Notícias em 26/11/2021

Relatório de Situação nº 634 | 26/11/2021

Relatório de Situação nº 634 | 26/11/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 634 | 26/11/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho n.º 11740-E/2021 – Diário da República n.º 230/2021, 4º Suplemento, Série II de 2021-11-26
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde, do Ministro das Infraestruturas e da Habitação e da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
Determina a suspensão de tráfego aéreo para Moçambique e determina o cumprimento de isolamento profilático de passageiros provenientes de alguns países da África Austral


Covid-19 | Este jogo ainda não acabou

26/11/2021

Campanha de sensibilização do reforço de medidas arranca no fim de semana

Uma vez mais, a Liga Portugal, a Direção-Geral da Saúde, a República Portuguesa – XXII Governo e as Sociedades Desportivas unem-se numa campanha de sensibilização para o cumprimento de medidas básicas no combate à Covid-19.

“Este jogo ainda não acabou” é o grande mote da campanha que arranca este fim-de-semana, dias 27 e 28 de novembro, nas jornadas 12 da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG, e que pretende alertar a população portuguesa para a necessidade de reforçar as medidas de higiene e de saúde pública no âmbito da Covid-19.

A Liga Portugal, com a colaboração das 34 Sociedades Desportivas e a DGS, uniram-se para o arranque da campanha, que recorda que o uso da máscara deve ser reforçado, especialmente em espaços fechados, e que medidas como o distanciamento, arejamento de espaços interiores e higiene das mãos, entre outras, são essenciais para prevenir esta e outras infeções respiratórias durante a época de outono-inverno.

Numa altura em que vacinação da população está em fase de aceleração é importante proteger quer os mais jovens, e em particular, os que não estão vacinados, quer as pessoas mais idosas e vulneráveis, sendo da maior importância que adiram a estas medidas.

Esta é uma campanha dirigida aos adeptos do Futebol, mas também, e essencialmente a toda a sociedade, recorrendo a diversos canais e elementos de comunicação (imagens e vídeo) de apelo à utilização de máscara, o uso do álcool gel e distanciamento.


Doação de vacinas

26/11/2021

Portugal reforça o apoio a Angola no combate contra a Covid-19

Portugal vai entregar esta sexta-feira, dia 26 de novembro, a Angola um novo lote de 200 mil vacinas contra a Covid-19 (Astrazeneca), perfazendo o total de 920.000 vacinas disponibilizadas ao país africano desde julho passado.

O embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, fará a entrega da doação, enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, ao Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Esta doação está enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, e insere-se no compromisso político assumido por Portugal de a estes países 5% das suas vacinas contra a Covid-19, compromisso este que foi reforçado por Portugal durante a Cimeira da CPLP, que decorreu em julho, em Luanda.

A operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Luanda, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).


Plano de Recuperação e Resiliência

26/11/2021

Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira, dia 25 de novembro, o decreto-lei que estabelece as condições necessárias à concretização dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Rede Nacional de Cuidados Integrados (RNCCI) e a Rede Nacional de Cuidados Paliativos.

Desta forma, o Governo prossegue a sua política de reforço das respostas de cuidados continuados, em articulação com o setor social.

O diploma define os meios e mecanismos de atribuição dos apoios financeiros previstos no PRR para a concretização de investimentos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e na Rede Nacional de Cuidados Paliativos, conforme já contratualizado entre a Administração Central do Sistema de Saúde e a Estrutura de Missão ‘Recuperar Portugal’.

Assim, com a entrada em vigor do referido diploma, no dia seguinte ao da sua publicação, será possível iniciar a emissão dos regulamentos e demais instrumentos com vista à execução dos ditos investimentos pelas entidades promotoras de respostas nas referidas redes.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 25 de novembro de 2021


Protocolo de Cooperação

26/11/2021

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) assinaram na quarta-feira, 24 de Novembro, um protocolo de cooperação que visa regular a relação destas instituições no domínio do ensino, da investigação e da prestação de serviço à comunidade.

Esta cooperação vai contribuir não só para uma comunicação interorganizacional efectiva, como também para a existência de uma relação interorganizacional baseada na confiança e de uma parceria activa no âmbito da formação académica e do aperfeiçoamento profissional. Por outro lado, irá beneficiar a investigação e facilitar e regulamentar o acesso e permanência dos estudantes nos campos de estágio/ ensino clínico.

“A assinatura deste protocolo vem reforçar a já longa e profícua cooperação entre o HDS e o Instituto Politécnico”, salientou Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do HDS, na cerimónia de assinatura do protocolo.

Segundo a responsável, “a realização de estágios curriculares no HDS vem fortalecer a proximidade da escola ao mercado de trabalho e a interligação entre o Hospital e a comunidade académica são factores determinantes no futuro da nova geração.”

No evento, que teve lugar no HDS, estiveram também presentes João Formiga, enfermeiro director do HDS, Paulo Sintra, director clínico do HDS, João Miguel Moutão, presidente do IPS, e Hélia Dias, directora da Escola Superior de Saúde de Santarém.

Para saber mais, consulte:

HDS > Notícias


IPO Coimbra | Reforço do Investimento

26/11/2021

Ministra da Saúde inaugura o novo acelerador linear

A Ministra da Saúde deslocou-se esta sexta-feira, dia 26 de novembro, a Coimbra para uma visita ao Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil( IPO Coimbra), onde participou na sessão de inauguração do novo acelerador linear que vai aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos doentes da Região Centro.

Na ocasião, Marta Temido aproveitou para enfatizar as novas medidas de combate à pandemia da Covid-19 anunciadas na quinta-feira pelo Governo, considerando que estas são proporcionais à fase que o país atravessa.

“Procurámos tomar medidas que, afetando o menos possível a vida e a normalidade de todos, pudessem ter o efeito pretendido de aumento da perceção do risco e incentivo às medidas não farmacológicas de controlo da transmissão”, afirmou a Ministra da Saúde.

Nas instalações do IPO Coimbra, a Ministra da Saúde, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, e pela Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Margarida Ornelas, visitou ainda a zona de empreitada do novo do edifício de cirurgia e imagiologia.


ARS Norte |Residência de Apoio Moderado

26/11/2021

Primeira unidade da RNCCI na área de Saúde Mental na região Norte

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) anunciou o início de atividade de mais uma Unidade da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), a primeira da Região na área da Saúde Mental, da tipologia de Residência de Apoio Moderado, na Associação de Solidariedade Social S. Pedro, em Valpaços com a lotação de 16 camas de internamento.

Além desta nova resposta, a Associação de Solidariedade Social S. Pedro constituiu, ainda no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados, uma Equipa de Apoio Domiciliário (8 visitas/dia) cuja área de influência se estende ao concelho de Vila Pouca de Aguiar e ao concelho de Valpaços.

O investimento permite que a ARS Norte/Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilize junto das populações as primeiras 16 camas de Residência de Apoio Moderado, prosseguindo, assim, o alargamento assistencial nesta área da prestação de Cuidados Continuados.

A Administração Regional de Saúde do Norte, no âmbito da RNCCI dispõe, desde 22 de novembro, de:

Cuidados Gerais

  • 332 camas de Convalescença;
  • 976 camas de Média Duração e Reabilitação;
  • 1 716 camas de Longa Duração e Manutenção;
  • 1 619 lugares de Equipas de Cuidados Continuados Integrados;
  • Pediatria:
  • 17 camas de Cuidados Pediátricos Integrados;
  • 20 lugares de Ambulatório Pediátrico;

Saúde Mental

  • 16 camas de Residência de Apoio Moderado
  • 55 lugares em Unidade Socio-Ocupacional;
  • 32 visitas/dia em Equipa de Apoio Domiciliário;
  • 14 lugares Residência Autónoma;
  • 24 lugares de Residência de Apoio Máximo;
  • 7 lugares em Residência de Treino de Autonomia tipo A – Infância e Adolescência;
  • 10 lugares Unidade Socio-Ocupacional infância e adolescência.

De acordo com a ARS Norte, a capacidade total instalada é, agora, de 4 863, sendo 3127 os lugares de internamento, 85 os lugares em ambulatório e 1651 os lugares domiciliários, a que corresponde um encargo financeiro anual por parte do Ministério da Saúde, na ordem de 61 milhões de euros.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – Notícias


Abertas inscrições para o curso online “Migração e Saúde” – DGS

Abertas inscrições para o curso online “Migração e Saúde”

Depois do sucesso da primeira edição do curso “Migração e Saúde”, que permitiu capacitar 276 profissionais dos cuidados de saúde primários a nível nacional, a Direção-Geral da Saúde, através da Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), promove a segunda edição do curso, agora aberto ao público em geral.

A crescente migração internacional colocou as questões de saúde dos migrantes definitivamente nas agendas nacionais e internacionais.

Assim, todos os interessados na temática “Migração e Saúde” poderão inscrever-se no curso através da Plataforma NAU.

Trata-se de uma formação, com 12 horas, em que serão abordados temas como: o fenómeno das migrações, o estado de saúde dos migrantes, o papel da mediação intercultural, os aspetos psicossociais associados às migrações e o direito e acesso à saúde em Portugal.

O curso contará também com dois momentos síncronos durante o mês de janeiro e fevereiro, que possibilitarão que os formandos interajam e coloquem questões a cada um dos formadores responsáveis pela formação.

O curso estará disponível de 1 de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022, podendo a inscrição ser efetuada em https://www.nau.edu.pt/pt/curso/migracao-e-saude/

Para esclarecimentos adicionais, contactar a Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais, via migdscri@dgs.min-saude.pt.

Consulte o programa anexo.