Notícias em 08/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 708 | 08/02/2022

COVID19 |Relatório de Situação nº 708 | 08/02/2022 – DGS

COVID19 |Relatório de Situação nº 708 | 08/02/2022

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL | Relatório de Situação


Circular Informativa Conjunta DGS/INFARMED nº 001/CD/100.20.200 de 07/02/2022 – DGS

Circular Informativa Conjunta DGS/INFARMED nº 001/CD/100.20.200 de 07/02/2022

Vacinas administradas noutros países


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 08-02-2022 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 08-02-2022

08-02-2022

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 27.170 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 303 concelhos de Portugal.

No âmbito da monitorização contínua da diversidade genética do SARS-CoV-2 que o INSA está a desenvolver, têm vindo a ser analisadas uma média de 524 sequências por semana desde o início de junho de 2021, provenientes de amostras colhidas aleatoriamente em laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 133 concelhos por semana.

Segundo o mais recente relatório do INSA, a frequência relativa da linhagem BA.1 tem-se mantido acima de 90% desde o início de 2022 até à mais recente amostragem na semana 4 (24 a 30 de janeiro). Os dados revistos e atualizados à data do presente relatório mostram, no entanto, uma tendência decrescente na proporção de amostras positivas com perfil SGTF (“falha” na deteção do gene S) na última semana (87,4% no dia 6 de fevereiro), provavelmente relacionado com a circulação da linhagem BA.2, a qual não apresenta este perfil.

A sublinhagem BA.1.1 tem circulado em Portugal desde o início de dezembro, representando 15% das sequências analisadas na semana 3 (17 a 23 de janeiro) e 22% das sequências analisadas na semana 4 (24 a 30 de janeiro; dados em apuramento). Os dados de sequenciação mostram ainda alguma heterogeneidade na circulação desta sublinhagem em termos regionais, destacando-se a sua maior frequência relativa (>20%) na Região Autónoma da Madeira e regiões Norte, Centro e Algarve.

A linhagem BA.2 foi detetada pela primeira vez no nosso país em amostragens aleatórias por sequenciação na semana 52 (27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022), tendo a sua frequência relativa aumentado paulatinamente desde então, atingindo cerca de 3% na semana 4 (24 a 30 de janeiro; dados em apuramento). Em termos regionais, destaca-se a sua maior circulação no Norte, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo.

Em relação à variante Delta, o relatório do INSA refere que esta tem vindo a diminuir a sua frequência relativa desde a semana 47 (22 a 28 de novembro de 2021), em resultado do aumento abrupto de circulação da variante Omicron (BA.1). A sua frequência relativa não ultrapassou os ~3% nas semanas 3 e 4 (17 a 30 de janeiro).


EMA avalia dados sobre utilização em adolescentes de dose de reforço da vacina COVID-19 Comirnaty – Infarmed

Alertas_Notícias - Vacinas

08 fev 2022

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) começou a avaliar um pedido de utilização de dose de reforço, da vacina Comirnaty (BioNTech/Pfizer), em adolescentes dos 12 aos 15 anos. Está também em curso uma avaliação em adolescentes com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos.

As doses de reforço são administradas a pessoas vacinadas, ou seja, em pessoas que completaram a sua vacinação primária, para restaurar a proteção depois da sua diminuição. Atualmente, está autorizada a administração de dose de reforço, com a vacina Comirnaty, em pessoas com 18 anos de idade ou mais.

Para mais informações, aceda ao Comunicado original da EMA.


Alargadas vacinas aceites em Portugal

08/02/2022

Para efeitos de emissão do certificado Covid-19

As vacinas chinesas da Sinopharm (Vero Cell) e Sinovac (Coronavac), assim como a da multinacional indiana Bharat Biotech International (Covaxin) passam a ser aceites em Portugal para efeitos de emissão de certificado Covid-19.

Segundo uma circular conjunta do Infarmed e da Direção Geral da Saúde (DGS), passam igualmente a ser aceites para emissão de certificado Covid-19 autorizadas em países terceiros, sublicenciadas pelo mesmo titular da Autorização de Introdução no Mercado, incluindo neste grupo as vacinas dos produtores Verity Pharmaceuticals (Canadá), Fiocruz (Brasil) e R-Pharm (Rússia).

Até agora, o Infarmed apenas validava para a utilização do certificado digital as vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, sigla em inglês): a da Moderna, a da Pfizer, a da Janssen, a da AstraZeneca (Vaxzevria – com a designação AZD1222) e da indiana Covovax.

“A completude de esquemas vacinais primários iniciados noutros países e/ou a administração de doses de reforço após conclusão de esquemas vacinais primários realizados noutros países, bem como a transcrição dos atos vacinais correspondentes deverão seguir as recomendações da DGS”, adianta a mesma circular.

Atualmente, são utilizadas várias vacinas contra a covid-19 com enquadramentos regulamentares distintos, “o que significa que podem chegar ao território nacional cidadãos vacinados com vacinas e esquemas vacinais diferentes dos recomendados em Portugal”.


Renovação da certificação internacional

08/02/2022

Unidade de Senologia do Hospital de Santarém distingue-se por excelência no tratamento do cancro da mama

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu novamente em 2022 a certificação do Breast Centres Network, reafirmando a excelência no tratamento do cancro da mama neste centro.

Criada em 1998, esta unidade é composta por uma equipa multidisciplinar que integra atualmente três ginecologistas, um cirurgião geral, três imagiologistas, quatro anátomo-patologistas, quatro oncologistas médicos, dois radioterapeutas, um cirurgião plástico com dedicação à Senologia, duas enfermeiras senólogas, uma secretária clínica, entre outros profissionais de outras áreas complementares.

A unidade é centro de referência do distrito de Santarém e assume como missão a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia mamária, com enfoque na patologia maligna, orientando-se por elevados padrões de rigor e qualidade.

Breast Centres Network agrega uma rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do cancro da mama, incluindo as Unidades de Mama que preencham os requisitos para serem considerados centros de referência.

Para mais informações, consulte:
Hospital Distrital de Santarém


Balcão SNS 24 em Setúbal

08/02/2022

Primeiro balcão no distrito de Setúbal inaugurado dia 1 de fevereiro

Foi inaugurado, no dia 1 de fevereiro, o primeiro Balcão SNS 24 no distrito de Setúbal. Esta nova unidade está em funcionamento na Junta de Freguesia do Samouco, no concelho de Alcochete, sendo a oitava na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Integrado no Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, o novo Balcão SNS 24 facilita o apoio a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As unidades do Balcão SNS 24 prestam serviço assistido, com colaboradores devidamente habilitados, através de dois acessos: o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, entre outros serviços do SNS; e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta e ajudar a obter os certificados digitais Covid da UE.

Com a inauguração desta unidade, o país passa a disponibilizar 129 Balcões SNS 24 e a região de Lisboa e Vale do Tejo reforça o objetivo de continuar a abertura de novas unidades.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


CHMT abre consulta de Cardio-Oncologia

08/02/2022
CHMT consulta cardio-oncologia

Para prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares nos doentes oncológicos

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai passar a disponibilizar, a partir do dia 21 de fevereiro, a nova valência de Consulta de Cardio-Oncologia. Esta consulta tem como público-alvo os doentes oncológicos com potenciais complicações cardíacas associadas aos tratamentos realizados contra o cancro.

A consulta de Cardio-Oncologia do CHMT parte tem como objetivos prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares nos doentes oncológicos, permitindo que estes possam realizar os tratamentos oncológicos prescritos com a maior segurança, minimizando o impacto dos efeitos adversos e otimizando os resultados da terapêutica.

Em comunicado divulgado, Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, salienta que “a criação da consulta de Cardio-Oncologia assenta numa abordagem multidisciplinar entre oncologistas, pneumologistas, radioterapeutas e cardiologistas, que permite oferecer cuidados de saúde de qualidade e proximidade aos doentes oncológicos da região do Médio Tejo”.

Para mais informações, consulte:
www.chmt.min-saude.pt


Recorde de consultas e cirurgias

08/02/2022

Hospital da Figueira da Foz regista recuperação da atividade assistencial em 2021

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) registou, em 2021, uma recuperação da atividade assistencial, tendo obtido um aumento de 21% nas cirurgias e de 10% no total de consultadas realizadas face ao ano anterior.

“Comparando com o histórico da instituição, o ano de 2021 foi mesmo o melhor de sempre, tendo sido efetuadas 100.288 consultas e realizadas 9.143 cirurgias”, explica a instituição num comunicado divulgado.

Na mesma nota, o Presidente do Conselho de Administração do HDFF, Manuel Teixeira Veríssimo, sublinha que “no presente ano, pretendemos continuar a melhorar a resposta clínica aos doentes, assim como concretizar os projetos de ampliação e modernização das infraestruturas e áreas tecnológicas da saúde, designadamente a renovação dos equipamentos médicos e dos sistemas de informação, que possibilitem a criação de valor em saúde para o cidadão”.

Para saber mais, consulte:
https://www.hdfigueira.min-saude.pt/


Entidade Reguladora de Saúde

Deliberações concluídas durante o quarto trimestre de 2021

8/02/2022

Publica-se a versão não confidencial das deliberações concluídas durante o quarto trimestre de 2021.

Consultar listagem.


Nota técnica “Gestão de Resíduos de Canábis, no âmbito de atividades que produzem canábis para fins medicinais” – APA / INFARMED, I.P.

Alertas_Notícias - Medicamentos cápsulas

08 fev 2022

Para: Entidades de cultivo, fabrico e distribuição de preparações à base da planta da canábis para fins medicinais, Ordem dos Farmacêuticos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt;

No âmbito da atividade de cultivo, fabrico e distribuição da planta da canábis para fins medicinais, previsto na Lei n.º 33/2018, de 18 de julho, Decreto-Lei n.º 8/2019, de 15 de janeiro, e Portaria n.º 83/2021 de 15 de abril, na sua atual redação, e respetivas boas práticas aplicáveis, toda a cadeia de produção, desde o cultivo da planta até à sua preparação e distribuição, é rastreada e controlada, por forma a garantir que os produtos são produzidos de acordo com todas as boas práticas e requisitos aplicáveis.

Importa enquadrar a gestão dos resíduos produzidos no âmbito daquelas atividades em específico, tendo em consideração as suas especificidades e a necessidade de controlo do seu destino.

Neste sentido, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., enquanto Autoridade Nacional de Resíduos e entidade licenciadora e reguladora das atividades relacionadas com a cadeia de produção e distribuição de produtos de canábis, respetivamente, elaboraram a Nota Técnica “Gestão de Resíduos de Canábis, no âmbito de atividades que produzem canábis para fins medicinais”, a qual visa clarificar o procedimento que deverá ser adotado no que diz respeito à gestão dos resíduos de canábis, nomeadamente a sua classificação, transporte e tratamento, de acordo com a legislação em vigor sobre resíduos e registos no âmbito das substâncias controladas, e as especificidades da própria atividade e características do produto.


Relatório da conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policies and action” – DGS

Relatório da conferência

Foi publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o relatório da Conferência “Future steps to tackle obesity: digital innovations into policy and actions”. Este relatório resulta de uma conferência organizada pelo Ministério da Saúde português, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, conjuntamente com o Escritório Regional da OMS para a Europa.

Esta conferência pretendeu lançar a discussão sobre os ambientes alimentares digitais, procurando refletir com um conjunto alargado de especialistas sobre como o uso generalizado de ferramentas e aplicações digitais podem condicionar as nossas escolhas alimentares. Compreender as ameaças, mas também as oportunidades criadas pelo mundo digital, será determinante para desenhar e implementar ações para combater e prevenir a obesidade.

A conferência terminou com o “Lisbon Call to Action: to protect children from obesogenic digital environments“, fazendo um apelo à ação para que as crianças sejam protegidas dos ambientes digitais obesogénicos, reduzindo a sua exposição ao marketing digital de produtos alimentares não saudáveis e potenciando as oportunidades da digitalização para melhorar o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis. O Call to Action, assinado pela Senhora Ministra da Saúde, Marta Temido, apela aos governos, partes interessadas e atores relevantes para que se tornem signatários.


DGS emite recomendações no Dia da Internet Segura

DGS emite recomendações no Dia da Internet Segura 

O Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV), em colaboração com o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, ambos da Direção-Geral da Saúde (DGS), assinalam o Dia da Internet Segura a 8 de fevereiro.

Numa era em que o mundo digital faz, cada vez mais, parte do dia a dia das famílias, a Internet é uma ferramenta essencial para a sociedade. Assim, a DGS considera importante garantir às famílias o acesso a estratégias para educarem e fazerem a melhor gestão possível das tecnologias à sua disposição, de forma a atenuar os potenciais riscos de saúde e a promover o uso adequado dos mesmos.

As recomendações estão relacionadas com a limitação do uso dos ecrãs e dos media, em consenso com a criança/adolescente, no tempo, no espaço e relativamente a conteúdos adequados para a idade.  A utilização deve ser acompanhada pelas famílias e principais cuidadores/as e equilibrada com atividade física, contato com a natureza, relações interpessoais “cara a cara” de qualidade e momentos de descanso sem interferências.


Iniciativa do Brasil ‘Check-In Startup-RS: apresentação do ecosistema de startups do estado do Rio Grande do Sul

Iniciativa do Brasil 'Check-In Startup-RS: apresentação do ecosistema de startups do estado do Rio G

A Missão do Brasil junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa divulgou que a consultoria “Wise innovation”, com apoio da prefeitura da cidade de Porto Alegre-RS, da Universidade Feevale, do Feevale Technopark, do Pacto Alegre (arranjo que reúne os parques tecnológicos das instituições UFRGS, PUC e UNISINOS) e da consultoria “ANNERI”, está a organizar a iniciativa “Check-in Startup RS”. Trata-se de um ciclo de 90 dias de aceleração virtual com objetivo de apresentar o ecossistema de startups do Estado do Rio Grande do Sul para startups de países de língua oficial portuguesa.

A referida iniciativa irá selecionar 20 startups das seguintes áreas: agro, retalho, educação, saúde e finanças e desenrolar-se-á segundo as seguintes etapas:

  • 24/03/2022: Seleção das startups;ma;
  • 01/04/2022: Anúncio das startups escolhidas e Diário de Bordo do progra
  • 04/04/2022: Evento de abertura; e
  • 12/07/2022: Demoday.

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível aqui.

Informação adicional pode ser encontrada aqui.

Contactos úteis:

  • E-mail geral do Programa: checkinstartuppoa@gmail.com
  • Líder e autor do projeto: Paulo Rizzardi – paulo_ardenghi@hotmail.com
  • Coordenador do projeto: Guilherme Fraga –  guiipf@gmail.com
  • Líder de Comunidade: Gilsanne Mutuku – gilsanne@annericompany.com e gilsanne.pmutuku@gmail.com

Especialista do Instituto Ricardo Jorge integra Comissão Coordenadora da Rede Europeia de Vigilância da Doença dos Legionários

imagem do post do Especialista do Instituto Ricardo Jorge integra Comissão Coordenadora da Rede Europeia de Vigilância da Doença dos Legionários

08-02-2022

Paulo Gonçalves, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para Legionella do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), foi nomeado membro da Comissão Coordenadora da Rede Europeia de Vigilância da Doença dos Legionários (ELDSNet) pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) para o triénio 2022-2024. O especialista do INSA reforçará, assim, o seu contributo no painel de cientistas cuja missão é apoiar o ECDC no desenvolvimento e fortalecimento da vigilância da Doença dos Legionários na Europa.

Coordenada pelo ECDC desde 2010, a ELDSNet realiza a vigilância da Doença dos Legionários nos países pertencentes à União Europeia e à Área Económica Europeia (UE/AEE). Esta Rede é composta por epidemiologistas e microbiologistas, nomeados pelos institutos nacionais de saúde pública dos 27 Estados-Membros da UE e de 2 países da AEE (Islândia e Noruega). Conta ainda com a colaboração de 27 países não pertencentes à UE e de outras Autoridades de Saúde e parceiros internacionais, como a Organização Mundial da Saúde.

A Comissão Coordenadora da ELDSNet é constituída por representantes dos Estados-Membros da UE e apoia o ECDC no desenvolvimento e fortalecimento da vigilância da Doença dos Legionários na Europa. Os membros desta comissão têm como missão providenciar aconselhamento e rever documentação técnica relevante, bem como assistir o ECDC na organização da reunião anual da Rede.

Paulo Gonçalves é responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para Legionella do INSA desde 2014, onde desenvolve, entre outras, atividades de diagnóstico e caracterização molecular de Legionella, bem como de vigilância da Doença dos Legionários em colaboração com as Autoridades de Saúde nacionais e congéneres europeus. Além de membro da ELDSNet, acumula ainda, desde 2019, a função de Ponto-de-Contacto Operacional Nacional para a Microbiologia da Doença dos Legionários. Os seus interesses atuais na área da investigação da infeção por Legionella incluem a suscetibilidade a antimicrobianos e os aspetos moleculares de patogenicidade e virulência desta bactéria.

Desde que ingressou no INSA em 2001, Paulo Gonçalves tem colaborado em diversas atividades de investigação e de vigilância epidemiológica, de formação e de capacitação laboratorial, a nível nacional e internacional. Destas, destacam-se a colaboração no diagnóstico, na vigilância epidemiológica e em estudos de monitorização da efetividade vacinal e da seroprevalência no âmbito da COVID-19, da Doença Meningocócica e da Gripe, e na formação e capacitação laboratorial para o diagnóstico e resposta a emergências em Portugal e em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente, na Guiné-Bissau. Mais recentemente, em 2020, Paulo Gonçalves obteve a graduação em Microbiologia em Saúde Pública pelo do ECDC Fellowship Programme – The European Public Health Microbiology Training Path (EUPHEM).