Notícias em 23/12/2021

COVID19 |Relatório de Situação nº 661 | 23/12/2021

COVID19 |Relatório de Situação nº 661 | 23/12/2021 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 661 | 23/12/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação  


Despacho nº 028/2021 de 23/12/2021 – DGS

Despacho nº 028/2021 de 23/12/2021

Atualização da Comissão Técnica de Vacinação contra COVID-19


Parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 sobre o Alargamento do Reforço Vacinal – DGS

Parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19

Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 | Estratégia de Reforço Vacinal – Parte II


Tolerância de Ponto nos dias 24 e 31 de Dezembro

Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas no âmbito da pandemia da doença COVID-19
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença COVID-19


Covid-19 | Reforço da vacinação

23/12/2021

DGS recomenda dose de reforço a partir dos 18 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou esta quinta-feira, dia 23 de dezembro, a administração de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a pessoas com 18 ou mais anos, considerando “prioritária e urgente” a vacinação de dois grupos.

“A DGS, após análise do parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) sobre o alargamento da estratégia de reforço vacinal contra a covid-19, recomenda a administração de uma dose de reforço de uma vacina de mRNA a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos”, adiantou a autoridade de saúde em comunicado.

Segundo a DGS, essa recomendação inclui a definição de vacinação “urgente e prioritária” das pessoas com 40 ou mais anos, por faixas etárias decrescentes, e das pessoas entre os 18 e os 39 anos com, pelo menos, uma das comorbilidades” que constam da norma sobre esta matéria.

A seguir, na ordem de prioridades recomendada pela DGS, segue-se a vacinação das restantes pessoas entre os 18 e os 39 anos com a dose de reforço da imunização contra o SARS-CoV-2.


Covid-19 | testagem no início do 2º período

23/12/2021

Professores e funcionários serão testados no regresso às aulas

Os professores e funcionários das escolas vão ser testados ao vírus SARS-CoV-2 no início do 2.º período, de acordo com informação divulgada pelo Ministério da Educação que antecipa que o processo esteja concluído até ao final da segunda semana de aulas.

A decisão de testar estes profissionais no regresso às atividades presenciais, retomadas a 10 de janeiro, surge na sequência de um parecer da Direção-Geral da Saúde. Assim, em janeiro todos os docentes e não docentes serão testados, de forma faseada e independentemente do seu estado vacinal.

“Tal como em todos os outros períodos em que decorreu testagem nos estabelecimentos de educação e ensino, e atendendo à capacidade instalada, a realização destes testes rápidos de antigénio ocorrerá de forma faseada, prevendo-se que o procedimento esteja concluído durante as duas primeiras semanas de retoma da atividade presencial”, refere o comunicado do Ministério da Educação.


Hospital de Braga abre novo centro de testagem

23/12/2021

Para testar, preferencialmente, visitantes dos utentes internados

O Hospital de Braga vai ter em funcionamento, a partir de amanhã, 24 de dezembro, um novo centro de testagem à Covid-19. Em comunicado, o hospital refere que o novo centro se destina, preferencialmente, a visitantes dos utentes ali internados.

Este centro de testagem, que resulta de uma parceria entre o Hospital de Braga, o Município de Braga e o Ministério da Saúde, funcionará todos os dias das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Nos próximos dias, 24 e 25 de dezembro, bem como nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, o centro funcionará num horário mais reduzido.


Portugal doou 3,7 milhões de vacinas

23/12/2021

Maioria das vacinas contra a Covid-19 foram doadas aos PALOP

Portugal doou até hoje, dia 23 de dezembro, 3,7 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais três milhões foram entregues aos países africanos de língua portuguesa (PALOP), afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Augusto Santos Silva acrescentou que estas são as vacinas já entregues e que o Governo tem o compromisso de entregar, “até aos princípios do próximo ano”, mais de seis milhões de vacinas.

O ministro, que falava à margem do 8.º encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, que hoje decorreu na Cidadela de Cascais, lembrou que Portugal pôs em prática, desde o início do processo de vacinação no país, um programa de cooperação multilateral e bilateral com foco na doação e no apoio à administração das vacinas anti-covid-19.

As vacinas são doadas através do programa COVAX, mecanismo promovido pela Organização Mundial de Saúde para garantir uma distribuição equitativa das vacinas, assim como através da cooperação bilateral, explicou.

“No momento em que nós falamos, 3,7 milhões de vacinas já foram doadas por Portugal. Desses 3,7 milhões, três milhões foram doadas aos países africanos de língua portuguesa. Esse é um esforço muito grande”, sublinhou.

“Neste momento já estamos muito perto dos quatro milhões já entregues. Porque o nosso compromisso para entregar até aos princípios do próximo ano é de um valor superior a seis milhões de vacinas”, acrescentou, concluindo: “Temos feito a nossa parte”.

Santos Silva comentava assim declarações do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, que na quarta-feira avisou que nenhum país sairá da pandemia de covid-19 com doses de reforço de vacinas.

“Tem razão o senhor diretor-geral, porque é preciso que toda a gente faça a sua parte, porque nenhum de nós ficará protegido enquanto todos os outros não estiverem protegidos”, considerou o ministro.


Covid-19 | Agendamento da vacina

23/12/2021

Crianças entre 8 e os 11 anos podem agendar a vacina a partir de hoje

Já está disponível a partir desta quinta-feira, dia 23 de dezembro, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para as crianças entre os 8 e os 11 anos, para o período de 6 a 9 de janeiro de 2022.

Este será o segundo período destinado exclusivamente à vacinação de crianças, depois de mais de 95 mil crianças entre os 9 e os 11 anos terem recebido a primeira dose da vacina pediátrica no fim de semana de 18 e 19 de dezembro.

Para saber mais, consulte:


Casa Aberta

23/12/2021

Modalidade disponível para pessoas com 63 ou mais anos

A modalidade “Casa Aberta” já está disponível a partir de hoje, dia 23 de dezembro, para a administração de doses de reforço contra a Covid-19 e/ou contra a Gripe a pessoas elegíveis com 63 ou mais anos e para as pessoas com 40 ou mais anos vacinadas com a Janssen.

Durante esta quinta-feira, ficará também disponível o auto-agendamento para pessoas com 55 ou mais anos (https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/) para a vacinação com dose de reforço contra a COVID-19.
Recorda-se que os Centros de Vacinação estarão encerrados nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, bem como nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Mais de 2,5 milhões de doses de reforço COVID-19

Portugal já administrou mais de 2,5 milhões de doses de reforço contra a Covid-19 e cerca de 2,3 milhões de doses da vacina contra a gripe, das quais aproximadamente 472 mil em farmácias.

Segundo dados contabilizados até ao final do dia 21 de dezembro, foram administradas mais de 1,8 milhões de doses de reforço contra a COVID-19 e 1,7 milhões de vacinas contra a gripe a utentes com 65 ou mais anos.

Em termos percentuais, encontram-se vacinadas com a dose de reforço 87% das pessoas com 80 ou mais anos, 84% das pessoas com idade entre os 70 e os 79 anos e 74% dos utentes entre os 65 e os 69 anos (dados para a população residente em Portugal Continental estimada pelo INE para 2020).

A Direção-Geral da Saúde reforça que a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte, sendo especialmente relevante nesta época do ano, em que as temperaturas são baixas, e em que, devido às festividades de Natal e de fim de ano, podem ocorrer aglomerações de pessoas, com maior proximidade e contacto físico.


Testagem à Covid-19

23/12/2021

Autotestes mediante supervisão permitidos até ao dia 2 de janeiro

No âmbito das medidas adicionais adotadas pelo Governo e aprovadas na terça-feira, dia 21 de dezembro, em Conselho de Ministros, o Ministério da Saúde esclarece que, para aceder às atividades ou estabelecimentos para os quais passou a ser exigido um teste Covid com resultado negativo, são admitidos os seguintes tipos de testes:

  1. Comprovativo de teste PCR, com uma antecedência de 72 horas;
  2. Comprovativo de teste rápido de antigénio (TRAg), com uma antecedência de 48 horas;
  3. Até ao dia 2 de janeiro, autoteste realizado no local, mediante supervisão

Os três tipos de testes referidos serão, pois, admitidos, nos termos das decisões tomadas para o período de contenção de contactos, no acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local e a eventos de qualquer natureza (com exceção de celebrações religiosas). Bem como, nos dias 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, no acesso a restaurantes e estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar ou celebrações autorizadas de Ano Novo.

Estas alternativas visam diversificar as opções disponíveis ao alcance da população num momento excecional e de elevada procura.


Covid-19 | Reforço da vacinação

23/12/2021

Quase cem mil pessoas foram vacinadas na terça-feira, dia 21 de dezembro, contra a gripe e a covid-19

Quase cem mil pessoas foram vacinadas na terça-feira, dia 21 de dezembro, contra a gripe e a covid-19, mais de 76 mil das quais com a dose de reforço, segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o relatório diário da DGS sobre vacinação, perto de 2,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus, 76.456 na terça-feira, e mais de 8,6 milhões já concluíram a vacinação primária contra a covid-19.

Os dados indicam que 87% dos idosos com 80 ou mais anos (573.147) já estão vacinados com a dose de reforço, o mesmo acontecendo com 84% (809.480) das pessoas da faixa etária entre os 70 e 79 anos, 48% (605.962) entre os 60 e 69 anos e 16% (228.545) entre os 50 e 59 anos.

Contra a gripe estão vacinadas mais de 2,3 milhões de pessoas, adianta a DGS.


INEM reforça emergência médica

23/12/2021

Mais 9 meios de emergência para garantir resposta eficaz no Natal

O dispositivo de emergência médica nacional será reforçado durante os próximos meses para acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita. Este reforço traduz-se no acréscimo de nove meios de emergência médica.

Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, cabe ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.

Assim, o INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência, com o acréscimo de nove meios, a operar desde 15 de dezembro e até 30 de março de 2022, consoante as áreas geográficas e previsões de aumento de procura da população.

O plano de reforço tem em conta fatores como o aumento da incidência de algumas doenças, com relevo para a atividade gripal e de outros agentes virais e bacterianos, bem como a época de Natal e Fim de Ano, que tradicionalmente é acompanhada de um aumento dos movimentos sazonais e numa maior afluência de população a determinadas regiões.

O SIEM tem, desde o dia 15 de dezembro, o apoio dos Postos de Emergência Médica (PEM) dos Bombeiros Voluntários de Valadares, de Leça do Balio, de Sacavém, de Sintra, de Sul e Sueste e as delegações da Cruz Vermelha Portuguesa de Silves/Albufeira (Ferreiras) e de Faro/Loulé (Faro).

No dia 1 de janeiro de 2022, entrarão em funcionamento dois PEM no Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto e na Cruz Vermelha Portuguesa do Porto. 

Este reforço do dispositivo de emergência médica garante melhores condições para responder ao aumento das ocorrências, nas zonas onde se justifica, nesta época festiva.

O INEM vai acompanhar de forma permanente o número de ocorrências e acionamentos, por forma a identificar possíveis ajustamentos no referido dispositivo.

O INEM recorda ainda que, em caso de emergência, ligue 112 e colabore com as autoridades. Os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS 24 – 808 24 24 24 que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Cuidados Continuados Integrados

23/12/2021

Debate sobre a aplicação do PPR no âmbito da RNCCI na região do Alentejo

A Coordenadora da Comissão da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Cristina Henriques, reuniu-se esta quarta-feira, dia 22 de dezembro, com a Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Alentejo.

Em cima da mesa esteve a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da RNCCI na região Alentejo e os principais desafios e constrangimentos que a RNCCI enfrenta, em particular decorrente da atual situação pandémica internacional.

Durante a manhã, a coordenadora da RNCCI teve a oportunidade de visitar a nova unidade de convalescença da Associação de Beneficência de Selmes e Alcaria, concelho de Vidigueira, que teve o seu inicio a 06 de dezembro. A nova unidade vem solucionar o défice de camas em cuidados continuados existente no Baixo Alentejo e, estando situada entre as 2 capitais de distrito (Beja e Évora), vai favorecer a transferência de doentes para respostas mais adequadas às suas necessidades de reabilitação e convalescença, permitindo simultaneamente aumentar o número de vagas para situações agudas nos Hospitais e a diminuir a lista de espera de doentes para a RNCCI.

À tarde, Cristina Henriques reuniu-se com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, presidido por Maria Filomena Mendes, para discutir as questões prementes para o desenvolvimento da RNCCI no Alentejo e as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde.