Notícias em 11/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 680 | 11/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 680 | 11/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 11/01/2022 – DGS

Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 11/01/2022

Campanha de Vacinação Contra a COVID-19


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 11-01-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 11-01-2022

11-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 25.071 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 527 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 132 concelhos por semana.

Segundo o mais recente relatório do INSA, desde o dia 6 de dezembro, tem-se verificado um elevado crescimento na proporção de casos prováveis da variante Omicron, tendo atingido uma proporção estimada de 93,2% no dia 10 de janeiro de 2022, com base nas estimativas obtidas no âmbito da estratégia de monitorização em tempo-real da “falha” na deteção do gene S.

No que diz respeito às amostragens aleatórias semanais de âmbito nacional por sequenciação total do genoma, a frequência relativa da variante Omicron tem sido concordante com as estimativas obtidas com base na estratégia de monitorização em tempo-real da “falha” na deteção do gene S. A estratégia de sequenciação tem permitido ainda observar uma considerável heterogeneidade desta variante ao nível regional, tendo a sua circulação comunitária ocorrido precocemente e de forma mais intensa na Região de Lisboa e Vale do Tejo, tornando-se dominante cerca de 1-2 semanas mais cedo do que nas restantes regiões.

Em relação à variante Delta, o relatório do INSA refere que, desde a semana 47 (22 a 28 de novembro), esta variante tem vindo a diminuir a sua frequência relativa, em resultado do aumento abrupto de circulação da variante Omicron, mantendo-se no entanto a circulação de várias sublinhagens.


Atualizada Circular Informativa Conjunta sobre comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional – INSA

imagem do post do Atualizada Circular Informativa Conjunta sobre comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional

11-01-2022

A circular informativa conjunta sobre o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional foi atualizada dia 4 de janeiro, por forma a operacionalizar e executar a Portaria n.º 255-A/2021, publicada a 18 de novembro de 2021. O documento estabelece as orientações para as farmácias de oficina, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas e outras entidades devidamente autorizados para a realização de TRAg de uso profissional, com vista a garantir à população o acesso gratuito à testagem para SARS-CoV-2.

Circular Informativa Conjunta N.º 08/CD/100.20.200 da Direção-Geral da Saúde (DGS), do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) é agora atualizada com o propósito de estabelecer as orientações para as farmácias de oficina, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas e outras entidades devidamente autorizados para a realização de TRAg de uso profissional, num contexto em que “importa voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2, de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia COVID-19”.

Com vista ao reforço da proteção da saúde pública, importa voltar a garantir o acesso da população à realização de TRAg de uso profissional, pelo que com esse objetivo, a 18 de novembro, foi publicada a Portaria n.º 255-A/2021, a qual garante o acesso da população aos TRAg de uso profissional, prevendo um regime excecional de comparticipação do Estado de 100% no preço da realização destes testes, de modo a promover a sua utilização, afastando constrangimentos financeiros.

A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da COVID-19.

Para saber quais as farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica que realizam TRAg de uso profissional comparticipados consulte as respetivas listas:


Vacinas COVID-19 continuam eficazes contra doenças graves e hospitalização causadas pela variante Omicron – Infarmed

Notícias 3

11 jan 2022

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) continua a monitorizar os dados sobre a eficácia das vacinas contra a COVID-19, incluindo a doença causada pela variante Omicron.
Embora a variante Omicron pareça ser mais infeciosa do que outras variantes, os estudos realizados em alguns países, nomeadamente, África do Sul, Reino Unido e alguns países da UE, mostram um risco menor de hospitalização, neste sentido, com base nesses estudos, o risco é atualmente estimado entre um terço e metade do risco da variante Delta.
Os estudos realizados mostram também que a vacinação continua a fornecer um alto nível de proteção contra doenças graves e hospitalização vinculada à variante Omicron.
Estas e outras informações foram divulgadas esta tarde pela EMA. O documento original pode ser encontrado no website da Agência.


Regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional – Infarmed

Alertas_Noticias_autotestesCOVID-19

10 jan 2022

Para: Farmácias de oficina, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas e outras entidades devidamente autorizados para a realização de TRAg de uso profissional

Circular Informativa Conjunta N.º 08/CD/100.20.200 – Atualizada a 04/01/2022

Tendo em conta a atual situação epidemiológica, importa voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2, de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia COVID-19.

Assim, como medida de reforço da proteção da saúde pública, importa voltar a garantir o acesso da população à realização de TRAg de uso profissional pelo que, com esse objetivo, a 18 de novembro, foi publicada a Portaria n.º 255-A/2021 a qual garante o acesso da população aos TRAg de uso profissional, prevendo um regime excecional de comparticipação do Estado de 100% no preço da realização de TRAg de uso profissional, de modo a promover a sua utilização afastando constrangimentos financeiros.

De acordo com artigo 6.º da referida Portaria, na sua atual redação (atualizada pelas Portarias n.º 218-A/2021, n.º 312-A/2021 e n.º 319-A/2021), são emitidas as orientações disponíveis na circular em anexo


Covid-19 | Variante Ómicron

11/01/2022

OMS prevê aumento de infeções devido à rapidez de contágio da variante

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê o aumento de infeções com Covid-19, devido à rapidez de contágio da variante Ómicron, mas sublinha que «há uma quantidade maior de casos assintomáticos, há uma quantidade menor de pessoas que precisam de ser hospitalizadas e as taxas de mortalidade nos hospitais são mais baixas».

Numa conferência de imprensa esta terça-feira, dia 11 de janeiro, o Diretor Regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, afirmou que, ao ritmo atual, se prevê que mais de 50 por cento da população da região será infetada pela Ómicron nas próximas seis a oito semanas, indicando que as mutações desta variante «lhe permitem aderir mais facilmente às células humanas, podendo infetar mesmo as pessoas que foram já infetadas ou estão vacinadas».

Hans Kluge explicou que a disseminação da variante fez aumentar o número de pessoas internadas com Covid-19 mas que a taxa de mortalidade se mantém estável, notando a eficácia das vacinas já aprovadas.

Para a OMS, ainda não é possível classificar a Covid-19 como uma endemia, como a gripe. «Temos um vírus que evolui muito rapidamente e que coloca desafios novos. Não estamos em condições de o poder classificar como endémico», afirmou a responsável europeia pelas emergências sanitárias, Catherine Smallwood.

Hans Kluge considerou que o objetivo de 2022 é, antes de mais, estabilizar a pandemia.


Vacinação contra a Covid-19

11/01/2022
idoso651

DGS recomenda vacinação de profissionais de lares e UCCI

A vacinação contra a Covid-19 de todos os profissionais elegíveis que trabalhem em lares e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) «é fortemente recomendada» pela Direção-Geral da Saúde (DGS) na orientação sobre os procedimentos a adotar nestas instituições.

De acordo com a orientação «Covid-19: Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e para Unidades de Cuidados Continuados Integrados», atualizada dia 10 de janeiro, a DGS refere que devem ser facilitadas as visitas às pessoas residentes, incluindo às pessoas acamadas que permanecem nos respetivos quartos, mantendo a segurança dos residentes e dos visitantes.

O documento refere que a promoção das visitas presenciais aos residentes deve decorrer sem prejuízo de se continuarem a garantir os meios para que estes possam comunicar com os familiares e amigos através, por exemplo, de videochamada ou telefone.

São permitidas visitas aos utentes mediante apresentação de Certificado Digital Covid da UE válido, nas modalidades de teste ou de recuperação, ou, em alternativa, a apresentação de um resultado negativo num teste para SARS-CoV-2. Fica dispensado de apresentar teste quem demonstrar ter sido vacinado, com uma dose de reforço de uma vacina contra a Covid-19.

A DGS determina ainda que as pessoas com sinais ou sintomas sugestivos de Covid-19 ou com contacto com um caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias, não devem realizar visitas.

No que respeita à admissão de novos residentes em ERPI, UCCI e instituições para pessoas dependentes, a DGS refere que estão dispensados do isolamento profilático e da realização de teste laboratorial molecular para SARS-CoV-2, os residentes que foram dados como recuperados da infeção nos últimos 180 dias, sendo na norma anterior de 90 dias.

Para a admissão de novos utentes, deve ser realizada uma consulta médica, à data da admissão, pelos médicos de apoio à instituição ou pelo médico assistente, para verificação da existência de sinais ou sintomas sugestivos de Covid-19.

Deve ser apresentado um teste PCR negativo para os residentes utentes que não tenham história de infeção nos últimos 180 dias.

Em situações em que o teste não possa ser realizado antes da admissão, o novo utente sem a vacinação completa e sem história de infeção nos últimos 180 dias, deve ficar em isolamento profilático e realizar o teste com a maior brevidade possível, sendo o seu encaminhamento realizado em função da situação clínica e do resultado do teste.

Para saber mais, consulte:

DGS > Covid-19 | Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos e
para Unidades de Cuidados Continuados Integrados


Covid-19 | Autoagendamento da vacina

11/01/2022

Maiores de 45 anos já podem agendar a dose de reforço

A marcação da administração da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 já se encontra disponível para pessoas com 45 ou mais anos no portal de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde.

Além de permitir a marcação dos maiores de 45 anos, o portal do autoagendamento está aberto para pessoas com 60 ou mais anos que pretendam tomar a dose de reforço contra a Covid-19 e vacina da gripe, bem como para pessoas com 30 anos que receberam a vacina Janssen há mais de 90 dias.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Vacina Covid-19 + Gripe | Pedido de agendamento


Vacinação de crianças dos 5 aos 11

11/01/2022

Portugal já vacinou mais de 300 mil crianças contra a Covid-19

Mais de 300 mil crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em Portugal.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo em conta que são quase 626 mil os utentes nesta faixa etária, já foram, assim, vacinadas aproximadamente 48% das crianças dos 5 aos 11 anos, desde o início do processo de vacinação pediátrica a 18 de dezembro.

A DGS destaca, no entanto, que à data, cerca de 45 mil crianças não estão elegíveis para a vacinação, pois contraíram a doença nos últimos 90 dias.

As crianças que não foram vacinadas nestes dias vão ter oportunidade de agendar a vacinação para os próximos períodos dedicados à vacinação pediátrica, a partir de 5 de fevereiro.

O número de novos casos de Covid-19 em crianças tem vindo a aumentar, pelo que a DGS recomenda a vacinação das crianças nesta faixa etária.


Hospital de Santarém retoma visitas

11/01/2022

As visitas estiveram suspensas como medida preventiva devido à Covid-19

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) retoma a partir desta quarta-feira, dia 12 de janeiro, as visitas aos doentes internados, que estiveram temporariamente suspensas como medida preventiva devido à pandemia de Covid-19.

Tal como se verificava anteriormente, nos dias de visita é apenas permitida uma visita por doente internado, tendo cada visita a duração máxima de 30 minutos. Os únicos doentes que permanecem sem visitas em enfermarias são os doentes covid-19, salvo situações excecionais e devidamente justificadas.

Os visitantes devem apresentar-se 30 minutos antes do horário de visita e respeitar as regras de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente a desinfeção das mãos, o distanciamento físico, o uso de máscara, a apresentação de certificado digital e resultado negativo de um teste de antigénio (TRAg), realizado até 48 horas antes, ou teste PCR, realizado até 72 horas antes da visita.


Declaração de Retificação n.º 2/2022 – Diário da República n.º 7/2022, Série I de 2022-01-11
Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria-Geral
Retifica a Portaria n.º 314/2021, de 22 de dezembro, que procede à 5.ª alteração da Portaria n.º 82-C/2020, de 31 de março, que criou a medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde


Centenário do primeiro doente tratado com insulina

11/01/2022

Ministra da Saúde no lançamento de postal dos CTT

A Ministra da Saúde, Marta Temido, marcou presença na cerimónia de lançamento do Inteiro Postal da República para comemorar o centenário do primeiro doente tratado com insulina.

O dia ficou para a história a 11 de janeiro de 1922 quando, num hospital de Toronto, no Canadá, o medicamento foi administrado a Leonard Thompson, de apenas 14 anos, que estava em estado crítico.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) propôs aos CTT – Correios de Portugal, no final de 2021, a evocação da importante efeméride do Centenário da Descoberta da Insulina através da entrada em circulação de um Valor Postal da República com o mesmo tema. Decidiu-se por acordo que seria então emitido um Postal Inteiro com Carimbo Comemorativo, com uma tiragem de 7.500 exemplares.

«Continuamos firmemente empenhados no combate à doença da diabetes, através da prevenção primária, eliminando os fatores de risco conhecidos, e da prevenção secundária, através do diagnóstico precoce e tratamento adequado», afirmou Marta Temido. Para isso, a Ministra da Saúde referiu a importância de eliminar «o estigma em torno da diabetes», salientando o contributo deste tipo de iniciativas para esse objetivo.

A insulina foi isolada pela primeira vez em laboratório no dia 27 de julho de 1921 por Frederick Banting e Charles Best, cientistas da Universidade de Toronto, Canadá.

“A insulina sai à rua” continua a levar ao Algarve iniciativas de sensibilização sobre a diabetes

O Algarve continua a receber, até ao final de fevereiro, dezenas de iniciativas para assinalar os 100 anos da descoberta da insulina ao abrigo do programa “A insulina sai à rua”, que inclui manifestações artísticas e ações educativas dirigidas à comunidade.

Promovida pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) em conjunto com 22 parceiros, a iniciativa visa “levar a insulina à casa das pessoas e à rua” pois, à exceção dos diabéticos, “as pessoas não têm ideia do que é injetar insulina”, refere Ana Sá Lopes, coordenadora do projeto e diretora do serviço de Medicina 1 do CHUA.

Segundo a organização, todas as iniciativas que já decorreram, e que ainda vão acontecer, tiveram sempre como pano de fundo a insulina, comunicando com a população através da realização de tertúlias e “webinars”, ações nas escolas e manifestações artísticas, aliando “a arte, a educação e a ciência”.


Rastreios ao Cancro da Mama

11/01/2022

Município de Cascais já dispõe de uma unidade móvel de rastreio

O município de Cascais passa a contar, desde esta terça-feira, dia 11 de janeiro, com uma unidade móvel de rastreio ao cancro da mama.

O rastreio é gratuito e vai decorrer entre 11 de janeiro e 6 de maio (dias úteis), das 09h20 às 13h e das 14h às 17h40, nos seguintes locais:

  • 11 de janeiro a 28 de fevereiro – S. Domingos de Rana (junto ao Complexo Desportivo);
  • 1 de março a 6 de maio – Estoril (junto ao Centro de Congressos).

Esta iniciativa está integrada no programa de rastreios da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e resulta de um protocolo celebrado entre a ARSLVT e o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama, que se destina à população do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos e igual ou inferior a 69 anos, tem por objetivo o diagnóstico precoce do cancro da mama feminina, em população assintomática, e sem outros fatores de risco para além da idade e do sexo.

Os programas de rastreio de doenças oncológicas de base populacional, além de promoverem a saúde através da literacia e controlo de fatores de risco, permitem a identificação de lesões precursoras de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce e com utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas melhorando os resultados em saúde.

Para saber mais, consulte:


Uma Só Saúde – um mês a celebrar para todo o ano recordar

Uma Só Saúde – um mês a celebrar para todo o ano recordar

O conceito de «Uma Só Saúde» resume uma ideia conhecida há mais de um século: a saúde animal, a saúde humana e a saúde ambiental estão intrinsecamente ligadas e são interdependentes.

Neste sentido, durante todo o mês de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) junta-se à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na iniciativa «Um mês a celebrar para todo o ano recordar».

Através da partilha de contributos das várias entidades parceiras, a iniciativa tem como objetivo o fortalecimentos das relações institucionais entre os vários organismos, mas também a sensibilização da população em geral para o conceito de «Uma Só Saúde».

A Direção-Geral da Saúde contribui diariamente para este compromisso, numa perspetiva de saúde humana, compartilhando conhecimento e objetivos com a DGAV e outras entidades do setor. Através de compromissos internos como o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), a DGS continua a produzir contributos relevantes para este processo de partilha e trabalho conjunto, no qual assenta o conceito de «Uma Só Saúde», e que permite uma resposta mais eficaz aos riscos para a saúde humana, animal e ambiental.