Notícias em 27/09/2021

Relatório de Situação nº 574 | 27/09/2021

Relatório de Situação nº 574 | 27/09/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 574 | 27/09/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Incidência volta a descer

27/09/2021

Portugal está na zona verde da matriz de risco

A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou a descer esta segunda-feira, quer no continente quer a nível nacional, com Portugal na zona verde da matriz de risco.

A nível nacional, a taxa de incidência desceu de 127,3 casos para 111,6 por 100 mil habitantes, segundo o último boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado no dia 27 de setembro.

Em Portugal continental, este indicador desceu de 129,7 para 113,5 casos de infeção.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus, registou uma subida desde sexta-feira, passando de 0,83 para 0,85 a nível nacional e de 0,82 para 0,84 em Portugal continental.


Vacinação contra a Covid-19

27/09/2021

Portugal continental tem 83,89% da população totalmente vacinada

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham vacinação completa contra a Covid-19 até às 19 horas deste domingo, dia 26 de setembro, segundo os dados divulgados pela Task Force para o Plano de Vacinação, referentes às 19 horas de sábado, dia 26 de setembro.

Segundo a Task Force, isto significa que 83,89% da população de Portugal continental tem a vacinação completa, o que faz com que Portugal esteja a menos de dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada.

No que respeita a pessoas com pelo menos uma dose, estavam contabilizadas 8,53 milhões de pessoas.

Recorde-se que desde o início do processo de vacinação, em dezembro de 2020, até hoje, foram administradas 15,21 milhões de inoculações em Portugal continental.


DGS publica norma sobre vacinação contra a gripe

DGS publica norma sobre vacinação contra a gripe

A Direção-Geral da Saúde divulgou a Norma nº 006/2021, relativa à vacinação contra a gripe, cuja 1.ª fase arranca no dia 27 de setembro, destinada a alguns dos grupos prioritários abrangidos pela vacinação gratuita no SNS.

A 2.ª fase integrará os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, incluindo os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.

A vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” para os grupos prioritários – por exemplo, pessoas com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados – recomendando-se também a sua administração a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

O agendamento e convocatória para vacinação das pessoas abrangidas pela vacinação gratuita são realizados através de vários métodos, nomeadamente: envio de SMS automático, telefonema ou carta.

Na época 2021/2022, estão disponíveis as seguintes vacinas tetravalentes inativadas contra a gripe : Fluarix Tetra e Vaxigrip Tetra no Serviço Nacional de Saúde e Influvac Tetra nas farmácias comunitárias.

A Norma esclarece que, “para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no SNS, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%”.


Vacinação gratuita contra a gripe arranca a 27 de setembro – INSA

imagem do post do Vacinação gratuita contra a gripe arranca a 27 de setembro

27-09-2021

A primeira fase da vacinação gratuita contra a gripe tem início dia 27 de setembro, sendo destinada a utentes de lares, à rede de cuidados continuados, a profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a grávidas. De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a vacinação contra a gripe em 2021 começa mais cedo do que o habitual devido à situação de pandemia.

A primeira fase da vacinação gratuita destina-se a mulheres grávidas e a um conjunto de pessoas inseridas em contextos específicos, incluindo residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do SNS. Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, como as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e os indivíduos portadores de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

Em comunicado, a DGS esclarece que “em 2021, em contexto de pandemia COVID-19, mantêm-se medidas excecionais e específicas no âmbito da vacinação gratuita contra a gripe, nomeadamente o início mais precoce, a vacinação faseada e a gratuitidade para os profissionais que trabalham em contextos com maior risco de ocorrência de surtos e/ou de maior suscetibilidade e vulnerabilidade”.

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença. Nesse sentido, a DGS apela à adesão das pessoas que têm critério para a vacinação contra a gripe, num processo que será feito de forma organizada, ao longo dos próximos meses.

A gripe é uma doença respiratória sazonal que afeta todos os invernos a população, com especial importância os grupos dos mais jovens e idosos e portadores de doença crónica, podendo originar complicações que conduzam ao internamento hospitalar. A vigilância da gripe a nível nacional é suportada pelo Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG), que é reativado todos os anos a seguir ao verão.

O PNVG tem como objetivos a recolha, análise e disseminação da informação sobre a atividade gripal, assim como a identificação e caracterização dos vírus da gripe em circulação em cada época. Compete ao Departamento de Doenças Infeciosas, através do Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios, a vigilância epidemiológica da gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.


Vacinação contra a gripe

27/09/2021

Mais de 2 milhões de vacinas destinam-se a grupos prioritários

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira, dia 27 de setembro, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de Covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas a grupos prioritários abrangidos pela vacinação gratuita Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Inicia-se a primeira fase da vacinação gratuita destinada a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também as grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para esta época gripal (2021/2022), haverá 2,24 milhões de doses de vacinas contra a gripe, mais cerca de 146.000 doses face à época gripal 2020/2021, o que representa um aumento de 7%, de acordo com a DGS.

Na segunda fase, serão integrados os outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou outras condições previstas na norma da vacinação contra a gripe 2021/22.

De acordo com a DGS, a vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” para os grupos prioritários – por exemplo, pessoas com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados – recomendando-se também a sua administração a pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

O agendamento e convocatória para vacinação das pessoas abrangidas pela vacinação gratuita são realizados através de vários métodos, nomeadamente: envio de SMS automático, telefonema ou carta.

Na época 2021/2022, estão disponíveis as seguintes vacinas tetravalentes inativadas contra a gripe : Fluarix Tetra e Vaxigrip Tetra no Serviço Nacional de Saúde e Influvac Tetra nas farmácias comunitárias.

A Norma esclarece que, “para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita no SNS, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%”.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Norma nº 006/2021


Reunião do Plano Nacional de Saúde focada nas necessidades e nas estratégias para a Saúde Sustentável

Reunião do Plano Nacional de Saúde focada nas necessidades e nas estratégias para a Saúde Sustentáve

Realizou-se no passado dia 15 de setembro a 3ª Reunião da Comissão de Acompanhamento (CA) do PNS 2021-2030, na qual participaram mais de 80 pessoas, representando diversas entidades dentro e fora do setor da saúde.

Cumpridas as Etapas da Identificação das Necessidades Técnicas (de base epidemiológica) e das Necessidades Percecionadas de Saúde (identificadas pela CA), a Comissão foi agora desafiada a debruçar-se sobre a seleção das melhores estratégias para a Saúde Sustentável até 2030, a serem adotadas e implementadas transversalmente e não apenas pelo setor da saúde, mas mediante a construção de um compromisso multi e intersetorial, cumprindo o desígnio: “Saúde Sustentável: de tod@s para tod@s”.

Perante o desafio da Recuperação do País, este processo adquire redobrada importância e relevância.

Destaca-se o envolvimento de todos os dirigentes e equipas da DGS, incluindo os Diretores de todos os Programas, que têm trabalhado com a equipa técnica do PNS e com a Comissão de Acompanhamento do PNS 21-30, nomeadamente, na identificação das melhores estratégias para atingir a Saúde Sustentável na próxima década.


Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza vídeo educativo

imagem do post do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge disponibiliza vídeo educativo

27-09-2021

O Departamento de Genética Humana (DGH) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) acaba de disponibilizar o primeiro de um conjunto de vídeos de animação com o objetivo de contribuir para a educação em Genética Humana, quer nos profissionais de saúde, quer no público em geral. Intitulada “GenAnimatEd: a Genética animada”, a iniciativa foi desenvolvida pela investigadora do DGH Marisa Silva.

O vídeo agora disponibilizado, que surge no seguimento da atividade “DNA, RNA, proteínas e outras “criaturas” fantásticas: Presente e Futuro em Mudança”, com a qual o DGH participou na edição 2021 da Noite Europeia dos Investigadores, visa ainda a divulgação de informação científica sobre Genética Humana, de modo simples, acessível e de fácil compreensão, promovendo a educação nesta área da ciência.

O crescente desenvolvimento tecnológico tem permitido um conhecimento cada vez maior sobre a forma e função dos genes, a sua regulação e o impacto na saúde humana. Adicionalmente, prevê-se que a disponibilização de testes genéticos, como parte dos cuidados de saúde à população, seja tendencialmente maior nos próximos anos. Nesse sentido, a iniciativa pretende, através de um conjunto de vídeos de animação de curta duração, descomplicar o puzzle da Genética Humana.

Com estes vídeos, o DGH do INSA espera contribuir para uma visão mais informada e uma maior compreensão dos profissionais de saúde sobre a importância e o potencial impacto da informação genética nos cuidados de saúde. O primeiro episódio encontra-se disponível no canal de YouTube do INSA (link alternativo para a versão em inglês), estando prevista a publicação dos restantes vídeos ao longo dos próximos meses.


Reunião de trabalho

27/09/2021

Ministra da Saúde recebe homóloga espanhola

A Ministra da Saúde, Marta Temido, reuniu-se com a Ministra do Saúde do Governo Espanhol, Carolina Darias, no dia 27 de setembro, em Lisboa.

Marta Temido e Carolina Darias

No encontro, realizado à margem da cerimónia de inauguração do Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud, Marta Temido e Carolina Darias debateram temas de interesse comum e aprofundaram o compromisso de cooperação na área da Saúde, em benefício dos concidadãos.

Após o encontro, as duas governantes participaram na inauguração da nova unidade clínica do Centro Champalimaud, uma unidade única no mundo, que tem por missão a investigação científica e o tratamento da doença oncológica pancreática.