 anos, 82% das pessoas concluíram a vacinação.

No grupo dos 25-49 anos, 72% tomaram pelo menos uma dose e 40% estão totalmente imunizados. Nos jovens de 18-24 anos, 15% receberam pelo menos uma dose e 9% têm o esquema vacinal completo.

O relatório contabiliza ainda, entre os jovens dos 16 aos 17 anos abrangidos pela excecionalidade prevista na norma de março da DGS, 3.872 que tomaram uma dose da vacina Pfizer/BioNTech e 2.647 as duas doses exigidas.

Para saber mais, consulte:

DGS > Relatório de Vacinação | Semana 29


Semana Mundial do Aleitamento Materno

28/07/2021

Cova da Beira dinamiza ações para promover aleitamento materno

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai assinalar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que se comemora entre 1 e 7 de agosto, com um conjunto de ações informativas que visam promover o aleitamento materno, melhorar a saúde coletiva e garantir o bem-estar de mulheres e crianças.

Em comunicado, o CHUCB sublinha que a proteção do aleitamento materno como «base da vida e fator promotor de sobrevivência, saúde, nutrição e segurança alimentar, tanto em situações normais, como em situações de crise, é o desígnio central da edição de 2021 e uma responsabilidade de todos, à qual o CHUCB não poderia deixar de estar associado.»

Com este propósito, a Equipa de Enfermagem do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do CHUCB vai promover diversas ações de informação, articulação e esclarecimento, que visam alertar a comunidade e as instituições para a real importância de proteger e apoiar o aleitamento materno, no intuito de melhorar a saúde coletiva e garantir o bem-estar de mulheres, crianças e nações.

Entre as ações programadas destaca-se, no dia 2 de agosto, a apresentação online desta iniciativa e transmissão do filme «Estratégias de Suporte ao Aleitamento Materno no CHUCB”, na página de facebook do CHUCB. No dia 4 de agosto terá lugar a realização do webinar «Amamentação e Vinculação», também com transmissão no facebook do CHUCB, às 11 horas.

Durante a semana vão ser distribuídos e difundidos materiais gráficos e multimédia alusivos ao aleitamento materno no Hospital Pêro da Covilhã e Hospital do Fundão, onde vai estar, também, em exibição um mural de fotografias alusivas ao tema.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Balcão Nascer Cidadão

28/07/2021

Serviço está a ser retomado gradualmente em vários hospitais do país

A reabertura dos balcões Nascer Cidadão encontra-se a ser retomada, de forma gradual, em várias unidades hospitalares do país, após o seu funcionamento ter sido interrompido no âmbito das medidas de combate à Pandemia de Covid-19.

Os balcões Nascer Cidadão, onde os pais dos recém-nascidos podem fazer o registo de nascimento e pedir a emissão do Cartão de Cidadão, disponibilizam agora um serviço de videoconferência que pode ligar a unidade hospitalar a qualquer Conservatória do Registo Civil do país com vaga para atendimento, sempre que não seja possível a presença física nos balcões de um funcionário do Registo Civil.

Para além do pedido de declaração de registo presencial, nos balcões Nascer Cidadão, ou por videoconferência, no mesmo local, os pais de recém-nascidos podem também fazer a declaração de registo online, um serviço criado no decurso da pandemia para evitar deslocações presenciais aos serviços públicos.

Para saber mais, consulte:

Secretaria-Geral do Ministério da Justiça > Nascer Cidadão


Dia Mundial das Hepatites

28/07/2021

Data assinala-se hoje e visa informar e sensibilizar para a doença

Comemorado anualmente em 28 de julho, Dia Mundial das Hepatites tem como principais objetivos divulgar informação e sensibilizar para esta doença.

O tema deste ano é «A hepatite não pode esperar», que pretende reforçar a urgência de promover os esforços necessários para eliminar a hepatite como uma ameaça à saúde pública até 2030.

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia promove campanha

Na data em que se assinala o Dia Mundial das Hepatites, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) reforça a campanha para sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento das doenças do fígado.

A campanha foi lançada no início do mês de julho com um vídeo a recomendar «Faça análises antes que o seu fígado dê que falar», um alerta para a realização regular de análises ao fígado, de modo a promover o diagnóstico precoce de doenças como a hepatite crónica, a cirrose e o cancro do fígado, e respetivos tratamentos.

As doenças do fígado têm uma natureza silenciosa, sintomas como o desconforto abdominal, febre, mal-estar, fadiga, perda de apetite, urina escura e fezes claras podem manifestar-se num estado avançado.

Embora a hepatite seja uma doença evitável, tratável e, no caso da hepatite C, curável, afeta 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano, o que levou a Organização Mundial de Saúde a assumir o objetivo de erradicar a hepatite B e C até 2030.

A Direção-Geral da Saúde também apelou, em maio de 2021, para a realização dos testes gratuitos e confidenciais de VIH, hepatites e infeções sexualmente transmissíveis, no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021, após decréscimo no número de testes realizados à escala global.

Em Portugal, segundo os dados Infarmed, foram autorizados, desde 2015 até ao dia 01 de julho de 2020, 27.239 tratamentos para a hepatite C e iniciados 26.006. A taxa de cura mantém-se nos 97%, com 15.909 doentes curados e 572 não curados.

Para saber mais, consulte:


Instituto Ricardo Jorge colabora em estudo epidemiológico do impacto do urânio na saúde

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge colabora em estudo epidemiológico do impacto do urânio na saúde

28-07-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em conjunto com outras entidades das áreas da saúde, do ambiente e da energia e geologia, integra um grupo de trabalho responsável por realizar um estudo epidemiológico aos ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio, S. A. (ENU) e seus familiares, com o objetivo de estimar e avaliar o risco acrescido para a saúde da exposição àquele metal.

Nos termos previstos no artigo 281.º da Lei n.º 75 -B/2020, em conjugação com a alínea g) do n.º 1 e do n.º 4 do Despacho n.º 11199/2020, alterado pelo Despacho n.º 1752/2021, e com as alíneas a) e b) do n.º 1 e a alínea a) do n.º 2, ambos do Despacho n.º 12149 -A/2019, as entidades envolvidas irão promover a realização de um estudo epidemiológico de coorte histórica (retrospetivo) de mortalidade e morbilidade dos ex-trabalhadores da ENU, bem como dos seus familiares, incluindo a realização de um estudo descritivo sobre o estado de saúde atual dos ex-trabalhadores participantes no Programa de Intervenção em Saúde (PIS).

Até dia 31 de agosto de 2021, o grupo de trabalho apresentará ao Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde uma proposta de protocolo de estudo com calendarização das atividades a desenvolver, e dará conta dos resultados do trabalho realizado através de relatórios de progresso semestrais. O relatório final, com análise estatística e reporte de resultados, será entregue com pelo menos dois meses de antecedência face ao termo do prazo previsto de dois anos.

Os jazigos urano-radíferos na Urgeiriça, situados no concelho de Nelas, distrito de Viseu, foram descobertos em 1907, iniciando-se a exploração da mina em 1913, a qual acabou por encerrar em 2004. Dada a preocupação com os efeitos na saúde das populações residentes em áreas próximas de minas de urânio, o INSA coordenou, em conjunto com o Instituto Tecnológico e Nuclear, com o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, com o Centro Regional de Saúde Pública do Centro e com o então Hospital de S. Teotónio em Viseu, a realização de estudos para a identificação das eventuais repercussões das minas de urânio e seus resíduos, no ambiente e na saúde das populações.

Assim, no período entre 2002 e 2007, foi desenvolvido o projeto «Minas de Urânio e seus Resíduos — Efeitos na saúde da população (MinUrar)», que incidiu sobre três componentes: a radioatividade ambiente, a distribuição dos metais e de outros contaminantes químicos no ambiente e os efeitos na saúde da população. Pese embora, o acompanhamento médico periódico e gratuito já assegurado aos ex-trabalhadores da ENU e seus familiares, a Lei n.º 75 -B/2020, que aprova o Orçamento do Estado para 2021, estabelece no seu artigo 281.º que «Em 2021, o Governo realiza um estudo epidemiológico aos ex-trabalhadores da ENU — Empresa Nacional de Urânio, S. A., e seus familiares, considerando as doenças graves que os afetam e, em particular, o contínuo aumento de neoplasias malignas».