Notícias em 24/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 693 | 24/01/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 693 | 24/01/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 693 | 24/01/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Norma nº 015/2020 de 24/07/2020 atualizada a 24/01/2022 – DGS

Norma nº 015/2020 de 24/07/2020 atualizada a 24/01/2022

COVID-19: Rastreio de Contactos


Vacinação contra a gripe alargada às pessoas com mais de 50 anos – DGS

Vacinação contra a gripe alargada às pessoas com mais de 50 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou a vacinação contra a gripe às pessoas com mais de 50 anos. O alargamento já foi comunicado às Administrações Regionais de Saúde e tem efeito imediato. 

Os cidadãos podem vacinar-se através da modalidade de Casa Aberta, tirando uma senha digital ou através do autoagendamento em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento. 

Esta medida tem caráter excecional, perante o contexto da pandemia, e justifica-se numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas. Adicionalmente, está já vacinada a maior parte da população vulnerável e prioritária.  

Os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiares terão ainda um reforço no stock de mais vacinas, de forma a poderem vacinar pessoas pertencentes a grupos de risco sem necessidade de prescrição médica. 

Em dezembro já tinha sido alargada a vacinação gratuita contra a gripe aos cidadãos entre os 60 e  os 64 anos,  grupo a quem já estava recomendada a vacinação, mas que tinha de adquirir a vacina na farmácia. 

Portugal já administrou mais de 2,5 milhões de vacinas contra a gripe (484.826 em Farmácias) desde o dia 1 de setembro de 2021, das quais mais de 1,7 milhões acima de 65 anos. 

A Direção-Geral da Saúde recorda que a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte. Reforça, assim, o apelo para que as pessoas que ainda não estão vacinadas procedam ao seu agendamento. 


Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 – 21/01/2022 – INSA

imagem do post do Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 – 21/01/2022

21-01-2022

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 43 de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19. O relatório inclui os diversos indicadores descritos no documento das Linhas Vermelhas, nomeadamente a incidência a 14 dias e o índice de transmissibilidade (R(t)), nacionais e por região de saúde.

Do presente documento, destacam-se os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 5 053 casos, com tendência crescente a nível nacional e em todas as regiões;
  • No grupo etário com idade superior ou igual a 65 anos, o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 1 764 casos, com tendência crescente a nível nacional;
  • O R(t) apresenta valor igual ou superior a 1, indicando uma tendência crescente da incidência de infeções por SARS-CoV-2 a nível nacional (1,10) e em todas as regiões. As regiões Norte e Algarve foram aquelas em que se registou o valor mais elevado do R(t) (1,14);
  • O número de casos de COVID-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no Continente revelou uma tendência estável, correspondendo a 60% (na semana anterior foi de 64%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas;
  • A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 15,5% (na semana anterior foi de 14,0%), encontrando-se acima do limiar definido de 4,0% e com tendência crescente. Observou-se um aumento do número de testes, para deteção de SARS-CoV-2, em especial testes rápidos de antigénio, realizados nos últimos sete dias;
  • A média móvel da proporção de casos confirmados notificados com atraso foi de 7,5% (na semana passada foi de 15,6%), abaixo do limiar de 10,0%;
  • A variante Omicron (BA.1) é dominante em Portugal, tendo atingido uma proporção estimada máxima (~93%) entre os dias 7-9 de janeiro de 2022. Desde essa data, tem-se verificado um decréscimo da proporção de amostras positivas com “falha” na deteção do gene S (indicador de caso suspeito de BA.1), possivelmente relacionado com a entrada em circulação da linhagem BA.2 (também classificada como Omicron pela OMS);
  • A mortalidade específica por COVID-19 (37,6 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes) apresenta uma tendência crescente. Este valor corresponde a uma classificação do impacto da pandemia como elevado;
  • As pessoas com um esquema vacinal completo tiveram um risco de internamento 2 a 5 vezes menor do que as pessoas não vacinadas, entre o total de pessoas infetadas em novembro. As pessoas com um esquema vacinal completo tiveram um risco de morte 3 a 6 vezes menor do que as pessoas não vacinadas, entre o total de pessoas infetadas em dezembro. Na população com 80 e mais anos, a dose de reforço reduziu o risco de morte por COVID-19 para quase seis vezes em relação a quem tem o esquema vacinal primário completo;
  • A análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 de intensidade muito elevada, com tendência crescente a nível nacional. A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são elevados. Dado o rápido aumento de casos, mesmo tendo em consideração a provável menor gravidade da variante Omicron (BA.1), é expectável impacto na sociedade em termos de absentismo escolar e laboral, um aumento de pressão sobre o todo o sistema de saúde e na mortalidade, recomendando-se a manutenção de todas as medidas de proteção individual e a intensificação da vacinação de reforço.

Monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 43 – 21/01/2022
Resumo da análise de risco | Relatório nº 43 – 21/01/2022


Covid-19 | Autoagendamento da vacina

24/01/2022

Maiores de 30 anos já podem agendar dose de reforço

Os utentes com idade igual ou superior a 30 anos já podem efetuar o pedido de agendamento online para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para através do portal Covid-19.

O portal possibilita também o pedido de agendamento para a dose de reforço contra a Covid-19 dos cidadãos com 18 ou mais anos que foram vacinados com uma dose da vacina Janssen há 90 ou mais dias.

Para saber mais, consulte:

Portal Covid-19 > Pedido de agendamento


Gripe | Vacinação alargada a maiores de 50 anos

23/01/2022

Os cidadãos podem vacinar-se através da modalidade de “Casa Aberta”

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou a vacinação contra a gripe às pessoas com mais de 50 anos. Os cidadãos podem vacinar-se através da modalidade de “Casa Aberta”, tirando uma senha digital ou através do Portal do Autoagendamento.

Esta medida tem caráter excecional, perante o contexto da pandemia, e justifica-se numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas, informou a DGS. Os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiares terão ainda um reforço no stock de mais vacinas, de forma a poderem vacinar pessoas pertencentes a grupos de risco sem necessidade de prescrição médica.

Em dezembro já tinha sido alargada a vacinação gratuita contra a gripe aos cidadãos entre os 60 e os 64 anos, grupo a quem já estava recomendada a vacinação, mas que tinha de adquirir a vacina na farmácia.

Portugal já administrou mais de 2,5 milhões de vacinas contra a gripe (484.826 em Farmácias) desde o dia 1 de setembro de 2021, das quais mais de 1,7 milhões acima de 65 anos. A DGS reforça o apelo feito para que as pessoas que ainda não estão vacinadas procedam ao respetivo agendamento.


Ciclo de Discussões Científicas

24/01/2022

IPO do Porto participa em encontro sobre tratamento do cancro do pulmão

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) vai participar num «Ciclo de Discussões Científicas» que pretende abordar as diferentes perspetivas e possibilidades de sinergia no tratamento do cancro de pulmão em Portugal e no Brasil.

A iniciativa, que celebra a recente parceria do IPO do Porto com o Grupo Oncoclínicas, o maior prestador de cuidados em oncologia da América Latina, realiza-se no próximo dia 27 de janeiro, às 20h30 (hora portuguesa), em formato virtual, e destina-se a profissionais das áreas da oncologia, cirurgia torácica, anatomia patológica e radioterapia.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas através do seguinte link: https://cloud.netglobe.com.br/NGCloud/pages/public/webcast/webcast.xhtml?p=oncoclinicas3

No painel de palestrantes estão dois especialistas diferenciados em cancro de pulmão de cada país. O IPO do Porto estará representado por Gonçalo Paupério, diretor do Cirurgia Torácica, com o tema «Cirurgia minimamente invasiva: status atual e perspetivas» e por Ana Rodrigues, oncologista médica, que abordará o «Tratamento adjuvante: da pesquisa à prática clínica». No final haverá espaço para debate, com a participação de Sara Lopes, da equipa de torácica do IPO do Porto, e Clarissa Mathias, da Oncoclínicas.

Para saber mais, consulte:

IPO do Porto > Notícias


Estudo | Exercício físico

24/01/2022

CHL e Politécnico de Leiria avaliam efeitos em doentes hipertensos e diabéticos

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria iniciaram em janeiro um estudo denominado «Efeito da implementação de consulta de prescrição de exercício e mudança comportamental na saúde e qualidade de vida em doentes hipertensos e/ou diabéticos», que deverá terminar em dezembro de 2023.

Este estudo integrará 123 participantes com o objetivo de avaliar os efeitos do exercício físico e da mudança comportamental na situação clínica, aptidão física e saúde mental.

Os participantes voluntários serão recrutados para este estudo nas consultas de diabetes e de hipertensão arterial no Hospital de Santo André (HSA), devendo ter mais de 18 anos e estar clinicamente aptos e estáveis.

Os participantes serão divididos em três grupos de acordo com a motivação para realizar exercício: grupo de controlo (não fazer exercício); grupo home-based (fazer exercício em casa de forma autónoma) e grupo center-based (fazer exercício com acompanhamento presencial). Os participantes do grupo de controlo receberão as recomendações da Organização Mundial de Saúde para a atividade física e comportamento sedentário, e serão incentivados a adotar um estilo de vida saudável, mantendo as consultas e acompanhamento. Quanto aos participantes dos restantes dois grupos será prescrito um plano de exercício específico e personalizado, de acordo com as necessidades identificadas.

O projeto prevê que os participantes realizem, em primeiro lugar, uma avaliação clínica, em contexto de consulta médica de acompanhamento hospitalar, e serão então encaminhados para uma consulta de mudança comportamental com um psicólogo. Por fim, serão orientados para a consulta de prescrição do exercício com um fisiologista do exercício.

O estudo decorre nas instalações do HSA e os programas de exercícios serão supervisionados clinicamente pela equipa médica definida do Serviço de Medicina Interna. Os participantes realizarão o seu plano de exercício físico entre dois a três dias por semana, não consecutivos, durante os dois anos do estudo, sob a supervisão de fisiologistas do exercício de modo remoto.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Nova unidade de saúde em Cinfães

24/01/2022

Unidade de Saúde de Nespereira já está em funcionamento

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, em Cinfães, entraram em funcionamento esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, e vão servir 1725 utentes.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte explica que este equipamento, que vem substituir as anteriores instalações, foi alvo de um investimento no valor de 317.972,47€ (acrescido de IVA à taxa de 6%), obtido pela Câmara Municipal de Cinfães através do Programa «Norte 2020».

Esta unidade é constituída por um gabinete de isolamento, dois gabinetes médicos, um gabinete de saúde infantil, um gabinete de planeamento familiar, um gabinete de enfermagem, uma receção/secretariado, sala de espera, bem como todos as áreas de apoio necessárias ao funcionamento da unidade.

Para saber mais, consulte:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Atividade assistencial do SNS

24/01/2022

Mais 11% de consultas no ACES Lezíria em 2021

As unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria realizaram, em 2021, um total de 725.285 consultas, mais 11% do que as realizadas em 2020 (653.699), disse na sexta-feira, dia 21 de janeiro, à Lusa o diretor executivo, Carlos Ferreira.

Segundo os dados do ACES Lezíria relativos a 2021, nas unidades de saúde que prestam cuidados primários nos nove concelhos abrangidos – Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém -, foram realizadas 354.593 consultas presenciais, mais 7,6% que em 2020 (329.438), e 358.316 sem a presença do utente (mais 14,3%).

No total, foram assistidos 157.320 dos cerca de 200.000 utentes inscritos, o que corresponde a uma média de consultas por utilizador de 4,6, adianta.

No ACES Lezíria foram aplicadas, em 2021, um total de 367.727 vacinas contra a covid-19, sendo 167.508 relativas a primeiras doses, 143.953 segundas doses e 56.266 reforços, tendo, ainda, sido feitas 55.321 inoculações contra a gripe.


Despacho nº 002/2022 de 24/01/2022 – DGS

Despacho nº 002/2022 de 24/01/2022

Nomeação da Equipa Nacional da ORPHANET

 

Consulta pública: Projeto de Regulamento de Execução da Comissão (UE) que estabelece especificações comuns para os grupos de produtos sem finalidade médica (dispositivos médicos) – Infarmed

Notícias 2

24 jan 2022

Encontra-se a decorrer uma consulta pública, desencadeada pelos serviços da Comissão Europeia, ao Projeto de Regulamento de Execução da Comissão (UE) que estabelece Especificações comuns para os grupos de produtos sem finalidade médica prevista enumerados no anexo XVI do Regulamento (UE) 2017/745 relativo a dispositivos médicos (RDM), cujo período limite para comentários termina a 11 de fevereiro de 2022.

Para mais informação, consulte a página Consultas Públicas.


INFARMED, I.P. retoma sessões de “Manhãs Informativas”

CalendárioMI2022

24 jan 2022

As sessões de “Manhãs Informativas”, reconhecidas como eventos informativos por excelência, têm como objetivo promover o acesso regular à contínua atualização de conhecimentos sobre as atividades regulamentares e científicas bem partilhar informação sobre as atividades do Infarmed com relevância a nível nacional e europeu.

A situação pandémica levou à interrupção da realização destas sessões, que serão retomadas mensalmente, a partir deste mês, janeiro de 2022.

As “Manhãs Informativas” são destinadas aos parceiros do Infarmed, nomeadamente instituições de saúde, entidades do setor do medicamentos e dispositivos médicos, ordens profissionais, sociedades científicas, profissionais de saúde, academia, cidadãos e colaboradores desta instituição.

Os temas previstos para o  primeiro semestre são:
Janeiro  – Implementação do Regulamento Europeu de Ensaios clínicos
Fevereiro – Medicamentos biossimilares
Março – Regulamento sobre avaliação das tecnologias da saúde
Abril – Real World Evidence
Maio – Dispositivos Médicos
Junho – Repurposing

Mais informação sobre a  sessão de fevereiro (agenda e inscrições) brevemente na área “Agenda“.