Notícias em 16/11/2021

Relatório de Situação nº 624 | 16/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 624 | 16/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 16-11-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 16-11-2021

16-11-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 20.923 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 537 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 128 concelhos por semana.

De acordo com o relatório do INSA, nas semanas 42 e 43 (entre 18 e 31 de outubro), com amostragens fechadas e análises concluídas, registou-se uma frequência relativa de 100% e 99,8% para a variante Delta (B.1.617.2), respetivamente. Na semana 44 (1 a 7 de novembro), apesar de a variante Delta apresentar uma frequência relativa de 100%, este valor é provisório pois os dados ainda estão a ser apurados. A única sequência “não-Delta” detetada na semana 43, cuja análise já se encontra concluída, refere-se a um caso associado à variante “Mu” (B.1.621) (variante com grande expansão na Colômbia), o qual foi detetado na Região Norte.

Em Portugal, as 11.442 sequências Delta analisadas até à data dividem-se em quase 100 sublinhagens, em resultado da recente atualização da nomenclatura, a qual permitiu uma maior discriminação das sequências analisadas. Desta monitorização contínua destaca-se a atual circulação de diversas sublinhagens da variante Delta em Portugal, sendo que 27 destas foram detetadas consecutivamente nas últimas três semanas ou na atual semana em análise. A nível nacional, apenas a sublinhagem AY.43 apresentou uma frequência relativa com tendência crescente, apresentando um aumento marcado de frequência relativa entre as semanas 42 (13,5%) e 43 (20,2%) a nível nacional.

A nível regional, a frequência relativa da sublinhagem AY.26 tem-se mantido estável, continuando a ser detetada essencialmente nas regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo. A sublinhagem AY.46.6 circula predominantemente na Região do Alentejo, tendo representado cerca de 14% das amostras analisadas dessa região na semana 43, o que representa um ligeiro aumento em relação à semana anterior.

Relativamente à sublinhagem AY.4.2, verificou-se um aumento da circulação a partir da semana 42 (18 a 24 de outubro), revelando uma frequência relativa tendencialmente crescente de 1,8% (semana 42) até 2,9% (semana 44; valor provisório). No total, foram detetados até à data 38 casos associados a esta sublinhagem em Portugal, mantendo a sua maior circulação na Região do Algarve, onde foram detetados 25 casos até à data.

O relatório refere ainda que não é detetado qualquer caso associado à variante Gamma (P.1) desde a semana 37 (13 a 19 de setembro), situação semelhante à variante Beta, que não é detetada desde a semana 29 (19 a 25 de julho).

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Covid-19 | Vacinação de profissionais

16/11/2021

DGS esclarece que entrega de vacinas é feita conforme requisições

A distribuição das vacinas para os profissionais de saúde é feita de acordo com as requisições das instituições, sendo que a administração também é organizada por essas entidades, de acordo com informação avançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS sublinha também que a vacinação dos profissionais de saúde com atividade assistencial é organizada pelos serviços de saúde ocupacional (SSO) das instituições.

De acordo com a DGS o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde iniciou este processo com a solicitação aos serviços das necessidades de vacinas, e que são «distribuídas de acordo com as respetivas requisições, podendo a vacinação iniciar-se a partir desse momento».

A DGS salienta, ainda, «que o processo não é homogéneo e que a vacinação é organizada pelos diferentes SSO».


Ala pediátrica do São João

16/11/2021
CHSJ_Porto651

Nova ala pediátrica já recebeu as primeiras 21 crianças

A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, recebeu esta terça-feira, dia 16 de novembro, as primeiras 21 crianças.

De acordo com o CHUSJ, a «área de internamento da nova ala pediátrica, no piso 2, já finalizada e equipada, acolheu estas primeiras crianças internadas e os seus familiares» e, de forma progressiva durante este mês, todas as crianças dos vários serviços pediátricos serão transferidas para a nova ala.

Beatriz, com apenas um mês de idade, foi a primeira utente da nova ala pediátrica, que entra assim para a história do CHUSJ.

Para o Presidente do Conselho de Administração, Fernando Araújo, «este dia 16 de novembro representa um momento histórico para a instituição e para a região, numa exigente caminhada de resiliência com mais de uma década».

A obra deverá estar totalmente concluída nas próximas semanas, cumprindo o calendário e o orçamento. A nova ala está orçada em aproximadamente 25 milhões de euros e terá capacidade para cerca de 100 camas.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Telemonitorização de doentes

16/11/2021
teleconsulta_650

ULSBA integra consórcio para implementação de solução de telessaúde

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) é parte integrante de um consórcio responsável pela implementação de uma solução de telemonitorização de doentes crónicos e Covid-19.

A solução em causa chama-se «PLANO-A-SAÚDE-C19» e é um sistema de prestação de serviços de saúde à distância, realizados com a ajuda de tecnologias da informação e de comunicação, das quais fazem parte um conjunto de aplicações, mobile e desktop, tanto para profissionais de saúde como para os utentes.

Este consórcio tem como objetivo desenvolver, a implementar e avaliar uma solução tecnológica que irá monitorizar e acompanhar cidadãos com doença crónica (Depressão e Alterações do Sono, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Insuficiência Cardíaca) e Covid-19.

Entre os objetivos da solução estão também, entre outros, a melhoria da qualidade de vida, com recurso a uma abordagem centrada no doente, e da segurança e eficiência dos cuidados prestados.

Para saber mais, consulte:

ULSBA > Notícias


Hospital de Cantanhede premiado

16/11/2021

Hospital recebe prémio no Congresso Mundial de Enfermagem

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede ganhou um prémio de melhor comunicação livre no II Congresso Mundial de Enfermagem da International Nursing Network (Rede Internacional de Enfermagem).

O Congresso Mundial de Enfermagem decorreu no Perú, entre os dias 11 e 13 de novembro, em modo misto, numa edição subordinada ao tema «Cuidados de Qualidade, Cuidados Seguros».

A comunicação «Impacto do SARS-CoV 2 nas Precauções Básicas de Controlo de Infeção» foi uma das dez escolhidas para ser apresentada entre mais de uma centena de comunicações aceites a concurso e ganhou o segundo prémio atribuído pelo júri de especialistas internacionais.

Para saber mais, consulte:

Hospital Arcebispo João Crisóstomo – https://www.hdcantanhede.min-saude.pt/


Transformação digital na saúde

16/11/2021

Mais de 65% dos portugueses recorrem aos serviços digitais de saúde

As conclusões dos mais recentes estudos realizados sobre a transformação digital no setor da saúde em Portugal revelam que mais de 65% dos portugueses recorrem aos serviços digitais de saúde.

O estudo focado nos Serviços Digitais de Saúde em Portugal mostra ainda que mais de 55% dos gestores portugueses inquiridos acreditam que os desafios da transformação digital na Saúde estarão ultrapassados em cinco anos.

Um outro estudo destaca que dois terços dos portugueses utilizam serviços de saúde através da Internet, sendo as receitas eletrónicas o recurso digital preferencial.

A receita sem papel, o Registo de Saúde Eletrónico e a “App” (aplicação) MySNS são tidos como os principais progressos da transformação digital implementados em Portugal.


Unidade de Saúde Infantojuvenil

16/11/2021

ULS de Matosinhos agrega toda a atividade assistencial de Pediatria

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos inaugurou na sexta-feira, dia 12 de novembro, a Unidade de Saúde Infantojuvenil, uma obra de realizada em plena pandemia que permitiu reunir num mesmo espaço toda a atividade assistencial de Pediatria em ambulatório.

A nova unidade foi construída num espaço com acesso direto ao exterior (incluindo estacionamento para os pais e situações de mobilidade reduzida), onde funcionam o Atendimento Pediátrico Referenciado, o Hospital de Dia Pediátrico e a Consulta Externa de Pediatria, nas suas diversas especialidades médicas e de enfermagem, além de um Cantinho de Amamentação.

Esta construção, que representou um investimento de aproximadamente 200 mil euros, tem também uma área dedicada ao atendimento de casos suspeitos de infeção pela Covid-19, em resposta à necessidade de se criarem circuitos independentes que não interfiram com a atividade assistencial habitual.

Para saber mais, consulte:

ULS de Matosinhos > Notícias


Saúde Oral para Todos

16/11/2021

ACES Espinho/Gaia com novo consultório de saúde oral

Foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, o consultório de saúde oral do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Espinho/Gaia.

Este consultório, localizado na Rua 37, n.º 700, em Espinho, é o primeiro de quatro que vão entrar em funcionamento até ao final do ano, de acordo com o previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, fazendo com que a região Norte passe a contar com um total de 65 consultórios de saúde oral.

Assim, os utentes inscritos passam a poder usufruir também destes cuidados junto da sua equipa de saúde familiar e próximo do seu domicílio.

Também no mesmo dia foram inauguradas, no Porto, as novas instalações da Unidade de Saúde Familiar «Novo Sentido» e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) «Campanhã» do ACES Porto Oriental.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Nota à comunicação social

16/11/2021

Publicada portaria para reconhecimento de especialista em física médica

O Ministério da Saúde publicou hoje, dia 16 de novembro, a Portaria n.º 254/2021, que aprova o regulamento para o reconhecimento de especialista em física médica.

Esta portaria, que assenta numa diretiva europeia, visa assegurar a proteção de pessoas que, direta ou indiretamente, possam sofrer os efeitos da exposição a radiações em procedimentos de radiologia de diagnóstico e intervenção, de medicina nuclear e de radioterapia, regulando o acesso ao título de especialista em física médica.

Para tal, é necessário que o profissional frequente um programa de formação com a duração de quatro anos, num serviço que venha a ser reconhecido como idóneo para o efeito.

No que respeita aos profissionais que se encontram a exercer funções em áreas da física médica, nomeadamente nos IPO, a portaria estabelece um regime transitório que prevê o reconhecimento automático, desde que seja comprovado tempo de exercício profissional contínuo, por parte dos profissionais já detentores de certificado de especialista em física médica.

Quem não for detentor do certificado de especialista poderá obter o reconhecimento através de experiência comprovada por um período mínimo de 5 anos, ou, não se verificando este requisito, após a frequência de módulos formativos que venham a ser estabelecidos pelo Conselho de física médica.

A referida portaria envolveu as áreas governativas da saúde, ensino superior, ambiente, trabalho e Administração Pública, e está alinhada com as orientações europeias.

16 de novembro de 2021

Para saber mais, consulte:

Portaria n.º 254/2021
Modernização do Estado e da Administração Pública, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Saúde e Ambiente e Ação Climática
Aprova o Regulamento do Reconhecimento do Especialista em Física Médica, que determina as condições do processo de formação, certificação e renovação do título de especialista em física médica