Notícias em 11/10/2021

Relatório de Situação nº 588 | 11/10/2021

Relatório de Situação nº 588 | 11/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 588 | 11/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 021/2020 de 23/12/2020 atualizada a 10/10/2021 – DGS

Norma nº 021/2020 de 23/12/2020 atualizada a 10/10/2021

Campanha de Vacinação contra a COVID-19: Vacina COMIRNATY®


Terceira dose começa a ser administrada a idosos com mais de 65 anos e residentes em lares

Terceira dose começa a ser administrada a idosos com mais de 65 anos e residentes em lares

A terceira dose da vacina contra a COVID-19 vai começar a ser administrada a pessoas com 65 e mais anos e a utentes de lares e de unidades cuidados continuados.

Norma n.º 002/2021 de 30/01/2021, atualizada 08/10/2021, estabelece que, na Fase 3 da campanha de vacinação, deverá ser dada uma dose de reforço a pessoas com 65 ou mais anos, sendo a prioridade as pessoas com 80 ou mais anos e utentes de lares e da rede de cuidados continuados e de outras instituições similares.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhou, numa conferência de imprensa conjunta com o responsável da unidade de investigação epidemiológica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Baltazar Nunes, que esta dose de reforço da imunidade “destina-se, nesta fase, às pessoas com mais idade, porque há sempre esta associação entre o fator idade e o fator vulnerabilidade”.

Segundo a Norma, a terceira dose, com a vacina da Pfizer/BioNtech, será administrada seis meses após a última dose.

A Diretora-Geral da Saúde explicou, ainda, que a administração da dose de reforço aos profissionais de saúde está a ser ponderada, mas para já estes não são considerados prioritários.

Relativamente aos imunossuprimidos, Graça Freitas adiantou que já está a ser administrada uma dose adicional da vacina contra o SARS-CoV-2 e que, até à data, já receberam essa dose entre 12 mil e 13 mil pessoas.


Meta alcançada: 85% da população tem a vacinação completa

Meta alcançada: 85% da população tem a vacinação completa

Com a administração de cerca de 15,3 milhões de vacinas em Portugal Continental, foi atingido o objetivo de ter 85% da população totalmente vacinada contra a COVID-19.

Portugal torna-se, assim, o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada, tendo cerca de 8,4 milhões de pessoas o esquema vacinal completo.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que 9 de outubro foi um “dia feliz”, salientando que esta meta foi alcançada por ter sido dada “uma oportunidade a todos, sem distinção de ninguém, de se poderem vacinar”.

Para Graça Freitas, a superação daquele objetivo é “um orgulho” para o país, tendo destacado, em declarações à agência Lusa, que tal apenas foi conseguido com a colaboração da população dos profissionais envolvidos na vacinação e da Task Force.

O Ministério da Saúde avançou, em comunicado, que, relativamente à população adolescente, entre os 12 e os 17 anos, em Portugal Continental, estima-se que já cerca de 88% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 83% já terão a vacinação completa.

“Este importante marco só foi possível graças ao compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação, incluindo forças armadas, forças de segurança e autarquias”, reforçou.

No mesmo comunicado, o Ministério da Saúde enaltece “a forte adesão da população a esta campanha de vacinação, contributo essencial para Portugal alcançar as metas definidas”, concluindo que “os portugueses confiaram na ciência, nas vacinas e nos seus benefícios”.


Acompanhamento doentes pós-Covid

11/10/2021

CHULC alarga consulta pós-covid e referenciação aos centros de saúde

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) vai alargar a consulta pós-covid e a referenciação aos centros de saúde para dar resposta aos doentes identificados pelos médicos de família como tendo sequelas da Covid-19.

A Clínica de Atendimento Pós-covid (CAP-Covid) do CHULC, com sede no Hospital de Santa Marta, surgiu em maio para dar uma resposta aos doentes com covid-19 que estiveram internados no centro hospitalar e que apresentem sequelas da doença, com grandes limitações.

De acordo com a coordenadora da área de enfermagem da clínica, Neuza Reis, a clínica já está organizada para abranger todos os centros de saúde da Área Metropolitana de Lisboa, com “principal foco” nos que pertencem ao CHULC.

À consulta pós-covid chegam diariamente, em média, seis a oito doentes que são avaliados inicialmente por Neuza Reis, enfermeira especialista em reabilitação, e por Miguel Toscano Rico que, consoante as necessidades do doente, podem referenciá-lo para a pneumologia, medicina física de reabilitação, cardiologia, neurologia, neuropsicologia e psiquiatria, especialidades para as quais foram criadas “vias verdes”.

A clínica também possibilita a quem não tem critérios para iniciar a reabilitação nos ginásios do centro hospitalar, fazê-la em casa, através das consultas de telereabilitação, realizadas duas a três vezes por semana, pela enfermeira Neuza Reis.

Já os doentes que mantêm sinais, sequelas ou critérios sérios de ‘long covid’ e que carecem de “uma vigilância mais apertada” são colocados num programa de telemonotorização. É passado um plano terapêutico ao doente, que recebe um telemóvel, um cardiofrequencímetro e um oxímetro e todos os dias faz o seu ponto de situação, através de telechamadas.

Visite:

CHULC – http://www.chlc.min-saude.pt/


Circular Informativa n.º 13/2021 – ACSS
Lei n.º 14/2021 – Regime transitório para a emissão de atestado de incapacidade multiusos para os doentes oncológicos


MentalBike Tour

11/10/2021

ULS da Guarda recebeu a 3.ª edição do evento, no dia 10 de outubro

A terceira edição do “MentalBike Tour” realizou-se este domingo, dia 10 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, que pretende sensibilizar cada pessoa para a importância do uso de estratégias de autopromoção do equilíbrio, bem-estar e da saúde mental.

Este ano, à semelhança das edições anteriores, realizou-se uma etapa de bicicleta com cerca de 200 quilómetros de ligação entre o Hospital Sobral Cid, em Coimbra, e o Hospital de Sousa Martins, na Guarda, duas instituições de atuação na área da saúde mental. Os participantes saíram do Hospital Sobral Cid por volta das 8horas, chegaram à Guarda pelas 16 horas.

O Enfermeiro Pedro Renca, mentor do projeto MentalBike e os restantes participantes fizeram uma primeira paragem na Guarda, junto à Sé, mas a meta foi o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS da Guarda, aonde os participantes foram recebidos com aplausos e o entusiasmo dos profissionais de saúde, da Enfermeira Diretora, Nélia Faria em representação do Conselho de Administração e dos doentes internados no Departamento.

Ficou a promessa, para o ano a iniciativa repete-se com a partida da ULS da Guarda e tendo como destino o Hospital Sobral Cid em Coimbra.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


IPO Lisboa renova acreditação

11/10/2021

ESMO distingue centro de oncologia e cuidados paliativos

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) voltou a ser acreditado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos para o triénio 2022/2024.

O IPO Lisboa foi o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a obter este certificado de qualidade, reconhecimento que possui desde 2015.

Os requisitos para a certificação como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos estão relacionados com a qualidade e com a filosofia dos cuidados prestados aos doentes oncológicos, devendo os cuidados paliativos ser oferecidos de forma integrada com os tratamentos dirigidos ao cancro, estar disponíveis ao longo de toda a trajetória da doença e não apenas no fim da vida e serem extensíveis às famílias.

No IPO, os cuidados paliativos são prestados de forma integrada pelo Serviço de Oncologia Médica, pela Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e pela Unidade de Assistência Domiciliária, com equipas multidisciplinares (médicos, enfermeiras, psicólogos, assistentes sociais), estando também garantido o apoio espiritual.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias


CHUC | Hospitalização Domiciliária

11/10/2021

Nova unidade fica na antiga farmácia do Hospital Geral nos Covões

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura, esta segunda-feira, dia 11 de outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária, , que ficará instalada na antiga farmácia do Hospital Geral (Covões).

A cerimónia vai contar com a presença de Delfim Rodrigues, coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração, Carlos Santos, “esta forma inovadora de prestação de cuidados de saúde é um passo fundamental na humanização da assistência”.

“Esta forma inovadora de prestação de cuidados de saúde é um passo fundamental na humanização da assistência, que aproxima o Serviço Nacional de Saúde e o CHUC da população que servem”, refere o CHUC em comunicado.

Para saber mais, consulte:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/


Globo de Ouro de Mérito e Excelência

11/10/2021

Gouveia e Melo entregou o prémio ao Ministério da Saúde

O vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, que liderou a task force da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, entregou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência à Ministra da Saúde, na manhã desta segunda-feira, 11 outubro.

Tal como antecipado no discurso de agradecimento na Gala dos Globos de Ouro, Gouveia e Melo entregou a distinção a Marta Temido, lembrando o papel primordial do Ministério da Saúde na gestão da pandemia e do processo de vacinação em Portugal.

Marta Temido agradeceu o gesto, sublinhando que “este prémio pertence, em especial, a todos os profissionais de saúde”.


Comissão Europeia convida representantes da sociedade civil para participarem no Conselho de Administração e em Comités da EMA – Infarmed

CE convida para CA e Comités

11 out 2021

A Comissão Europeia abriu candidaturas para a participação da sociedade civil no Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês), no Comité de Terapias Avançadas (CAT na sigla em inglês) e no Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC na sigla em inglês). O prazo de candidaturas é 31 de outubro de 2021.

Os candidatos selecionados representarão organizações de doentes, de profissionais de saúde ou de veterinários durante três anos, desempenhando um papel importante nas decisões da EMA.

Consulte o site da Comissão Europeia para mais informação.