Notícias em 19/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 688 | 19/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 688 | 19/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 688 | 19/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


EMA dá garantias sobre a utilização de vacinas mRNA durante a gravidez – Infarmed

Alertas_Notícias - injetáveis 5

18 jan 2022

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês), divulgou hoje um Comunicado, onde destacou as evidências crescentes que indicam que as vacinas mRNA COVID-19 não causam complicações na gravidez das gestantes e seus bebés.
Esta informação surge no seguimento da realização de uma análise detalhada de vários estudos, que envolveram cerca de 65.000 gestações em diferentes estágios. Esta análise não encontrou nenhum sinal de aumento do risco de complicações na gravidez, abortos espontâneos, partos prematuros ou efeitos adversos nos fetos após a vacinação com mRNA COVID-19.

Para mais informações aceda ao Comunicado original


Covid-19 | Reforço da vacinação

19/01/2022

Vacinação em “casa aberta” para magistrados, sistema judicial e estudantes da saúde

Os magistrados, funcionários do sistema judicial e estudantes da área da saúde podem receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, através da modalidade de “casa aberta”.

“A modalidade `casa aberta´ mediante senha digital permite a administração da dose reforço da vacina contra a covid-19 aos grupos prioritários de vacinação, que incluem agora magistrados e sistema judicial e estudantes dos cursos de saúde (mediante declaração do estabelecimento de ensino superior)”, adiantou hoje, dia 19 de janeiro, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Esta modalidade de vacinação mantém-se para os cidadãos que vão integrar as mesas de voto nas eleições de 30 de janeiro e respetivos auxiliares, profissionais da PSP, GNR, PJ e SEF, comunidade universitária (professores e não docentes) e pessoas com comorbilidades elegíveis para esta fase da vacinação, desde que portadoras de declaração médica.

Os utentes devem solicitar uma senha no portal Covid-19 no dia em que pretenderem ser vacinados, através do preenchimento de um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel a informação com o respetivo número e hora prevista. No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem.


Votação nas eleições legislativas

19/01/2022

DGS garante que votação de eleitores em isolamento “é um ato seguro”

A Diretora-Geral da Saúde assegurou esta quarta-feira, dia 19 de janeiro, que a votação nas eleições legislativas antecipadas dos eleitores em isolamento devido à Covid-19 “é um ato seguro” defendendo ainda que a adoção de um horário específico de votação minimiza o contágio.

Durante a conferência de imprensa no Ministério da Administração Interna, na qual estiveram também presentes a Ministra Francisca Van Dunem, e o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, Graça Freitas lembrou que “os cidadãos que estão em isolamento, nomeadamente os contactos de risco, têm de sair do isolamento para fazer testes e esse é um movimento seguro”.

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, se as pessoas cumprirem as regras e usarem as medidas de proteção individual, estes atos são seguros. A saída é exclusivamente para exercer o seu direito de voto. É um “ato seguro”, sublinhou, salientando que estes eleitores “devem ir em viatura própria ou a pé” para o local de voto.

Para Graça Freitas, “o grande objetivo é mitigar ao máximo o encontro entre pessoas que possam transmitir a doença e outras que estejam suscetíveis”, pelo que valorizou a indicação de um horário específico de voto para as pessoas em isolamento, no entanto, considera que “não é impeditivo que alguém que queira ir exercer o seu direito de voto naquele horário também o faça.

“Os portugueses têm dado ao longo das outras eleições nestes dois anos sinais de grande maturidade em aplicar regras e recomendações”, acrescentou Graça Freitas, explicando que “é uma questão de os cidadãos se organizarem e de se apresentarem ao processo. Uma vez apresentados ao processo eleitoral, todos terão de cumprir as regras”, aproveitando para relembrar aos cidadãos a obrigação de uso de máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento.


HFF | Aumenta atividade assistencial

19/01/2022

Hospital Fernando Fonseca fez mais de 300 mil consultas e de 15 mil cirurgias

O Hospital Fernando Fonseca (HFF) aumentou a atividade assistencial em 2021 face a 2020, em diversas áreas de produção, destacando-se as consultas de especialidade e a atividade cirúrgica, com redução nos tempos de espera.

Segundo os dados do HFF, em 2021, foram realizadas 334.215 consultas de especialidade, mais 34.945 do que em 2020, o que representa um acréscimo de 11,7%. Dessas foram registadas 103.105 primeiras consultas, um acréscimo de 28,9% face ao ano anterior.

No que respeita à atividade cirúrgica (convencional e ambulatório), o HFF destaca que, em 2021, efetuaram-se 15.112 cirurgias, mais 2.246 do que em 2020, registando-se um acréscimo de 35,3% nas cirurgias convencionais e de 14,6% nas cirurgias de ambulatório.

No ano passado, registaram-se 211.594 atendimentos na urgência do HFF, um crescimento de 16,4% face ao ano anterior, o que equivale a mais 29.851 episódios de urgência.

As sessões de hospital de dia registaram um crescimento de 22%, tendo sido realizadas um total de 23.001 em 2021, mais 4.082 sessões do que no ano anterior.

Relativamente aos meios complementares de diagnóstico, no ano de 2021 foram realizados 239.382 exames, uma média diária de 656 procedimentos; e foram efetuadas 2.346.347 análises clínicas.

Para Marco Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do HFF, “apesar da atividade assistencial de 2021 ter sido fortemente condicionada pela pandemia por SARS-CoV-2, os números evidenciam o empenho e profissionalismo de todas e de todos os trabalhadores do HFF, sem os quais não estaríamos a ultrapassar este que tem sido o maior desafio das nossas vidas profissionais”.

Consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca > Notícias


Violência sobre Profissionais de Saúde

19/01/2022

DGS promove webinar no dia 20 de janeiro, entre as 9.30 e as 13 horas

O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS), recentemente reforçado com uma Resolução do Conselho de Ministros (nº 1/2022 de 05 de janeiro), será apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no dia 20 de janeiro através de um webinar.

Os objetivos deste Plano são prevenir a violência no setor da saúde, abordar adequadamente os episódios de violência, apoiar os profissionais do setor da saúde vítimas de violência e mitigar as consequências da violência no setor da saúde.

O PAPVSS foi objeto de uma consulta pública ampla que abrangeu, nomeadamente, as ordens profissionais do setor da saúde, auscultação e partilha que importa manter e reforçar.

A sessão online subordinada ao tema “Violência sobre Profissionais de Saúde” decorrerá entre as 9.30 e as 13 horas, e poderá ser acompanhada, em direto, no canal de Youtube da DGS, aqui.

Para saber mais, consulte:

DGS > Programa

Resolução do Conselho de Ministros n.º 1/2022
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde


CHTS sem listas de espera

19/01/2022

Hospital de Penafiel não tem listas de espera para cirurgias

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), com sede em Penafiel, distrito do Porto, anunciou ter concluído 2021 sem listas de espera para consultas ou cirurgias.

De acordo com o CHTS, de 2019 a 2020, foram realizadas mais de 50.000 cirurgias e em 2021 cerca de 26.000, o que permitiu reduzir em praticamente todas as áreas a lista de espera do CHTS. No caso das listas de espera de consultas de especialidades, o ano passado terminou com “situações residuais em vias de solução”, refere o centro hospitalar.

No que respeita a lista de espera para consultas de especialidade, a unidade refere que esta é praticamente inexistente, subsistindo apenas alguns casos relacionados com endocrinologia e com a apneia do sono.

Em relação a toda a atividade assistencial, o CHTS recorda que iniciou em 2019 “um projeto abrangente para combater as listas de espera e dar resposta à população”, com reforço de equipas, captação de mais especialistas e abertura de novas especialidades, como infecciologia, imunoalergologia, reumatologia, hematologia e oncologia, que tem permitido reduzir significativamente as listas de espera.

Para saber mais, consulte:

CHTS > Notícias


Rastreio Neonatal: 79.217 recém-nascidos estudados em 2021 – INSA

imagem do post do Rastreio Neonatal: 79.217 recém-nascidos estudados em 2021

19-01-2022

Em 2021, foram estudados 79.217 recém-nascidos no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana. Em relação a 2020, realizaram-se no ano passado menos 6.239 “testes do pezinho” (85.456).

Os dados do PNRN referentes ao ano de 2021 mostram também que o maior número de bebés rastreados se observou nos distritos de Lisboa e do Porto, com 23.494 e 14.736 testes efetuados, respetivamente, seguidos de Setúbal (5.919) e Braga (5.833). Por outro lado, Bragança (513), Portalegre (584) e Guarda (645) foram os distritos com menos recém-nascidos estudados.

PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos, o chamado “teste do pezinho”. O painel das doenças rastreadas é constituído por 26 patologias: hipotiroidismo congénito, fibrose quística e 24 doenças hereditárias do metabolismo, sendo o exame efetuado através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança, para permitir diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são difíceis de identificar nas primeiras semanas de vida, e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido, porque antes do terceiro dia os valores dos marcadores existentes do sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico, e após o sexto dia alguns marcadores perdem sensibilidade, havendo o risco de atrasar o início do tratamento. Todos os casos positivos são posteriormente encaminhados para a rede de Centros de Tratamento, sediados em instituições hospitalares de referência, contribuindo para a prevenção de doenças e ganhos em saúde.


13.ª Reunião Anual PortFIR: Livro de Resumos – INSA

imagem do post do 13.ª Reunião Anual PortFIR: Livro de Resumos

19-01-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Departamento de Alimentação e Nutrição, disponibiliza o resumo da 13.ª Reunião Anual PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar, subordinada ao tema “Alimentação saudável e sustentabilidade alimentar. O que trouxe a pandemia?”. A publicação apresenta as comunicações e abstracts/posters do evento, bem como os indicadores do grau de satisfação e sugestões dos participantes.

O documento agora disponibilizado inclui disponibiliza o link de acesso à gravação do evento, bem como as comunicações orais, poster e todos os resumos submetidos. O resumo da reunião apresenta também os resultados da avaliação ao grau de satisfação e sugestões dos participantes bem como algumas fotos do evento, que contou com a presença online de cerca de 230 participantes registados na plataforma Zoom, e um número significativo de participantes através do canal de YouTube do INSA.

A 13.ª Reunião Anual PortFIR teve como objetivo apresentar e debater os temas da alimentação saudável, sustentabilidade alimentar e saúde bem como as tendências de consumo e os comportamentos sociais e alimentares dos portugueses verificados durante a pandemia da COVID-19 procurando refletir e debater os impactos, desafios e, também, eventuais oportunidades que se colocam em consequência desta pandemia.

Criado em 2009 pelo Instituto Ricardo Jorge, em parceria com a GS1 Portugal, o PortFIR visa implementar redes nacionais de conhecimento e partilha de dados nas áreas da nutrição e segurança alimentar, otimizando a utilização de recursos e criando um sistema para atualização e manutenção sustentável de bases de dados nacionais e de qualidade reconhecida sobre composição de alimentos, contaminação de alimentos e consumos alimentares. Inclui, na área da composição de alimentos, a Tabela de Composição de Alimentos portuguesa.

O PortFIR pretende ainda ser um espaço de espaço de diálogo, cooperação e partilha de recursos e informação com entidades públicas e privadas da área da alimentação, nutrição, saúde e segurança alimentar, com o objetivo comum de produzir e gerir informação fiável permitindo atualizar continuamente a Tabela Portuguesa da Composição de Alimentos, suportar estudos e decisões com impacto na saúde pública, gerir o benefício/risco associados à alimentação e partilhar informação com os seus membros/stakeholders e entidades e organismos nacionais e internacionais.

Para aceder ao resumo da 13.ª Reunião Anual PortFIR, clique aqui.