Notícias em 17/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 686 | 17/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 686 | 17/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 686 | 17/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Portugal já administrou 20 milhões de vacinas contra a COVID-19

Portugal já administrou 20 milhões de vacinas contra a COVID-19

Mais de 20 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 já foram administradas desde que arrancou a campanha de vacinação no país. 

Até ao final do dia de ontem, 15 de janeiro, foram administradas cerca de 20.006.500 vacinas em Portugal. Têm agora a vacinação completa aproximadamente 8,8 milhões de utentes. 

Dados contabilizados até ao fim do dia de ontem indicam que, de cerca de 3,8 milhões de doses de reforço administradas, mais de 2.027.600 destinaram-se a pessoas com mais de 65 anos. 

Foram vacinadas, até ao momento, com dose de reforço, 90% das pessoas com mais de 80 anos. Entre os 70 e os 79 anos, já estão vacinadas 92% das pessoas e, dos 60 aos 69, 81%, segundo o último boletim de vacinação.


Instituto Ricardo Jorge integra consórcio de avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 – INSA

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge integra consórcio de avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19

17-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, integra o consórcio que coordenará o projeto “Vaccine Effectiveness, Burden and Impact Studies of COVID-19 and Influenza” (VEBIS), do qual fazem também parte instituições de França (Epiconcept), Irlanda (Health Protection Surveillance Centre) e Espanha (Instituto de Salud Carlos III e Instituto de Salud Pública y Laboral Navarra). O VEBIS tem como principal objetivo a avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em diversos contextos.

Financiado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), este projeto tem a duração de quatro anos, sendo constituído pelos seguintes eixos: Avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em contexto hospitalar e vigilância de infeções agudas respiratórias; Avaliação da efetividade da vacina contra COVID-19 em profissionais de saúde; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas COVID-19 em estruturas residenciais para pessoas idosas; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas COVID-19 através de registos eletrónicos; Avaliação da efetividade e impacto das vacinas contra gripe e COVID-19 em contexto de cuidados de saúde primários.

O grupo de trabalho formado pelo INSA e pelos restantes parceiros coordena quatro destes cinco eixos e, adicionalmente, o INSA, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, assume a cocoordenação da componente laboratorial de todos os estudos, em parceria com o Instituto Carlos III de Espanha. Os diferentes projetos a desenvolver no âmbito do trabalho do VEBIS tiveram início em dezembro de 2021.

Através deste consórcio, será dada continuidade às redes já estabelecidas pelo INSA a nível dos cuidados de saúde primários e contexto hospitalar (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Centro Hospitalar Universitário São João, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Tondela Viseu e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), permitindo, entre outros, avaliar a proteção conferida pelas vacinas contra a gripe e COVID-19, bem como o impacto da vacinação a nível nacional.


Iniciativa inédita no CHEDV

17/01/2022

Hospital São Sebastião permite pernoita do pai ou acompanhante após o parto

O Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, autoriza pela primeira vez na sua história a pernoita do pai ou outro acompanhante logo após o parto, anunciou o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV).

De acordo com o CHEDV, unidade de referência para cerca de 350.000 utentes do Norte do distrito de Aveiro, a medida é inédita desde a entrada em funcionamento do Hospital São Sebastião, em 1999, e visa “apoiar as mães nos primeiros dias da sua nova etapa de vida”, logo a seguir ao parto.

Para o Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, “esta iniciativa vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida pelos profissionais da maternidade, que cada vez mais relatavam o desejo dos pais de participarem nos primeiros dias de vida do filho e de proporcionarem à mãe mais apoio e segurança nessa fase”.

Até à data a pernoita de progenitores, cônjuges, familiares ou outros acompanhantes não era autorizada no Hospital São Sebastião, sendo que esses só podiam permanecer na unidade durante o dia, no período entre as 14 e as 21 horas.

Destaca-se que, em 2021, a maternidade do Hospital São Sebastião registou 1.400 nascimentos.

Assim, a partir desta data, no caso de dormida na maternidade do CHEDV, os acompanhantes irão ocupar cadeirões rebatíveis na mesma enfermaria onde esteja internada a mãe, partilhando o espaço comum com outras parturientes e pais instalados no mesmo local.

Para saber mais, consulte:

CHEDV – http://www.chedv.min-saude.pt/


Realização de análises no HESE

17/01/2022

Hospital de Évora abre novo espaço para efetuar colheitas, dia 17 de janeiro

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) abriu, esta segunda-feira, dia 17 de janeiro, um novo espaço para colheitas de produtos biológicos para análise, no Quartel das Mesquitas, junto ao Teatro Garcia de Resende.

De acordo com o HESE, “com estas novas instalações será possível melhorar as condições físicas de acesso e de espera dos utentes”.  

Assim, a partir desta semana, todos os utentes passam a realizar as colheitas neste novo espaço, com exceção dos que necessitam de quimioterapia ou radioterapia e dos utentes das consultas de hemato-oncologia. Estes utentes continuarão a dirigir-se ao Centro de Saúde Militar, que se situa mais perto do Edifídio do Espírito Santo.

Isabel Pita, Diretora Clínica do HESE, explica que “o número de utentes que recebemos diariamente para realizar análises é muito elevado, por isso, constatámos que seria importante um reforço de instalações para este efeito. Conseguimos uma vez mais com o apoio do Exército, melhorar as condições de acolhimento dos nossos Utentes e as condições de trabalho dos nossos Profissionais. A partir de segunda feira, passamos a dispôr de mais três salas de colheitas com excelentes condições de acesso, que vão permitir dispersar mais os utentes por diferentes espaços, o que irá melhorar a qualidade dos cuidados, a segurança e o cumprimento das atuais normas da DGS, no que respeita à pandemia”.

Para saber mais, consulte:

HESE – https://www.hevora.min-saude.pt/


CHUCB lança site especializado

17/01/2022

Novo site visa promover e apoiar a investigação científica

Para assinalar o 22º aniversário, que o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira comemora a 17 de janeiro de 2022, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) lança site especializado, designado “Revista Científica”, projeto concretizado em prol de uma agenda interna de investigação, inovadora, internacionalmente competitiva e, acima de tudo, com utilidade prática para os cuidados consagrados aos doentes.

Esta “Revista Científica” digital, disponível no site oficial do CHUCB, visa estimular, apoiar e promover a divulgação da investigação realizada pelos seus profissionais, mas também por outros investigadores, nomeadamente no âmbito do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB), ou ainda por terceiros, que mesmo sendo externos à instituição, desenvolvam trabalho científico e académico, com a colaboração desta unidade de saúde, minimizando assim, as dificuldades que a prática da investigação clínica acarreta e criando novas abordagens, para melhorar a prestação dos cuidados de saúde.

Assim, na “Revista Científica” digital do CHUCB constará a publicação de trabalhos científicos originais e de revisão, casos clínicos, cartas ao editor e outros, de elevada qualidade, nas mais variadas áreas da saúde e da vida, validados por revisores credenciados para o efeito.

Além de um repositório de artigos, disponíveis para consulta pública e outros conteúdos reservados, para quem se encontre registado na plataforma, será também de acesso livre uma publicação periódica, também em formato digital.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.pt/