Notícias em 27/10/2021

Relatório de Situação nº 604 | 27/10/2021

Relatório de Situação nº 604 | 27/10/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 604 | 27/10/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 025/2020 de 13/05/2020 atualizada a 27/10/2021 – DGS

Orientação nº 025/2020 de 13/05/2020 atualizada a 27/10/2021

COVID-19: Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches familiares e Amas


Orientação nº 026/2020 de 19/05/2020 atualizada a 27/10/2021 – DGS

Orientação nº 026/2020 de 19/05/2020 atualizada a 27/10/2021

COVID-19: Cuidados ao Recém-nascido na Maternidade


Orientação nº 018/2020 de 30/03/2020 atualizada a 27/10/2021 – DGS

Orientação nº 018/2020 de 30/03/2020 atualizada a 27/10/2021

COVID-19 – Gravidez e Parto


Grávidas voltam a ter acompanhamento

27/10/2021

Serviços de saúde têm de permitir presença de acompanhantes de grávidas

Os serviços de saúde devem permitir a presença dos acompanhantes de grávidas nas consultas, urgências e internamento, segundo a atualização de uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), que isenta quem tem a vacinação completa de realizar o teste à covid-19 para assistir ao parto.

Segundo a DGS, as unidades hospitalares devem assegurar as condições necessárias para garantir a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, sendo que este deve realizar um questionário clínico e epidemiológico. Se o acompanhante tiver o esquema vacinal completo há mais de 14 dias, fica isento da realização de testes de rastreio para o SARS-CoV-2.

No caso das mulheres grávidas com covid-19 pode ser considerada a restrição da presença de acompanhante, sempre que as condições existentes não assegurem a diminuição da propagação da infeção por SARS-CoV-2 a pessoas que possam vir a estar envolvidas nos cuidados ao recém-nascido no seio familiar.

A Direção-Geral da Saúde também atualizou esta quarta-feira, dia 27 de outubro, a norma “Covid-19: Cuidados ao Recém-nascido na Maternidade” no que respeita aos “critérios de fim de isolamento”.

Para saber mais, consulte:


86% da população portuguesa vacinada

27/10/2021

Mais de nove milhões de pessoas tem pelo menos uma dose da vacina

A vacinação completa contra a Covid-19 contempla já 86% da população portuguesa e são mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os últimos dados do relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O documento regista 8.862.628 pessoas com a vacinação completa, o que corresponde a 86% da população e o total de pessoas com pelo menos uma dose da vacina recebida é de 9.011.536, o que representa 87% da população.

No que respeita à cobertura vacinal por faixa etária revela que a partir dos 65 anos a população está completamente imunizada, com 100% dos residentes em Portugal com as duas doses recebidas.

Entre os 50 e os 64 anos todas as pessoas têm pelo menos uma dose, faltando apenas inocular a segunda dose a 1% deste universo, havendo 2.146.914 (99%) completamente vacinadas.

Entre os 25 e os 49 anos 96% do universo (3.183.886 pessoas) tem pelo menos uma dose da vacina, com 93% deste grupo etário já completamente vacinado.

Na faixa etária mais jovem, entre os 18 e os 24 anos, há 92% de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose e 89% com as duas doses. Entre os 12 e os 17 anos 89% tem pelo menos uma dose da vacina e 86% a vacinação completa.

Portugal já recebeu mais de 21,4 milhões de doses de vacinas e distribuiu e distribuiu quase 16,6 milhões.

Para saber mais, consulte:

DGS > Relatório de Situação n.º603 | 25/10/2021


CHUSJ | Nova consulta

27/10/2021

Medicina Física e Reabilitação com consulta de reabilitação cognitiva

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) já tem disponível consulta de reabilitação cognitiva.

A reabilitação cognitiva é um tratamento não farmacológico que tem por objetivo recuperar ou compensar perdas de funcionalidade, por consequência de várias patologias, como doença vascular cerebral (por exemplo, AVC), doença do movimento (por exemplo, Parkinson), doença desmielinizante (como a esclerose múltipla), epilepsia, tumor cerebral, demência, entre outras.

Esta reabilitação consiste na realização sistemática de exercícios e atividades que estimulam funções cognitivas como a atenção, memória, linguagem, cálculo, funções executivas, entre outras. Pode utilizar-se material digital, de papel e lápis e/ou recursos físicos, como jogos, adaptados às finalidades terapêuticas.

De acordo com o Diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ, Eduardo Carqueja, «com estas atividades pretende-se potenciar o melhor funcionamento cognitivo possível para promover a funcionalidade, autonomia e qualidade de vida da pessoa».

Para o Diretor do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHUSJ, João Barroso, «um programa integral de Medicina Física e Reabilitação que inclua reabilitação cognitiva em pessoas que sofram de alterações neuropsicológicas no contexto de várias patologias do Sistema Nervoso Central é de vital importância, uma vez que estas alterações determinam não só a participação das pessoas nos restantes setores de tratamento, mas também o prognóstico funcional e uma satisfatória reintegração familiar e social».

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


UE da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar

27/10/2021

Ministra da Saúde e Comissária Europeia e debatem a Saúde na UE com cidadãos em Lisboa

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e a Comissária Europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, participam num debate aberto ao público sobre o tema “A União Europeia da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar”, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o Ministério da Saúde e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

O debate decorre no próximo dia 3 de novembro, quarta-feira, entre as 12h e as 13h30, na Faculdade de Medicina de Lisboa, e será moderado pela jornalista Dulce Salzedas.

O encontro será presencial e necessitará de inscrição prévia, limitadas ao número de lugares disponível, através deste link: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/DebateSaude_2021.

O encontro também será transmitido online, através das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal Twitter e Facebook e na rede Facebook SNS do Ministério da Saúde.

Este evento insere-se no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa cujo objetivo é permitir aos cidadãos europeus partilharem as suas ideias e ajudarem a definir o nosso futuro comum. Neste debate serão abordadas temáticas relacionadas com o futuro da saúde da Europa e a criação da União Europeia da Saúde, analisando as lições tiradas da pandemia, os desafios que enfrentamos e as soluções conjuntas que podemos encontrar.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a União Europeia (UE) tem vindo a assumir um importante papel de coordenação no apoio aos sistemas de saúde nacionais. A UE ajudou a assegurar o abastecimento de equipamentos médicos, coordenou o financiamento a nível mundial da investigação da vacina contra a Covid-19 permitindo o desenvolvimento de vacinas num tempo recorde, implementou a Estratégia Europeia de Vacinação e lançou o certificado digital permitindo uma abertura das fronteiras e uma recuperação económica mais rápidas.

Para saber mais:


Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2021

imagem do post do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – 2021

27-10-2021

Assinala-se no próximo dia 5 de novembro o Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que este ano comemora o seu 122º aniversário. O programa das celebrações, que decorrem em formato híbrido devido à atual situação epidemiológica provocada pela COVID-19, prevê a realização de uma Conferência-debate intitulada “Resiliência em Tempos de Pandemia”, proferida por Alexandre Quintanilha, deputado e presidente da Comissão Parlamentar de Cultura e Comunicação.

A Conferência-debate contará ainda com um painel de discussão, constituído por Miguel Xavier (Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental), Dulce Salzedas (Jornalista da SIC), Ana Paula Martins (Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos) e José Artur Paiva (Presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos). Este painel de discussão terá como moderadora Cristina Abreu Santos, vogal do Conselho Diretivo do INSA.

programa das comemorações prevê ainda a realização de uma sessão de homenagem a colaboradores do INSA com 30 ou mais anos de serviço. O evento será transmitido através das redes sociais do INSA (FacebookTwitter e YouTube). Para mais informações, consultar o programa do Dia do INSA – 2021.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, para a definição de políticas de saúde e para o aumento da qualidade de vida da população. Dispõe de unidades operativas na sua sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).