Notícias em 24/11/2021

Relatório de Situação nº 632 | 24/11/2021

Relatório de Situação nº 632 | 24/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 632 | 24/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Reforço da vacinação até janeiro

24/11/2021

Plano de vacinação está a ser revisto para incluir todo o universo de novos elegíveis

Os centros de vacinação vão estar abertos nos dias 5, 8, 12 e 19 dezembro para vacinar a população com mais de 50 anos a quem foi administrada a vacina da Janssen contra a covid-19, anunciou hoje o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Em conferência de imprensa, acompanhado pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo coordenador da vacinação contra a Covid-19, Coronel Penha-Gonçalves, António Lacerda Sales afirmou que serão vacinadas as 1,5 milhões de pessoas que já estavam previstas até dezembro, com o reforço das respetivas vacinas, como também será alargada progressivamente a vacinação contra a covid-19 para os cidadãos que “agora fazem parte do plano, de modo que em janeiro 2,5 milhões de pessoas estejam vacinadas”.

Para que todo o universo de novos elegíveis seja integrado, o Ministério da Saúde está a rever plano de vacinação para que. “Não está só a ser feito um levantamento das necessidades de reabertura de novos centros de vacinação, como de reforço de trabalho em estreita parceria com as autarquias e setor social que têm contribuído para o sucesso da vacinação em Portugal”, sublinhou o governante.


Plano de Vacinação

24/11/2021

Portugal já administrou mais de 800 mil doses de reforço contra a Covid-19

Portugal já administrou mais de 800 mil doses de reforço e adicionais da vacina contra a Covid-19 e foram administradas aproximadamente 1.608.000 de vacinas contra a gripe, das quais cerca de 398.000 em farmácias.

De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), durante o dia de ontem, 23 de novembro, foi possível vacinar 43.695 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e 43.429 contra a gripe (5.730 das quais em farmácias).

Estes números são possíveis devido à aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo ao fim de semana, através da modalidade “Casa Aberta”.

A DGS recorda que a modalidade “Casa Aberta” para pessoas com 75 ou mais anos mantém-se durante a semana. Antes de se dirigirem ao Centro de Vacinação da sua área de residência, as pessoas devem consultar o respetivo horário de funcionamento em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/.

Está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).

Encontra-se igualmente disponível o autoagendamento das vacinas para pessoas com 65 ou mais anos, em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

Para a dose de reforço, são elegíveis as pessoas com 65 ou mais anos, desde que tenham o esquema vacinal completo há pelo menos 150 dias e, caso tenham tido infeção, que a mesma tenha ocorrido há mais de 150 dias. A estas acrescem as pessoas com mais de 18 anos e até 65 anos às quais foi administrada a vacina da Janssen há mais de três meses.

A DGS mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


Semana Mundial dos Antibióticos

24/11/2021

Sessão “Antimicrobial Resistance: an agenda to a safer future”, dia 24 de novembro

No âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos, que decorre entre 18 e 24 de novembro, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde , a Direção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge organizam a sessão virtual “Antimicrobial Resistance: an agenda to a safer future”, no dia 24 de novembro de 2021.

No período da manhã pretende-se conhecer o planeamento de medidas de instituições internacionais nesta área. No período da tarde pretende-se reconhecer e premiar a melhoria, e aprender com experiências de sucesso dos hospitais e dos cuidados de saúde primários.

Pode assistir a esta sessão em direto no canal oficial do Infarmed no YouTube.

Para saber mais:

Infarmed > Programa


DGS associa-se a campanha para combater violência contra as mulheres

DGS associa-se a campanha para combater violência contra as mulheres

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, associa-se à campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência de Género – Orange the World”, promovida pela rede das Nações Unidas, que tem este ano como tema o “Fim da violência contra as mulheres, agora!”.

A partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão divulgados materiais elaborados no âmbito do Projeto Violência Sexual nas Relações de Intimidade (VSRI). Este projeto é financiado pela Comissão Europeia e promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

“Faça as perguntas. Ouça as respostas. Leia os sinais”. Este é o lema desta campanha que tem como principal finalidade a conscientização de públicos estratégicos, designadamente profissionais da administração pública. O intuito é insistir na prevenção e intervenção nas variadas formas de violência contra as mulheres e raparigas, nomeadamente da violência sexual, uma realidade ainda mais oculta no seio de relações de intimidade, por vários fatores, entre os quais se destacam o medo, vergonha, culpa e normatividade associada aos papéis de género.

Os diversos materiais produzidos, que incluem banners, cartazes, vídeos e Manual de Boas Práticas, fornecem ferramentas essenciais para a compreensão, abordagem e aprofundamento do fenómeno. São complementados com a a documentação técnica, fluxogramas e protocolos de atuação, criados no âmbito da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida, atualmente integrada no Programa Nacional.

As diversas respostas, em diferentes níveis de cuidados, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente consultas de vigilância de saúde no ciclo de vida, consultas de especialidade, internamentos, serviços de urgência, assumem-se, a par de tantos outros, como contextos privilegiados para a deteção precoce de fatores de risco em relações de intimidade, incluindo violência sexual, desenvolvimento de estratégias de intervenção e de articulação com rede de parceiros.

Reforça-se a importância do rastreio e deteção precoce de situações de violência, incluindo de violência de género, através do recurso ao Registo Clínico de Violência em Adultos, disponível no Registo de Saúde Eletrónico – Área do Profissional (RSE-AP), um orientador do registo e boas práticas de profissionais de saúde. As situações identificadas de suspeita ou confirmação de violência devem ser devidamente sinalizadas às Equipas de Prevenção da Violência em Adultos existentes nos Centros de Saúde e Hospitais.


24-11-2021 Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançaram a campanha #PortugalContraAViolência, com a colaboração de várias associações ativas neste domínio. Neste âmbito, partilharam a seguinte mensagem:
“Mantemo-nos vigilantes e em alerta para os números da violência contra as mulheres e violência doméstica e aos desafios impostos pela pandemia COVID-19. Contudo, convictos das conquistas e da necessidade de transmitir CONFIANÇA a cada mulher, na sua luta e à sociedade em geral, no combate a este crime, vamos lançar uma nova campanha e prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica, que apela à intervenção, de cada um e uma de nós, mas também divulga de forma clara as respostas e mecanismos de apoio às vítimas.

Assim, vimos CONVIDAR que voltem a juntar-se a nós e a partir do 22 de novembro, por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (que se assinala a dia 25 de novembro), possamos divulgar a Campanha #PortugalContraAViolência. Para além de divulgarmos a campanha nos órgãos de comunicação social, nas redes sociais e junto das demais entidades parceiras, gostávamos de contar com a vossa colaboração na difusão dos materiais junto dos vossos serviços, nomeadamente nas redes sociais, sites e em locais, quando possível e aplicável, de passagem e atendimento ao público (exemplos: serviços de atendimento da segurança social, lojas e espaços do cidadão, escolas, universidades, esquadras da PSP e postos da GNR, centros de saúde e hospitais ou ainda todos e quaisquer locais de atendimento ao público onde os conteúdos possam ser disponibilizados)”.

Link para vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=UC8E-kOjNKg


NOTA DE PESAR – CNECV

Créditos da imagem: Sociedade Portuguesa de Cardiologia – SPC

Faleceu no dia 20 de novembro o Prof. Doutor Carlos Ribeiro, membro ilustre do 2º Mandato do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), entre 1996 e 2003.
Médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa, o Prof. Doutor Carlos Ribeiro foi Bastonário da Ordem dos Médicos entre 1996 e 1999. Foi Diretor do Serviço da Unidade de Tratamento Intensivo para Coronários do Hospital de Santa Maria e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa. Entre outros cargos de elevada responsabilidade na área da saúde, foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Vice-presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia e integrou o Conselho Económico e Social da União Europeia.
O Prof. Doutor Carlos Ribeiro contribuiu generosamente para os trabalhos e pareceres do CNECV, ao refletir sobre as questões éticas suscitadas pelos avanços científicos e tecnológicos, com a elevação humana e intelectual que sempre o caracterizaram.
O CNECV presta a sua sentida homenagem e manifesta o reconhecimento pelo contributo do Prof. Doutor Carlos Ribeiro para a reflexão Bioética.