Notícias em 23/11/2021

Relatório de Situação nº 631 | 23/11/2021

Relatório de Situação nº 631 | 23/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 631 | 23/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Vacinação

23/11/2021

Equipas de saúde de Vila Real deslocam-se às aldeias para vacinar os mais idosos

Os profissionais de saúde de Vila Real estão a deslocar-se às aldeias, ao domicílio e até aos quartéis de bombeiros para agilizar o processo de vacinação, evitar deslocações dos mais idosos e aglomerados nos centros de saúde.

Em causa está o processo de vacinação contra a gripe sazonal e a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19.

O processo está a ser feito em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Marão – Douro Norte e as juntas de freguesia.

As equipas do ACES vão às sedes das juntas de freguesia onde vacinam os mais idosos, que são os que possuem mais dificuldades em se deslocar até às unidades de saúde. Através desta parceria pretende-se também evitar grandes aglomerados de utentes nos centros de saúde.

O processo conta com a ajuda dos presidentes das 20 juntas de freguesia do concelho de Vila Real, que cedem os espaços e também identificam e avisam os utentes que estão a ser vacinados nesta fase, nomeadamente os maiores de 65 anos.


Prazos para escoamento de TRAg SARS-CoV-2 cuja manutenção no regime excecional da Portaria n.º 56 de 2021 cessou – Infarmed

Alertas_Noticias_autotestesCOVID-19

23 nov 2021

Para: Divulgação geral

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

Circular Informativa N.º 127/CD/550.20.001 de 19/11/2021

A Portaria n.º 56/2021, de 12 de março, foi criada com o intuito de permitir a colocação e disponibilização no mercado nacional de testes rápidos de antigénio (TRAg) SARS-CoV-2 qualificados como dispositivos médicos para diagnóstico in vitro, destinados a amostras da área nasal anterior interna, para utilização por não profissional, ainda que se destinassem a uma utilização profissional (de acordo com as indicações fornecidas pelo respetivo fabricante) numa altura em que não havia no mercado testes rápidos para deteção de antigénio SARS-CoV-2 para autodiagnóstico.

A Portaria suprarreferida prevê que o prazo máximo para manutenção dos testes em apreço no regime excecional seja de seis meses, contados a partir da data de inclusão de cada teste naquele regime excecional.

Para alguns testes colocados no mercado nacional ao abrigo do regime excecional já foi atingido o prazo de 6 meses tendo, subsequentemente, cessado a possibilidade da sua manutenção naquele regime.

Perante esse facto, a partir da data da cessação, os fabricantes desses testes não os podem continuar a colocar no mercado nacional.

No entanto, para os dispositivos colocados no mercado ao abrigo do regime excecional antes da referida cessação e existentes na cadeia de distribuição nacional é permitido o seu escoamento nos seguintes termos:

  • 60 dias úteis para os distribuidores por grosso;
  • 90 dias úteis para farmácias, locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, supermercados e hipermercados.

Salienta-se que a contagem dos prazos referidos se inicia na data da cessação da inclusão dos referidos dispositivos no regime excecional estabelecido pela Portaria n.º 56/2021, de 12 de março.

O Vice-Presidente do Conselho Diretivo

António Faria Vaz


CHTMAD | Atividade assistencial

23/11/2021

Centro Hospitalar registou, em 2021, aumento de produtividade

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) registou, no período de janeiro a outubro de 2021, um aumento dos seus indicadores de produtividade, relativamente ao período homólogo de 2019, designadamente no número de consultas, cirurgias e sessões de hospital de dia.

A evolução positiva da resposta assistencial é confirmada pelo acréscimo do número total de consultas. Neste período foram realizadas 270.201 consultas, mais 1% do que no mesmo período de 2019 (mais 13,37% do que no mesmo período de 2020), sendo que nas primeiras consultas houve um aumento de 1,5%. Para Romeu Pires, Diretor da Consulta Externa, “estes números são o resultado da retoma da atividade e sua normalização”.

O mesmo aconteceu na atividade cirúrgica. Até outubro, foram realizadas 13.617 cirurgias, mais 9,4% do que no mesmo período de 2019 (mais 38% do que no mesmo período de 2020). Na cirurgia convencional verificou-se um aumento de 9,4%, e na cirurgia de ambulatório 11,1%. Este aumento deve-se, sobretudo, “ao esforço que a instituição está a realizar na conciliação da retoma da atividade e na recuperação das listas de espera provocadas pelo contexto de pandemia”, afirma Pinto Sousa, Diretor do Centro de Gestão de Cirurgia.

No Hospital de Dia, verificou-se também um aumento de sessões. As sessões de hemodiálise aumentaram significativamente, mais 16,7% do que no mesmo período de 2019. Teresa Morgado, Diretora do Serviço de Nefrologia, justifica estes resultados “com a criação do Centro de Responsabilidade Integrada – Centro de Diálise, que permitiu alargar a um maior número de doentes a oferta de cuidados prestados e, consequentemente, melhorar a acessibilidade ao SNS da população da área de influência do CHTMAD”.

Em comunicado, o Conselho de Administração refere que a melhoria dos indicadores de produtividade deve-se, sobretudo, à dedicação e ao profissionalismo de todos os colaboradores, que diariamente contribuem para melhorar e aumentar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Visite:

CHTMAD – http://chtmad.com/


CHL | Novo angiógrafo digital

23/11/2021

Centro Hospitalar de Leiria tem novo equipamento no Serviço de Imagiologia

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem um novo angiógrafo digital já em funcionamento no Serviço de Imagiologia no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, um investimento no valor de cerca de 800 mil euros.

De acordo com o centro hospitalar, «A mais recente aquisição, um angiógrafo de última geração, que substituiu o equipamento já descontinuado, vai não só permitir a realização de estudos de patologia hepato-bilio-pancreática com elevada qualidade, assim como a realização de todos os estudos vasculares, quer na área da Radiologia quer na Neurorradiologia», explica Vítor Pardal, diretor do Serviço de Imagiologia.

«Permitirá igualmente a implementação de alguns atos de radiologia de intervenção, por exemplo, alguns tipos de biópsias, embolizações vasculares e outras, assim como a manutenção da atividade da gastroenterologia, nomeadamente no que refere à Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), exame que envolve parte do sistema digestivo que inclui a vesícula biliar, o pâncreas e os canais que drenam estes órgãos, bem como o fígado», afirma o Diretor da Imagiologia do CHL.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Cirurgia torácica vídeo-assistida

23/11/2021

IPO Porto realiza a 500.ª cirurgia VATS

No mês de sensibilização para o Cancro do Pulmão, a equipa de Cirurgia Torácica do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) realiza a 500.ª cirurgia torácica vídeo-assistida (VATS – video-assistid thoracoscopic surgery).

De acordo com o IPO Porto, trata-se de uma uma abordagem muito menos invasiva, que levou à evolução do tratamento por cirurgia e à melhoria da qualidade de vida do doente oncológico. Este ano já foram realizadas mais de 200 cirurgias VATS.

“Esta é uma opção estratégica muito mais benéfica para o doente no tratamento das patologias do foro de cirurgias torácica, em particular, no tratamento do cancro do pulmão em estadios cirúrgicos precoces”, explica Gonçalo Paupério, Diretor do serviço.

Os benefícios da VATS para o doente passam por um processo com menor dor no pós-operatório, internamento mais curto, regresso à atividade diária normal mais rápido, melhor resultado estético e funcional, menor uso de analgésicos e de ocorrência de dor crónica e melhor da qualidade de vida.

A cirurgia torácica é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento, em pediatria e no adulto, de doenças do pulmão, mediastino, parede torácica e pericárdio.

“Pretendemos tornar o serviço de Cirurgia Torácica, que está integrado na equipa multidisciplinar da Clínica do Pulmão, num centro de referência e confiança para os doentes e uma escola de cirurgia torácica para as próximas gerações de cirurgiões”, conclui Gonçalo Paupério.

O IPO do Porto introduziu a técnica em 2019, mas foi durante o ano de 2020 que o serviço de Cirurgia Torácica consolidou o programa de VATS. Num total de 262 cirurgias realizadas nesse ano, 73.3% dos doentes teve acesso a este tipo de abordagem. Este ano já foram realizadas mais de 200 cirurgias VATS. O IPO do Porto, em conjunto com o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), oferece também este tipo de abordagem em doentes em idade pediátrica.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/


Nova aplicação móvel | MyCHUC

23/11/2021

App do Centro Hospitalar visa facilitar comunicação com utentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disponibiliza, a partir desta terça-feira, dia 23 de novembro, a  aplicação para dispositivos móveis “APP MyCHUC” que vai permitir ao utente  ter acesso a várias funcionalidades. Trata-se dum projeto estratégico que pretende aproximar a Instituição dos seus utentes.

Esta aplicação poderá ser descarregada, através do Google Play para telemóveis Android e da App Store para telemóveis Apple ou através do link. O registo na aplicação poderá ser realizado através da Chave Móvel Digital ou do número de telemóvel e número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o CHUC, esta aplicação permitirá agilizar e simplificar a comunicação do utente com o hospital, desmaterializando a interação no que respeita a marcação de consultas, solicitação de relatórios clínicos, atestados médicos de incapacidade multiusos, pedidos de taxas moderadoras em dívida, acesso a comprovativos de episódios e pedidos de reagendamento ou cancelamento de consultas. Estas são algumas das funcionalidades disponíveis e outras serão adicionadas no futuro.

A aplicação permite ao utente a visualização detalhada dos seus agendamentos, da sua situação em lista de espera para consulta e para cirurgia, bem como a possibilidade de consultar o seu histórico. Estão também disponíveis itens como: informações úteis, tempos médios de espera nos Serviços de Urgência do CHUC, farmácias de serviço, notícias do CHUC.

Para saber mais, consulte:

CHUC > https://www.chuc.min-saude.pt/


Recolha do medicamento Bekunis Chá 0 Instantâneo, Chá medicinal instantâneo, frasco, 32g – lote n.º 110566, validade 01-2024 – Infarmed

Circular Informativa N.º 128/CD/550.20.001 Data: 23/11/2021

Para: Distribuidores por Grosso, Farmácias, Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

23 nov 2021

Por terem sido detetadas, pelo Titular de Autorização de Introdução no Mercado (empresa Roha Arzneimittel GmbH), embalagens distribuídas em Portugal erradamente rotuladas em alemão, o Infarmed determina a recolha do lote n.º 110566, com a validade 01/2024, do medicamento Bekunis Chá 0 Instantâneo (sene), Chá medicinal instantâneo, 308 – 513 mg/g, frasco 32g, com o número de registo 8683045.

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização deste lote.

Face ao exposto, as entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender ou dispensar, devendo proceder à sua devolução.

O Conselho Diretivo


Sessão “Antimicrobial Resistance: an agenda to a safer future” – DGS

Sessão

No âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos (entre 18 e 24 de novembro), o INFARMED, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge organizam a sessão “Antimicrobial Resistance: an agenda to a safer future”, no dia 24 de novembro de 2021, segundo o programa em anexo.

Da parte da manhã pretende-se conhecer o planeamento de medidas de instituições internacionais nesta área. Da parte da tarde pretende-se reconhecer e premiar a melhoria, e aprender com experiências de sucesso dos hospitais e dos cuidados de saúde primários.

Pode assistir em direto na página oficial do Infarmed no Facebook.