Notícias em 06/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 675 | 06/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 675 | 06/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 675 | 06/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Controlar a pandemia

06/01/2022

Primeiro-Ministro anuncia novas medidas no combate à Covid-19

O Governo aprovou esta quinta-feira, dia 6 de janeiro, novas medidas de contenção da pandemia de Covid-19, entre as quais se destacam o re-início das aulas no dia 10 de janeiro, a reabertura de bares e discotecas, a partir de 14 de janeiro, e a isenção de testagem para pessoas com a dose de reforço há mais de 14 dias em várias situações.

Na conferência de Imprensa, após o Conselho de Ministros, António Costa destacou o bom ritmo do processo de vacinação em curso no nosso país. “Estamos a vacinar em média 84 mil pessoas por dia”, lembrando que 89% da população já tem esquema vacinal completo e sublinhando que mais de três milhões de pessoas já receberam a dose de reforço em Portugal.

“Para os mais de 65 anos já atingimos cobertura vacinal após reforço de 83%”, salientou o governante, realçando também a importância da testagem para a prevenção da doença, assim como outras medidas, como o controlo de fronteiras terrestres e aéreas e o certificado digital obrigatório.

Principais Medidas

Escolas

  • Recomeçam as aulas a 10 de janeiro
  • Testagem feita nas próximas semanas
  • Deixa de haver isolamento de turmas

Isolamento

  • Para casos positivos e coabitantes
  • Pessoas com dose de reforço isentas de isolamento

Testes obrigatórios (para quem não tem dose reforço da vacina há mais de 14 dias)

  • Visitas a lares
  • Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde
  • Grande eventos e eventos sem lugares marcados
  • Recintos desportivos (salvo indicação da DGS)

Trabalho
Teletrabalho mantém-se obrigatório até dia 14 de janeiro, e recomendado a partir dessa data

Estabelecimentos comerciais

  • Lotação passa a 1 pessoa por 5m2

Bares e discotecas

  • Reabertura a partir de dia 14 de janeiro
  • Exigência de teste para acesso
  • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública

Controlo de fronteiras

  • Teste negativo obrigatório a todos os passageiros de voos que chegam a Portugal
  • Sanções para as companhias de aviação

Certificado digital continua obrigatório para acesso:

  • Restaurantes
  • Estabelecimentos turísticos e Alojamento Local
  • Espectáculos culturais
  • Eventos com lugares marcados
  • Ginásios

No final da sua intervenção, o Primeiro-Ministro alertou para a necessidade de existirem “cautelas” a manter pelos portugueses, e apelou a que os cidadãos mantenham o cumprimento das regras e normas “de forma exemplar, como até agora têm feito”.

Para saber mais, consulte:

Controlar a pandemia – Conselho de Ministros 6 de janeiro de 2022


Covid-19 | Regresso à escola

06/01/2022

Crianças que contactam com caso positivo na escola: sem isolamento, mas com teste

As crianças que tenham um contacto com um caso positivo de Covid-19 na escola vão deixar de ficar em isolamento, mas os pais devem reduzir os contactos e convívios e essas crianças e, dependendo da idade, devem usar máscara, alertou a Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

“Nós, por norma, vamos considerar as crianças apenas contacto de alto risco se forem coabitantes de um doente”, pelo que essa criança fica isolada, porque “é um contacto domiciliário e as crianças não têm reforço”, afirmou Graça Freitas à agência Lusa, esclarecendo ainda que “as crianças que ficam na escola fazem um teste ao terceiro dia”.

As aulas deverão retomar na segunda-feira, dia 10 de janeiro, depois de ter sido alargado o período de férias do Natal de duas para três semanas como medida de combate à pandemia.


Vacinação para crianças e comunidade escolar

06/01/2022

Realizados cerca de 154 mil pedidos de agendamento para a vacinação de crianças

Foram realizados cerca de 154 mil pedidos de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, até às 7 horas desta quinta-feira, dia 6 de janeiro. O período agendado para a toma de vacina contra a Covid-19 para esta faixa etária decorre nos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, no período da manhã.

No período da tarde, nos mesmos dias, decorrerá a administração de doses de reforço contra a Covid-19, em modalidade de “Casa Aberta” através de senha digital, especificamente para a comunidade escolar (Pessoal docente e não docente).

De acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, os utentes elegíveis da comunidade escolar do ensino básico e secundário e das Respostas Sociais na infância que queiram vacinar-se com a dose de reforço, terão de efetuar previamente o pedido de senha digital no Portal Covid-19.

A SPMS esclarece que para usufruírem do sistema de senha digital da modalidade Casa Aberta os utentes devem solicitar uma senha no dia em que pretenderem ser vacinados.

Neste portal, deverá ser preenchido um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Pedido de agendamento
Covid-19 > Casa Aberta


Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica – INSA

imagem do post do Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica

06-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental, promove, nos dias 18 e 19 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, mais uma edição do curso “Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica”. A ação formativa tem como principais destinatários engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, técnicos superiores de segurança e higiene do trabalho e técnicos de saúde ambiental.

A iniciativa pretende proporcionar aos participantes uma abordagem geral à exposição profissional a agentes químicos e uma abordagem detalhada à avaliação quantitativa da exposição profissional, através de monitorização ambiental e de monitorização biológica. Serão realçados os aspetos a considerar na avaliação quantitativa da exposição profissional, tais como, os valores limite de exposição e índices biológicos de exposição aplicáveis, as características dos postos de trabalho e a identificação dos agentes químicos a avaliar, bem como estratégias e métodos de amostragem e medição de agentes químicos no ar.

Outros dos pontos essenciais a analisar na formação dizem respeito à articulação da monitorização biológica com a monitorização ambiental da exposição profissional, as características de um bom indicador biológico de exposição a um agente químico e as condições de colheita e transporte das amostras biológicas. A seleção do laboratório de análise, a identificação dos fatores a considerar na interpretação dos resultados da monitorização biológica e a sua divulgação tendo em vista a avaliação da exposição profissional são também temas a abordar.

Os interessados em participar no curso “Exposição profissional a agentes químicos: monitorização ambiental e monitorização biológica” deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consulte a plataforma de e-Learning do Instituto Ricardo Jorge ou o programa do curso.


Abertas inscrições para o curso online “Competências para a Interculturalidade” – DGS

Abertas inscrições para o curso online “Competências para a Interculturalidade

O Instituto Nacional de Administração, I.P., e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. lançaram no dia 4 de janeiro o curso “Competências para a Interculturalidade”.

Esta formação e-learning e de frequência gratuita está disponível na Plataforma NAU até ao dia 29 de janeiro.

O curso tem uma duração estimada de 4 horas, divididas por 4 módulos que incluem a avaliação do formando. A obtenção de um resultado mínimo de 50% garante a aquisição do Certificado.

Entre os temas a serem abordados estão:  diversidade cultural, interculturalidade, estereótipos e preconceitos.

A inscrição pode ser efetuada em  https://www.nau.edu.pt/pt/curso/competencias-para-a-interculturalidade/

Para esclarecimentos adicionais, contactar apoio.elearning@ina.pt.