Notícias em 04/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 673 | 04/01/2022

COVID19 | Relatório de Situação nº 673 | 04/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 673 | 04/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Relatório de Vacinação Diário nº 30 | 04/01/2022 – DGS

Relatório de Vacinação Diário nº 30 | 04/01/2022

Plano de Vacinação COVID-19 | Relatório de Vacinação Diário| Portugal Continental


Três milhões de pessoas receberam dose de reforço contra a COVID-19 – DGS

Três milhões de pessoas receberam dose de reforço contra a COVID-19

Portugal já administrou mais de 3 milhões de doses de reforço contra a COVID-19 e mais de 2,4 milhões de doses da vacina contra a gripe, das quais aproximadamente 477 mil em farmácias. Mais de um milhão de pessoas receberam as vacinas de reforço contra a COVID-19 e contra a gripe em simultâneo.

Segundo dados contabilizados até ao final do dia 3 janeiro, dos três milhões de doses de reforço administradas, quase dois milhões foram administradas em pessoas com mais de 65 anos.

Até ao momento foram inoculadas com dose de reforço 88% das pessoas com mais de 70 anos. Entre os 60 a os 69 anos, já estão vacinadas 66% das pessoas, de acordo com o último boletim de vacinação (dados para a população residente em Portugal Continental estimada pelo INE para 2020).


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 04-01-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 04-01-2022

04-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 24.638 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 532 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 132 concelhos por semana.

Segundo o mais recente relatório do INSA, desde o dia 6 de dezembro, tem-se verificado um elevado crescimento na proporção de casos prováveis da variante Omicron, tendo atingido uma proporção estimada de 89,6% no dia 3 de janeiro de 2022, com base nas estimativas obtidas no âmbito da estratégia de monitorização em tempo-real da “falha” na deteção do gene S.

No que diz respeito às amostragens aleatórias semanais de âmbito nacional por sequenciação total do genoma, a frequência relativa da variante Omicron tem sido concordante com as estimativas obtidas com base na estratégia de monitorização em tempo-real da “falha” na deteção do gene S. A estratégia de sequenciação tem permitido ainda observar uma considerável heterogeneidade desta variante ao nível regional, com uma frequência relativa de 49% na semana 50 (13 a 19 de dezembro) na Região de Lisboa e Vale do Tejo, em contraponto com uma menor frequência nas restantes regiões no mesmo período.

Em relação à variante Delta, o relatório do INSA refere que, desde a semana 47 (22 a 28 de novembro), esta variante tem vindo a diminuir a sua frequência relativa, em resultado do aumento abrupto de circulação da variante Omicron, mantendo-se no entanto a circulação de várias sublinhagens.


Covid-19 | Casa Aberta para professores

04/01/2022

Professores com senha digital vão ser vacinados com dose de reforço nas tardes de 6 a 9 de janeiro

Os professores e profissionais das creches e ATL vão poder fazer o reforço da vacina contra a Covid-19 em regime de “Casa Aberta” nas tardes dos dias 6 a 9 de janeiro, anunciou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

De acordo com o governante, na entrevista concedida esta segunda-feira, dia 3 de janeiro, à CNN Portugal, este reforço da vacinação vai decorrer nos mesmos dias da vacinação das crianças, agendada para de manhã, e que os profissionais apenas precisam de recorrer a senhas digitais e mostrar um documento que comprove o seu emprego.

Aulas retomam a 10 de janeiro

Relativamente ao regresso às aulas, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou em Coimbra que as aulas vão ser retomadas em 10 de janeiro, “porque é fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças”.

António Lacerda Sales lembrou que o ensino presencial “é fundamental para as crianças”, pelo que a possibilidade de adiamento do seu recomeço devido ao aumento de casos de Covid-19 “não está, garantidamente, sobre a mesa”. Todavia, posteriormente, o Conselho de Ministros avaliará a situação de acordo com a evolução epidemiológica, acrescentou.


Campanha de vacinação

04/01/2022

Três milhões de pessoas receberam dose de reforço contra a Covid-19

Portugal já administrou mais de três milhões de doses de reforço contra a Covid-19 e mais de 2,4 milhões de doses da vacina contra a gripe, das quais aproximadamente 477 mil em farmácias. Mais de um milhão de pessoas receberam as vacinas de reforço contra a Covid-19 e contra a gripe em simultâneo.

Segundo dados contabilizados até ao final do dia 3 janeiro pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dos três milhões de doses de reforço administradas, quase dois milhões foram administradas em pessoas com mais de 65 anos.

Até ao momento foram inoculadas com dose de reforço 88% das pessoas com mais de 70 anos. Entre os 60 a os 69 anos, já estão vacinadas 66% das pessoas, de acordo com o último boletim de vacinação (dados para a população residente em Portugal Continental estimada pelo INE para 2020).

Entre os 60 a os 69 anos, já estão vacinadas 66% das pessoas, de acordo com o último boletim de vacinação (dados para a população residente em Portugal Continental estimada pelo INE para 2020).

Relativamente à vacinação das crianças, de acordo com informação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, mais de cem mil crianças entre os 5 e os 11 anos já se encontram agendadas para receberam a vacina contra a Covid-19 entre quinta-feira e domingo (6 a 9 de janeiro).


Alerta | Dispositivo médico falsificado

04/01/2022

Infarmed alerta para oxímetro de pulso falsificado

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alertou para a identificação na Alemanha de uma falsificação do oxímetro de pulso Fingertip Pulse Oximeter, recomendando aos distribuidores em Portugal para que não seja adquirido nem utilizado.

Segundo o Infarmed, foi identificada na Alemanha uma falsificação do dispositivo médico, que mede o oxigénio no sangue, Fingertip Pulse Oximeter, modelo C101H1, do fabricante Shenzhen IMDK Medical Technology Co., Ltd.

Na rotulagem do produto falsificado encontra-se identificada como fabricante a entidade ‘Shenzhen Mdk Medical Technologyco., ltd.’ e como mandatário a entidade MedNet GmbH. No entanto, a empresa MedNet GmbH informou não conhecer o produto nem o alegado fabricante. Também a marcação CE0123 constante da rotulagem é falsa.

Em Portugal, o Infarmed alertou todos os distribuidores que notificaram a comercialização deste dispositivo médico para a existência deste produto falsificado e recomenda a todos os intervenientes na cadeia de comercialização e utilizadores que, caso o produto falsificado seja eventualmente detetado, o mesmo não seja adquirido nem utilizado.

As entidades que detetem o produto contrafeito não o podem disponibilizar ou utilizar, devendo a situação ser reportada ao Infarmed.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Circular informativa


CHTMAD | Novo acelerador linear

04/01/2022

Iniciadas obras para instalação de equipamento no hospital de Vila Real

As obras para a instalação do acelerador linear para tratamentos de radioterapia arrancaram esta semana no centro oncológico de Vila Real, um equipamento que deverá estar operacional até ao final de 2022.

Com um investimento de cinco milhões de euros, este segundo acelerador linear para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico, que entrou em funcionamento em 2007.

De acordo com a Diretora do Serviço Radioncologia do CHTMAD, Amparo Moutinho, esta aquisição vai permitir a realização de técnicas de radioterapia que até agora só são possíveis em centros mais especializados e irá criar condições para que os doentes oncológicos da região de Trás-os-Montes “tenham os seus tratamentos com a maior proximidade possível”.

Rita Castanheira, Presidente do Conselho de administração do CHTMAD, reforçou a importância do equipamento para o centro hospitalar, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, referindo que o projeto inclui ainda o upgrade, ou seja, a atualização tecnológica do atual equipamento, aumentando “significativamente” a capacidade do centro hospitalar que trata doentes oncológicos dos distritos de Vila Real, Bragança e norte de Viseu.

“Para termos alguma redundância para quando o aparelho falha e também para podermos fazer mais sessões de tratamento no CHTMAD”, explicou a responsável, que apontou a realização de “tratamentos mais complexos” do que aqueles que ali são atualmente realizados, evitando-se a deslocação de utentes para o litoral.

Segundo o CHTMAD, até novembro de 2021 realizaram-se 11.383 sessões de tratamento de radioterapia em Vila Real, mais 7,4% do que em igual período de 2020. Em 2019 foram realizadas 11.856 sessões de tratamento.

Visite:

CHTMAD – http://chtmad.com/