Notícias em 14/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 683 | 14/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 683 | 14/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 683 | 14/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Esquema Vacinal da Norma 002/2021, atualizada a 11/01/2022 – DGS

Esquema Vacinal da Norma 002/2021, atualizada a 11/01/2022

A vacinação contra a COVID-19 é realizada em regime de campanha, com administração de vacinas, faseadamente, a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada, para: a) salvar vidas, b) preservar a resiliência do sistema de saúde, do sistema de resposta à pandemia e do Estado, e c) mitigar o impacto económico e social da pandemia.  A estratégia de vacinação e os grupos prioritários são ajustados em função da evolução do conhecimento científico, da situação epidemiológica a cada momento e da disponibilização das vacinas de forma a proceder à vacinação do maior número de pessoas no menor período possível. 

Deste modo, destacamos o Esquema Vacinal da Norma 002/2021, atualizada a 11/01/2022. 

Mais informações em https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0022021-de-30012021-pdf.aspx


Relatório de Vacinação Diário nº 40 | 14/01/2022 – DGS

Relatório de Vacinação Diário nº 40 | 14/01/2022

Plano de Vacinação COVID-19 | Relatório de Vacinação Diário| Portugal Continental


COVID-19: Atualizada Estratégia Nacional de Testes – INSA

imagem do post do COVID-19: Atualizada Estratégia Nacional de Testes

14-01-2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a Norma 019/2020 com o objetivo de adaptar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 à necessidade de reforço de medidas de saúde pública, atendendo à atual situação epidemiológica e à identificação de novas variantes de preocupação, com maior potencial de transmissibilidade. As alterações entraram em vigor dia 12 de janeiro e procedem à revisão dos critérios de testagem em vários contextos.

Para o diagnóstico da COVID-19 em pessoas sintomáticas com suspeita de infeção por SARS-CoV-2, nos termos da Norma 004/2020 da DGS, independentemente do estado vacinal, devem ser utilizados teste rápido de antigénio de uso profissional (TRAg), preferencialmente, nos primeiros 5 dias (inclusive) de sintomas, ou teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN). A recomendação é válida para doentes sem critério de internamento, com indicação para vigilância clínica e isolamento no domicílio, bem como para doentes com critério de internamento (antes do internamento).

Ainda de acordo com o novo documento, para o diagnóstico de COVID-19 em contactos de alto risco com caso confirmado de COVID-19, nos termos da Norma 015/2020 da DGS, e independentemente do estado vacinal, devem ser utilizados TAAN realizado o mais precocemente possível e até ao 3.º dia após a data da última exposição ao caso confirmado e ao 7º dia após essa exposição (se assintomático e com o primeiro teste negativo), ou TRAg, nas mesmas condições.

Os resultados positivos nos autotestes realizados para rastreio de infeção por SARS-CoV-2 devem ser confirmados por novo teste laboratorial, de forma a garantir a implementação de medidas de Saúde Pública adequadas e proporcionais, nomeadamente a realização de TAAN num prazo de 24 horas, assumindo-se o resultado obtido no TAAN como válido, ou TRAg num prazo de 24 horas, assumindo-se o resultado obtido no TRAg como válido.

Os visitantes a Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), sem dose de reforço após esquema vacinal primário, devem realizar testes de rastreio da infeção por SARS-CoV-2, nomeadamente TRAg realizado 48 horas antes do início da visita, ou teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal), nos termos da Circular Informativa Conjunta 011/DGS/INFARMED/INSA/100.20.200, ou ainda TAAN, tais como RT-PCR, RT-PCR em tempo real ou teste molecular rápido, até 72 horas antes da visita.


Covid-19 | Vacina de reforço

14/01/2022

Disponível agendamento para maiores de 18 vacinados com a Janssen

As pessoas com 18 ou mais anos, a quem tenha sido administrada a vacina da Janssen há mais de 90 dias, já podem marcar a toma da dose de reforço no portal do autoagendamento da Direção-Geral da Saúde.

Além de permitir as marcações para os vacinados com a Janssen a partir dos 18 anos, o portal do autoagendamento está aberto para pessoas com 60 ou mais anos para a dose de reforço contra a Covid-19 e a vacina da gripe, assim como para quem tem 45 ou mais anos para a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Pedido de agendamento


Vacinação contra a gripe

14/01/2022

Administradas mais de 2,5 milhões de vacinas contra a gripe

Portugal já administrou mais de 2,5 milhões de vacinas contra a gripe desde o dia 1 de setembro de 2021.

Das cerca de 2,5 milhões de vacinas contabilizadas até ao final do dia 12 de janeiro, cerca de 483 mil foram administradas em farmácias.

Segundo os dados disponíveis, nos últimos meses foram vacinados contra a gripe cerca de 1.765.600 utentes com idade igual ou superior a 65 anos, aproximadamente 188 mil em farmácias.

A Direção-Geral da Saúde recorda que a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte. Reforça, assim, o apelo para que as pessoas, com mais de 60 anos, que ainda não estão vacinadas efetuem o agendamento em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.

Para saber mais, consulte:

DGS > Destaques


CHUSJ | Medicina Intensiva

14/01/2022
CHSJ_Porto651

Renovação do serviço aumenta capacidade e melhora assistência

A unidade funcional do piso 6 do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi alvo de uma renovação estrutural significativa e abre esta sexta-feira, dia 14 de janeiro, as novas instalações com a transferência dos doentes para esta área.

Trata-se da primeira fase de uma intervenção que levará, adicionalmente, à remodelação de uma área clínica já existente.

Com as novas instalações foi possível aumentar a capacidade instalada do serviço, em termos do número de camas com capacidade para acolher doentes de nível 3. No final da intervenção, o Serviço de Medicina Intensiva estará dotado de 68 camas, todas com capacidade de nível máximo de cuidados.

Por outro lado, melhorou substancialmente a qualidade das áreas clínicas, aumentando a área de espaço físico ocupado por cada cama/doente, cumprindo as diretrizes internacionais sobre áreas recomendadas e maximizando a possibilidade de isolamento de doentes, pela criação de 6 quartos de isolamento pressurizados, que serão 10 no final da segunda fase da intervenção, e permitindo a modulação de pressão (positiva, negativa ou neutra) nos open space assistenciais.

O aumento do número de quartos de isolamento reverso visa acolher doentes críticos com necessidades especiais, nomeadamente imunodeprimidos e doentes com infeções respiratórias (por exemplo, Covid-19 e tuberculose), reduzindo o risco de transmissão e de aquisição de infeções hospitalares e aumentando a segurança do doente e de profissionais.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Novo Balcão SNS 24

14/01/2022

Concelho de Ponte de Lima inaugura primeiro Balcão SNS 24

O primeiro Balcão SNS 24 no concelho de Ponte de Lima, na Junta de Freguesia de Bertiandos, é inaugurado nesta sexta-feira, dia 14 de janeiro. O distrito de Viana do Castelo passa, assim, a contar com quatro unidades ao serviço da população.

Integrado no Agrupamento de Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, este novo Balcão SNS 24 vai prestar apoio assistido a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De forma segura, eficiente e mais próxima, os colaboradores dos Balcões SNS 24 prestam apoio através de dois acessos: o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, entre outros serviços do SNS; e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta através da ferramenta de teleconsultas do SNS e ajudar a obter os certificados digitais Covid da UE.

Com a inauguração desta unidade, a região Norte passa a disponibilizar 110 Balcões SNS 24 e reforça o objetivo de continuar o projeto de expansão e abertura de novas unidades.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


CHUC recebe certificação

14/01/2022

Serviço de Imagem Médica certificado pela Direção-Geral de Saúde

O Serviço de Imagem Médica (SIM) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi certificado pela Direção-Geral de Saúde, através da agência internacional ACSA.

Para o diretor do SIM, Paulo Donato, «a atribuição desta certificação resulta de um longo processo de melhoramentos introduzidos no serviço e marca o início de uma nova fase com a responsabilidade de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.»

De acordo com o responsável, o SIM «tem uma atividade verdadeiramente global na radiologia, com uma resposta cada vez mais diferenciadora, muito fruto do trabalho conjunto entre as várias especialidades médicas e cirúrgicas. O serviço tem incorporado todas as novas técnicas de radiologia e radiologia de intervenção, tendo como objetivo principal a melhor assistência ao doente, o que tem sido alcançado e agora reconhecido com a certificação atribuída.»

O SIM é um serviço hospitalar universitário com fortes componentes assistenciais (dispondo de 12 ecógrafos, 14 salas de radiologia, 7 tomografias computorizadas, 3 ressonâncias magnéticas, 2 angiógrafos e 2 mamógrafos) e de ensino, acolhendo atualmente três disciplinas no Mestrado Integrado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A atividade do serviço desenvolve-se em múltiplas áreas e vertentes, com presença física assegurada de forma contínua no Serviço de Urgência, que passa também pela resposta permanente da Radiologia Pediátrica, da Radiologia de Intervenção e da Neurorradiologia de Intervenção, em associação com a investigação clínica produzida e plasmada através de múltiplas publicações científicas.

A resposta assistencial é dada por 299 profissionais: 53 médicos especialistas (34 radiologistas e 18 neurorradiologistas), 16 médicos internos de radiologia e 5 de neurorradiologia, 95 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 28 enfermeiros, 22 assistentes técnicos e 80 assistentes operacionais.

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


29.º aniversário do Infarmed

14/01/2022

Aniversário assinalado com sessão virtual, no próximo dia 17 de janeiro

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde celebra o seu 29.º aniversário no próximo dia 15 de janeiro. Para assinalar a ocasião, o Infarmed vai organizar uma sessão virtual na segunda-feira, dia 17 de janeiro, entre as 10 e as 13 horas.

As inscrições para assistir a este evento podem ser feitas no site do Infarmed, onde também se encontra disponível para consulta o programa das comemorações.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > 29.º aniversário do Infarmed


CHTV com mais intervenções cirúrgicas

14/01/2022

Centro Hospitalar Tondela-Viseu com aumento de 40,8% em 2021

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) teve um aumento de 40,8% das intervenções cirúrgicas, em 2021, o que deu origem a uma redução significativa da lista de espera.

De acordo com dados do CHTV, em 2021 houve um total de 22.844 intervenções cirúrgicas, mais 40,8% do que em 2020, ano em que realizaram 16.220, ou seja, mais 6.624 do que no ano anterior.

Estas intervenções dividem-se por cirurgias com internamento e em ambulatório, onde o aumento foi maior, de 51,7%, ou seja, mais 4.831, chegando às 14.178 em 2021, quando em 2020 foram 9.347. Em internamento, 2021 registou 8.666, mais 1.793, que representam um acréscimo de 26,1% em relação 2020, ano em que o CHTV realizou 6.873 cirurgias.

O diretor clínico do CHTV, Eduardo Melo, explicou que «houve mais atividade em menos meses, por causa das paragens provocadas pela pandemia e o período de férias» e que este aumento «só foi possível pelo esforço adicional» dos profissionais e do CHTV.

Este «esforço conjunto» também provocou uma «redução nas listas de espera para cirurgias, quer em número de doentes, quer em tempo médio de espera, que diminuiu em meses», sublinhou o responsável.

«Houve uma melhoria notável, uma redução significativa. Acabámos o ano de 2020 com 10.225 doentes em lista de espera e em 2021 terminámos com 6.520 – em 2019 tínhamos fechado o ano com 11.013 pessoas à espera de cirurgia», referiu.

O diretor clínico destacou ainda que, «no final de 2020, o tempo médio de espera por cirurgia era de 11,8 meses e, no fim de 2021, reduziu para 8,7 meses» em média, um número também inferior ao de «2020, com uma média de 8,9 meses» de tempo de espera.

Para saber mais, consulte:

CHTV – http://www.chtv.min-saude.pt/


Exposição profissional a agentes biológicos – INSA

imagem do post do Exposição profissional a agentes biológicos

14-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, nos dias 20 e 21 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, o curso “Exposição profissional a agentes biológicos”. A iniciativa tem como objetivos proporcionar conhecimentos essenciais sobre os principais agentes biológicos e seus efeitos na saúde, as etapas de avaliação do risco e as possibilidades de monitorização ambiental, permitindo o cumprimento da legislação em vigor.

Organizada pela Unidade do Ar e Saúde Ocupacional do DSA, a ação formativa tem como principais destinatários engenheiros sanitaristas, médicos de saúde ocupacional e de saúde pública, responsáveis de higiene e segurança no trabalho e técnicos de saúde ambiental. Os interessados em participar no evento deverão efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário.

Avaliar a exposição profissional a agentes biológicos, em particular nos casos de exposição potencial aos mesmos, coloca desafios especiais e requer competências técnicas e científicas adequadas. “Agentes biológicos no local do trabalho”, “Efeitos adversos na saúde humana”, “Doenças profissionais resultantes da exposição profissional a agentes biológicos” e “Técnicas analíticas passíveis de quantificar agentes biológicos” são alguns dos temas a abordar na formação.

Para mais informações, consulte o programa do curso ou a plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge.


Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre prioridades da bioética em Portugal – INSA

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre prioridades da bioética em Portugal

14-01-2022

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 27 de janeiro (10:30), um webinar subordinado ao tema “Prioridades da Bioética em Portugal: a visão do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) e da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC). O evento, que será gravado com vista à sua reprodução, é de assistência livre através da plataforma online Teams, sendo que o acesso à reunião pressupõe consentimento para efeitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre as prioridades da Bioética em Portugal que deverão ser tidas em conta como linhas de orientação para os membros da comunidade científica no desenvolvimento da sua atividade de investigação. O evento contará com a participação de Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do CNECV, entidade máxima no âmbito da bioética, e de Alexandra Ribeiro, Presidente da CEIC, organismo com competências específicas na área da investigação biomédica.

O programa do webinar prevê a apresentação de duas comunicações intituladas “A missão do CNECV na intervenção cívica” e “O papel da CEIC”. A sessão, que contará ainda com a moderação de Helena Borba e conclusões proferidas João Vaz Rodrigues, ambos membros da Comissão de Ética do INSA, não carece de inscrição, bastando para tal aceder à seguinte ligação.

Comissão de Ética para a Saúde (CES) do INSA tem como funções zelar pela observância de padrões de ética no exercício das ciências médicas, de forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas, procedendo à análise e reflexão sobre temas da prática médica que envolvam questões de ética. Os seus pareceres não têm caráter vinculativo, sem prejuízo do determinado no regime legal relativo a ensaios clínicos em seres humanos.