Notícias em 15/11/2021

Relatório de Situação nº 623 | 15/11/2021

Relatório de Situação nº 623 | 15/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 623 | 15/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Mais de 500 mil doses de reforço contra a COVID-19 administradas em Portugal – DGS

Mais de 500 mil doses de reforço contra a COVID-19 administradas em Portugal

Portugal já administrou mais de meio milhão de doses de reforço e adicionais da vacina contra a COVID- 19 e mais de um milhão e cem mil vacinas contra a gripe.

No sentido de acelerar o processo de vacinação, os Centros de Vacinação do país estiveram abertos no fim de semana, tendo sido registada uma maior afluência no sábado.

Nos dois dias, foram administradas pelo menos 68.700 vacinas contra a gripe e 44.700 doses de reforço da vacina contra a COVID-19 (dados completos só ao final do dia) a utentes com idade a partir dos 65 anos.

A modalidade “casa aberta” para pessoas com 80 ou mais anos mantém-se durante a semana. Antes de se dirigirem ao Centro de Vacinação da sua área de residência,

as pessoas devem consultar o respetivo horário de funcionamento em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/.

Está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).

Encontra-se igualmente disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 70 ou mais anos, em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.


Vacinação contra a Covid-19

15/11/2021

Quase 45 mil pessoas receberam dose de reforço este fim de semana

Quase 45 mil pessoas com 65 ou mais anos receberam no fim de semana, dias 13 e 14 de novembro, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Portugal, elevando para mais de meio milhão as doses administradas.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), os centros de vacinação do país estiveram abertos no fim de semana, com o objetivo de acelerar o processo de vacinação, tendo sido registada uma maior afluência no sábado.

Nos dois dias, foram administradas pelo menos 68.700 vacinas contra a gripe e 44.700 doses de reforço da vacina contra a Covid-19 (dados completos só ao final do dia) a utentes com idade a partir dos 65 anos.

A DGS relembra que a modalidade «casa aberta» para pessoas com 80 ou mais anos mantém-se durante a semana e aconselha os utentes a consultar previamente o horário de funcionamento dos centros de vacinação.

A DGS refere, ainda, que está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma sms para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para a da Covid-19). Encontra-se igualmente disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 70 ou mais anos.

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19, sendo esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.

Para saber mais, consulte:


Hospital de Faro com novo angiógrafo

15/11/2021

Equipamento vai permitir tratar doentes vítimas de AVC

O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) adquiriu um angiógrafo biplanar de 2.ª geração, um equipamento que permitirá tratar, no Algarve, doentes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), sem ser necessário o transporte para Lisboa. O equipamento começou a ser instalado no dia 12 de novembro, no Hospital de Faro.

O Conselho de Administração do CHUA considera que a instalação deste equipamento “é um passo enorme para a região que permitirá não só dar uma resposta nestas áreas, como melhorará os resultados na qualidade de vida dos doentes.”

Com a instalação deste aparelho, a região adquire uma importante valência no tratamento de doenças neurovasculares com a redução imediata no tempo de transporte dos doentes. “Tendo o angiógrafo biplanar a funcionar, e sendo de última geração, captaremos mais médicos para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, existindo já profissionais de saúde com interesse em vir trabalhar para a região algarvia”, segundo o Conselho de Administração do CHUA.

Para saber mais, consulte:

CHUA – http://www.chualgarve.min-saude.pt/


HDS | Hospital de Dia

15/11/2021

Novas instalações permitem prestação de cuidados mais humanizada

O Hospital de Dia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) mudou de instalações, situando-se agora num espaço com acesso direto ao exterior, junto às consultas externas do Departamento de Psiquiatria.

Segundo Miguel Neves, enfermeiro responsável pela Área de Ambulatório, o novo espaço possibilita «uma prestação de cuidados mais humanizada».

No Hospital de Dia, que responde às necessidades do Departamento Médico e do Departamento Cirúrgico, são prestados cuidados de saúde programados e individualizados ao doente em ambulatório, tendo em conta o processo de saúde de cada pessoa.

«Este espaço é constituído por salas mais amplas, tendo-se criado condições para a realização de tratamentos em cadeirão e em cama, promovendo assim o conforto do utente. Por outro lado, existe um incremento em termos da monitorização e vigilância dos tratamentos em curso, o que promove a qualidade dos cuidados prestados e a segurança do utente», salienta Miguel Neves.

O responsável acrescenta que «haverá uma maior otimização dos recursos humanos, beneficiando das competências dos profissionais nas diversas áreas de assistência deste hospital de dia, promovendo maior trabalho em equipa e beneficiando o doente».

De acordo com o Conselho de Administração esta alteração vem ao encontro do que é preconizado em termos do circuito do utente ao nível hospitalar, permitindo distinguir e definir claramente as áreas de internamento e de ambulatório.

Para saber mais, consulte:

HDS – https://www.hds.min-saude.pt/


Dia Mundial da Diabetes

15/11/2021

Edifício do Ministério da Saúde ilumina-se de azul para assinalar a data

O edifício do Ministério da Saúde iluminou-se de azul para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora anualmente no dia 14 de novembro.

Esta iniciativa, que partiu da Direção-Geral da Saúde, tem como objetivo sensibilizar a população e meios de comunicação social para a importância da prevenção e controlo da Diabetes, um desafio que foi também lançado aos municípios do país, através das Unidades Coordenadoras Funcionais para a Diabetes.


Investimento no CHTS

15/11/2021

Tâmega e Sousa inaugura nova Unidade de Nefrologia

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) inaugurou, no dia 12 de novembro, a nova Unidade de Nefrologia. Os doentes que necessitem de tratamentos na área da hemodiálise/ nefrologia passam a ter uma resposta interna na área de influência desta unidade hospitalar.

A unidade conta com seis médicos nefrologistas e com uma capacidade instalada de cinco máquinas de hemodiálise na sala de doentes negativos e uma de doentes positivos. Durante o primeiro ano de funcionamento está prevista a realização de 1.500 sessões de diálise.

A Unidade de Nefrologia é “um investimento novo, que nunca existiu na região e que vai permitir, pela primeira vez, dar resposta à população sem ter necessidade de deslocações ao Porto; a população, a partir de agora, na área da hemodiálise, vai ter uma resposta interna no hospital que permite uma proximidade muito maior e uma resposta muito mais eficaz”, referiu o presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto.

O CHTS passa também a ter uma nova área de Consultas e Exames de Pneumologia, valência que permite que os gabinetes de consulta externa e todas as salas de exames complementares funcionem em proximidade. Mais gabinetes e mais equipamentos para as provas de Função Respiratória dotarão esta unidade hospitalar de uma maior capacidade de resposta e “será possível retomar alguns exames que estavam suspensos pelo contexto Covid-19, dadas as exigências específicas de um doente por sala.”

Passa a existir também uma sala de exames para os doentes de idade pediátrica, uma sala de desinfeção de equipamentos dedicada e imediatamente contígua à sala de exames e, nos exames de Broncoscopia, a sala das novas instalações passa a ser “mais espaçosa e com uma sala anexa para recuperação do doente.”

Os novos espaços – Unidade de Nefrologia e área de Consultas e Exames de Pneumologia – representam um investimento de cerca de um milhão de euros.

Para saber mais, consulte:

CHTS – http://www.chts.min-saude.pt/


Ação para a Literacia em Saúde

15/11/2021

Portugal entre os países com melhor nível de literacia em saúde

Portugal está entre os países com melhor nível de literacia em saúde, segundo um estudo realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no âmbito do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 e enquadrado no consórcio europeu Action Network on Measuring Population and Organizational Health Literacy (M-POHL).

De acordo com a DGS, Portugal é o país onde foi registado a maior percentagem (65%) de nível «suficiente» de literacia em saúde. As conclusões sugerem ainda que 5% das pessoas tem um nível «excelente», sendo que apenas 7,5% das pessoas foram classificadas com um nível inadequado e 22% com um nível problemático.

A avaliação faz parte do inquérito HLS19 organizado pelo consórcio M-POHL, que está a decorrer em 19 Estados-Membros da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o estudo, 7 em cada 10 pessoas apresentam altos níveis («suficiente» e «excelente») de literacia em saúde. O aspeto da «compreensão da informação» apresentou os maiores níveis, excedendo os 75% categorizados como tendo «suficiente» e «excelentes» níveis de literacia em saúde. Adicionalmente, a literacia em saúde associada à vacinação excedeu os 70% de pessoas categorizadas com níveis «suficiente» e «excelentes».

Apesar de se tratar de um instrumento novo, estes resultados sugerem um aumento dos níveis altos de literacia em saúde da população, quando comparados com estudos anteriores.

A literacia em saúde pode ser entendida como um determinante, mediador e moderador da saúde, constituindo uma das portas de entrada da população no acesso à melhoria da saúde.

Em Portugal, este estudo envolveu uma amostra representativa da população portuguesa a partir dos 16 anos.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


Beja | Novo equipamento

15/11/2021

Hospital de Beja vai ter ressonância magnética até ao final de 2022

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, vai passar a ter, até ao final de 2022, um equipamento de ressonância magnética, num investimento de 1,2 milhões de euros.

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Conceição Margalha, o concurso público para compra do equipamento deverá ficar concluído até ao final deste ano, seguindo-se, em 2022, os procedimentos de instalação no hospital de Beja.

A instalação vai implicar obras e o equipamento deverá estar disponível para começar a ser usado no final de 2022.

De acordo com a responsável, trata-se de «uma necessidade sentida há muito tempo», porque «Beja é o único distrito do país onde não existe qualquer equipamento», o que «obriga» a ULSBA a requisitar a realização de exames em entidades privadas convencionadas com o Serviço Nacional de Saúde situadas fora do distrito de Beja, sobretudo em Évora e Lisboa.

Esta situação «afeta a operacionalidade» dos serviços e o orçamento da ULSBA e causa «transtornos» aos utentes que têm de se deslocar para realizar o exame.

Por outro lado, o Hospital de Beja, por não ter equipamento de ressonância magnética no serviço de imagiologia, «perdeu a idoneidade formativa» e não pode receber internos para realizarem o internato médico na especialidade de radiologia.

A compra do equipamento vai ser financiada em 85% por fundos comunitários, sendo a contrapartida nacional de 15% assegurada por verbas da ULSBA, na sequência de uma candidatura aprovada no âmbito do programa Portugal 2020.

Para saber mais, consulte:

ULSBA – http://www.ulsba.min-saude.pt/


Participação dos Cidadãos no SNS

15/11/2021

Ministra debate novo Estatuto do SNS com associações de utentes

O novo Estatuto do SNS foi o tema central do 2º Encontro Participação dos Cidadãos no SNS, que decorreu esta segunda-feira, no auditório do Infarmed, com a participação de várias associações de utentes.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, abriu o evento fazendo uma breve apresentação das medidas introduzidas pelo novo diploma, o qual está neste momento em fase de discussão pública.

A sistematização do elenco dos estabelecimentos e serviços de saúde; a criação de uma direção executiva do SNS; a aposta na implementação dos Sistemas Locais de Saúde; a concretização da figura da dedicação plena dos profissionais de saúde; a recuperação da autonomia para contratar recursos humanos; e o reforço da participação das associações de utentes e doentes nas estruturas dos hospitais e agrupamentos de centros de saúde foram os “seis aspetos essenciais” destacados pela Ministra da Saúde.

Por seu lado, os representantes das associações de utentes que participaram no encontro (presencialmente ou através de videoconferência) tiveram a oportunidade de partilhar as suas opiniões sobre o novo Estatuto e manifestar as suas preocupações e anseios em relação a alguns pontos do documento.

A necessidade de assegurar uma representação efetiva dos cidadãos e associações de utentes e doentes nos órgãos dos hospitais e ACES e garantir também a participação destas entidades nos processos de avaliação e monitorização da prestação de cuidados nos vários níveis do SNS foi a principal preocupação apontada pelos representantes que participaram no encontro.

A Ministra da Saúde tomou nota das várias intervenções e garantiu que o Governo irá procurar “acolher os contributos” das várias associações para “serem incorporados no diploma”.

A sessão de encerramento ficou a cargo da pneumologista e investigadora Raquel Duarte, que apresentou as principais conclusões do Encontro.


Informação nº 006/2021 de 15/11/2021 – DGS

Informação nº 006/2021 de 15/11/2021

Encontro da 14.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde®. Conferência “Novos tempos. Novos desafios”.