Notícias em 25/11/2021

Relatório de Situação nº 633 | 25/11/2021

Relatório de Situação nº 633 | 25/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 633 | 25/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Vacina Comirnaty – EMA recomenda a aprovação para crianças dos 5 aos 11 anos – Infarmed

Alertas_Notícias - Vacinas

25 nov 2021

O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês), recomendou a concessão de uma extensão da indicação terapêutica da vacina COVID-19 Comirnaty, de forma a incluir o uso em crianças dos 5 aos 11 anos de idade.
A vacina, desenvolvida pelos laboratórios BioNTech e Pfizer, já foi aprovada para utilização em adultos e crianças com 12 anos e mais.
Em crianças dos 5 aos 11 anos de idade, a dose de Comirnaty será inferior à utilizada em pessoas com 12 ou mais anos de idade (10 µg em comparação com 30 µg). Tal como no grupo de idosos, é administrado em duas injeções nos músculos da parte superior do braço, com um intervalo de três semanas.

Para mais informações, aceda ao Comunicado original da EMA.


APDH divulga finalistas da iniciativa “Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação – 2020” – ACSS

imagem do post do APDH divulga finalistas da iniciativa “Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação – 2020”

No âmbito da iniciativa “Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação – 2020”, lançada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) às instituições do Serviço Nacional de Saúde, foram selecionados quinze projetos para integrar a lista de finalistas.

A adesão à iniciativa superou as expetativas, tendo sido submetido um total de 62 candidaturas de 43 instituições de saúde, de Norte a Sul do País, incluindo as ilhas.

Das quinze experiências finalistas, a mais votada foi “Padrões de Qualidade nas Clínicas Virtuais – Consulta Virtual de Oftalmologia na era COVID-19”, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, E.P.E..

Esta iniciativa, promovida em conjunto com a Administração Central do Sistema de Saúde, a Direção Geral da Saúde, as cinco Administrações Regionais de Saúde e, ainda, as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, teve como objetivo partilhar e dar a conhecer as experiências que emergiram em resposta aos atuais desafios impostos pela Pandemia COVID-19 e ainda prestar uma homenagem a todos os profissionais e instituições de saúde, sem exceção, pela sua grande dedicação e esforço demonstrados.

As experiências finalistas encontram-se disponíveis aqui.

Publicado em 25/11/2021


Portugal já administrou mais de 900 mil doses de reforço contra a COVID-19 – DGS

Portugal já administrou mais de 900 mil doses de reforço contra a COVID-19

Mais de 900 mil pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e cerca de 1,7 milhões já receberam a vacina contra a gripe (quase 410 mil em farmácias).

No dia 24 de novembro, foi possível vacinar 55.971 pessoas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e 51.329 com a vacina contra a gripe (5.545 em farmácias).

As pessoas que foram inoculadas com a vacina da Janssen vão também poder receber a dose de reforço 90 dias após a administração da primeira dose, sendo que neste momento serão os utentes com mais de 50 anos a ser vacinados nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro. Os restantes terão um calendário a apresentar posteriormente.

Neste momento está disponível:

  • “Casa Aberta” para as pessoas com 75 ou mais anos que tenham o esquema vacinal completo com as restantes vacinas contra a COVID-19 e queiram vacinar-se com a dose de reforço e/ou contra a gripe (https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/);
  • Agendamento local para utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos;
  • Auto-agendamento para pessoas com 65 ou mais anos (https://covid19.min-saude.pt/pedido-deagendamento/);
  • Convocatória através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.


Consulte as listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio comparticipados – Infarmed

Imagem alusiva às Lista de farmácias e lista de laboratórios que fazem testes COVID-19

25 nov 2021

A área Testes COVID-19 disponibiliza, a par da lista de farmácias de oficina, a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.

Estas listas estão em constante atualização e nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade.

Adicionalmente, pode também recorrer ao mapa interativo que os localiza via georeferenciação.


Campanha “Este Jogo Ainda Não Acabou!” – DGS

Campanha “Este Jogo Ainda Não Acabou!”

“Este jogo ainda não acabou” é o grande mote da campanha que arranca este fim-desemana, nas jornadas 12 da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG, e que pretende alertar a população portuguesa para a necessidade de reforçar as medidas de higiene e de saúde pública no âmbito da COVID-19.

A Liga Portugal, com a colaboração das 34 Sociedades Desportivas e a Direção-Geral de Saúde, uniram-se para o arranque da campanha, que recorda que o uso da máscara deve ser reforçado, especialmente em espaços fechados, e que medidas como o distanciamento, arejamento de espaços interiores e higiene das mãos, entre outras, são essenciais para prevenir esta e outras infeções respiratórias durante a época de outonoinverno.

Numa altura em que vacinação da população está em fase de aceleração é importante proteger quer os mais jovens, e em particular, os que não estão vacinados, quer as pessoas mais idosas e vulneráveis, sendo da maior importância que adiram a estas medidas.

O jogo ainda não acabou e para que seja possível evitar medidas mais restritivas todos temos um papel importante a desempenhar.

Esta é uma campanha dirigida aos adeptos do Futebol, mas também, e essencialmente a toda a sociedade, recorrendo a diversos canais e elementos de comunicação (imagens e vídeo) de apelo à utilização de máscara, o uso do álcool gel e distanciamento.

Esta campanha foi preparada em estreita articulação entre as entidades referidas e reúne jogadores de todos os clubes do Futebol Profissional, que apelam à segurança na saúde e proteção contra a COVID-19. Na luta contra a pandemia somos todos da mesma equipa.

#Estejogoaindanãoacabou


Governo aprova novas medidas contra a pandemia

25/11/2021

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira, dia 25 de novembro, para decidir as novas medidas para controlar a pandemia face ao aumento do número de novos casos de Covid-19

Mesmo com a vacinação a “assegurar uma proteção superior” e de Portugal estar melhor do que a generalidade do resto da Europa, o Governo entendeu ser o momento de adotar “novas medidas” que envolvam cidadãos, famílias, empresas e todas as entidades do setor público.

“O Conselho de Ministros aprovou elevar o nível de alerta para o nível de calamidade a partir do próximo dia 1 de dezembro de forma a que estejamos habilitados com o quadro legal necessário para podermos adotar as medidas adequadas e proporcionais ao risco”, anunciou o Primeiro-Ministro, António Costa, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros.

Principais medidas:

  • Uso de máscara obrigatório em todos os espaços fechados e recintos não excecionados pela Direção-Geral da Saúde.
  • Certificado digital obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.
  • O teletrabalho volta a ser recomendado
  • Teste negativo obrigatório (mesmo para vacinados) no acesso a visitas a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, a grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares.
  • Teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal.

Semana de contenção de contactos – 2 a 9 de janeiro:

  • Férias escolares, as aulas recomeça, apenas a 10 de janeiro
  • Teletrabalho obrigatório
  • Discotecas encerradas

Para saber mais, consulte:

Controlar a Pandemia, garantir o futuro – 25 de novembro 2021


Covid-19 | Reforço da vacinação

25/11/2021

Mais de 900.000 pessoas vacinadas com dose de reforço em Portugal

Mais de 900.000 pessoas foram já vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e cerca de 1,7 milhões receberam a inoculação contra a gripe.

As pessoas que foram inoculadas com a vacina da Janssen vão também poder receber a dose de reforço 90 dias após a administração da primeira dose.

A modalidade “Casa Aberta” está disponível para as pessoas com 75 ou mais anos que tenham a vacinação completa e queiram vacinar-se com a dose de reforço e/ou contra a gripe, assim como o agendamento local para utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos.

É igualmente possível o auto agendamento para pessoas com 65 anos ou mais (https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/) e mantém-se a convocatória através de SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe, se não forem elegíveis para covid-19.


Covid-19 | Testes rápidos comparticipados

25/11/2021
banner-testes-comparticipados_130721

Testes rápidos gratuitos disponíveis em quase 800 farmácias e laboratórios

Os testes rápidos de antigénio à covid-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100%, estão disponíveis em 622 farmácias e 158 laboratórios de Portugal continental, segundo informação do Infarmed.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) disponibilizou no seu site a lista de farmácias de oficina e a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.

O Ministério da Saúde voltou a comparticipar desde o dia 19 de novembro a realização de testes rápidos de antigénio, uma medida que abrange toda a população e se estende até 31 de dezembro.


Novas consultas no CHL

25/11/2021

Centro Hospitalar abre três novas consultas no Serviço de Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõe de três novas consultas para diagnóstico e tratamento de patologias respiratórias, nas seguintes subespecialidades: neuromusculares, alfa 1 antitripsina e insuficiência respiratória crónica, que entram em funcionamento ainda este mês de novembro.

As doenças neuromusculares englobam um grande número de patologias com evoluções clínicas diversas. A ação da Pneumologia centra-se no acompanhamento em parceria com a Neurologia e promove a ação atempada necessária, que frequentemente passa pelo uso de ventilação não invasiva. «Estes doentes, ao longo da evolução da doença, podem vir a necessitar de ajuda ventilatória, o que deve ser sujeito a um acompanhamento especializado na sua adaptação a este apoio ventilatório bem como das complicações que daí possam advir», explica Salvato Feijó, Diretor do Serviço de Pneumologia do CHL.

Acresce ainda que a monitorização deste grupo de doenças neuromusculares necessita de uma equipa multidisciplinar, em articulação com várias especialidades. Os doentes são frequentemente referenciados pela Neurologia, e são efetuados estudos ventilatórios completos, provas de marcha, avaliação de pressões e oxicapnografia, e quando necessária, é aplicada a ventilação não invasiva e/ou oxigenioterapia de longa duração.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


IPO Lisboa | Satisfação dos utentes

25/11/2021

Doentes revelam confiança e elogiam a qualidade do trabalho desenvolvido

A grande maioria dos doentes internadas ou acompanhadas no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) revelam confiança e elogiam a qualidade do trabalho desenvolvido, a relação com os profissionais, o atendimento e a humanização dos serviços do Instituto.

Os doentes do IPO Lisboa estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a assistência e os cuidados que recebem, conforme mostram os dados dos inquéritos aplicados pela Gestão de Qualidade e Risco nos serviços de internamento e no ambulatório, durante o mês de março de 2021, e durante o ano de 2020, em todos os serviços de ambulatório.

No inquérito realizado em março deste ano foram respondidos 243 questionários e os utentes revelam um índice de satisfação global muito elevado: confiam no IPO e nos cuidados que lhes são prestados, estão muito satisfeitos com o conforto, a limpeza e com a relação com os profissionais. As sugestões de melhoria recaem nomeadamente no estacionamento e nos tempos de espera.

No inquérito distribuído entre janeiro e dezembro​ de 2020 foram rececionados apenas 48 questionários, um número muito abaixo do habitual, o que provavelmente se deve à diminuição de circulação dos doentes no interior do IPO Lisboa, devido à pandemia Covid-19. ​​​​

Os dados deste inquérito também revelam uma avaliação global positiva, embora se registe um aumento das sugestões de melhoria. Os doentes manifestam-se satisfeitos quanto à privacidade, sinalética e informação recebida e apontam a necessidade de investir nas infraestruturas e de resolver o atraso nos atendimentos.

Os inquéritos de avaliação da satisfação dos utentes também foram aplicados aos doentes acompanhados pelos Grupos Multidisciplinares dos Sarcomas Ósseos e das Partes Moles, Oncologia Pediátrica, Cancro do Cólon, Reto, Canal Anal, Esófago e Estômago, que estão reconhecidos como Centros de Referência pelo Serviço Nacional de Saúde.

Os resultados destes inquéritos foram enviados para os diretores e gestores de qualidade dos vários serviços para que sejam avaliadas e desenvolvidas ações de melhoria.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias


HESE | Humanização de cuidados

25/11/2021

Crianças na Consulta Externa da Pediatria vão de carrinho

Desde o dia 25 de outubro, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), as crianças que aguardam pela hora da sua consulta externa no Serviço de Pediatria podem passar um tempo mais agradável e divertido.

No âmbito do seu mais recente projeto de ação social “A MatosDAR”, foram oferecidos três carros miniaturas da BMW para que as crianças que vêm às consultas de Pediatria do HESE possam aligeirar e tornar mais divertido o seu tempo no Hospital, circulando ao longo dos corredores, enquanto aguardam a hora da consulta.

Na oferta estiveram presentes vários membros das equipas do HESE, nomeadamente Isabel Pita, Diretora Clínica, Francisco Chalaça, Vogal Executivo do Conselho de Administração, Isabel Fernandes, Médica Pediatra responsável pelas Consultas Externas de Pediatria, Gisela Antunes, Enfermeira nas Consultas Externas de Pediatria, Hugo Quintino, Administrador Hospitalar, Pedro Pacheco, Administrador Hospitalar e Jorge Caravana, antigo Diretor do Serviço de Cirurgia do HESE, e a representar a BMW A MatosCar esteve presente Paula Matos, Responsável de Marketing, e Filipe Salgado, Chefe de Vendas.

Para saber mais, consulte:

HESE > Notícia


Plano de intervenção em ortopedia

25/11/2021

Esforço conjunto dos serviços do CHMT obtém resultados sem precedentes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) obteve resultados sem precedentes, relativos ao plano de intervenção em ortopedia que está em marcha na instituição.

De acordo com o CHMT., estes bons resultados devem-se a um esforço conjunto do serviço de Anestesiologia, Bloco Operatório, Medicina Interna, que através de uma equipa, multi e interdisciplinar, inicia a sua intervenção com uma avaliação global dos doentes, imediatamente após a sua admissão no Serviço de Urgência, conseguindo prevenir grande parte das complicações peri-operatórias e possibilita a programação precoce da intervenção e da reabilitação futura, com rápido retorno ao nível funcional anterior.

O plano entrou em funcionamento no dia 6 de outubro, com a disponibilização diária de uma sala de orto trauma, para abordagem precoce das fraturas proximais do fémur (FPF), dispondo de 12 camas de ortogeriatria, no 8.º piso da Unidade de Abrantes, sob supervisão da Medicina Interna, dedicadas ao tratamento destes doentes.

Tratamento adequado a todos os casos em menos de 48 horas

Como resultado da estratégia implementada, entre o dia 6 de outubro e 23 de novembro, foram realizadas 175 cirurgias de ortopedia no Bloco Operatório de Abrantes, das quais 130 em contexto de orto traumatologia (aguardando, no momento, para cirurgia somente dois doentes com diagnóstico de fratura proximal do fémur).

Segundo o CHMT, com a continuidade deste trabalho, esta equipa está a providenciar o tratamento adequado, a todos os casos sem exceções, em menos de 48 horas.

CHMT vai adquirir nova mesa operatória

Para dotar este serviço de ainda melhores condições de trabalho e maior capacidade de resposta, o Conselho de Administração do CHMT tem prevista a aquisição, no início de 2022, de uma nova mesa operatória de tração ortopédica.

Esta mesa possibilitará uma maior facilidade de tração dos membros inferiores, permitindo mais flexibilidade no posicionamento do paciente e com opções de proteção contra sobrecarga e prevenção e reconhecimento de colisão controlada por sensores que ajudam a aumentar a segurança do paciente.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


Prémio Iscte Políticas Públicas 2021

25/11/2021

Projeto Portal de Agendamento Online do SNS vence prémio

O Portal de Agendamento Online para vacinação contra a Covid-19 do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desenvolvido pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, recebeu o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE.

De acordo com o IPPS-ISCTE, “a edição de 2021 do prémio rececionou 26 candidaturas”, revelou a organização do prémio, no âmbito da cerimónia de entrega das distinções aos vencedores, que decorre esta quinta-feira, dia 25 de outubro,de forma presencial no instituto e com transmissão ‘online’ através do YouTube.

O Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE é atribuído em duas categorias de políticas públicas, designadamente as adotadas pela administração central do Estado e pelos institutos públicos e as implementadas pela administração local, e nesta edição apenas foram elegíveis políticas já formalmente aprovadas e/ou em implementação e que pretendem contribuir para a recuperação nos domínios educativo, económico, social e da saúde.

Na categoria “administração central”, o vencedor foi a SPMS, com o Portal de Agendamento Online para vacinação contra a Covid-19, desenhado como “uma solução centrada no cidadão e de fácil acesso que o capacita com a escolha do local de vacinação e da respetiva data”, implementado no âmbito do Plano de Vacinação Portugal e em funcionamento desde 23 de abril de 2021.

Sobre o Prémio

O Prémio Iscte Políticas Públicas 2021, promovido pelo Iscte, visa reconhecer as políticas públicas mais relevantes adotadas no último ano em Portugal, nomeadamente aquelas que, no quadro da pandemia covid-19, procuram contribuir para a recuperação nos seguintes domínios: educativo, económico, social e saúde. Nesta terceira edição do prémio apenas serão elegíveis políticas nestes domínios. São elegíveis políticas já formalmente aprovadas e/ou em implementação.

O prémio é atribuído em duas categorias distintas:

  • Políticas públicas adotadas pela administração central do Estado e pelos institutos públicos;
  • Políticas públicas adotadas pela administração local.

Para saber mais:

ISCTE > Prémio Iscte Políticas Públicas 2021


Recolha voluntária de dois lotes do medicamento Dotarem – Infarmed

Circular Informativa N.º 129/CD50.20.001 Data: 24/11/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

25 nov 2021

A empresa Guerbert irá proceder à recolha voluntária de dois lotes do medicamento Dotarem, frasco para injetáveis 1×10 ml, com o número de registo 8787903, na sequência de ter sido identificado um defeito de qualidade que coloca em risco a estanquicidade nalguns frascos dos lotes 21GD006A04 (validade:31/12/2023 ) e 21GD006B05 (validade: 31/12/2023).

Assim, o Infarmed determina a suspensão imediata da comercialização dos lotes acima identificados deste medicamento.

Face ao exposto, as entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

O Conselho Diretivo